Livro Famílias de Arganil de José Caldeira

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Eventos | Famílias | Pessoas | Regiões

Livro Famílias de Arganil de José Caldeira

#351627 | LACS | 27 out 2014 15:35

Depois de Arganil, no passado dia 4,
realiza-se no próximo dia 30 de Outubro pelas 18h30,
na LIVRARIA FERIN, em Lisboa e com apresentação
do Dr José Carlos Soares Machado, Presidente da
Associação Portuguesa de Genealogia,
o lançamento do Volume I da obra
FAMÍLIAS DE ARGANIL
- subsídios genealógicos -
de José Caldeira, habitual colaborador deste forum,
onde disponibilizou, a quem precisou, inúmera informação
resultante dos seus cerca de 50 anos de investigação que
agora publica numa obra que será composta por 3 volumes,
sendo editados oportunamente os 2 restantes.

Resposta

Link directo:

Livro Famílias de Arganil; de José Caldeira

#351687 | saintclair | 29 out 2014 15:06 | Em resposta a: #351627

-
Caro Confrade;
Faço votos para que o lançamento do Livro seja um sucesso.
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Livro Famílias de Arganil de José Caldeira

#351699 | JFMenéndez | 30 out 2014 09:26 | Em resposta a: #351627

Caros Amigos e Confrades


Ainda sobre este primeiro livro da notável obra intitulada "FAMÍLIAS DE ARGANIL"

Estamos na presença de uma obra de investigação genealógica de grande fôlego e extrema probidade como são as investigações a que o Zé Caldeira há muito nos habituou.

Só quem se atreve a empreender uma investigação desta envergadura sabe as dificuldades, os escolhos, que amuiúde se nos deparam.

Mais que o remontar das gerações passadas - da descoberta, identificação e enumeração dos antepassados comuns - trata-se da dificuldade de fazer e de trazer o discurso genealógico dos seus descendentes até aos nossos dias.

Tudo isso o Zé Caldeira conseguiu ultrapassar neste seu trabalho, fruto de mais de 50 anos de aturada investigação. Com o concurso e alguma disponibilidade dos seus muitos "primos" beirões, é certo! Mas que em nada diminui a obra e só dignifica o seu autor, que dessa forma conseguiu entusiasmar os seus parentes com o bichinho da curiosidade genealógica.

Para o nosso querido Amigo e confrade José da Costa Caldeira, na impossibilidade de hoje estarmos presentes na Livraria Ferin, bem ao contrário do que então fizemos no dia 4 deste mês, em Noqueira de Arganil (em que nos foi dado presenciar e viver o magnífico encontro e almoço que foi o do lançamento "familiar" de as "Famílias de Arganil"), ficam os nossos parabéns e votos de uma excelente jornada académica, cultural e familiar.

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

Livro Famílias de Arganil de José Caldeira

#351751 | APCB | 31 out 2014 14:39 | Em resposta a: #351627

Seria possível termos acesso ao indice das familias tratadas no livro?

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

Livro Famílias de Arganil de José Caldeira

#355148 | FeCaldeira | 28 fev 2015 17:12 | Em resposta a: #351627

Prezado primo José Caldeira,

com enorme prazer recebi ontem o livro "Famílias de Arganil", por meio de um amigo que o adquiriu na Livraria Ferin. Não soube do lançamento, e se o soubesse, estaria presente. Claro, o livro é MARAVILHOSO, obra de fôlego, fantástico. Com atenção, vou tentar descobrir os laços que nos unem.

Espero estar presente no próximo lançamento, pois creio que se reportará aos "Costas" de Mancelavisa, que sem dúvida é ligado aos meus "Caldeiras"

abraços afetuosos d'além mar,

Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

Livro Famílias de Arganil de José Caldeira

#356826 | JCALD | 17 abr 2015 01:11 | Em resposta a: #355148

Caríssimo Primo Fernando Caldeira Teixeira de Freitas:

Só hoje respondo a esta sua mensagem, pois só agora alguém me chamou a atenção para ela.
Quero agradecer-lhe, muito sensibilizado, as suas amáveis palavras. Espero que, depois de ler o livro, não se tenha arrependido de as ter escrito...
Como previu, é no título de "Costas da Mancelavisa" que irei tratar do seu ramo. Possivelmente, irei pedir-lhe ajuda para actualizar os dados referentes à sua família.

Peço-lhe desculpa por ter demorado a resposta.
Abraços transatlânticos.
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Livro Famílias de Arganil de José Caldeira

#361818 | raul salgueiral | 24 set 2015 15:53 | Em resposta a: #356826

Boa tarde,


Será que me pode ajudar na pesquisa de familiar José da Costa Coelho de Manselavisa - Folques - Arganil) casado com Mariana Marques da Fonseca (de Salgueiral).

obrigado

Resposta

Link directo:

Livro Famílias de Arganil de José Caldeira

#361916 | JCALD | 27 set 2015 12:44 | Em resposta a: #361818

Caro Raúl Salgueiral:
Na minha base de dados, tenho os seguintes elementos sobre as pessoas que indica:
1. Manuel Fernandes casou com Maria Gomes, da Mancelavisa, freguesia de Folques. Filho:
2. Padre Inácio da Costa n. na Mancelavisa, teve de Sebastiana, Coelho, n. Lorvão, filha de Manuel Coelho e de Isabel da Costa, um filho:
3. João Coelho da Costa ou João da Costa Coelho n. na Mancelavisa ou em Lorvão e casou em Folques 2-10-1745 com Páscoa da Costa, n. Mancelavisa, filha de Plácido da Costa (n. Mancelavisa, b. Folques 15-1-1693) e de Ana de Paiva (n. Salgueiral-Coja), neta paterna de Jacinto da Costa (n. Mancelavisa) e de sua 2.ª mulher Catarina Matoso Correia (n. Folques) e materna de António de Paiva e de Maria Pereira. Filho:
4. Manuel da Costa Coelho (n. Mancelavisa) casou em Folques 23-12-1778 com Maria da Costa de Almeida (n. Folques), filha de Bernardo José de Almeida Correia (n. Mancelavisa) e de Maria Josefa da Pena (n. Folques), neta paterna de Bernardo José de Almeida (n. Coja) e de Jacinta Luísa da Costa (n. Mancelavisa b. Folques 6-7-1697) e materna do Cap. Manuel Mendes Pimenta (n. Caseiras, Miranda do Corvo) e de Isabel da Pena (n. em Arganil ou n. Granja, Rego da Murta). Filho:
5. José da Costa Coelho (n. Mancelavisa) e casou em Folques 14-1-1804 c. Mariana Marques da Fonseca (n. Salgueiral, Coja), filha natural de Maria da Fonseca e neta materna de Manuel Mendes e de Maria da Fonseca.

Gostaria de saber se descende deste casal e se o seu apelido Salgueiral derivou do topónimo Salgueiral de Coja.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Livro Famílias de Arganil de José Caldeira

#361947 | raul salgueiral | 28 set 2015 11:06 | Em resposta a: #361916

Caro José Caldeira,

Não imagina a alegria que me deu.

Estou a iniciar a investigação neste ramo da família e não tinha mais informação que a do meu trisavô António Marques Salgueiral (de Salgueiral) e filho de José da Costa Coelho (de Manselavisa) e de Mariana Marques da Fonseca (de Salgueiral).

Este meu trisavô casou com Ana Xavier Abelho e foi viver para Alpalhão-Nisa (deste ramo tenho mais informação que me foi facultada por um familiar que anda nestas temáticas há algumas décadas).

Só recentemente, quando soube os nomes dos meus Tataravôs, me apercebi que o Salgueiral apareceu com António Marques Salgueiral, pelo que deve ter surgido do nome da povoação.

Agradeço toda a informação e sugestões que me possa facultar para aprofundar esta temática.

Com os melhores cumprimentos

Raúl Salgueiral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen