certidões de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

certidões de nascimento

#351887 | alxlopes | 05 nov 2014 21:36

Caros amigos,

Estou necessitando das certidões de nascimento de meus avós para fins de inventário no Brasil.

Já contactei todos os orgãos que me foram indicados e aparentemente consegui encontrar a certidão de meu avô a qual vou solicitar a emissão.

Acontece que meus problemas começam com a certidão de minha avó. Tenho os dados necessários para encontra-la porém como os registros já tem mais de 100 anos, o Portal do Cidadão me encaminha para os Arquivos Distritais que me encaminham para a Direção-Geral do Livro que me encaminha de novo para o Portal do Cidadão que me diz que devo procurar nos Arquivos Distritais e por aí vai, estou caminhando em círculos.

Gostaria de saber, se algum dos nobres amigos poderia me ajudar neste sentido, um outro amigo aqui do fórum estava me ajudando, mas perdi o contato com ele.

A certidão de minha avô seria de Amorim, Póvoa de Varzim do ano de 1908, tenho a data de nascimento o nome completo e o nome dos meus bisavós, o que preciso realmente é saber aonde esta certidão pode se encontrar para que eu possa solicitar a emissão.

Desde já muito obrigado pela ajuda,

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre de Oliveira Lopes

Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#351888 | Ymsantos | 05 nov 2014 21:45 | Em resposta a: #351887

Alexandre,

veja que o livro do ano de 1908 ainda não está no Arquivo Distrital do Porto:

http://tombo.pt/f/pvz03

Peça pelo Portal do Cidadão, informe 1915 no ano de nascimento e no de observações informe a data correta.

Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#351980 | alxlopes | 09 nov 2014 10:34 | Em resposta a: #351887

Já fiz isso e me deram a resposta que não está com eles.

Veja a resposta abaixo.
O caso é que o DGLAB também diz que não está por lá. Que está com o Portal do Cidadão.

E agora o que faço ?

"Caro Sr. Alexandre Lopes,

Antes de mais, obrigada pelo seu contacto.

Reforçamos que a emissão de certidões com mais de 100 anos é da responsabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), não sendo possível solicitar através do Portal do Cidadão.

No entanto, procurando ajudar, informamos que o seu pedido foi encaminhado para o serviço de apoio do DGLAB.

Poderá contactar esta entidade através do número 210 037 100, disponível entre as 10h30 e as 17h30 nos dias úteis. "

Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#351982 | mila1001 | 09 nov 2014 14:40 | Em resposta a: #351887

Alexandre,
Meses atrás solicitei um documento de 1903 a uma conservatória (cartório) e,recebi o documento.
Foi para este endereço que escreveu?

Conservatória do Registo Civil da Póvoa de Varzim
R. Cidade Porto 213
4490-506 Póvoa de Varzim
Telefone: 252291640 Fax: 252291649
Póvoa de Varzim – Porto – Portugal
crc.pvarzim@dgrn.mj.pt

Se foi,desculpe minha intromissão no seu tópico.
Mila


Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#351985 | jpm2353 | 09 nov 2014 15:02 | Em resposta a: #351887

Caro confrade,

Tente escrever uma mensagem ou telefonar ao pároco da Igreja de Amorim, pois pode ter a sorte de o livro de baptismos ainda estar na paróquia e se assim for pedir-lhe o favor de lhe enviar uma cópia ou digitalização desse assento.
Escreva-lhe e exponha o seu caso com todos os dados que sabe sobre a sua avó e peça-lhe para procurar. Envio-lhe abaixo os contactos que encontrei na net, pode verificar aqui: http://paroquias.no.sapo.pt/Amorim.htm.
AMORIM (Sant'Iago) - Póvoa de Varzim
Pároco: P.e Guilherme Peixoto
Morada: Residência Paroquial * 4495-159 AMORIM
Contacto: 252 691 896
Correio-e: pguilherme@mail.pt

Boa sorte!

Cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#351993 | alxlopes | 09 nov 2014 19:36 | Em resposta a: #351982

Obrigado Mila, pela ajuda.

Mas foi exatamente para lá que mandei o email e obtive a resposta que o registro estaria ainda no Portal do Cidadão.

Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#351994 | alxlopes | 09 nov 2014 19:37 | Em resposta a: #351985

João,

O caso é que segundo o consulado de Portugal não basta pura e simplesmente uma cópia do livro de registro, teria que ser emitida uma certidão de nascimento.

Essa seria uma exigência pois já se passaram 100 anos do nascimento de ambos.

Alguma outra alternativa ?

Com os melhores cumprimentos,
Alexandre Lopes

Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#351996 | Ymsantos | 09 nov 2014 20:10 | Em resposta a: #351887

Alexandre,

vamos ver se entendi: Você pediu ao Arquivo Distrital do Porto e eles responderam que o livro não está

lá. Tentou no Portal do Cidadão e lhe responderam que estava no Arquivo Distrital do Porto. Escreveu

para a Conservatória de Póvoa de Varzim e também disseram que o livro não está lá. É isso?

Quem estiver com o livro tem de emitir a certidão que você procura.


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#351998 | alxlopes | 09 nov 2014 20:19 | Em resposta a: #351996

Exato, só que para isso alguém precisa admitir que está com o livro.

Enquanto ninguém me disser quem realmente está com o livro não tenho de quem cobrar.

Esse é o problema.

Um abraço,

Alexandre Lopes

Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#351999 | mila1001 | 09 nov 2014 20:47 | Em resposta a: #351887

Alexandre,
Ninguem admite estar com o livro,sendo assim,que tal postar uma mensagem no facebook do Porto?
Parece-me que a sra Maria João Pires de Lima é a diretora do Arquivo ,explique o que está acontecendo,tenho certeza que terá resposta.
https://pt-br.facebook.com/adporto

Envie novamente e-mail para cada um e coloque a mensagem que recebeu do outro (não anexe),ou seja,alguem tem que se manifestar.Insista mesmo que a resposta seja negativa,pois,sem este documento
o inventário não ''anda''.

Mila

Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#352005 | alxlopes | 09 nov 2014 23:39 | Em resposta a: #351999

Mila, eu vou tentar esgotar outras possibilidades antes de postar no Facebook deles.

Vai que eles não gostam e dificultam mais o que já está difícil.

Vamos aguardar e muitíssimo obrigado pela idéia.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Lopes

Resposta

Link directo:

CERTIDÕES DE NASCIMENTO

#352026 | jpm2353 | 10 nov 2014 19:12 | Em resposta a: #351887

Caro confrade,

O Registo Civil só se tornou obrigatório em Portugal após 1911, (veja o resumo histórico que aqui coloco: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/enquadramento-historico/#1) antes dessa data, os actos de registo eram confiados aos párocos da Igreja Católica que procediam ao registo nos livros dos assentos paroquiais dos baptismos, matrimónios e óbitos que ocorriam nas suas paróquias.
Como a data de nascimento da sua avó é anterior a 1911 o único assento que deve existir será um assento de baptismo, que possivelmente ainda pode estar na paróquia em que foi realizado, uma vez que não o encontram nem na Conservatória nem no Arquivo Distrital, por isso tente contactar o actual pároco dessa freguesia e peça-lhe ajuda para encontrar o assento.
O Consulado de Portugal vai ter de aceitar esse assento para todos os efeitos legais, uma vez que não há registo civil para datas anteriores a 1911, pergunte-lhes o que terá de fazer quando aparecer o assento de baptismo, para que esse documento seja legalmente reconhecido por eles.

Cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen