Dúvida em assento de batismo - "vencido por sentença"

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Dúvida em assento de batismo - "vencido por sentença"

#352276 | a13263 | 19 nov 2014 14:02

Caros confrades,


Algum de vós seria capaz de me esclarecer sobre a referência que é feita ao pai de Teodora no seu assento de batismo?

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1186471 (tif 3)

Devo referir que ela tem pelo menos mais um irmão nas mesmas condições.


Agradecida desde já,
Ana Silva

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352280 | MPrata | 19 nov 2014 18:00 | Em resposta a: #352276

Julgo ler: "deu por pai Manuel da Silva, desta vila, o qual tinha vencido por sentença no juízo" ? " da cidade de Coimbra".

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352284 | a13263 | 19 nov 2014 18:50 | Em resposta a: #352276

Sim.

"deu por pai a Manuel da Silva desta vila o qual tinha vencido por sentença no Juízo Eclesiástico da cidade de Coimbra"

Houve aqui uma decisão qualquer do Tribunal Eclesiástico, mas não sei porquê. Seria ele casado? O certo é que encontrei 4 filhos deste "casal" e todos os assentos de batismos são semelhantes.

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352286 | saintclair | 19 nov 2014 18:57 | Em resposta a: #352276


-
Tribunal Eclesiástico;
Talvez situação relacionada
com algum presbítero.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352358 | Canelas | 21 nov 2014 15:25 | Em resposta a: #352276

Cara Ana
São parcos os elementos redigidos pelo autor do assento, no tocante à filiação paterna. Se quiser colocar aqui a hiperligação dos outros quatro assentos, embora idênticos, talvez algum pormenor ajude a compreender melhor a questão.
Também leio..."deu por pai a Manuel da Silva desta vila, o qual tinha vencido por sentença no juízo eclesiástico da cidade de Coimbra"...
Interpreto que a mãe, Isabel Francisca, solteira, indicou como pai Manuel da Silva, com quem terá pleiteado no Tribunal Eclesiástico de Coimbra e obtido sentença favorável no tocante ao reconhecimento da paternidade. O equivalente a acção de investigação de paternidade dos tempos actuais.
Por outro lado, não me parece que o indicado pai, Manuel da Silva, fosse eclesiástico, porque tal estatuto estaria sempre associado ao nome.
Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352375 | a13263 | 21 nov 2014 21:45 | Em resposta a: #352276

Caro César,

Antes de mais, obrigada pela sua resposta.
Acho que os assentos de batismo dos irmãos da Teodora não ajudam porque a referência ao pai é igual em todos eles.
A sua teoria faz sentido e isso significa que ela teria ido a tribunal 3 vezes (duas das irmãs eram gémeas). Haverá registos disso? Ou perderam-se no tempo?

Cumprimentos,
Ana Silva

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352404 | Canelas | 22 nov 2014 22:43 | Em resposta a: #352276

Cara Ana
O arquivo distrital de Coimbra, integrado na Universidade de Coimbra, detém fundos diocesanos e eclesiásticos de Coimbra, os quais poderão, eventualmente, conter os processos de "reconhecimento de paternidade" em causa.
Uma simples consulta à lista de fundos custodiados pelo AUC permite constatar os seguintes:
- Auditório Eclesiástico de Coimbra;
- Cabido da Sé de Coimbra;
- Câmara Eclesiástico de Coimbra.
Há também disponíveis na internet trabalhos académicos sobre o funcionamente e objectivo do Tribunal Eclesiástico de Coimbra.
Sugeria-lhe um contacto com a direcção do Arquivo da Universidade de Coimbra, pedindo informação sobre o conteúdo dos fundos em causa e fornecendo os dados que possui.
Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352478 | a13263 | 26 nov 2014 14:26 | Em resposta a: #352276

Para adensar a história, no assento de batismo de um dos filhos da Teodora é referido que o avô materno da criança é o cónego Mateus Nogueira Cândido.

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352736 | a13263 | 07 dez 2014 20:41 | Em resposta a: #352276

É curioso que desde os batismos dos filhos de Isabel, nunca mais Manuel da Silva é referido como pai destas pessoas. Se tal tivesse sido decidido pelo tribunal, era de esperar que não me deparasse com expressões como "filho de pai incógnito" ou "neto de avô incógnito" nos seus assentos de casamento ou nos assentos de batismo dos filhos. Isto nalguns casos, porque em muitos outros, o pai (ou avô) é o cónego, "dizem".

Isto leva-me a concluir que talvez estejamos a interpretar o "deu por pai a Manuel da Silva desta vila o qual tinha vencido por sentença no Juízo Eclesiástico da cidade de Coimbra" ao contrário e, na verdade, quem venceu a disputa foi ele.

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352741 | saintclair | 07 dez 2014 22:13 | Em resposta a: #352276

-
...É capaz de ter razão!....
Não estou a ver o Tribunal Eclesiástico
a reconhecer um padre como pai.... etc.
...Conheço caso em que determinada pessoa
moveu processo junto do T. E. Coimbra, século
XIX, onde pretendia saber quem eram os pais.
.... só conseguiu saber o nome da mãe, quanto ao
pai.... nada lhe disseram, e compreende-se o motivo!
Melhores cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352757 | Canelas | 08 dez 2014 22:37 | Em resposta a: #352276

Boa noite.
Ao contrário do que afirma o participante Saintclair não há elementos que apontem para que o alegado pai seja eclesiástico. Daí não ter cabimento a suposta parcialidade do tribunal.
Por outro lado, a interpretação segundo a qual o pretenso pai obtivera vencimento no tribunal eclesiástico , é legítima.
Mas parece-me arrojado que a mãe tenha indicado como pai pessoa que tinha a seu favor uma sentença judicial e que o pároco que lavrou o assento de baptismo tenha anuído em dar seguimento a tal declaração.
Estão as duas teses em aberto...
Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352759 | a13263 | 08 dez 2014 23:22 | Em resposta a: #352276

Eu estou cada vez mais inclinada para a tese de ser Mateus Nogueira Cândido o pai destas pessoas. Há demasiados assentos que o afirmam, escritos por diferentes pessoas e alguns nem se preocupam em dizer que ele era cónego e ela solteira.

Ainda não sei qual a sua ligação a Ílhavo, porque ele era natural de Bragança e exerceu atividade eclesiástica em Coimbra, mas ela nasceu, batizou os filhos e morreu em Ílhavo. Por isso, é bem provável que ele tenha passado por aqui. As datas são plausíveis.

Ana Silva

Resposta

Link directo:

MATEUS NOGUEIRA CÃNDIDO

#352778 | saintclair | 09 dez 2014 17:24 | Em resposta a: #352276

-
.... Tudo se encaminha no bom sentido!

"Para adensar a história, no assento de batismo de um dos filhos da Teodora é referido que o avô materno da criança é o cónego Mateus Nogueira Cândido."
--
"Ainda não sei qual a sua ligação a Ílhavo, porque ele era natural de Bragança e exerceu atividade eclesiástica em Coimbra, mas ela nasceu, batizou os filhos e morreu em Ílhavo. Por isso, é bem provável que ele tenha passado por aqui. As datas são plausíveis."
--
Cumprimentos
Saintclair


Resposta

Link directo:

Dúvida em assento de batismo -

#352848 | a13263 | 11 dez 2014 16:04 | Em resposta a: #352276

Já tenho a confirmação de que o cónego esteve mesmo em Ílhavo. No assento de batismo de uma das suas "netas" lê-se: "... e materna de Mateus Nogueira Cândido encomendado que foi nesta igreja e de Isabel Francisca desta vila..."

Antes e depois da passagem por Ílhavo, o padre terá estado em Coimbra. Penso que o termo "encomendado" explica estas transferências de uma paróquia para outra.

Ana Silva

Resposta

Link directo:

Pároco Encomendado

#352849 | saintclair | 11 dez 2014 16:49 | Em resposta a: #352276

-
E assim conseguiu resolver a sua dúvida!
"Encomendado";
É o Padre nomeado interinamente para
reger uma paróquia.
Cumprimentos
Saintclair



Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 14:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen