Pedido de ajuda - confirmação de apelido (1706).

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Pedido de ajuda - confirmação de apelido (1706).

#350423 | PP | 19 set 2014 22:57

Caros confrades,

Gostaria de contar com a vossa colaboração na leitura do apelido do pai do nubente.

Ver em: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-002-023

fólio 3, assento de casamento de Matias Álvares com Francisca Gonçalves.

O nome está nas linhas 7 e 8: «(...) filho legítimo de Francisco Gorje/Gerje (...)».

No meu entendimento parece-me que o apelido é Jorge, salvo melhor opinião.

A penúltima letra parece um «i», mas não será mesmo um jota?

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - confirmação de apelido (1706).

#350439 | AntonioGonçalves | 20 set 2014 13:14 | Em resposta a: #350423

Prezado PP

A minha leitura é esta: (aproveito para lhe enviar mais dois assentos de casamentos, feitos mais a litoral)



Campiam, S. Andre
- Matias Alvares ‘viuvo de Leonor Correia, falecida’, filho de Francisco Jorge e Maria Borges, falecida, lugar de Fralais/Viariz? (casou em 10.3.1706, com Francisca Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e Isabel Gonçalves, falecida, do lugar de Lumbamiam?, S. Andre de Campeam, Vila Real, Testemunhas, Padre Alexandre Ferreira e Domingos Dias, que assinam, celebrou Padre Damião Correia Alvares, abade)
- Manoel Marques, veio de campiam com 4/5 anos, filho natural de Manoel Marques, Dossãos e Paula Coutinho, solteira, S. Andre Campiam, Vila Real, morador em moinhos (casou em, Adaufe, S. Maria, a 27.9.1733, com Maria Francisca, filha de Domingos Francisco, falecido e Ana Francisca, linhares, desta, T. Pedro Francisco Rodrigues, quinta fontela, desta e seu filho Padre Manoel de Matos Vieira e seu filho licenciado Francisco de Matos Vieira, celebrou o Padre Domingos Fernandes Velho, coadjutor)
- Manoel Ferreira Mariz, 23 anos, marchante, largo de s. pedro, Maximinos, filho de Jose Ferreira Mariz, S. Andre de Campeam, Vila Real e Francisca Thereza, Maximinos (casou em Maximinos, S. Pedro, a 7.2.1910, com Luisa Maria da Silva Lopes, 23 anos, rua de s. sebastião, Maximinos, filha de Manoel Jose da Silva Lopes, Sé e Ana da Conceição de Araujo Lopes, Maximinos, T. Joaquim Xavier, barbeiro, rua direita, Antonio Pereira, agenciario, largo de s. pedro, ambos Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
[Dissolvido por falecimento de Manoel Ferreira Mariz, em 17.3.1938, de 6.5.1969]


Melhores cumprimentos e bom fim de semana

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - confirmação de apelido (1706).

#350441 | PP | 20 set 2014 14:59 | Em resposta a: #350439

Caro confrade António Gonçalves,

Agradeço a sua iniciativa na partilha de dados, bem haja por isso.

Aqui ficam alguns dados mais completos, que poderão interessar-lhe:

Matias Álvares c.c. Francisca Gonçalves

Casaram numa quarta-feira, tendo a cerimónia sido celebrada por Damião Correia Calvo, reitor da dita igreja; foram testemunhas: o «R.do p.e Alexandre Frr.ª» (reverendo padre Alexandre Ferreira) e Domingos Dias «deste Luguar[sic] (lugar)», «e m.tas (muitas) mais q (que) passavão[sic] (passavam) de dez testemunhas».

Eu presumo que o apelido do pároco seja Calvo e não Álvares. Na assinatura parece «Alvs», mas por extenso nalguns assento lê-se «Calvo»...

Relativamente às suas dúvidas quanto aos locais: o «Luguar de Fralais»[sic] é o actual Lugar de Farelães, freguesia de Torgueda, Vila Real; e o outro lugar é o actual Lugar de Lomba Meão, freguesia de Campeã, Vila Real.

Desculpe, mas relativamente aos outros nomes: Manuel Marques e Manuel Ferreira Mariz, que desconheço, não estou a conseguir entroncar os mesmo nos meus estudos.

Cumprimentos, PP.

PS: Descendo do casal Matias Álvares e Leonor Correia.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - confirmação de apelido (1706).

#350448 | PP | 20 set 2014 15:46 | Em resposta a: #350439

Caro confrade,

Confirmo que o apelido de facto é «Calvo».

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - confirmação de apelido (1706).

#350453 | AntonioGonçalves | 20 set 2014 19:23 | Em resposta a: #350423

Prezado PP

Obrigado pelos novos elementos que vou corrigir.

Bom Fim de Semana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 09:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen