Ferreira de Castro - Mofreita (Vinhais)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Ferreira de Castro - Mofreita (Vinhais)

#349930 | Filipe Prista | 05 set 2014 01:32

Boa noite a todos,

Numa pesquisa recente, no arquivo do Paço Episcopal de Bragança, descobri descender de António Ferreira de Castro, natural de Vimioso, que viveu em Mofreita, concelho de Vinhais, com a sua mulher, Feliciana Morais de Figueiredo, e aí morreu em 1743.

Por limitações de tempo, não consegui, porém, entroncar este meu antepassado na família Ferreira de Castro de Vimioso, já objecto de investigação e publicação, motivo pelo qual questiono se alguém terá informação que mo permita fazê-lo .

Obrigado,
Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

Ferreira de Castro - Mofreita (Vinhais)

#349959 | Samuel C O Castro | 05 set 2014 21:36 | Em resposta a: #349930

Prezado Filipe,

Este casal faz parte de minha grande base dos Castros e seus ascendentes e descendentes encontram-se documentados na página 538, da obra Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, aqui em http://issuu.com/lelodemoncorvo/docs/tomo_vi.451-826 .

Se possuíres elementos de descendência do Antônio Ferreira de Castro, diferentes do ali retratados e puder fazer a gentileza de me disponibilizar, ficar-lhe-ei muito grato.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Ferreira de Castro - Mofreita (Vinhais)

#349976 | Filipe Prista | 06 set 2014 00:18 | Em resposta a: #349930

Caro Samuel,

Obrigado pela sua mensagem.

No início, também pensei que se trataria do mesmo António Ferreira de Castro, que figura na sua obra. No entanto, os factos recolhidos a partir dos registos paroquiais de Mofreita parecem, salvo erro da minha parte, colocar em causa essa hipótese.

Olhando para os factos: o meu antepassado António Ferreira de Castro, natural de Vimioso, surge, pela primeira vez, em Mofreita em 1691, já casado com Feliciana Morais de Figueiredo, aí baptizando vários dos seus filhos até que, em 1715, enviuva. A partir de 1716, vemo-lo, viúvo, a baptizar três filhos que tem com Maria Fernandes, solteira natural de Fresulfe, e morre em 1743, ainda viúvo, tudo isto em Mofreita. Entre outros filhos, foi o pai (do seu casamento) do Reverendo Padre Duarte Ferreira de Castro e (do sua relação com Maria Fernandes) da minha antepassada Inácia Ferreira de Castro.

Para além do exposto, descobri ainda que Feliciana Morais de Figueiredo seria irmã do Padre Estevão Morais de Carvalho, pároco em Mofreita.

Perantes estes factos, poderá tratar-se da mesma pessoa?

Um abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ferreira de Castro - Mofreita (Vinhais)

#349994 | Samuel C O Castro | 06 set 2014 19:46 | Em resposta a: #349930

Prezado Filipe,

Pelas informações que colocas e, pelo que consta no site que informei, que a descendência ali descrita, em alguns casos cita "além doutros filhos a", pensei na hipótese de o seu Antônio Ferreira de Castro ser tio do que é citado em minha mensagem e cujos dados desse último cito:

"Antônio Ferreira de Castro – N-13.6.1702 - B-27.6.1702, em Vimioso - C-23.2.1724, em Ferradoza, antigo Concelho da Torre de D. Chama (atual Mirandela) - FSO, em 1733 - COC, por Alvará de 4.4.1743. Escrivão da Câmara em 1743. No livro de registro da Câmara de Vimoso, dos anos de 1742 a 1746, tem sua árvore de geração. Capitão mor da V. de Vimioso, por carta de 24.1.1750. Em 1740, foi Juiz Ordinário de Vimioso. Escreveu “Breve notícias dos imperadores romanos: Reis de Castela e Portugal, descrição do Vimioso ”.
Esposa: D. Arcângela de Morais Figueiredo – N-13.1.1699, Ferradosa, Chama - Prima - MAHDB, Tomo VI, pg 538, 627 e 734 e Tomo VIII, pg 13 - FT, Tomo II, pg 463"

O seu casal Antônio e Feliciana, por acaso tiveram uma filha chamada Arcângela? Faço esta pergunta, pelo fato do casal Antônio e Arcângela acima serem primos (não estabeleci o gráu).

Diante do acima exposto, e da cronologia de datas, creio que o Antônio que cito, não será o mesmo que mencionaste.

Se puderes fazer a gentileza de escrever para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br e disponibilizar-me a descendência do seu Antônio e demais dados colaterais desse ramo, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Escrevi para uma pessoa Ferreira de Castro, descendente desse ramo, e caso receber uma resposta que esclareça esta dúvida, em seguida lhe informarei.

Continuo a disposição. Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Ferreira de Castro - Mofreita (Vinhais)

#349995 | Samuel C O Castro | 06 set 2014 19:49 | Em resposta a: #349930

Complemento:

Peço ver este tópico http://geneall.net/pt/forum/89419/ , mensagem do colega miguelnoutel, 16 Jul 2008 18:23 .

Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Ferreira de Castro - Mofreita (Vinhais)

#352951 | diogotoms | 16 dez 2014 10:40 | Em resposta a: #349995

Bom dia,

Para já tenho esta informação. Espero que ajude.

- António Ferreira de Castro (Está no Geneall), nasceu a 13/06/1702 e foi Baptizado a 27/06/1702 no Vimioso. Cavaleiro da Ordem de Cristo, familiar do Santo Ofício e Capitão Mor do Vimioso, por carta régia de 24 de Janeiro de 1750. Também foi Juiz Ordinário do Vimioso. Casou a 23/02/1724 com a sua prima, D. Archangela de Morais Figueiredo, em Ferradosa, antigo Concelho da Torre de Dona Chama (actual Mirandela).

Tiveram 5 filhos, segundo me apercebi, que constam aqui no genall. Estou a estudar a descendência de um deles, que creio ser meu ascendente:

- Filha: D. Rita Maria Ferreira de Castro, N-28/4/1741, B-14/05/1741, no Vimioso, casou em Tinhela (de Monforte), com o Major de Ordenanças José Manuel de Sousa e Freitas

(Outro filho de António Ferreira de Castro: Doutor António José de Sousa Ferreira, Arcebispo de Lacedemónia, nasceu em Tinhela a 15 de Janeiro de 1771) fonte: http://issuu.com/lelodemoncorvo/docs/tomo_vi.1-450

- Filho (de D. Rita): José Manuel Ferreira de Sousa e Castro – Bacharel. Vogal da Província de Trás-os-Montes à junta provisória constituída no Porto, em 24.8.1820. Conservador da U. C., em 1829, às ordens de D. Miguel. Juiz de Mirandela, de 1815 a 1819. FCR. Desembargador da Casa da Suplicação. Fidalgo da Casa Real (http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1998866)
Casou com Ana Joaquina de Abreu Pereira - Filhos:

1) José Ferreira de Sousa e Castro – N-Chaves, Bragança (?) - Em 1829, estudou língua francesa no Real Colégio das Artes, e aritmética, geometria, geografia e cronologia, na U. C. Casou com Quitéria de Carvalho e Castro. Filho: Álvaro Ferreira de Sousa e Castro, N-13.05.1850, Valpaços. Foi Alferes. Fonte: http://arqhist.exercito.pt/germil/details?id=5146

2) Paulo (?) Cândido Ferreira de Sousa e Castro – C-12.4.1860 - Desembargador da Suplicação. FCR.
(Comendador Ordem da Conceição) Fidalgo da Casa Real. Fontes: http://issuu.com/lelodemoncorvo/docs/tomo_vi.1-450
Esposa: Antónia Augusta da Fonseca – N-19.1.1817, Bragança.
http://issuu.com/lelodemoncorvo/docs/tomo_vi.451-826

Resposta

Link directo:

Ferreira de Castro - Mofreita (Vinhais)

#352961 | Samuel C O Castro | 16 dez 2014 14:28 | Em resposta a: #352951

Prezado Diogo,

Muito obrigado pelas excelentes informações aqui informadas.

Em sua menção:

"(Outro filho de António Ferreira de Castro: Doutor António José de Sousa Ferreira, Arcebispo de Lacedemónia, nasceu em Tinhela a 15 de Janeiro de 1771) fonte: http://issuu.com/lelodemoncorvo/docs/tomo_vi.1-450"

O citado Dr. António, não era filho do António Ferreira de Castro, mas sim da Rita, como poderás ver no link que indicaste, no início da página 111.

Quanto às pessoas que citatastes:

1) José (como também seu filho Álvaro Ferreira de Sousa e Castro) e 2) Paulo, se tiveres a descendência deles e puder fazer a gentileza de me disponibilizar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido. Para isso estou solicitando seu contato via Geneall.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Ferreira de Castro - Mofreita (Vinhais)

#352964 | diogotoms | 16 dez 2014 15:05 | Em resposta a: #352961

Tem toda a razão, fiz confusão. Obrigado!

Ainda não consegui obter a descendência referida. Acho que vou ter de recorrer aos registos paroquiais...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 18:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen