Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#350276 | JDantas | 16 set 2014 19:54

Uma boa tarde a todos!
Venho pedir um favor, gostaria de saber se tem algum registros de José Dantas Correia, e seus ascendentes, o mesmo veio para o Brasil por volta do seculo XVII, dando inicio a umas das famílias Dantas ao qual eu faço parte. Tenho por informação o nome dos pais e avô dele, que são os seguintes:
Pais Antônio de Antas esposa Maria da Costa Aguiar
Avô paterno Belchior de Antas Corrêa esposa Catarina de São Tiago.

Se tiver algum registro, onde posso encontrar? E se tem como fazer download?
Faço pesquisa sobre minha família e gostaria de documentos que comprovassem a ligação acima sitado.
No que estiver ao meu alcance, estou a disposição para falar sobre os Dantas de Carnaúba dos Dantas no Rio Grande do Norte e Santa Luzia Paraíba, Brasil.

Desde já fico imensamente grato por todas as informações.

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#351635 | JDantas | 27 out 2014 23:16 | Em resposta a: #350276

Boa noite!

A todos que poderem me ajudar, a informar se tem registros disponível do senhor relatado neste tópico; Descrevo o local e ano de seu nascimento: Ele nasceu em Barcelos no ano de 1652.

Um grande abraço a todos.

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#351657 | RCCORREIA | 28 out 2014 18:19 | Em resposta a: #350276

Os registos dessa época estão microfilmados e podem ser consultados no Arquivo de Braga mas não online.
O livro correspondente está fora de consulta devido ao estado de conservação.

RCC

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#351679 | RCCORREIA | 29 out 2014 09:36 | Em resposta a: #350276

ANTAS – DANTAS
Tendo por base alguma informação dispersa por nobiliários (por exemplo D. Pedro, Felgueiras Gaio) e pesquisas pode estabelecer-se a seguinte linha

1 .Vasco Peres de Antas, “o beirão” & Urraca Esteves

Senhores do Solar de Antas (Runiães)
Padroeiros das Abadias de Sampaio de Água Longa e Romarigães
2. João Vasques de Antas (Vassalo de D. Alfonso VI de Castela) [Gaio - NFP T. ANTAS]
3. Estevão Anes de Antas & Gracia Mendes da Cunha
4. Urraca Esteves de Antas & Nuno Vasques Beirão de Bragança
5. Estevão Vasques de Antas, c 1230 “o lidador” & Dordia Martins Dade [D. Pedro T39. DADE]
6. Pedro Esteves de Antas, c. 1265 & Maior Mendes de Encourados
7. Garcia Vasques de Antas, c. 1300 & Teresa de Novais
8. Gonçalo Fernandes de Antas, c. 1350 & Inês Aldarete da Silva
9. Garcia Gonçalves de Antas, c. 1400 & Bárbara Barbosa

Morgado de S. Rosendo (S. Miguel de Fontoura)
10. Fernão de Antas Barbosa & Leonor Pires
11. Vasco Fernandes de Antas, c 1470 &2 Inês Lourenço Velho de Lima, c 1480
12. João Vaz de Antas & Violante Barbosa

Senhor da Quinta do Paço de Coura
13. Vasco Barbosa de Antas, c 1550 FCA (21.10.1551 com ascendência provada até ao 8.)
& Inês da Rocha Pita

Morgado do Canidelo
14. Pedro Vaz de Antas & Maria Cobaco Correia

Deste é 2º filho
15. Belchior de Antas Correia +1654 & Catarina de Santiago da Silveira

16. António de Antas Correia, *Barcelos 16.02.1627 – + Poiares, Ponte de Lima
& Mª da Costa de Aguiar

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#351744 | JDantas | 31 out 2014 12:11 | Em resposta a: #350276

Bom dia!

Fico imensamente grato por tão importantes informações que me foi concedida, foi muito além do que eu imaginava conseguir.

E seguindo as informações, veio a comprovar o pai e avô do José Dantas Correia. Faço uma pesquisa particular, mas buscando dados científicos, com isso já estou procurando por documentos digitalizados, seja eles de batismo, casamento, morte, inventários e outros que possa existir.

Colhendo as informações que o caro irmão me passou, comecei a fazer busca do batismo de Antônio de Antas Correia, não sei se estou no caminho certo, mas estou procurando neste livro de batismo.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16342-41659-86?cc=1913410&wc=9RGT-6TL:198760801,201002901,201364401,201364402,201364403

Estando no caminho certo, terei que aprender a descifrar o que está escrito.

Também farei buscas de registros de Belchior pai de Antônio e José Filho do mesmo Antônio, para comprovar a minha ascendência, sendo Belchior o meu nono avô.

Um abraço a RCCORREIA e a todos que se faz aqui presente.

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#351746 | RCCORREIA | 31 out 2014 13:27 | Em resposta a: #350276

Caro J Dantas

Fico satisfeito de o ter podido ajudar.
O livro que aponta é efectivamente a cópia do microfilme. Será preciso percorre-lo até próximo das datas e seguramente vai encontrar-se a confirmação.

Para os anos anteriores que não haja registos, pelo estatuto social da família farão fé os nobiliários.

Se precisar mais ajuda, disponha

Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#351747 | RCCORREIA | 31 out 2014 13:32 | Em resposta a: #350276

Se vir a página 132 do lado esquerdo encontra o registo (3º da página) de baptismo de António filho de Belchior Dantas.
(26 Fevereiro 1627)

Sabendo a data aproximada foi fácil de encontrar.

Rui

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#351748 | RCCORREIA | 31 out 2014 14:13 | Em resposta a: #350276

Na página 268 tem o baptismo do José (último da página direita)

"Aos vinte e quatro dias de Fevereiro de seissentos e cinquenta e dois anos baptizou o Padre Mestre Francisco Gomes da Silva a Joseph filho de António Dantas e sua mulher Maria da Costa padrinhos Manuel de Aguiar, abade de Panque, e Maria de Aguiar, sua avó, fiz e assinei "

RCC

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#351750 | RCCORREIA | 31 out 2014 14:19 | Em resposta a: #350276

Aos 4 dias do mês de Dezembro de seiscentos e cinquenta e quatro anos se faleceu Belhior Dantas Correa familiar com todos dos sacramentos da igreja ..."
Óbitos 1643-1723 SMM/Barcelos Imagem 65 em
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16337-74494-33?cc=1913410&wc=9RGP-VZW:198760801,201002901,201364401,201364402,201479501

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#352293 | JDantas | 19 nov 2014 20:18 | Em resposta a: #350276

Boa noite RC Correia,

Fico imensamente grato pela ajuda que está me dando.
Irei verificar suas informações e assim que possível retornarei para comentar.

Abraços,

Jair Dantas

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#352835 | JDantas | 11 dez 2014 03:28 | Em resposta a: #350276

Boa noite RCCorreia,

Olhei as 3 paginas que me foi passada e de acordo com as datas e os nomes, realmente pode se dizer que são as mesmas pessoas que tenho em meus registros.

Um detalhe me chamou a atenção, os registros de batizados, as datas que eu tenho de nascimento coincide com as do batismo. Poderiam eles terem nascidos semanas, meses ou anos antes do batismo? Ou essa data de batismo refere se realmente a data de nascimento?

Digo isso, pois sabemos que aqui no Brasil, nos seculos passados, os registros de nascimento eram realizados muito tempo depois do nascimento da criança, isso por diversos motivos. Meu avô paterno morreu aos 99 anos, mas meu pai e seus irmãos falam que meu avô só foi registrado dois anos após a data de seu nascimento, quer dizer meu avô na realidade veio a falecer com seus 101 anos.

Meu muito obrigado pelas valiosas informações.

Jair Dantas

Resposta

Link directo:

Encontrar registros de José D(Antas) Corrêa(eia) e seus ascendentes

#352837 | RCCORREIA | 11 dez 2014 09:57 | Em resposta a: #350276

Olá Jair

Habitualmente os baptismos ocorriam próximo das datas de nascimento (havia regras apertadas quanto a prazos que ao longo do tempo se foram alargando), havendo alguns registos que mencionam o dia do nascimento e outros que dizem não ter sido feito no prazo devido, qual o motivo do atraso e a permissão superior (em geral do Bispo) para o fazer posteriormente.

Há ainda registo de baptismos feitos no dia do nascimento por questão de urgência (por se achar por exemplo que a criança poderia correr risco de vida) mas isso era usualmente mencionado.

Quando a data do nascimento não é referida nem há mais nada pode por regra considerar-se um período máximo de 3 meses (entre nascimento e baptismo).

Claro que todos os que pesquisam já deram por registos com prazos maiores mas em geral têm alguma indicação extra.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 mai 2024, 17:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen