Notas à margem e correcções aos assentos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Notas à margem e correcções aos assentos

#351819 | nunomiguelmiranda | 03 nov 2014 10:07

Caros confrades,
No imbróglio que estou a tentar desfazer, tenho aqui um familiar, José Emídio de Miranda que apresenta dois quebra-cabeças:

http://nunomiranda.com/images/Casamento_PT-ADLSB-PRQ-PLSB01-002-C15_m0454.jpg
No primeiro, no assento do seu casamento com Maria Joaquina (19.6.1828), há duas anotações na margem, uma dizendo:

"+ 5 de Agosto de 1828 [ou 1848?] P.S. [ou P.J.?]"
e depois "2 laudas"

Já procurei ambas as datas em casamentos e óbitos da Ajuda, já corri os nomes nas bases de dados AATT e até procurei também na Encarnação, onde diz serem moradores. Não encontrei nada. Pensei que as iniciais podiam corresponder a outra paróquia ou freguesia, mas não sei de nenhuma com essas iniciais.

Algum confrade terá outra sugestão?

http://nunomiranda.com/images/Baptismo_PT-ADLSB-PRQ-PLSB01-001-B24_m0077.jpg
Noutro quebra-cabeças relacionado, no suposto assento de baptismo de 4 de Maio de 1831 de um filho destes dois, João, o nome do pai aparece corrigido de "Emídio de Miranda" para "José Emídio de Miranda". Suspeito, por não bater certo com os ascendentes aqui no Geneall, que o pároco teria corrigido o assento errado, sendo outro João, filho de outro Emídio. Também já corri os assentos de fio a pavio, nada encontrando. Algum confrade terá encontrado alguém que corresponda?

Obrigado antecipadamente pela atenção!
Cumprimentos,
Nuno

Resposta

Link directo:

Notas à margem e correcções aos assentos

#351830 | RCCORREIA | 03 nov 2014 13:48 | Em resposta a: #351819

Quanto ao caso do baptismo parece-me estar tudo certo. O nome do pai é corrigido de Emidio de Miranda para José Emidio de Miranda, sendo a mãe Maria Joaquina da Conceição (que parecem ser os do primeiro assento). Possivelmente a correcção deriva dum qualquer acto que o baptizado pretenderia fazer em 1853 (possivelmente casar) e para o qual deveria provar a sua condição de baptizado e ascendência. (é a minha suspeita)

Neste, a nota lateral pode indicar a data de cópia do registo para outro suporte (lauda) funcionando como certidão.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 07:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen