Classes sociais no século XVII.

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Famílias | Pessoas

Classes sociais no século XVII.

#351360 | natrix | 18 out 2014 13:01

Caros Senhores,

Quando analiso inquirições de genere, dada a minha inexperiência, posso estar a fazer alguma confusão entre lavradores e pequena nobreza.

A uns as pessoas referem-se, simplesmente, como sendo "lavradores" ou "lavradores honrados", a outros apenas como vivendo de suas fazendas ou de suas rendas (num caso: "de umas rendas que tomaram e de umas compras que fizeram") por vezes referindo que não têm qualquer ofício e a outros como pessoas nobres que vivem, segundo a lei da nobreza, de suas fazendas muito abastadamente.

Nestes três tipos de casos, está-se perante pessoas da mesma ou de distinta condição social?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Classes sociais

#351382 | saintclair | 19 out 2014 11:06 | Em resposta a: #351360

-
http://old.geneall.net/P/forum_msg.php?id=298569&fview=e
Saintclair

Resposta

Link directo:

Classes sociais no século XVII.

#351386 | natrix | 19 out 2014 13:05 | Em resposta a: #351360

Caro Saintclair,

Muito obrigado pela sua ajuda, não obstante da discussão nesse tópico não resultar uma resposta, minimamente "transparente", para a minha pergunta (até porque se foca muito pouco neste período e é bastante "dispersa").

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Classes sociais no século XVII.

#351391 | saintclair | 19 out 2014 15:05 | Em resposta a: #351390

-
http://meuhisblog.blogspot.com/2013/03/organizacao-social-na-idade-media.html.
-

Resposta

Link directo:

Classes sociais no século XVII.

#351394 | natrix | 19 out 2014 15:55 | Em resposta a: #351360

Caro Saintclair,

Mais uma vez, muito obrigado.

Suponho que consegui eliminar a minha dúvida através da leitura de um artigo que, de resto, aconselho a toda a gente que pretenda saber o que era realmente, em Portugal, a pequena nobreza no século XVII e na primeira metade do XVIII.

Creio, assim, que já entendi a suposta diferença entre as pessoas a que as testemunhas chamam "nobres" e que "viviam à lei da nobreza" e aquelas a quem, simplesmente, chamavam "lavradores honrados" ou outros que "viviam de suas fazendas sem qualquer ofício".

Para quem esteja interessado no assunto: "O "Ethos" Nobiliárquico no final do Antigo Regime: poder simbólico, império e imaginário social" (Nuno Gonçalo Monteiro, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 00:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen