Visto de entrada para imigrantes no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Visto de entrada para imigrantes no Brasil

#349897 | lauragouvea | 04 set 2014 03:21

Prezado(a), bom dia.
Quando os imigrantes chegaram, em 1913, havia algum órgão brasileiro que fiscalizasse a sua entrada e realizasse o cadastro com suas informações pessoais. Se positivo, onde encontrar hoje tais cadastros, por favor.
Pergunto porque necessito URGENTE saber a FREGUESIA de origem de um deles.
Sou grata.

Resposta

Link directo:

Visto de entrada para imigrantes no Brasil

#349901 | mila1000 | 04 set 2014 11:29 | Em resposta a: #349897

Laura,
Os imigrantes tinham que se identificar,e,há registro de entrada,porém,muitos entravam clandestinamente ,trabalhavam nos navios e,aqui ficavam.
Há muita coisa no www.museudaimigracao.org.br (veja arquivo digital ),pesquise tambem no familysearch,no que diz respeito ao Brasil.
No meu caso,tenho avó que chegou em 1913,mas, não há nada disponivel devido ao estado de conservação do livro.
Nem sempre consta a origem do imigrante,o mesmo ocorre nos cartoes de imigração,muitos só tem origem como Portugal,outros nem isso consta.
Mila

Resposta

Link directo:

Visto de entrada para imigrantes no Brasil

#349907 | lauragouvea | 04 set 2014 13:44 | Em resposta a: #349901

Prezada Mila, estive no Museu do Imigrante, Igreja Mormon, inclusive, recebi documentos que solicitei ao Arquivo Nacional, porém a minha dificuldade é encontrar a Freguesia.
Tenho a data e distrito da emissão do passaporte português da bisavó, porém, em Santarém (Distrito), eles dizem que não o localizaram, bem como a certidão de nascimento.
A única Freguesia que encontrei foi a do bisavô, onde, digitalmente encontrei o seu nascimento, porém, ele não me remete a outra informação. Se ainda fosse o da bisavó, porque sempre se casava no domicílio das mulheres e os filhos, via de regra, nasciam lá também, como ainda é uso.
Ainda assim, muito obrigada, mesmo, por sua atenção ao meu apelo.

Resposta

Link directo:

Visto de entrada para imigrantes no Brasil

#349919 | rfmc | 04 set 2014 21:52 | Em resposta a: #349897

-
http://www.cm-santarem.pt/concelho/juntasdefreguesia/Paginas/Default.aspx
Rfmc
-

Resposta

Link directo:

Visto de entrada para imigrantes no Brasil

#349932 | lauragouvea | 05 set 2014 03:20 | Em resposta a: #349897

Olá. Solicito a gentileza de informar o que posso obter neste link.
Sou grata.

Resposta

Link directo:

Visto de entrada para imigrantes no Brasil

#349978 | CSSLP | 06 set 2014 00:24 | Em resposta a: #349897

Por favor diga os nomes das pessoas a que se refere.
Vivo no Distrito de Santarém e tenho feito algumas pesquisas no Arquivo Distrital.
Pode acontecer alguma coincidência
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Visto de entrada para imigrantes no Brasil

#349980 | lauragouvea | 06 set 2014 00:39 | Em resposta a: #349897

Prezado(a), boa noite e muito obrigada pela benvinda resposta, pois já estou quase a desistir da procura, e, só não o faço, em função de minha filha que precisa urgentemente do passaporte europeu, para trabalho.

A família do avô de meu marido (THOMAZ MENEZES), que imigrou em 30 de maio de 1913, para o Brasil, pelo Porto de Lisboa, no vapor "Samara", era composta por:

MANUEL NUNES DE MENEZES, nascido aos 21/12/1877), natural de Santarém, Tomar, Freguesia de Sabacheira, e Eugenia Borges de Menezes, nascida aos 14/08/1882, também natural de Santarém, esta última com passaporte emitido também por Santarém, em 18 ou 13 de maio de 1913, o qual, infelizmente não possuímos, mas temos notícia de tais anotações pela carteira dela de Registro de Estrangeiros do Brasil.

Trouxeram os filhos:

. THOMAZ MENEZES, nascido em 15/09/1903

. JOSÉ NUNES DE MENEZES: nascido em 07.06.1900

. ANTONIO NUNES DE MENEZES: nascido em 14.01.1908

. GONÇALO NUNES DE MENEZES: nascido em 02.04.1905

. MARIA ALICE NUNES DE MENEZES: nascido em 25.08.1910

Gostaria muito de achar os passaportes, pois minha esperança é que neles encontre a Freguesia de nascimento do avô de meu marido.
Pasme, mas já encontrei até o registro de batismo do bisavô (Manuel), em Sabacheira, pois está anotado na sua certidão de óbito daqui do Brasil, mas o do avô THOMAZ MENEZES, não consegui, por não saber a Freguesia, e, infelizmente, é a deste último que nos interessa.

Peço, por favor, que me ajude por estar tão próximo(a), escrevendo-me a resposta através de meus e-mails:

lauragouvea@adv.oabsp.org.br

ou

laura-gouvea@ig.com.br

Sou muito grata uma vez mais por seu interesse em ajudar-me.

Laura

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen