Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

Este tópico está classificado nas salas: Património

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351063 | joaocampos | 10 out 2014 17:19

Autor:jdac
Caros confrades procuro informações (e fotos) sobre o Paço de Gumirães ,Rio de Loba,Viseu que pertenceu há família Campos Coelho ! Algum dos confrades está em condições de me fornecer as informações que eu peço?
Muito grato
João de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães- Rio de Loba-Viseu

#351072 | rfmc | 10 out 2014 20:11 | Em resposta a: #351063

-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisca_de_Campos_Coelho
-
http://goo.gl/maps/UZowX
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães- Rio de Loba-Viseu

#351095 | saintclair | 11 out 2014 18:11 | Em resposta a: #351072

-
Segue foto parte antiga Guimarães.Freguesia Rio Loba.
http://static.panoramio.com/photos/large/74204582.jpg
-
http://goo.gl/maps/9UiAp
-
Saintclair

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351113 | joaocampos | 12 out 2014 17:23 | Em resposta a: #351063

autor:jdac

Caro confrade muito obrigado pela sua resposta ao meu pedido de ajuda !Peço desculpa por não ter conseguido fazer-me entender.O que eu de facto pretendo saber é o seguinte:1º) O que é que aconteceu ao Paço de Gumirães ? O meu 4ºavô ainda nasceu lá por volta de 1740,daí para diante nada mais sei.Se existem fotos,...onde posso procura-las...brasão? etc.Aproveito a oportunidade para fazer mais esta pregunta...Gumirães ou Guimarães ?
Cumprimentos
João de Campos

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351114 | joaocampos | 12 out 2014 18:01 | Em resposta a: #351063

Autor:jdac
Caro confrade Saintclair muito agradecido pelas fotos que teve a gentileza de me enviar.O que de verdade eu procuro é informação,fotos...do Paço de Gumirães ,Rio de Loba que pertenceu á família
de Campos Coelho.
Cumprimentos
João de Campos

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351118 | saintclair | 12 out 2014 18:52 | Em resposta a: #351063

-
Confrade João;
Realmente existe Gumirães e Guimarães, zona de Viseu,
separados por 12 Km, conforme pode ver no mapa que segue.
Sobre fotos do Paço de Gumirães, creio que não devem existir.
Vamos continuar à procura, pode ser que algum Confrade de
Viseu possa dar alguma dica...
http://www.soveral.info/mas/Azevedo.htm
http://goo.gl/maps/y0fs7
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351136 | joaocampos | 13 out 2014 00:44 | Em resposta a: #351063

Autor :jdac
Caro confrade Saintclair obrigado pelo empenho em ajudar-me.Fico á espera das suas notícias
Mais uma vez muito obrigado
João de Campos

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351172 | rfmc | 13 out 2014 18:54 | Em resposta a: #351063


Caro Confrade;
Segue esta informação;
" D. Francisca de Campos Coelho[*], nascida póstuma a 20.2.1644 no morgadio de Gumirães e baptizada a 26.2.1644 na Sé de Viseu, sendo padrinhos o tesoureiro-mor da Sé Gomes de Andrade Cabral e D. Paula, mulher de Rui Lopes de Souza, morgado de Bordonhos. Faleceu a 5.9.1708 na quinta do Serrado, sendo sepultada na capela de S. João Baptista, na Sé, instituída por seu avô. Herdeira pelo menos da quinta de Negrosa, onde vivia em 1685, foi grande genealogista das famílias de Viseu, sendo nomeadamente autora da «Verdadeira Genealogia das mais ilustres Famílias da Cidade de Viseu, onde se examina a verdade, e se refuta a mentira»[*]. Nasceu póstuma e ficou órfã de mãe aos 5 anos de idade".
-
http://pagfam.geneall.net/297/pessoas.php?id=1001763
Cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351210 | joaocampos | 14 out 2014 18:34 | Em resposta a: #351063

Autor:jdac 14.10.2014
Caro confrade Rfmc muito obrigado pelas informações que teve bondade de me enviar,mas não respondem ao pedido que eu pus no Forum.Talvez ajude se eu lhe der esta informação: O meu sexto avô João de Campos Coelho era um dos irmãos mais vélhos de Dona Francisca de Campos Coelho
Cuprimentos
João de Campos

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351634 | saintclair | 27 out 2014 23:15 | Em resposta a: #351063

-
Caro João Campos;
Acabo de receber mensagem de colaboradora zona Viseu, em que informa não existirem
elementos fotográficos do Paço Gumirães -Rio de Loba.
http://loba.no.sapo.pt/a_nossa_terra.htm
-
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Capela de Gumirães-Senhora dos Aflitos

#351695 | saintclair | 29 out 2014 22:31 | Em resposta a: #351063

-
Caro Confrade;
... Foi o que se conseguiu sobre fotos de Gumirães.
http://2.bp.blogspot.com/-Uk4ljwWVxp8/UboxITd-wtI/AAAAAAAAUwU/Oq0EXwe2EKM/s1600/Senhor+Aflitos+Guimir%C3%A3es+Viseu.JPG
-
http://goo.gl/maps/ST3vx
-
A Capela localiza-se no bairro de Gumirães; [esta é mais conhecida por Capela de Gumirães], freguesia de Santa Maria - Viseu.
Recebeu a visita da Imagem Senhora de Fátima em 1951.
A Capela teria sido construida em 1884.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351902 | joaocampos | 06 nov 2014 17:12 | Em resposta a: #351063

Autor:jdac 06.11.2014
Caro confrade Saintclair as minhas desculpas pelo atrazo,tive necessidade de me deslocar á minha aldeia em Trás-os-Montes para visitar as sepulturas dos meus pais.Espero que me desculpe.
Voltando ao Paço de Gumirães...as datas mais recentes em que eu encontro novas do Paço de Gumirães são os assentos de batismo dos filhos( á volta de 10) do meu 4º avô João de Campos Coelho (de Albuquerque e Vasconcelos) 1770....em que consta que ele pai é natural de Gumirães subúrbios de Viseu.O Paço de Gumirães devia ser um marco lá na terra,pertencia também ao Prazo de Gumirães Rio de Loba...será que na junta de Freguesia,na câmara de Viseu ou em algum museu de Viseu não existirá uma foto?Desclpe a minha insistência !!!Que terá acontecido ao dito Paço de Gumirães ?Quanto .a capela parece-me recente demais..posso muito bem estar enganado !António de Campos Coelho 7º senhor da Nespereira casou á volta de 1570 com Dona Joana de Mesquita e Mendonça 4ª senhora de Gumirães Peço-lhe desculpa de todo este trabalho e agradeço ao confrade de Viseu todas as informações que tem conseguido.Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351909 | saintclair | 06 nov 2014 21:47 | Em resposta a: #351902

-
Caro Confrade João Campos;
...Envio link sobre as várias Capelas de Viseu para sua análise.
Vamos tentar encontrar essa Foto do Paço de Gumirães.
-
http://atentoviseu.blogspot.pt/2008/01/brevemente-as-capelinhas.html
Melhores cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#351938 | saintclair | 07 nov 2014 22:37 | Em resposta a: #351063

-
Caro Confrade;
Conforme se pode ler no link que envio, a zona de Gumirães e Rio de Loba,
a partir de determinada altura tudo o que existia do " antigamente " desapareceu
sem deixar registos fotográficos.
...Note que a fotografia só apareceu em Portugal por volta dos anos 1869...[ Estou a
lembrar o famoso Louis Daguerre etc....], portanto o Paço de Gumirães nesta data
possivelmente já não existia, ou estaria inserido em alguma habitação rural etc....
http://visoeu.blogspot.pt/2005_08_07_archive.html
"Abraveses, Gumirães, Rio de Loba, Ranhados, Repeses, São Salvador, Paradinha, Orgens, Santo Estêvão, lindas aldeias do arredor de Viseu, recolhidas entre a carqueija da serra e o milheiral de regadio, são locais de encantamento que não mais esquecem a quem os viu um dia...
Marzovelos é um pequeno lugar da freguesia de S. Salvador que vizinha de Viseu um quilómetro se tanto; para a cidade, porém, Marzovelos é sobretudo a antiga residência de verão que foi dos Condes de Prime, a sua casa senhorial de um só andar, seus jardins de balaustres e lagos ensombrados, sua frondosa mata de penumbrosos recantos de frescura e calma.
Não tem história esta encantadora vivenda, com sua varanda airosa aberta ao sol da tarde, sobre o formoso vale que se desdobra até a mancha azulada da serra do Caramulo.
Era duma velha família de Viseu, os Costas Homens que os nobiliários locais apontam de boa cepa e as actas camarárias registam como homens-bons do concelho na govemança da cidade em dilatados e repetidos períodos da vida municipal. Na volta dos tempos passou pelos fins do século XVIII aos Teixeiras de Carvalho, ascendentes dos Primes da casa de Cimo de Vila, de Viseu, num ramo de cuja família anda ainda de presente a linda e solarenga morada.
Para os poucos que hoje, no declínio da vida, conheceram e foram parte da boa sociedade de Viseu de há cinquenta e tantos anos, ainda em tempos dos Condes de Prime e seus numerosos filhos, a Casa de Marzovelos parece ter, na crónica das suas saudades, páginas inesquecíveis pelas festas de descuidoso passatempo e copiosa merenda que a gente moça e distinta da cidade, atraída pelo pitoresco e poesia do local, frequentemente ali realizava nas tardes calmosas de Junho e Julho do século passado.
Do vasto terreno que constituia a quinta e se estendia até as portas da cidade, desmembrou-se o novo bairro citadino de Marzovelos, que domina o actual Liceu, recentemente construído. Felizmente que a casa com seu secular e delicioso jardim escapou a mais esta avançada da cidade e continua a ser um dos mais belos e poéticos recantos de Viseu."
Melhores cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 5 de Dezembro 2014

#352685 | joaocampos | 05 dez 2014 15:18 | Em resposta a: #351063

Autor:JDAC
Caro confrade desculpe o meu atraso em responder á sua mensagem,encontro-me em Santiago do Chile em visita ao meu filho mais novo e nao trouxe computador.
Lamento que o progresso não respeito o passado mas tenho que me conformar no entanto se me permite eu sugeria a possibilidade de alguma pintura ? desculpe a minha insistência que j'a se torna abusiva.
Já passei várias vezes por Viseu mas só uma vez parei por aproximadamente duas horas e foi na Sé de Viseu onde visitei a capela de S.João Batista onde se encontram os túmulos de alguns dos meus antepassados.Espero visitar Viseu com mais tempo mas ainda não foi possível.
Agradeço toda a ajuda que me tem prestado.
Os meus melhores cumprimentos.
João
PS-Um bom Natal e um bom Ano Novo.

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 22.08.2017

#383891 | joaocampos | 24 ago 2017 00:58 | Em resposta a: #352685

Autor:JDAC
Caro confrade:três anos passaram e aqui estou de novo a fazer uma pregunta e ao mesmo tempo um pedido...haverá algum registo predial dessa época? Confrade Saintclair agradecia que se lhe for possível claro que soubesse isso para mim.
Muito agradecido espero não estar a abusar da sua paciência.
Abraço
João de Campos

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu

#383897 | saintclair | 24 ago 2017 12:18 | Em resposta a: #383891

-
http://www.archive.binauralmedia.org/arquivo/portfolio-items/rio-de-loba-entrevista-a-inocencio-mendonca
Sc.

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#383898 | saintclair | 24 ago 2017 13:39 | Em resposta a: #383897

-
INDICE FOTOS; Zona de Viseu, terá de abrir as diversas páginas do blogspot.
http://visoeu.blogspot.pt/2005/03/indice-de-fotos.html
Sc.

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#388570 | Pedro SP | 19 jan 2018 00:16 | Em resposta a: #383898

Caros confrades,

Também sou descendente dos Senhores de Gumirães e gostaria de saber um pouco mais sobre esta família. No Geneall não está ascendência da 4ª Senhora de Gumirães. Sabem onde está documentada?
De onde vem o Mendoça e Mesquita?

Que pena não existir registos do antigo paço de Gumirães, não é verdade?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#388643 | Pedro SP | 21 jan 2018 13:42 | Em resposta a: #388570

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu

#388644 | saintclair | 21 jan 2018 14:05 | Em resposta a: #388643

-
Parte antiga do Paço de Gumirães;
http://static.panoramio.com/photos/large/74204582.jpg
--
Talvez fazer uma visita-virtual a Gumirães, para se perceber
como era aquela zona em tempos antigos.
Sc.

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#388650 | joaocampos | 21 jan 2018 16:50 | Em resposta a: #388570

Autor:JDAC
Joana da Mesquita e Mendonça,4ª senhora de Gumirães.
Pais: Jerónimo de Ceuta e Francisca da Mendonça senhora de Gumirães.
Casamentos : António de Campos Coelho,7º senhor de Nespereira * c.1540
Filhos : João de Campos Coelho * c.1576 casado com Isabel Froes da Rocha,Jerónimo da Mesquita e Mendonça e Joana Batista
Títulos: Senhores de Gumirães
Fontes:Nobiliário das Famílias de Portugal-volume lV - pag. 391 (( Coelhos )).
Se precisar de algo mais que seja do meu conhecimento, disponha.
João de Campos

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#388651 | joaocampos | 21 jan 2018 16:55 | Em resposta a: #388650

Autor :JDAC
Correção Mãe
Francisca da Mesquita e Mendonça


Cumprimentos
João de Campos

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#388841 | Pedro SP | 29 jan 2018 21:08 | Em resposta a: #388644

Caro Saint Clair,

Obrigado! Mas que estranho o Paço de Gumirães... Não há nada de antigo nessa fotografia. Não sobrou memso nada, nada?

Muito obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu

#388842 | saintclair | 29 jan 2018 21:29 | Em resposta a: #388841

Caro Pedro;
Algum Confrade que resida em Viseu, poderia dar uma boa ajuda, para se entender em que
Rua de Gumirães se situava o antigo Paço! .....
Em tempos consegui percorrer essa Zona do Paço, via virtual, porém sem coordenadas, não
se consegue avançar! ....
Agradecemos qualquer ajuda de Confrades de Viseu.
Obrigado.
Sc.

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#388845 | joaocampos | 29 jan 2018 23:18 | Em resposta a: #351063

Autor:Jdac.
Caro Saint Clair espero que ajude saber que Gumirães era uma vila nos arrabaldes de Viseu e se a minha memória não me falha naquela altura Rio de Loba pertencia a Gumirães agora Gumirães pertence a Viseu Freguesia de Santa Maria..
Perto existe uma povoação acho que se chama Farmilhão-Mundão onde existe um Paço com um brasão muito bem feito Coelho e Campos ....gostava de visitar todos esses lugares onde os meus antepassados nasceram mas para já não o posso fazer em virtude de doença na família já visitei a Capela de S.João Batista dentro da Sé de Viseu onde estão sepultados alguns desses antepassados
Cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#388847 | Pedro SP | 30 jan 2018 01:17 | Em resposta a: #388845

Caro Confrade João Campos,

Gostei imenso de ler a sua mensagem. Também descendo dos senhores de Gumiraes, nomeadamente do 7° Senhor, António Coelho e Campos.

Esse Paço que refere, nas imediações seria o Paço da família? Tem mais informações para trás da ascendência desta família? No geneall não estão todos, faltam os primeiros. Tem essa informação?
Que antepassados estão na capela de SÃO João Baptista?

As melhoras para a situação de doença na família.

Muito obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Paço de Gumirães-Rio de Loba-Viseu Resposta ao Forum 10.10.2014

#388848 | Pedro SP | 30 jan 2018 01:44 | Em resposta a: #388847

Caros confrades,

Peço desculpa por lapso pus nos Coelho e Campos Paço de Gumiraes invés de Nespereira que era o que queria dizer.

Sabem se esse Paço existe? O de Gumiraes que já não existe é que era dos Mendonça, correto?

Têm a ascendência da 4 senhora de. GUMIRAES que está no general? A que Mendonça se liga?

Muito obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 23:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen