Busco família/documentos dos Velasquez na Espanha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Busco família/documentos dos Velasquez na Espanha

#352352 | tiba0761 | 21 nov 2014 12:35

Estou buscando parentes ou documentos em Espanha, moro no Rio de Janeiro, Aposentado, tenho informações que meu avô Tibério Velasquez, nasceu em Ourense, no ano de 1868/1869, filho de Tomaz Velasquez e Barbara Molina. Ele casou no Rio de Janeiro com a também espanhola Francisca Rodrigues Sanches em 23/11/1898. Minha avó nasceu em Água Amarga, Almeria, no ano de 1880, filha de José Rodrigues e de Ana Maria Sanches.
Agradeço antecipadamente qualquer informação.
Cordialmente
Tibério Velasquez Neto

Resposta

Link directo:

Busco família/documentos dos Velasquez na Espanha

#352384 | aana10 | 22 nov 2014 03:56 | Em resposta a: #352352

Caro Senhor Tibério,

Penso que ainda nada se encontra digitalizado para as províncias de Orense e de Almeria, infelizmente. Tentei pesquisar à minha maneira e tudo o que consegui descobrir foi o seguinte:

Francisca Rodrigues Sanches casou com Tiberio Velasquez, contra vontade do pai dela, Jose Rodrigues. Este último vivia, em 1898, na Ladeira do Barroso, nº 1, RJ, onde também ela viveu até se casar. Neste mesmo ano, Francisca tinha uma irmã ainda viva, de 14 anos, cuja desconheço o nome.

Tiberio Velasquez (que também aparece como Thiberio ou Tiberio Bilac, talvez por erro ou gralha) foi, pelo menos, negociante e viveu na Rua do Barão de São Félix, RJ, até casar. Depois o casal passou a viver na Rua Dr. Manuel Victorino, nº 26, A, RJ.
Tiveram pelo menos 3 filhos:
José Maria, que há-de ter nascido no RJ em Julho, ou antes, de 1901
Encarnacion,que nasceu a 28 de Março de 1903, às 4,30 da manhã, na morada do casal acima; a avó dela paterna, Barbara, já havia morrido mas os avós maternos ainda eram vivos nesta altura.
Um outro filho ou filha que não percebi o nome mas que há-de ter nascido em Março ou Abril de 1904.

Bom, agora o que eu não entendi foi o seguinte, e que me fez muita confusão. Pude ver que procura informação há já algum tempo. Num dos posts diz que o seu avô Tibério nasceu em 1869, noutro em 1868, salvo erro. Diz também que a sua avó Francisca nasceu em 1867. Eu encontrei o registo de casamento dos seus avós a 23 de Novembro de 1898, como diz. Neste registo Tibério diz ter 30 anos e Francisca diz ter 18 anos. Ora isso faz com que Tibério tenha nascido em 1868 ou 1867 e Francisca em 1880 ou 1879. Fiquei preocupada porque me pareceu que já entrou em contacto com os arquivos de, pelo menos Orense, segundo me lembro, e recebeu uma resposta negativa. O seu avô pode ter nascido em Orense cidade ou Orense província, o que se torna mais complicado. Se o ano que é dado para ser pesquisável não estiver certo, torna tudo... impossível. Outra coisa que achei estranha foi o senhor ter dito que o seu avô Tibério era filho de Tomaz Velasquez e Barbara Molina, e eu acredito, no entanto, no mesmo registo de casamento, Tiberio diz ser filho natural de Barbara Velasques. Como poderia usar o apelido do Tomaz se não era casada aquando do nascimento de Tiberio? Terão casado depois? Ou terá ela o apelido Velasquez também, por nascimento, para além do de Molina? Digo isto porque pode ser importante para futuras pesquisas em terras de Espanha...


Não sei mais nada, por enquanto foi o que consegui. Não sei se possui estas informações ou se elas lhe interessam. A mim interessar-me-iam e muito porque gosto de detalhes. Se não tiver estas informações, responda-me para este tópico, e eu enviar-lhe-ei os links respectivos.

Fique bem e espero que consiga algo mais,
Um abraço para o Brasil,
Ana

Resposta

Link directo:

Busco família/documentos dos Velasquez na Espanha

#352386 | aana10 | 22 nov 2014 12:20 | Em resposta a: #352352

Bom dia,

Tenho mais uma informação que talvez tenha importância para si, isto é, se ainda não a tem.

José Maria, um dos filhos dos seus avôs Tibério e Francisca, afinal, nasceu às 2 da manhã do dia 13 de Julho de 1901. Nesta altura o casal morava na Rua Doutor Daniel Carneiro, nº 34, RJ, onde ele nasceu. Surpreendentemente, diz ser neto paterno de Thomas GARCIA e sua mulher Barbara Velasques, ambos já falecidos nesta altura.

Se encontrar mais qualquer coisa, comunico.

Ana

Resposta

Link directo:

Busco família/documentos dos Velasquez na Espanha

#352388 | tiba0761 | 22 nov 2014 13:34 | Em resposta a: #352352

Olá Ana, como vai?

Fiquei muito feliz e agradecido com as suas considerações, de coração lhe agradeço.
Mas vamos lá o que eu tenho conhecimento:

-Tenho todos os registros, casamento dos meus avós Tibério e Francisca(1898) e de nascimento dos meus tios Afonso (1899), José Maria(1901), Pilar(1904), Maria Mercedes(1909 , Glória (1912) bem como a do meu pai Tibério Velasquez(1915), mas não tenho essa da Encarnacion que nasceu em 28/3/1903, por favor me diga onde encontro esse registro.

_ Onde você encontrou "casou contra a vontade do seu pai, José Rodrigues?

- Quanto as datas de nascimentos, são datas contraditórias nos diversos registros, mas acho que vc tem razão deve ser ele Tibério de 1867/1868 e ela Francisca de 1879/1880

- Nos registros de alguns tios e inclusive na do meu pai consta: neto paterno de Tomaz Velasquez e Barbara Molina (veja no site familysearch - 7a. Circunscrição, Livro 131, fls 182 - Termo 1163 - imagem 185, data nascimento 20/8/1915)

Tenha um excelente fim de semana.

Tibério Velasquez Neto

Resposta

Link directo:

Busco família/documentos dos Velasquez na Espanha

#352392 | aana10 | 22 nov 2014 16:26 | Em resposta a: #352352

Fico feliz que tenha visto a minha mensagem!

Em relação ao apelido Garcia, queria apenas dizer que o seu bisavô pode ser Tomaz Garcia Velasquez (e aparecer só simplesmente como Tomas Garcia), e assim já tem mais um dado e mais um apelido por onde procurar. Faço árvores genealógicas por desporto, outras não, e a experiência faz-me recolher todas as pessoas e dados que lhes vêem agarrados, porque muitas vezes informações contraditórias são,na sua maioria, informações adicionais; pequenas migalhas que nos levam a um caminho surpreendentemente certo.
Em relação às supostas datas de nascimento, alertei-o pelo motivo de que observo grande maioria das pessoas a fazerem subtracções directas, como se aprendeu na escola. Mas a escola ensinou-nos errado. Se um indivíduo morre em 1990 com 90 anos, ele pode de facto ter nascido em 1900, mas também pode ter nascido no ano anterior; tudo depende se morreu antes de fazer anos, ou depois. O mesmo se aplica para outras subtracções: repare, num determinado ano nós temos sempre 2 idades;uma antes de fazer anos, outra depois. Por isso, muita gente que pega num único ano, fica desiludida e frustada por não encontrar nada.

Vamos então, sem demoras, aos dados que não tem. O nascimento da sua Encarnation encontra-se na 11ª circunscrição (RJ), Nascimentos 1903, Mar-Jun, imagem 42, assento 320. Repare que aparece Thiberio Bilac, em vez de Velasquez (e não é a 1ª vez), embora eu ponha a hipótese de poder ser má compreensão do som, por parte de quem anota.

Outras informações seguem em baixo, jugo que gostará de ficar com elas. Se for muito pequeno, clique na lupa que aparece no canto superior direito, a 75% (em alguns casos, não aumenta mais, infelizmente). O texto, parte dele, deverá estar identificado a verde, para ser mais fácil para si de encontrar:

http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_02&PagFis=9906

http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_02&PagFis=14511

http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_02&PagFis=12009

http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=226688&PagFis=18014

Como nunca mandei links deste género, caso não tenha recebido em condições, diga-me.

Espero ter podido ajudar de alguma maneira, sei como é frustante quando não se tem mais por onde ir...
Se eu descobrir algo mais, voltarei aqui a este tópico, está bem?

Um abraço
Ana


Resposta

Link directo:

Busco família/documentos dos Velasquez na Espanha

#352393 | aana10 | 22 nov 2014 16:49 | Em resposta a: #352352

Ora bem, experimentei agora e o link funciona bem, mas as partes não aparecem a verde, vai ser dificil de procurar. Agora vai ter um pouco de trabalho, mas passará rápido. Não se esqueça de aumentar com a lupa. Vou fazer assim:

Para o 1º link, 7ª coluna a contar da sua esquerda para a sua direita, texto que está mesmo ao lado do título "Registo Civil" (na 6ª coluna); vá lendo o texto até encontrar o nome dos seus.

Para o 2º link (vê-se muito mal), 2ª coluna a contar da sua esquerda para a sua direita, texto que está mesmo ao lado do título "Hóspedes e Viajantes" (na 1ª coluna); vá lendo até encontrar os nomes, se conseguir.

Para o 3º link, 4ª coluna a contar da sua esquerda para a sua direita, mesmo no fim da coluna.

Para o 4º link, a última coluna a contar da sua esquerda para a sua direita, o título a seguir ao título "Camara".

Depois pode aumentar e recortar no Photoshop, com a descrição completa do jornal (título,ano, edição, data e página). Estas coisas pequeninas são preciosas e devem ser guardadas. Fazem parte da nossa história. Surpreendentemente também, às vezes tão pequenas, e no entanto mudam o rumo dela. Espero que consiga,

Ana

Resposta

Link directo:

Busco família/documentos dos Velasquez na Espanha

#352410 | tiba0761 | 23 nov 2014 13:51 | Em resposta a: #352352

Bom dia Ana

Recebi e abri os links, agradeço mais uma vez, muito interessante e para mim de grande valia as publicações. Já achei o registro de nascimento da Encarnacion. Eu já tinha conhecimento que meus avós tiveram uma filha que faleceu ainda criança, mas eu não sabia o nome dela e nem a data do seu nascimento. Agora vou pesquisar e ver encontro o registro do óbito, quero saber a causa da morte e a data.

Agora, aquela noticia do registro policial da minha avó contra o seu pai, acredito que ninguém da minha família sabe do acontecido. Mas agora vão saber!!!!!

Meu avô Tibério faleceu em 28/11/1925 aos 56 anos de idade e minha avó Francisca em 06/12/1958,
com 72 anos.

Muito obrigado mesmo, tenha um excelente domingo, um forte abraço.

Tibério

Resposta

Link directo:

Busco família/documentos dos Velasquez na Espanha

#352432 | tiba0761 | 24 nov 2014 12:27 | Em resposta a: #352352

Em tempo: Tenho muitos registros, casamento dos meus avós, nascimentos de todos os tios e do meu pai, casamentos dos tios, óbitos e outros documentos, mas somente em um registro de nascimento de uma tia, consta que ele meu avô Tibério era espanhol de Ourense e ela Francisca espanhola de Almeria.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 09:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen