Ferraz. no Porto

Este tópico está classificado nas salas:

Ferraz. no Porto

#351416 | 1385 | 19 out 2014 23:14

Caros Confrades
Os Ferraz, enquanto membros da oligarquia municipal portuense, têm sido alvo de estudo e atenção.
Mas como seria de esperar, com o correr dos tempos, terão ingressado em estamentos menos priviligiados e conhecidos.
Parece ser o caso do batismo que encontrei e não consigo ligar a nenhum dos ramos investigados da linhagem
Porto, Miragaia, IV liv de batismos (1635 /1672), fl. 50v (7º assento)
03/04.de Março de 1658.
* Manuel, filho de António Vaz Ferraz e mulher Ana Camelo. Padrinhos Amador (de Almeida?) e Clara...(.)
Caso algum dos Confrades consiga ler os nomes dos padrinhos ou ter alguma ifeia donde poderá ter vindo o apelido, nesta freguesia e nesta data ficaria muito agradecido
M.L.M.

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351425 | aníbal | 20 out 2014 12:34 | Em resposta a: #351416

Caro M.L.M.

Passo a transcrever as pág`s N.os 88 e 89, do LIvro, Patriciado Urbano Quinhentista: As Famílias Dominantes Do Porto (1500-1589)

1.15 - Ferrazes
(Entronques: Ferrazes--»Pais--»Carneiros--»Brandões Sanches)

1.AS FAMÌLIAS
1.15-Ferrazes (pág. nº87)

(entoncamentos em Ferrazes),

Ferrazes-»Pais-»Carneiros-»Brandões Sanches.

1.15-FERRAZES

Segundo Felgueiras Gaio, esta família, de origem nobre, ter-se-ia fixado no Porto. De dois irmãos, João Ferraz e Vasco Fernandes Ferraz, se encontram descendentes no Porto.

1.15.1- Vasco Ferraz, que foi vereador em 1380, foi pai de Afonso Ferraz.
João Ferraz, que foi procurador da cidade em 1408, foi pai de Gil Ferraz e Joana Anes Ferraz.

1.15.2- Afonso Ferraz teve três filhas e um filho:
Jorge Ferraz foi cavaleiro da casa del-Rei e comendador da Ordem de Aviz. Casou-se com Inês Pereira filha de Fernão Pereira da Casa de Bertiandos, na ribeira de Lima (Pnte de Lima). Desempenhou diversos cargos municipais, entre 1503 e 1504, que serão indicados na rubrica correspondente. Aparece-nos numa lista de presenças de Fevereiro de 1501 como Cidadão, e noutra de Julho do mesmo ano como Cavaleiro.

Sua irmã Brites Ferraz casou-se duas vezes, a primeira com Afonso Rodrigues de Laborão, a segunda com Diogo Pinto, do Porto.

A outra irmã, D. Briolanja Ferraz , foi eleita Abadessa de Santa Clara em 1491, por nela ter renunciado sua tia D.Isabel Ferraz.

Sobre a outra irmã, em que Alão de Morais e Felgueiras Gayo não coincidem, parece haver dúvidas.

Gil Ferraz teve um filho, Vasco Gil Ferraz.

Joana Anes Ferraz foi mãe de D.Afonso Ferraz, que foi bispo da Guarda, e de Catarina Anes Ferraz, que casou com João Pais(70).

1.15.3- Jorge Ferraz e Inês Pereira tiveram uma única filha, Catarina Ferraz, que se casou com Diogo Brandão(2), com abundante geração, descrita na rúbrica de Brandões Sanches(2).

Sobre os filhos de Brites Ferraz há também divergências entre os dois genealogistas citados. Gaspar Ferraz, vereador em 1548 e 1551, é seguramente seu filho. Casou-se com Lucrécia de Figueiroa(1), filha de Vasco Carneiro, o moço, e de Brites de Figueiroa. Outros filhos serão Isabel Ferraz, casada com Fernão Nunes Barreto, e de D.Ana Ferraz, que foi freira no convento de Santa Clara.

Vasco Gil Ferraz viveu na Rua Nova. Foi o primeiro marido de Leonor Anes Aranha, irmã de Gomes Anes Aranha, bacharel in utroque juro, cidadão e juiz em 1476.

(pág.89)

Gomes Aranha instituiu em 25 de Abril de 1468, uma capela de missa quotidiana no mosteiro de S. Gomingos, para cuja administração nomeou sua irmã Leonor Anes.

1.15.4- Gaspar Ferraz e Lucrécia de Figueiroa tiveram os seguintes filhos:
Afonso Ferraz, chantre da Sé do Porto, abade de Lustosa.
Vasco Ferraz, padre da Companhia de Jesus.
Pedro Ferraz, sobre o qual há dúvidas.
Brites Ferraz e Joana Carneiro, freiras no Convento de S.Bento da Avé Maria.
Ana Ferraz, freira no Convento de Santa Clara.

Gaspar Nunes Barreto, filho de Isabel Ferraz e fernão Nunes Barreto teve carta de almoxarife dos armazéns do Porto. Casou-se com Isabel Cardosa, filha de Filipa Carneiro(4) e Álvaro Baião(50), da qual teve um filho, Fernão Nunes Barreto.

De Vasco Gil Ferraz e Leonor Anes Aranha, foram filhos:
João Vaz Aranha.
Brites Ferraz, que se casou com o cidadão João Vaz.
Aldonça Ferraz, que se casou com Gomes de Abreu.

1.15.5- Pedro Ferraz parace ter tido um filho bastardo, Gonçalo Gomes Ferraz, que teve geração.

De Brites Ferraz e João Vaz, foi filho Rui Vaz Ferraz, que casou com Filipa Sanches, filha de Jordão Pinheiro, de quem herdou a quinta de Loriz, que era prazo do Mosteiro de Alpendurada, feito a seu pai em 1559, e a ela em 23 de Dezembro de 1579. Rui Ferraz sucedeu na administração do morgado e capela de seus avós, em S.Domingos.

É de notar a ligação desta família á fidalguia rural; mas pela ligação da geração que se segue ao patriciado urbano - os Brandões Sanches (2) -, vê-se que os seus interesses permaneceram na cidade(Porto). Impressionante é a geração de Gaspar Ferraz que, segundo Felgueiras Gayo, com excepção de Pedro Ferraz, seguiu toda a vida religiosa.

Espero ter sido útil.

Disponha e envio os meus melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351426 | aníbal | 20 out 2014 12:35 | Em resposta a: #351416

Por esquecimento, não assinei.
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351437 | 1385 | 20 out 2014 18:02 | Em resposta a: #351416

Caro Engº Aníbal Pacheco
Muito obrifado pela sua ajuda! Seria tentador pensar numa ligação do batismo em apreço com João Vaz =Brites Ferraz, infelizmente não dispomos de datas nem de freguesias. e quedamo-nos á espera que apareçamdados complementares
Os meus agradecimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351455 | jcabec | 21 out 2014 15:12 | Em resposta a: #351416

Caro confrade,
A sua mensagem é muito interessante. Cuido que os Pinto Ferraz, dos quais descendo em Faro (inícios do XVII), serão dos que refere nesta sua mensagem. Gostaria de, caso lhe seja possível, trocar informações consigo a este respeito.
um muito obrigado, desde já.
José C. Cabecinha

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351502 | 1385 | 22 out 2014 20:23 | Em resposta a: #351416

Boas tardes
seria possível precisar se o seu post sobre os Ferraz Pinto do Algarve era dirigido ao Engº Aníbal Pacheco ou a mim ?
Com os cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351554 | jcabec | 24 out 2014 15:54 | Em resposta a: #351416

Caro confrade Manuel Lamas de Mendonça, a minha msn era de facto para o confrade Aníbal Pacheco, embora tudo o que diga respeito ao apelido Ferraz me possa interessar, como calcula.
Muito obrigado pela sua pronta resposta e as minhas desculpas pela demora na resposta.
Cumprimentos
José C. Cabecinha

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351560 | aníbal | 24 out 2014 19:11 | Em resposta a: #351416

Estimado Prof. Doutor Manuel Lamas de Mendonça

Ainda bem que surgiu esta oportunidade de nos comunicarmos !

Fico-lhe grato pela simpática conclusão, que ficará para aguardarmos para mais tarde, nova informação !

Não posso deixar de lhe agradecer, a forma de como destrinçou junto do nosso confrade José C. Cabecinha, quem pretende indagar.

Os meus melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351561 | aníbal | 24 out 2014 19:18 | Em resposta a: #351416

Caro confrade José C. Cabecinha

Já vai tempo que trocámos informações sobre Ferraz e Outros.

Por favor disponha, apesar de eu não fazer investigação.

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto Engº Aníbal Pacheco

#351605 | 1385 | 26 out 2014 13:20 | Em resposta a: #351416

Meu saudoso Amigo
Em tempos pediu-me alguma informação sobre a (ainda na altura controversa) origem da famíliaCanto, de Guimarães.
Tendo-me sido amavelmente remetida pelos respetivos autores a mais completa e atualizada investigação realizada sobre esta gente , teria o maior dos prazeres em lha facultar, se me disser para onde devo remeter este ficheiro pesado
Um abraço sempre saudoso e amigo do
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351621 | jcabec | 27 out 2014 12:36 | Em resposta a: #351561

Caro Confrade, tem toda a razão em me recordar as msn anteriores. De facto já tinha os dados que colocou aqui e, caso nada haja de novo da sua parte, fico ciente que nada mais se alteraram neles.
Os Pinto Ferraz que encontro em Faro no XVII, estão ligados a governança da Cidade e possuem o ofício de Tabelião de Notas. Há também ligações a ofícios da Casa da Rainha, possivelmente à Casa da Portagem ou ao Almoxarifado. Não sei a sua origem e como aparecem em Faro, salvo pelo cumprimento dos ofícios referidos. Tem sido um verdadeiro quebra-cabeças a sua pesquisa pelas Freguesias do Porto. Vi várias mas sem resultados palpáveis. Tem algumas Freguesias que me indique e onde eu possa investigar?
Um abraço
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351624 | aníbal | 27 out 2014 13:27 | Em resposta a: #351416

Estimado e Amigo Prof. Doutor Manuel Lamas de Mendonça

Muito grato, venho agradecer-lhe a pronta resposta de amizade.

Também o recordo com frequência (desde Montemor-o-Velho no tentadeiro do Colega Laranjeira), não esquecendo nunca, seu Exmo. Pai, Senhor Engenheiro Eugénio Lamas da Silva, meu distinto Professor (e não só), excelente Pedagogo, Conselheiro, Líder e Amigo de todos os alunos: uma referência a não esquecer, no tempo de antes, mas que marcou o futuro de muitos Colegas.

Quanto á generosa oferta que me faz, aceito, mas na condição de não lhe ser a mesma, trabalhosa ou maçadora.

Um abraço,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351625 | aníbal | 27 out 2014 13:30 | Em resposta a: #351416

meu email: anibal_cirne@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Ferraz. no Porto

#351640 | aníbal | 28 out 2014 10:10 | Em resposta a: #351416

Caro confrade José Cabecinha

Interessante o avanço das suas investigações.

Quanto a freguesias possíveis a explorar aleatóriamente: São Nicolau, Miragaia, Vitória,São Nicolau, Santo Ildefonso, Massarelos... Sé ? (o burgo antigo e derivações).

Recordo-lhe a importância da Rua Nova ou Rua Formosa, para residência de algumas famílias proeminentes do Burgo.

"Rua Nova ou Rua Formosa, nomes com que a baptisou, á nascença o seu padrinho e promotor, o rei D. João I".
"...na Rua Nova instalar-se-ão o Conde de Abranches; Vasco Fernandes de Caminha e seu filho, Pero Vaz de Caminha; os Cubos; os Baldaias; os Brandões".http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/5866.pdf

Igualmente e mais tardiamente se instala na Rua Nova,entre outros, Manuel Cyrne senhor de Refóios, Almoxarife, Feitor da Flandres e Andaluzia,etc. .http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/5866.pdf

A Rua Formosa situa-se portanto, na freguesia de Santo Ildefonso, e quanto a mim poderia ser uma prioridade.

Cumprimentos e disponha,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 07:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen