família Fallé

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

família Fallé

#16735 | isaura falle | 05 fev 2002 14:58

Meus caros Genealogistas
Muito grata ficaria se me indicassem a descendência e casamento do meu antepassado Vicente Manuel Fallé Ramalho, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Ajudante de Cavalaria, Capitão de Caçadores a Cavalo, em França, Cavaleiro da Legião de Honra e da Flôr de Liz. Filho de Anastácio Fallé Ramalho, Coronel do 8º Regimento de Cavalaria e de sua mulher D. Mariana Bárbara d'Assa Castello-Branco.

Sou filha de Domingos Augusto Fallé e Costa, neta de Felizardo Fernandes Costa e de sua mulher D. Maria Ana de Sousa e Menezes Fallé, e por esta via desta, segunda neta
de Domingos Maria Ramalho Fallé e de sua mulher D. Eliza de Souza e Menezes.
Mais ... não sei!
Possuo documentação que poderei facultar caso haja interesse.
Com os meus melhores cumprimentos e grata desde já pela v/preciosa ajuda
Isaura Fallé

Resposta

Link directo:

RE: família Fallé

#16792 | alentejo | 06 fev 2002 00:31 | Em resposta a: #16735

Realmente existem sortes daquelas .... :-)

Cumptos

NB

IV- ANASTÁCIO JOSÉ FALÉ RAMALHO CALADO,
Senhor do Morgado do Redondo,Fidalgo de Cota de Armas (1ºde Ramalhos;2ºde Lopes;3ºde Leais ;4ºde Calados,por Carta de 4-V-1768. Foi Alferes Cadete do Regimento de Cavalaria de Elvas e no final da vida Tenente-Coronel do Regimento de Cavalos de Olivença.Durante os anos de 1805 e 1806 foi Vogal da Mesa da Stª.Casa da Misericórdia de Elvas. Baptizado na Matriz do Redondo, a 11-IX-1743,tendo por padrinho o Capitão Manuel da Rosa Munhoz .
Casou primeira vez na Igreja de Stª.Maria da Alcáçova,Elvas,a 27-XI-1772,com D.Mariana Bárbara de Aça Castelo-Branco, nascida na freguesia de S.Pedro de Elvas,filha de João António de Aça Castelo-Branco (servindo de testemunhas Manuel Bernardo de Castro e Melo e o Capitão de Cavalos António de Quadros).Casou a segunda vez,a 4-I-1846, com D.Maria Angélica dos Anjos de Matos Azambuja,filha de António Lourenço de Matos Azambuja.
Teve da primeira mulher:

2(V) VICENTE MANUEL FALÉ RAMALHO, Alferes de Cavalos no Regimento de seu pai. Foi baptizado na Igreja de S.Pedro, Elvas,a 5-III-1774,(servindo de padrinhos o Capitão Domingos Falé Ramalho e D.Úrsula de Ataide).Casou por amores na Matriz de Juromenha,a 28-XII-1800,com D.Teresa Madalena da Gama Lobo,filha do Governador da Praça de Juromenha e Tenente-Coronel Veríssimo António da Gama Lobo (o que entregou a Praça sem combate aos franceses, e de sua mulher D.Bárbara Joaquina de Seixas da Gama(testemunharam a cerimónia o pai da noiva e o Capitão António Luis Marçal). Morreu em 3-VIII-1841.
Não correu bem a vida a este Vicente que ao morrer deixou todo o seu património hipotecado,como se verifica através do seu inventário orfanológico.Tiveram:

1(VI) José Anastácio Falé Ramalho, foi
Major da 6ªCompanhia de Voluntários Realistas de Vila Viçosa,,último Morgado do Redondo,Vereador da Câmara de Vila Viçosa no ano 1860,ferveroso legitimista o que também lhe valeu o exílio em Vila Viçosa. Nasceu em Elvas e morreu em Abril de 1878.
Casou com D.Maria Rita de Brito de Carvalho de Abreu Pereira,da Casa dos Britos de Elvas,indo morar o casal para o Palácio dos Mascarenhas da Gama,em Vila Viçosa. Com geração.
2(VII) DOMINGOS MARIA FALÉ RAMALHO, Oficial de Lanceiros.Nasceu em 1822 e morreu na vila do Redondo,a 30-XII-1886.Casou três vezes:a primeira vez com D.Elisa Adelaide de Sousa e Meneses;a segunda,a 28-VI-1883,com D.Maria Filomena Nunes Pousão de Abreu,,filha de José António Nunes Pousão e de sua mulher D.Próspera Balbina;casou a terceira vez com D.Maria José Fernandes.

Resposta

Link directo:

RE: família Fallé

#16816 | isaura falle | 06 fev 2002 14:31 | Em resposta a: #16792

Agradeço reconhecida os elementos que me enviou. Penso que agora já terei material suficiente para fazer o historial que pretendo.
Isaura Fallé

Resposta

Link directo:

RE: família Fallé

#16924 | isaura falle | 08 fev 2002 15:58 | Em resposta a: #16792

Caro Nuno Borrego
Outra vez a incomodá-lo.
Desta vez é para o seguinte: junto a uma árvore genealógica que tenho do meu 3º avô existe um papel pergaminho com um escudo de armas que seriam - porque o escudo é partido, no 1º do partido RAMALHOS; no 2º do partido AÇAS, se bem que tanto um como outro brasão não se encontram correctamente desenhados.Presumo que tenham sido as armas usadas por este meu antepassado, uma vez que era filho duma senhora Aça Castello-Branco. Sabe alguma coisa sobre isto? Gostaria também de saber, se fosse possível, a filiação da minha 2ª avó Elisa Adelaide de Souza e Menezes.
Pensei enviar-lhe o desenho de que lhe falo, mas não tenho o seu e-mail. O meu é isaurafalle@hotmail.com
Uma vez mais as minhas desculpas por estar de novo a dar-lhe trabalho, mas a sua ajuda é realmente muito preciosa, sobretudo para quem anda sozinha a tentar fazer um estudo.
Os meus cumprimentos
Isaura Fallé

Resposta

Link directo:

RE: família Fallé

#16991 | aeiou2 | 10 fev 2002 10:08 | Em resposta a: #16792

Ex.mo Senhor
A D.Mariana Bárbara d'Aça Castel-branco é irmã de quem?Do brigadeiro António d'Aça Castel-branco que foi para a Índia e teve um filho pelo menos António d'Aça Castel-branco n.Lisboa e cc.Felizarda Honorina dos Prazeres e Ana? Tem algum Raimundo d'Aça Castel-branco n.Goa e cc.Mariana dos Anjos de Lisboa? Julgo que este último será também filho do referido brigadeiro.
Muito agradecia estas informações.
Beijinhos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: família Fallé

#17035 | jmacieira | 11 fev 2002 13:17 | Em resposta a: #16991

Relativamente às questões que me levantou, não lhe sei responser. Apenas tenho conhecimento que a D. Mariana Bárbara d'Aça Castello-Branco era filha de D. Vitória Bernarda de Souza e Brito e de João António Manuel d'Assa Castelo-Branco, Capitão de Infantaria do Regimento de Estremoz.
Era neta de João d'Assa Castello-Branco, Tenente-Coronel do Regimento de Infantaria de Castelo de Vide e de D. Roza Maria de Abreu (por parte do pai); neta de José de Souza Tigre, Tenente-Coronel de Infantaria e de D. Thereza de Maria Brito (por parte da mãe).
Caso haja interesse tenho ainda mais elementos sobre as gerações anteriores.
Um abraço
Isaura Fallé

Resposta

Link directo:

RE: família Fallé

#17038 | aeiou2 | 11 fev 2002 17:08 | Em resposta a: #17035

Ex.ma Senhora
Muito obrigada por me ter rspondido.Peço-lhe desculpa mas não localizei no tempo,as pessoas que indiquei.
O brigadeiro António d'Aça ou d'Assa Castel-branco,foi para a Índia,Goa em 1776 e seu filho António d'Assa Castel-branco, acompanhou-o e desde os seus primeiros anos se aplicou ao Real Serviço debaixo das ordens de seu pai.Estou tentando ligar estes ao Raimundo que n.Goa 1802? e que é trisavô de um primo de minha Mãe,cujos descendentes ainda usam d'Aça Castel-branco.
Estive no A.H.Militar e só existem processos individuais de António d'Assa Castel-branco ,muito incompleto e que em 1089 estava na Índia ,tendo sido Sargento-mor por mercê de D.Maria I por decreto de 26 março de 1791 e o do já citado António d'Assa Castel-branco n.1770? Lisboa? filho do brigadeiro António ... e de sua mulher D.Theresa Margarida e que casou com D.felizarda Honória dos Prazeres e Ana.
Há uma Senhora que aqui costuma participar e que é descendente por parte da Mãe dos d'Assa ou Aça Castel-branco da Índia,mas ainda não me deu a ligação.Há intervenções dela neste GP em dois ou três assuntos todos referentes a Goa ou Índia.
Que relação de família tem com a Teresa Fallé hoje Barros?
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: família Fallé

#17350 | isaura falle | 18 fev 2002 11:23 | Em resposta a: #17038

Caro Nuno Borrego
Sem querer maçá-lo agradecia que me dissesse se no seu mais recente livro haverá alguma genealogia da Família Fallé.
Se existe noutra Obra, diga-me qual e onde a poderei adquirir.
Grata pela atenção
Isaura Fallé

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 20:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen