Nome da avó

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Nome da avó

#351718 | Farinhaantunes | 30 out 2014 20:02

Não consigo encontrar este nome da minha Avó :Perpétua Gomes Abegoanista
Alguém pode ajudar?
Obrigado desde já.

Resposta

Link directo:

Nome da avó

#351721 | saintclair | 30 out 2014 21:15 | Em resposta a: #351718


Confreira Farinha;
... Para poder receber ajuda tem que f.f. de
nos esclarecer a sua dificuldade; tal como
coloca a questão, ficamos no escuro...
Exemplo; Localidade, nome dos pais da sua
avó, datas etc.
Esperamos pelas suas notícias.
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Nome da avó

#351722 | Farinhaantunes | 30 out 2014 21:23 | Em resposta a: #351718

Freguesia de Cabeço de Vide
Município de Fronteira
data de nascimento 10-10-1910
O mais intrigante é o nome Abegoanista que nunca vi em lado nenhum, não tenho referências de onde provêm esse nome tão peculiar.

Resposta

Link directo:

Perpétua Gomes Abegoanista

#351723 | saintclair | 30 out 2014 21:48 | Em resposta a: #351718

-
"Perpétua Gomes Abegoanista
Freguesia de Cabeço de Vide
Município de Fronteira
data de nascimento 10-10-1910"
--
... Sugiro que otenha uma fotocópia não autenticada
do registo nascimento da sua avó.
Assim ficará com mais informação.
O apelido Abegoanista é bastante conhecido.
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Nome da avó

#351724 | Farinhaantunes | 30 out 2014 21:52 | Em resposta a: #351718

Até aí já eu tinha ido, aliás até forneci essas informaçoes mas em todo o caso obrigado.

Resposta

Link directo:

Nome da avó

#351725 | MCNN | 30 out 2014 21:52 | Em resposta a: #351718

Boa noite

Aparentemente o Abegoanista que consta do nome da sua avó provém da avó dela.

Pelo menos é isso o que se conclui do assento de baptismo da sua avó, que pode consultar em:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1028174

(tem de seleccionar a imagem 41.tif)

Se prosseguir as buscas, eventualmente poderá ter uma resposta da origem do apelido Abegoanista na sua família.

Já agora, e porque eventualmente será do seu interesse, procurando pelo nome Abegoanista no Arquivo Distrital de Portalegre encontra alguma informação:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/results?t=abegoanista

Parece-me que é referenciado o inventário por morte de sua bisavó Justina em 1941, e ainda o pedido de passaporte (com fotografia) de uma irmã de sua avó com o nome de Ana das Neves Gomes.

Só não tenho a certeza absoluta porque o nome dos pais não coincide totalmente com o que consta no assento de baptismo de sua avó.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Nome da avó

#351727 | Farinhaantunes | 30 out 2014 22:02 | Em resposta a: #351718

Muito obrigado pela informação de facto eu ainda conheci a minha tia avó Ana Gomes.Estou em casa em convalescença e ao ler o ultimo livro de José Luis Peixoto, nao sei porquê mas senti uma necessidade de saber mais sobre os meus antepassados. Fico um pouco constrangido com o trabalho que estou a dar. Muito agradecido pela disponibilidade.

Resposta

Link directo:

Nome da avó

#351734 | MCNN | 31 out 2014 01:11 | Em resposta a: #351718

Boa noite

Em primeiro lugar queria dizer-lhe que não deve ficar constrangido, porque não dá trabalho nenhum.

Fiz algumas buscas e concluí que o apelido Abegoanista deve ter origem numa alcunha que ficou depois no nome, e essa alcunha surgiu no início do século XX.

Mas vamos por partes, no assento de baptismo da sua avó Perpétua é dito que era filha de António Reigueira e de Justina Maria Aboganista (está mesmo escrito assim, não está Abegoanista), ambos naturais de Cabeço de Vide onde casaram.

Ainda de acordo com o seu assento de baptismo, sua avó era neta paterna de Joaquim Reigueira e de Ana Pessoa, e neta materna de Cândido José e de Maria Aboganista.

Mas, se analisar o assento de casamento dos seus bisavós, constatará que o Abegoanista "eclipsou-se". Veja por favor em:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1010871

(o assento está nas imagens 6.tif e 7.tif)

Seus bisavós António Reigueira Gomes e Justina Maria casaram em Cabeço de Vide em 27/08/1899. No assento é dito que ele era filho de José Reigueira Gomes (natural de Vaiamonte, concelho de Monforte) e de Ana Luísa Pessoa (natural de Cabeço de Vide). Sua bisavó era filha de Cândido José e de Maria das Neves, ambos naturais de Cabeço de Vide. Como pode ver sua bisavó Justina já não tem o Abegoanista (ou Abegonista) e a mãe dela que era Maria Abegonista é identificada aqui como Maria das Neves.

A fim de confirmar isso procurei o assento de baptismo de Justina Maria. Veja por favor em:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1010821

(tem de seleccionar a imagem 8.tif)

Como poderá constatar, nesse assento também não consta o apelido Abegoanista. É dito que Justina nasceu em 05/02/1880 e era filha de Cândido José e de Maria das Neves, e era neta paterna de Benedito José (de Cabeço de Vide) e de Mariana Vitória (de Arronches) e neta materna de Joaquim da Rosa e de Mariana da Conceição (ambos de Cabeço de Vide).

Assim, e salvo melhor opinião, creio que Abegoanista devia ser uma alcunha que estaria associada ao ramo Neves da sua família e que algures no início do século XX acabou sendo incorporado no nome.

Se atentar ao link que lhe forneci na minha primeira mensagem com os resultados da pesquisa por Abegoanista no Arquivo Distrital de Portalegre, verá que a primeira entrada é um inventário de 1923 de um Cândido José, viúvo de Maria Abegoanista das Neves, e em que o inventariante se chamava Diogo das Neves Abegoanista.

Esse Cândido José deveria ser o seu trisavô que deve ter falecido em 1923, e o Diogo das Neves Abegoanista ou era filho dele ou era cunhado.

Qual a origem deste Abegoanista ? Não faço ideia, sei que perto de Marvão existe uma localidade chamada Abegoa, mas não sei se existe qualquer relação.

Para finalizar, como vi que o apelido Abegoanista poderia ter evoluído para Aboganista, procurei por esse nome no Arquivo e encontrei o seguinte:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1036355

Trata-se do pedido de bilhete de identidade de uma Mariana Aboganista Ferreira, que era filha de uma Luisa Gomes Aboganista (a qual, pelo nome, parece ser irmã da sua avó).

Deixo-lhe votos de uma rápida recuperação

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Nome da avó

#351742 | Farinhaantunes | 31 out 2014 10:04 | Em resposta a: #351718

Fantástico!
Desde já um enorme apreço pela sua capacidade técnica e pela disponibilidade para ajudar.
Disponho já de muita informação que desconhecia em absoluto.
Fiquei até de algum modo emocionado á medida que ia lendo a sua mensagem.
É que não se trata de nenhuma família brasonada ou aristocrática, que pudesse, por isso mesmo, despertar algum interesse ou curiosidade particular, não, é apenas uma família de trabalhadores rurais de classe baixa.
Penso que é algo intrínseco ao ser humano perguntar-se "quem sou?" "de onde vim?".
Muito mais gostaria de saber sobre quem foram os meus antepassados,mas ao que me consta é muito dispendioso fazer uma árvore genealógica, asim já fiquei com um bocadinho dela.
Muito,muito obrigado Mário César Navarro.
Gratidão é neste momento o único sentimento que se faz presente na minha alma.

Resposta

Link directo:

Nome da avó

#351774 | MCNN | 31 out 2014 22:55 | Em resposta a: #351718

Caro Farinha Antunes

Obrigado pelas suas palavras amigas, tive muito gosto em ajudá-lo.

Mas agora deixo-lhe uma "provocação":

Se tinha o gosto em fazer a sua árvore genealógica, porque não experimenta fazê-la pessoalmente ?

Hoje em dia, com muitos livros paroquiais disponíveis para consulta online via internet, uma pessoa no conforto da sua casa e no horário que lhe for mais conveniente pode fazê-lo com maior ou menor dificuldade.

Eu ontem à noite, a partir da minha casa na Parede, consegui procurar os assentos dos seus familiares que eram de Cabeço de Vide. E, se eu consegui, vai ver que também consegue. No princípio demora-se mais um bocado a encontrar o que pretendemos, mas com a prática torna-se cada vez menos difícil.

No caso específico da Paróquia de Cabeço de Vide, o link para os seus livros paroquiais é este:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1010788

Experimente, com base nos assentos cujo link lhe facultei, procurar os assentos de alguns familiares que também são indicados como sendo naturais de Cabeço de Vide.

Por exemplo, nalguns dos assentos de casamento que eu lhe facultei é indicada a idade dos noivos e o nome dos pais dos noivos. Sabendo o ano em que o casamento se deu, fica logo com uma ideia dos anos em que o seu familiar terá sido baptizado, logo sabe que livros procurar.

As crianças não eram baptizadas com o nome completo mas sim apenas com o nome´próprio. Procure nos livros os baptismos de crianças com o nome que procura e confronte os nomes dos pais dos baptizados com os nomes dos pais que procura.

E não se esqueça, se tiver alguma dúvida, coloque-a aqui que decerto alguém o ajudará.

Se entretanto de deparar com familiares oriundo de outras freguesias, pode por exemplo utilizar este site, que tem os apontadores para os livros já digitalizados em Portugal.

http://www.tombo.pt

(Basta-lhe saber o distrito, o concelho e a freguesia que pretende procurar).

Vai rapidamente concluir que é bastante fascinante a descoberta das origens da sua família, ficará a saber pormenores de que nunca desconfiaria, ficará a conhecer muito melhor a geografia e a história de Portugal, etc.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Nome da avó

#351780 | Farinhaantunes | 01 nov 2014 08:45 | Em resposta a: #351718

Obrigado pelo desafio, acho que o vou aceita, vamos ver o que dá.
Grande abraço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 out 2024, 00:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen