Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

#351745 | PauloBraga | 31 out 2014 13:16

Exmos. Confadres,

O Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita, nasceu no Peso da Régua, Freguesia de S. Pedro do Loureiro, no lugar de Paradela em 29/04/1742, tendo vindo a morrer, tendo eu aqui algumas dúvidas em 28/05/1798 no mesmo local onde nasceu.

Era filho de Manuel Pereira de Mesquita do lugar de Gervide e de Maria de Mesquita Cabral do Romezal, ambos da mesma Freguesia de S. Pedro do Loureiro.

Esteve primeiramente junto com uma Clara do lugar de Outeiro de Baixo, da mesma freguesia acima referida e nada mais sei acerca dela. Este casal teve uma filha de nome Luísa Teresa Pinto de Mesquita com descendência.

Casou posteriormente com outra senhora, Ana Luísa de Mesquita em 1796.

Depois de dar estas informações familiares, procuro a sua Inquirição de Génere para me dar uma visão mais alargada deste meu antigo familiar directo.

Já procurei a Inquirição no Arquivo Distrital de Braga, onde deveria estar e não a encontro. Vi também em Viseu e nada, entre outros arquivos mais próximos da Régua e Vila Real.

Não estando nestes locais mais óbvios, onde poderá então estar? Familiares próximos dele, nas suas inquirições estavam todos em Braga...

Se algum confrade souber da sua inquirição ou tiver tropeçado neste nome em algum documento poderia me informar?


Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga



Resposta

Link directo:

Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

#351752 | RCCORREIA | 31 out 2014 14:52 | Em resposta a: #351745

Já pensou em Lamego ou Coimbra?
Diz Rev. querendo dizer que terá sido clérigo (possivelmente em viúvo)?

RCC

Resposta

Link directo:

Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

#351755 | PauloBraga | 31 out 2014 15:11 | Em resposta a: #351745

Caro RC Correia, em Coimbra já vi e nada encontrei. Lamego tenho na ideia que sim, vou procurar nos meus documentos a ver se por lá andei. Já ando atrás dele faz anos.

Ele foi clérigo no princípio de vida, quando conheceu a Clara, de resto de onde descendo. Quando se casou com a 2ª mulher já não seria Reverendo.

Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

#351756 | PauloBraga | 31 out 2014 15:32 | Em resposta a: #351745

Caro RC Correia, desculpe responder em duas mensagens, mas só me apercebi agora que as duas mensagens de resposta vieram de si.

Estou a ver o link que me mandou onde consta o nome do Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita e a ver onde vai dar.

Muito obrigado pela sua pronta ajuda.


Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga




Resposta

Link directo:

Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

#351760 | RCCORREIA | 31 out 2014 17:01 | Em resposta a: #351745

Caro Paulo

Seria um pouco estranho deixar o sacerdócio (o processo inverso era claramente menos dificil). Já ponderou poderem ser duas pessoas diversas (por exemplo pai e filho? ou tio e sobrinho?) com nomes muito semelhantes?

Conhece o registo do casamento? e nele é mencionado o seu anterior estado como clérigo?

Cumpts
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

#351785 | PauloBraga | 01 nov 2014 12:01 | Em resposta a: #351745

Caro Rui,

ele nunca se casou com a primeira mulher (Clara), mas casou-se com a segunda, Ana Luísa de Mesquita, em 16/07/1796 na Igreja Paroquial de S. Pedro do Loureiro - possuo a fotocópia do documento que o prova.

Tem um tio avô com o nome semelhante, Silvestre Pereira de Mesquita, que nasceu em Gervide em 31/12/1721. É derivado a esta pessoa que tenho dúvidas na data exacta da morte do Reverendo. No único assento de óbito que encontrei não tem o nome dos pais ou de sua mulher, ou seja, quanto a mim pode ser de qualquer um dos dois, estando eu mais inclinado para que seja do Reverendo.

Quanto ao deixar o sacerdócio, no que respeita a antepassados meus até é normal. Tenho pelo menos, assim de repente, quatro ou cinco familiares que o fizeram. Conheceram as suas futuras esposas enquanto padres e elas paroquianas, tendo deixado o sacerdócio para se poderem casar.

Vou tentar encontrar a inquirição em Lamego, Viana, Bragança... Talvez tenha sorte se estiver digitalizado ou então fazer-me à estrada.


Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

#351792 | RCCORREIA | 01 nov 2014 21:25 | Em resposta a: #351745

Caro Paulo

No link que lhe referi não vem o "Pereira" donde a minha dúvida se não haveria dois acrescida pelas datas que referiu.

Fiz uma pesquisa por genere e Pinto de Mesquita indo achar um caso em Coimbra mas não o que procura. Poderia ser familiar, talvez.

Pela proximidade da Régua iria a Lamego, Braga e a Coimbra pela Universidade.

Tomei nota para a eventualidade de encontrar qualquer coisa, mas por agora pouco mais lhe posso valer.

Cumprimentos
Rui

Resposta

Link directo:

Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

#351828 | PauloBraga | 03 nov 2014 12:53 | Em resposta a: #351745

Caro Rui,

vou voltar a verificar os Silvestres, mas só um foi padre. Nos vários tipos de livros paroquiais, depende do padre se é mais consciencioso ou não a escrever os nomes das pessoas.

Vou conforme me diz ver Lamego e Coimbra, Braga já foi vista e nada encontrei.

Muito obrigado pela sua ajuda e por ter guardado este nome para o caso de tropeçar nele.


Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

#389761 | edumcabrini | 05 mar 2018 17:06 | Em resposta a: #351745

Boa tarde,

Por coincidência, estava pesquisando o livro de batismos de Loureiro e encontrei o assento de um neto do Reverendo, Joaquim, filho de sua filha Luiza Thereza de Mesquita com Jozé Luis Teixeira Barbosa Fonteita. A data é 24/7/1805.

Aproveito para perguntar se por acaso alguém já cruzou com alguma referência a João de Mesquita, casado com Maria da Silva. É um antepassado meu de quem busco informações há um tempo. Tudo o que tenho é seu registro de passaporte, em que consta sua idade (37 anos em dezembro de 1856), o nome da esposa e dos filhos, bem como a proveniência (Régua). Infelizmente ainda não consegui encontrar seu registro de casamento nem os batizados dos filhos.

Eduardo

Resposta

Link directo:

Inquirição de Génere - Rev. Silvestre José Pereira Pinto de Mesquita

#430378 | amandapfrota | 14 jan 2021 05:20 | Em resposta a: #389761

Olá, conseguiu alguma informação?
Estou pesquisando sobre a família Pinto de Mesquita no Ceará, as antepassados vieram de Portugal, caso queira, podemos trocar informações.

Pode me contactar pelo email: amandap.frota@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen