família do Comandante arquiteto naval Almeida Canhão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

família do Comandante arquiteto naval Almeida Canhão

#351604 | 1385 | 26 out 2014 13:12

Tenho notícia da existência de de um Comandante cujo nome próprio não fixei mas de apelido Almeida Canhão que cursou arquitetura naval em Génova e. tendo casado com uma parente minha, de nome Maria de Lourdes, dela terá tido, segundo julgo lembrar uma filha (ou filhas)
Ficaria muito agradecido se alguém me pudesse dar alguma informação sobre este Oficial de marinha e respetiva descendência.
Com a gratidão antecipada do
MLM

Resposta

Link directo:

família do Comandante arquiteto naval Almeida Canhão

#351711 | NISGM | 30 out 2014 15:37 | Em resposta a: #351604

Sobre este militar em concreto, deverá encontrar informação inserida no processo individual no Arquivo Histórico da Marinha, na Junqueira. Em princípio, nesse processo encontrará informações sobre eventuais casamentos e filhos.

Quanto à formação em Génova, uma breve achega. A Escola Naval não forma directamente os engenheiros habilitados a projectar e a construir navios. Mas tem uma classe de engenheiros construtores navais que em regra é constituída por oficiais pertencentes à classe de Marinha que são depois enviados para escolas de engenharia onde estudam construção naval. O nome anglo-saxónico do curso é Marine Engineer and Naval Architecture e distingue-se do curso de Naval Engineer que, nessa tradição,é o chefe de máquinas dos navios. Em Portugal, no Técnico, o curso (de MarEng. and NavArc.) chamou-se sucessivamente Engenharia de Construção Naval, Engenharia Naval e presentemente chama-se Engenharia e Arquitectura Naval.

Basicamente, foram três as escolas para onde enviaram esses oficiais alunos: Mais remotamente, será o caso de Almeida Canhão, foram enviados para Génova; mais recentemente depois para o MIT e mais recentemente para Glasgow.

À Classe de Engenheiros Construtores Navais da Marinha, que têm acesso ao colégio de engenheiros navais da ordem dos Engenheiros, assim, de repente, pertenceram ou pertencem: Rogério d'Oliveira, Caldeira Saraiva, Joaquim Esteves Cardoso, António Dores Pinto, António Balcão Reis, Óscar Mota, Manuel Martins Guerreiro, Victor Gonçalves de Brito, Luís Xavier Cabrita, Carlos Guedes Soares, Jorge d'Almeida

Resposta

Link directo:

família do Comandante arquiteto naval Almeida Canhão

#351782 | 1385 | 01 nov 2014 10:43 | Em resposta a: #351604

Muito grato pela sua informação

Quero crer que a minha sogra Mª João Rivotti me poderá auxiliar a movimentar-me nas águas daMarinha
Com o reconhecimento do
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 10:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen