PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#352491 | heinrich_ | 27 nov 2014 00:42

Boa noite.

Perguntava se haverá Confrades que tenham investigado ou estejam a investigar uns PESSOAS que aparecem em Alpendurada no início de 600 e, posteriormente, passam igualmente à Várzea do Douro.

Obrigado

Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#352492 | Truta59 | 27 nov 2014 01:01 | Em resposta a: #352491

Caro Confrade
Ando às voltas com uns Pessoas que supostamente não são de Alpendurada, mas não quer dizer que a sua origem não possa estar aí.
Os meus pessoas são:
- D. Mariana de Abreu Pessoa, nasceu em Dezembro de 1688, na paróquia de Cepelos, Amarante e era filha de Manuel Abreu Pessoa e de D. Maria de Sá (Machado). Foi seu padrinho Marceliano Abreu Coelho (carvalho), primo do pai e possivelmente Lente na U. de Coimbra..
Consegui apurar que o Manuel de Abreu Pessoa morreu em Março de 1691 na Cadeia da Relação do Porto.

No registo de óbito que se encontra na Paróquia de Cepelos, Amarante, ele é referido como sendo Cavaleiro da Ordem de Cristo.

Poderei ainda informar que existem uns Abreus Pessoas na zona de Besteiros/Viseu, (vide: http://books.google.pt/books?id=FhJ4bRglwQQC&pg=PA143&dq=manuel+abreu+pessoa&hl=pt-PT&sa=X&ei=1XZ2VIfoCJHeapbggrgP&ved=0CB8Q6wEwAA#v=onepage&q=manuel%20abreu%20pessoa&f=false) na Pedatura Lusitana.

Neste momento ainda não consegui fazer qualquer ligação.

É tudo quanto posso informar, espero ter ajudado.

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#352507 | heinrich_ | 27 nov 2014 20:24 | Em resposta a: #352491

Olá, Arnaldo!

Penso que todos estes Pessoas serão do Porto e, possivelmente, parentes.
Aqueles que investigo são originários da Rua dos Canos, início da Rua das Flores, quem vem da estação de S. Bento, freguesia da Sé.

Manuel Pessoa cc Isabel de Castro, em Alpendurada, em 25Set1611, e dá origem aos PESSOAS DE CASTRO, do ORDONHO.

Manuel Pessoa de Sousa, advogado e mamposteiro (nome curioso!) dos cativos, fo. de Isabel Pessoa de Barros, irmã do acima citado Manuel, nasce no Porto e estabelece-se em Várzea do Douro.

Estes Pessoas são tratados pelo Alão de Morais na Pedatura sob o título BARROS - PESSOAS - PINTOS, tomo IV, vol. I, pág. 300.

O que eu não consigo é entroncar MARIA PESSOA cc LUÍS DA SILVA, em 25Set1640, em Alpendurada. Passarão depois à Várzea, lugar do CHAIM.
Esta Maria parece fa. de Isabel Pessoa, mãe do mamposteiro, mas não consigo encontrar o seu registo de baptismo. Não o encontro na Sé, muito menos em Alpendurada. É testemunha do casamento o Ldo. MANUEL RAMOS (DE SOUSA), possivelmente seu pai, advogado no Porto.

Neste momento estou assim. Mas recorde-se de que também os PESSOAS DE CARVALHO, de S. Nicolau de Canaveses, eram do Porto.

Cumprimentos,

Henrique

Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#352511 | Samuel C O Castro | 28 nov 2014 10:42 | Em resposta a: #352491

Prezado Henrique,

Por acaso sabes informar a ascendência da Isabel de Castro (c. c. Manuel Pessoa)?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#352525 | heinrich_ | 28 nov 2014 20:07 | Em resposta a: #352491

Caro Samuel:

A informação que tenho no meu arquivo é que a mãe da ISABEL DE CASTRO se chamava VERÓNICA PINTO. O apelido do pai seria, possivelmente, CASTRO.

O Alão de Morais qdo trata desta família diz ser a Isabel fa. de ... CERVEIRA, capitão-mor da Várzea. Mas depois risca esta filiação.

Encontrei vários Cerveiras em FAVÕES, que é freguesia perto de Alpendurada, mas não sei que relação possam ter com a Isabel.

Cumprimentos,

Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#352544 | Samuel C O Castro | 29 nov 2014 17:53 | Em resposta a: #352491

Prezado Henrique,

Muito obrigado. Por enquanto não está sendo possível entroncar junto aos demais Castros de minha base.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#353866 | heinrich_ | 21 jan 2015 17:41 | Em resposta a: #352544

Caro Samuel:

De acordo com o Felgueiras Gaio, tto. de PEIXOTOS, pgf. 10, N9 , o marido da VERÓNICA PINTO, e pai da ISABEL DE CASTRO, era PAULO DE CASTRO neto de NUNO VAZ GUEDES & D. ISABEL DE CASTRO "esta dizem seus descendentes f. B. de D. João de Castro Sr. de Roriz".

Cumprimentos,
Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#353892 | Samuel C O Castro | 22 jan 2015 13:07 | Em resposta a: #352507

Prezado Henrique Ribeiro,

Muitíssimo obrigado pela importantíssima informação.

Esse D. João de Castro, Sr. de Roriz, tenho-o em minha base, além dos filhos com a esposa, ele teve filhos com Maria Afonso "Sua Aia" e agora aparece mais esta filha Isabel de Castro, sem se citar o nome da mulher.

Localizei no Gayo o título a que referiste:

"N 9 ESTEVÃO PEIXOTO CABRAL fº. de António Peixoto N 8. Foi Fidalgo muito distinto, e se tratou como seus passados. Seus irmãos venderam cinco grandes quintas Entre Ambos os Rios pelo que ficou um tanto diminuta. Casou com D. Maria de Castro Guedes (aliás sua amada) que era 4ª neta de Nuno Vaz Guedes, e sua m.er D. Isabel de Castro e filha de Manuel Vieira de Leão e sua m.er Paula de Castro filha de Paulo de Castro e sua m.er Verónica Pinto, 2ª neta de Nuno Vaz Guedes, e sua m.er D. Isabel de Castro esta dizem seus descendentes filha B. de D. João de Castro Sr. de Roriz"

Confesso que estou com dificuldade de descrever a descendência a partir do dito D. João de Castro, pois o texto acima está confuso.

Acho que o Gayo ao citar: "filha de Paulo de Castro", creio que ele deveria ter dito "neta de Paulo de Castro", pois na sequência ela fala em "2ª neta de Nuno Vaz Guedes e Isabel de Castro, que seriam realmente 4º avós da Maria de Castro Guedes, citada no início do texto.

Para essa descendência estou arriscando o que abaixo exponho e peço sua opinião a respeito.

D. João de Castro, Sr. de Roriz - Filhos com: ................. ?
A) Isabel de Castro - Esposo: Nuno Vaz Guedes - Filhos:
1) Paulo de Castro - Esposa: Verônica Pinto - Filhos:
a) Isabel de Castro - Esposo: Manuel Pessoa (conforme sua citação em mensagem 27.11.2014)
b) Paula de Castro - Esposo: Manuel Vieira de Leão - Filhos:
1) Maria de Castro Guedes - Esposo: Estevão Peixoto Cabral - Filhos:
Os que constam no título do Gayo, NFP, Peixotos, $10, N9

Se minha interpretação estiver correta, agora sim eu teria condições de entroncar esse descendência junto aos demais de minha base.

Portanto, se por acaso V. S. tiver dados que citastes dos PESSOA DE CASTRO, do Ordonho e puder fazer a gentileza de me disponibilizá-los, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

No aguardo de seu precioso posicionamento, ratifico meus agradecimentos. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#353919 | heinrich_ | 23 jan 2015 01:04 | Em resposta a: #353892

Caro Samuel:
Antes de mais uma correcção: o PAULO DE CASTRO é bisneto de NUNO VAZ GUEDES & D. ISABEL DE CASTRO. Há 2 gerações desconhecidas entre o Paulo e o Nuno – os pais e os avós.
O Felgueiras Gaio, no tto. de Castros, dá para descendência de D. João de Castro, Sr. de Bemviver, uma série de filhos naturais, um dos quais é uma D. Isabel de Castro. Pelo que parece aceitável aquela reivindicação da descendência em dizerem provir do Sr. de Roriz.

Do PAULO DE CASTRO & VERÓNICA PINTO encontrei 3 filhos: ISABEL DE CASTRO, PAULA DE CASTRO e ANDRÉ DE CASTRO.

A PAULA DE CASTRO cc ANDRÉ VIEIRA LEÃO e é mãe da MARIA DE CASTRO GUEDES, referida no tto. de PEIXOTOS.

A ISABEL DE CASTRO cc MANUEL PESSOA a 25Set1611, em Alpendurada, e tiveram 8 filhos: uns usam o apelido Pessoa, outros Castro e outros Pessoa de Castro – MARIA 18Jun1612, JERÓNIMA 10Out1615, MANUEL 5Fev1618, MIGUEL 2Out1619, ESCOLÁSTICA 12Jul1622, ISABEL 6Jun1626, VERÓNICA 2Mar1628 e JOÃO 13Abr1630.
As datas que eu uso são as mais antigas disponíveis – podem ser nascimento ou baptismo.
A JERÓNIMA PESSOA DE CASTRO cc o Ldo. BENTO SOARES, a 29Jun1652, em Alpendurada, e é mãe do Ldo. MANUEL PESSOA DE CASTRO, que vai casar a Ariz. O Samuel encontra mais informação sobre ele na Base de Dados do Geneall.

Melhores cumprimentos,
Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#353926 | Conde | 23 jan 2015 11:55 | Em resposta a: #352491

Há Pessoas em Canaveses no inicio dos paroquiais, que são Pessoas de Carvalho e vêm nos carvalhos de Basto. Já estão neste site. Encontra-os nos primeiros livros de S. Nicolau ou Sobretâmega.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#353952 | Samuel C O Castro | 23 jan 2015 21:04 | Em resposta a: #353919

Prezado Henrique Ribeiro,

Mais uma vez o meu muitíssimo obrigado pelas excelentes informações.

Constei em minha base, a partir de D. João de Castro, Sr. de Roriz, a filha Isabel de Castro c. c. Nuno Vaz Guedes, e deixei em branco 2 gerações, ou seja, dos avós e pais do Paulo de Castro, que é bisneto dos anteriores.

Localizei no Gayo, Castro, $2, N20-21, a filha B. Isabel de Castro, do dito João de Castro.

Quanto ao André de Castro, filho do Paulo, sabes informar possível casamento e descendências?

Na mensagem de hoje referiste a André Vieira Leão, o correto não seria Manuel Vieira Leão?

Das datas que informaste, seria possível fazer a gentileza de distinguir-me quais são de Nascimento e quais são de Batismo?

Estou sem acesso ao Geneall, o que me impossibilita de ver a descendência do Manuel Pessoa de Castro ou outros colaterais.

Se facilitar a remessa de informações via e-mail, estou solicitando seu contato via Geneall, a qual peço seu favor de contatar-me por aquela via, pois montei um documento dessa linhagem e gostaria de enviar-lhe por e-mail.

Ratifico meus agradecimentos. Ótimo fim de semana. Forte abraço.

Samuel de Castro





Resposta

Link directo:

PESSOAS de Alpendurada e Várzea do Douro

#353953 | heinrich_ | 23 jan 2015 21:33 | Em resposta a: #353926

Prezado Conde, boa noite.

Parece-me que esses PESSOAS DE CARVALHO me pertencem, mas tenho que fazer mais investigação. E penso virem do Porto.

Estes de que trato têm origem em 2 irmãos: MANUEL PESSOA e ISABEL PESSOA DE BARROS. Estes Pessoas vêm da Rua das Flores e da Rua dos Canos, também chamada Rua dos Canos de S. Bento, começo actual da dita R. das Flores. Chamava-se dos Canos por passarem várias canalizações sob a rua que abasteciam as fontes públicas e os mosteiros da parte baixa da cidade. A R. dos Canos desembocava numa praça que é hoje a Praça de Almeida Garrett, fronteira então ao Mosteiro de S. Bento, hoje Estação de S. Bento, famosa pelos seus painéis históricos de azulejos.

Os pais destes Pessoas, PANTALEÃO DE BARROS & MARIA PESSOA, tinham interesses em Bemviver pois já aparecem, como padrinhos, em Matos, em 1587. O Manuel transfere-se para Alpendurada mas a Isabel oscila entre o Porto e a Lama, lugar dessa freguesia (o marido era advogado no Porto).

Uma neta da Isabel, MARIANA PESSOA DE VASCONCELOS, casa em Vila Real com D. DUARTE MACEDO DE SOUTOMAIOR, 4º neto dos Condes de Caminha. É mãe de D. ALEXANDRE DE MACEDO SOUTOMAIOR MUITO-NOBRE.

Melhores cumprimentos,
Henrique Ribeiro da Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 23:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen