Família Barbosa (Penafiel)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família Barbosa (Penafiel)

#350948 | HFSB | 07 out 2014 17:26

Boa tarde.

Tenho antepassados com o apelido "Barbosa" oriundos de Penafiel, mais concretamente de Lagares. O meu avô paterno nasceu em 1925 e era natural da dita freguesia. Como tenho poucas pessoas dessa família ainda vivas, e as que o estão, já pouco se recordam, apenas sei o nome dos meus bisavós e trisavós, contudo não tenho referências a datas nem a naturalidades, contudo parece-me que a família esteve concentrada em Penafiel.

Os nomes que tenho são estes:
José Ferreira e Deolinda Moreira Barbosa (Bisavós)
Manuel Ferreira e Rosa Lopes (Trisavós)
Manuel Moreira e Maria Barbosa (Trisavós)

Tenho acompanhado alguns tópicos relativamente aos Barbosa de Penafiel, sobretudo os tópicos da autoria do membro Rui Gomes. Chamou-me à atenção alguns nomes/apelidos bastante idênticos aos dos meus antepassados, sendo que poderá existir alguma relação entre estes.

Alguém já encontrou alguma referência a algum dos nomes que aqui coloquei? Toda a ajuda e informação é bem vinda.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#350950 | ruigomes | 07 out 2014 18:03 | Em resposta a: #350948

Caro confrade HFSB,

Eu tenho seguido os Barbosas de Ordins-Lagares até princípios do Sec. XIX. Depois disso, o meu antepassado Bento José Barbosa mudou-se para Valpedre e continuei aí a minha pesquisa.
Este Bento José Barbosa era filho de Valério Barbosa, que seria o proprietário da casa dos Barbosas em Ordins.
Neste momento não o posso ajudar muito. Aconselho-o a subir a sua arvore geneológica até 1800 e aí confirmar se temos antepassados em comum. Lagares tem os seus assentos paroquiais disponíveis online.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#350951 | HFSB | 07 out 2014 18:16 | Em resposta a: #350948

Caro Rui.

Obrigado pela sua resposta. Irei procurar os assentos de casamento posteriores a 1900, com o objetivo de encontrar os casamentos dos meus antepassados. A partir daí, talvez consiga recuar mais. Eventualmente teremos antepassados em comum.

Cumprimentos,
Hélder Barbosa

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#351158 | HFSB | 13 out 2014 14:35 | Em resposta a: #350948

Caro Rui Gomes,

Cheguei até uns antepassados do séc. XVII que me estão a dar alguns problemas em recuar mais no tempo. Refiro-me a Manuel Barbosa e Isabel Antónia, que se casaram em Lagares em 1692.

Sei que Manuel Barbosa era filho de Gaspar Barbosa e Maria Francisca. Este casal, aparece já em 1663 a ter um filho, contudo não consigo encontrar nenhum Manuel em Lagares, filho desse mesmo casal. Tentei encontrar o casamento do Gaspar Barbosa e da Maria Francisca, mas o mais semelhante que encontrei foi um assento de 1601, de um tal Gaspar Barbosa (filho de Gonçalo Fernandes e Maria Gonçalves) com Maria Fernandes. Deduzo que não sejam meus antepassados, primeiro porque a diferença entre o casamento do pai e suposto filho é de 91 anos (embora Manuel Barbosa já estivesse a casar pela segunda vez); e depois porque o apelido da esposa de Gaspar Barbosa é Fernandes e não Francisca.

Entretanto, ao consultar baptismos, encontrei um nascimento datado de 1634 de uma criança chamada Gaspar, filho de Gaspar Lopes e Isabel Barbosa (casal que já abordou num dos seus tópicos). Será este Gaspar o pai de Manuel Barbosa? Sabe alguma coisa sobre ele ou sobre algum dos nomes que referi?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#351234 | ruigomes | 15 out 2014 11:36 | Em resposta a: #350948

Caro HFSB,

Andei aqui a consultar os meus apontamentos e sobre o Gaspar, filho de Gaspar Lopes e Isabel Barbosa, não tenho mais nada além do registo de batismo do dito.
Relativamente ao seu Gaspar Barbosa, encontrei uma referência no rol de crismados de 1677, aos seus filhos Manuel, Francisco e Gaspar. Quer aí, quer nos diversos registos de batismo, é dito que Gaspar Barbosa é do lugar de Escariz. Ora, o Gaspar Barbosa que encontrou no início do séc. XVII em Lagares também era de Escariz. É possivel que o seu antepassado descenda deste Gaspar Barbosa.
Mais não lhe consigo ajudar, senão aconselhá-lo a continuar a explorar Lagares para tentar ligar as pontas soltas.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#351237 | HFSB | 15 out 2014 12:16 | Em resposta a: #350948

Caro Rui Gomes.

Consegui fazer alguns avanços desde a minha última mensagem, e já consegui resolver o problema com que me deparei.

Encontrei o assento de casamento de Gaspar Barbosa e Maria Francisca (pais de Manuel Barbosa), datado de 1660. Por sua vez, este Gaspar Barbosa era filho de Gaspar Barbosa e Maria Antónia. Por último, este Gaspar Barbosa era filho de Gaspar Barbosa e Maria Fernandes, casados em 1601.

E com isto, esgotei os registos paroquiais, sendo que não tenho forma de recuar mais no tempo.

Cumprimentos,
Hélder Barbosa

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#351298 | ruigomes | 16 out 2014 16:26 | Em resposta a: #350948

Já experimentou ver no tombo do mosteiro de Paço de Sousa se consta algum prazo atribuído ao casal Gaspar Barbosa e Maria Fernandes? Ou a algum dos seus pais?

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#351303 | ruigomes | 16 out 2014 17:49 | Em resposta a: #350948

Caro HFSB,

Depois de lhe ter dado a resposta anterior, lembrei-me de uma nova pista para o confrade explorar.
Se esteve atento às minhas inteervenções noutros posts, certamente reparou que o meu ramo Barbosa está relacionado com os Barbosas da quinta da Aveleda. Eu andei aqui a consultar a genenalogia desse ramo, e verifiquei que alguns desses barbosas casaram-se com esposas de apelidos Fernandes e Gonçalves. Como o confrade referiu noutra intervenção, o Gaspar Barbosa adquiriu esse apelido talvez por via de algum avô ou bisavô. É possivel que um dos seus pais fosse descendente de algum (Tomé) Barbosa. Investigue nas paroquias de Canas, Duas Igreja, e outras limitrofes. Pode ser que encontre a origem dos pais do Gaspar Barbosa.
Boas pesquisas!

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#351315 | HFSB | 16 out 2014 21:50 | Em resposta a: #350948

Caro Rui Gomes,

Muito obrigado pelas dicas que me sugere. Aproveito para lhe perguntar onde poderei consultar o tombo do mosteiro de Paço de Sousa.

Em relação aos registos paroquiais de outras freguesias limítrofes, creio não vir a ter muita sorte. Isto porque boa parte dos registos são posteriores a 1587. Ora, os antepassados mais antigos que encontrei foi o Gaspar Barbosa a casar-se com Maria Fernandes, em 1601. Sei que o Gaspar Barbosa era filho de Gonçalo Fernandes e Maria Gonçalves. Partindo do princípio que o Gaspar Barbosa se casou com cerca de 20 anos, significa que os seus pais se casaram por volta de 1560's. Infelizmente os registos paroquiais já não abarcam esta data, pelo menos para o caso de Lagares e outras freguesias vizinhas.

Cumprimentos,
Hélder Barbosa

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#351331 | ruigomes | 17 out 2014 12:03 | Em resposta a: #350948

Tombo da mesa abacial de Paço de Sousa:

http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4499464

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#351586 | maleah | 25 out 2014 15:44 | Em resposta a: #350948

Boa Tarde,
Procuro por dados do meu avó António Barbosa filho de José Maria Barbosa e de Antonina da Silva Barbosa, não temos a data de nascimento dele.
Na certidão de baptismo da minha mãe cita que é filha legitima de António Barbosa funcionário público natural da cidade e patriarcado de Lisboa morador nesta freguesia no Penedo.

A minha mãe está com 63 anos e calculamos que ele estivesse agora com cerca de 90 anos ou mais.
Peço ajuda pois nas vossas pesquisas poderão ter informações ou ter cruzado com algum dado.
obrigado

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#351607 | heinrich_ | 26 out 2014 13:49 | Em resposta a: #350948

Boa tarde!

Perguntava aos prezados Confrades se por acaso se teriam cruzado com o casal JOSÉ BARBOSA e TERESA FERREIRA, finais de 600 inícios de 700, ele de OLDRÕES e ela de VILA COVA.
Obrigado

Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#351628 | ruigomes | 27 out 2014 17:44 | Em resposta a: #350948

Aos confrades maleah e heinrich_

Não tenho informações sobre as pessoas em questão.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#363307 | girafa | 09 nov 2015 19:27 | Em resposta a: #351315

Boa noite
Gostaria de saber se têm conhecimento de um filho do casal Gaspar Barbosa e Maria Fernandes com o nome Diogo Barbosa casado com Antónia de Leão.

Atenciosamente,

M. Carvalho

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#366409 | ruigomes | 22 fev 2016 17:00 | Em resposta a: #363307

Já consultou a freguesia de Lagares, Penafiel?

Creio que há lá um casal com esses nomes no lugar de Escariz.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#366413 | HFSB | 22 fev 2016 18:30 | Em resposta a: #366409

Caro Rui Gomes.
Eu já não intervinha no meu tópico à algum tempo e agora, quando recebi a notificação por e-mail, decidi vir colocar-lhe uma questão. Como já aqui escrevi, consegui recuar na minha ascendência "Barbosa" até 1600.
Sei que há inclusivamente um Solar dos Barbosa em Ordins. Tendo em conta a localização geográfica do apelido, será que os meus antepassados, lá bem atrás no tempo, teriam alguma ligação familiar a essa casa, ou será arriscado confirmar?
Cumprimentos,
HFSB

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#366452 | ruigomes | 23 fev 2016 16:15 | Em resposta a: #366413

Caro HFSB,

Não creio que os seus Barbosas estejam relacionados com os Barbosas de Ordins. Passo a explicar-lhe mas alerto que estou a falar de memória, pelo que poderei errar algum pormenor.
Segundo um tio meu apurou, o primeiro Barbosa de Ordins foi Isabel Barbosa. Esta minha antepassada era natural de Santo Adrião de Canas de Duas Igrejas - Penafiel, onde nasceu a 20 de fevereiro de 1593.
Ela era filha de Gonçalo Tomé Barbosa e Isabel Manoel, residentes no casal do Soeiro na mesma freguesia de Canas. Este Gonçalo Tomé Barbosa seria descendente dos Tomé Barbosa da Quinta da Aveleda (digo "seria" pois parece que há dúvidas que para este caso não interessam).
Ora, Isabel Barbosa casou-se por volta de 1618 ou 1619 com Gaspar Lopes. Ora, era já a família de Gaspar Lopes que residia em Ordins, pelo que antes do casamento não deveria haver Barbosas nesse lugar.
A única hipótese do seu Barbosa ser parente dos de Ordins, seria ele ter nascido em Canas e ter vindo para Lagares. Segundo a base de dados de Manuel Abrantes do Soveral, há um irmão da Isabel barbosa, chamado Gaspar, que nasceu em 1596. Parece-me pouco provável que este seja o "seu" Gaspar Barbosa.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#366459 | PP | 23 fev 2016 18:17 | Em resposta a: #366452

Caro Rui Gomes,

Se interessar, tenho na minha BD que Domingos Lopes Barbosa c.c. Maria Rodrigues de Beça a 08.02.1643, na Igreja de São Romão, Vila Cova, Penafiel.

Domingos Lopes Barbosa é f.º de Gaspar Lopes e de Isabel Barbosa, que, em 1643, são dados como da freguesia de Lagares, Penafiel.

Encontro-me à procura de dados sobre a ascendência de Anastácia Fernandes Barbosa, f.ª de Manuel Barbosa e de Teresa Gaspar Fernandes, e neta paterna de André Barbosa e Luísa Barbosa, que, em 1655, são dados como da «aldea da Belleda»[sic] (aldeia da Aveleda), freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel).

Sei que André Barbosa e Luísa Barbosa casaram a 18.11.1654, na Igreja de São Martinho, Penafiel, mas desconheço quem são os seus ascendentes. Se tiver alguma informação sobre o assunto, fico-lhe grato.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#373289 | AlexBarbosa | 22 ago 2016 01:36 | Em resposta a: #350948

Caros

Também tenho parentes de sobrenome Barbosa vindo de Penafiel. Seu nome era Antonio Joaquim Barbosa Leal era nascido e batizado lá. Seu pai era Manoel Joaquim Barbosa Leal e sua Mãe era Maria Bernarda de Assumpção. Sei que nasceu por volta de 1807 queria achar algum documento em Penafiel que falasse quem eram seus avós paterno e materno pra continuar minha ascendência.

Agradeço a comprenssão!!

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#373407 | PP | 25 ago 2016 23:43 | Em resposta a: #373289

Caro AlexBarbosa,

Poderá confirmar se o dito António Leal era casado com uma Ana Maria?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família Barbosa (Penafiel)

#373505 | AlexBarbosa | 30 ago 2016 13:13 | Em resposta a: #373407

Ele se casou aqui no Brasil na cidade de São José dos Pinhais no Paraná no dia 18/07/1827 com Maria Jesuína da Cruz!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 17:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen