Famílias Cyrne e Quadros

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias Cyrne e Quadros

#16772 | Rita Montalvão | 05 fev 2002 20:43

Alguém me poderá explicar qual a ligação destas duas famílias Quadros e Cyrne à localidade de Lamego, e quando se processou a ligação entre as duas famílias atrás referidas, dado ser descedente de um senhor com ambos os apelidos. A questão prende-se com o facto de na Torre do Tombo me terem informado que não existiam casamentos entre as duas.
Obrigada
RM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#16839 | PCC | 06 fev 2002 21:26 | Em resposta a: #16772

Cara Rita,

Não necessariamente estas famílias Cyrne e Quadros seriam de Lamego. Por vezes apenas a Mãe era da localidade e o Pai um estranho à mesma.

Sou interessado por genealogia de famílias de Goa e pelos Quadros (de Goa) em particular. A família da minha Mãe é Quadros e Costa.

Na genealogia dos meus Quadros tenho dois ramos que foram para "o Reino". Um foi o Dr. António João de Quadros Flores (não tenho a data precisa de nascimento - acho que inícios de 1800) que casou em Alter do Chão e teve geração falecida. Descobri mais tarde que teve mais do que um filho ilegítimo em Coimbra onde estudou. Um deles foi mais tarde perfilhado e dele descende uma longa (e ilustre) geração de Quadros Flores (a maioria em Guimarães e no Porto).

O segundo ramo é de um Bernardino Xavier de Quadros, nascido em 1763, e falecido em 1841 tendo vindo para o Reino, onde foi autor e calígrafo. Este foi fidalgo de cota de armas, com brasão de armas esquartelado (1º e 4º de Colaços, 2º de Quadros e 3º de Pinto). Teve pelo menos dois filhos:
(1). António Camilo Xavier de Quadros, nasceu em Lisboa em 1796, e aí faleceu a 17/9/1863, foi autor e professor. Foi casado. Foi sepultado no Alto de São João no dia 18/9/1863, na cova 2459. Sem mais notícia.

(2). Tomás José Xavier (de Quadros), alferes na Madeira.Sem mais notícia.


Há ainda outro ramo de Quadros de Goa que passou a Portugal na pessoa no tenente Emídio Ludovice de Quadros, cujo filho (ilegítimo) foi João Filipe das Dores de Quadros, pai da poetisa Fernanda de Castro (Maria Fernanda Telles da Castro e Quadros) casada com o Dr. António Ferro.

Se cruzar-se com esta gente, entre em contacto comigo que a poderei ajudar.

Boa sorte nas pesquisas.

Pedro do Carmo Costa
pcosta@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#16842 | Rita Montalvão | 06 fev 2002 21:56 | Em resposta a: #16839

Caro PCC

Antes de mais gostava de lhe agradecer a sua resposta.
A minha questão é bastante mais complicada e talvez quase impossível de resolver, embora eu já tenha tentado e já descobri algumas coisas, mas não sei se conseguirei.
O meu trisavô nasceu, cerca de 1850, filho de uma tal Josefa Colassa que vivia perto de Lamego, e de pai incógnito. Ou seja era filho ilegítimo. A determinada altura da sua vida aparece em documentos oficiais utilizando os apelidos Quadros Cyrne. Chamava-se Hermenegildo de Quadros Cyrne. A sua descendencia mudou-se para o Porto, onde nasceu o meu avô e bisavô (inclusivamente penso que ele também). Daí que procuro quem era este meu quarto avô. Seria ele um Quadros? Ou terá sido o Hermenegildo adoptado? A história oral que corre na minha família materna é a de que este homem era neto ilegítimo de um Quadros e filho ilegítimo de um Cyrne. Não sei, parece um tanto ou quanto estranho. Que era filho ilegítimo por parte do pai não tenho a menor dúvida uma vez que assim consta na sua certidão de baptismo.
Se me puder ajudar ficarei muito agradecida.
Parece até que o primeiro ramo que descreve até tem alguns pormenores coincidentes.
Muito obrigada
Fico à espera de notícias
Rita Montalvão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#16954 | sapeca | 09 fev 2002 10:54 | Em resposta a: #16842

Cara Rita Montalvão:
Em primeiro lugar, as minhas desculpas pela intromissão em assunto para o qual, de momento, não possuo nada de concreto que lhe possa ser útil.
Apenas me interessa salientar que, pelo conteudo das suas intervenções, fico absolutamente convicto de que o sangue dos Quadros e Cirnes lhe corre nas veias. Não acredito minimamente na "adopção"...
Apenas uma nota mais: já tentou procurar na ascendência dos senhores da casa do Poço, em Lamego?
Se a memória não me está a atraiçoar, corre sangue de Cirnes nessa família.
Já agora uma chamada de atenção: verifique bem os assentos de baptismo e casamento dos descendentes, nomeadamente dos filhos e netos desse filho natural. É que não raras vezes, aí aparecem dados sempre anteriormente ocultados em caso de ilegitimidade.
É uma hipótese que lhe deixo. E também uma oferta. Se quiser algumas buscas no Arquivo Distrital do Porto, estou à sua disposição.
Os melhores cumprimentos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#17026 | Rita Montalvão | 11 fev 2002 11:33 | Em resposta a: #16954

Caro Fernando Moreira de Sá Monteiro,

Muito obrigada pela sua informação e sobretudo pela oferta de ajuda no arquivo distrital do Porto. Efectivamente já foi um dos locais onde pensei efectuar buscas, mas na altura não foi possível.

Nunca tinha procurado nada sobre os senhores da Casa do Poço em Lamego, vou ver o que descubro.

EM relação à minha história, ontem depois de ter lido a sua resposta fui consultar os documentos que consegui obter, e assim deixo-lhe mais alguns detalhes.

Hermenegildo nasceu em 1836, no Lugar de MAttos, perto de Lamego, penso que concelho de Resende, filho de Josefa Colassa e de pai incógnito, e na certidão de nascimento não lhe são atribuídos apelidos.

Casou com Cândida de Jesus, e em 1886 foi pai de Francisco Teixeira de Carvalho, que também nasceu no Lugar de Mattos, (o apelido deste meu bisavô é o apelido da mãe, ou seja o Hermenegildo deu-lhe o apelido do sogro). Da certidão de nascimento do meu bisavô consta ainda que o Hermegildo é filho ilegítimo de pai incógnito, mas já surge utilizando o apelido "de Quadros". Este Francisco foi pai do meu avô. O meu avô chamava-se Manuel José Coelho de Carvalho (coelho da mãe e Carvalho do pai). Nasceu em 1919 no Porto, em Paranhos.
Da sua certidão de nascimento consta que o seu avô paterno se chamava Hermenegildo de Quadros Cyrne!!!
Foi assim que conseguimos confirmar a história que corria oralmente na família, que de facto nós tinhamos o direito a utilizar os apelidos de Quadros Cyrne, mas na altura ninguem acreditou na mãe do meu avô. Aliás o meu avô recusava-se a falar nesta história, sempre a escondeu. Consta que existia um padre que protegia o meu bisavô, e que este sabia toda a história, mas infelizmente já morreu e por isso levou consigo o mistério.
Só soubemos que a minha bisavó tinha razão quando em 1988, o meu avô morreu e tivemos de obter uma certidão de nascimento dele. Lá estava o Hermenegildo de Quadros Cyrne!!
Não sei o que posso procurar no Porto. O filho do Hermenegildo faleceu no Porto.
Se precisar de mais dados estou inteiramente à disposição. Eu gostava de obter a certidão de óbito do Hermenegildo mas não sei se ele faleceu no Porto ou se no Lugar de Mattos.

Mais uma vez muito obrigada pelo seu interesse e ajuda.
Rita Montalvão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#17040 | sapeca | 11 fev 2002 17:53 | Em resposta a: #17026

Cara Rita Montalvão:
Se não for incómodo, nem atrevimento da minha parte, sugeria que me fornecesse seu e-mail.
Penso que esse "mistério" merece mesmo uma investigação mais aprofundada.
O meu e-mail é:

fmsamonteiro@clix.pt

Já agora, por curiosidade, há qualquer coisa de coincidência estranha que ainda mais me aguça o interesse: é que, se bem me recordo, os senhores da casa do Poço também eram Teixeira de Carvalho!!!
Aqui há qualquer coisa de muito estranho a merecer uma investigação bem aprofundada.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#17048 | Vasco Jácome | 11 fev 2002 19:32 | Em resposta a: #17026

Cara Rita Montalvão

Não sei se isto ainda ajuda, mas em Resende, na freg. de S. Cipriano, há um lugar de Matos.
Pode confirmar em:

http://www.minhaterra.com.pt/template/frames.php?intNivelID=4185

Pelo menos teoricamente, os livros deverão estar em Viseu (www.ad-viseu.com).

A Casa do Poço, em Lamego, era efectivamente de Teixeiras Carvalhos, conforme se vê no Felgueiras Gayo ttº de Carvalhos §15. Não encontro é ligações a Quadros e Cyrnes, mas não verifiquei os outros títulos. Não consegue recusar mais nesta linha?

Quanto à questão da adopção, também não creio que fosse, pois julgo que isso é hábito recente. Bem mais vulgares na época seriam os casos de filhos bastardos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#17137 | Rita Montalvão | 13 fev 2002 18:37 | Em resposta a: #17048

Caro Vasco Jácome,

Muito obrigada pela sua informação! Já consultei os sites que me enviou.
Os documentos que consegui obter, obtive-os todos no arquivo distrital de Viseu, mas a dada altura disseram-me que para trás de 1836 não tinham mais documentação. No entanto, no site em causa informam que em relação ao concelho de Resende, o arquivo possui documentos paroquiais desde 1777!!
Assim sendo já solicitei alguns e espero ter sucesso.
Quanto à Casa do Poço, em Lamego, pouco ou nada sei sobre esta.
Com os melhores cumprimentos,
Rita Montalvão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#46555 | aburma | 29 ago 2003 17:19 | Em resposta a: #17026

Cara Rita Montalvão,

Em relação à questão suscitada pelo nosso estimado confrade Fernando de Sá Monteiro sobre a ligação Cyrne-Casa do Poço, ela fez-se, tanto quanto é do meu conhecimento, apenas no séc. XIX, pelo casamento de Manuel de Carvalho Rebelo de Menezes, sr. da Casa do Poço, com D. Maria da Purificação de Sousa Cyrne Madureira Alcoforado (meus trisavós e ambos constantes da BD).

Tem toda a razão o confrade "sapeca" quando diz que Teixeira de Carvalho lhe sôa a Casa do Poço. Também a mim! Tentarei descobrir alguma coisa sobre a pessoa em causa.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#46575 | magalp | 29 ago 2003 21:09 | Em resposta a: #46555

Alexandre

Tem dó de mim...
Não arranjes mais ligações à Casa do Poço!
Já chegam as de F. Gayo e Allão de Moraes para darem comigo em doudo!

MM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#46577 | aburma | 29 ago 2003 23:06 | Em resposta a: #46575

Primo Manel do Páleo e do Poço,

Como vês não arranjei!

Aproveito para agradecer as Árvores ("Plantai as nossas árvores e colhereis os melhores frutos", já proclamava uma famosa casa comercial portuense!).

De debaixo do Páleo

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#46590 | vbriteiros | 30 ago 2003 18:48 | Em resposta a: #46577

Meu Caro De baixo do Páleo.
Eu plantei árvores dessa famosa casa comercial portuense, no meu quintal!
Vou amanhã ao almoço do 90º aniversário da filha do fundador dessa Casa.
Depois, se sobrar, trarei certamente uma frutinha para os debaixo do páleo comerem enquanto caminham debaixo dele.

Atrás do Páleo
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#46596 | magalp | 31 ago 2003 08:57 | Em resposta a: #46590

Dom Vasco

Não te maces a trazer a fruta do Alípio...
Até porque nós somos muito esquisitos e só manjamos fruta com certificado de origem de Lamego, Bretiande, Taipa e Ferreirim, preferencialmente...
Em alternativa roem-se uma peras de Cinfães e Unhom, mesmo q. não "calibradas", são mais baratas e tb. não esmoucam as entranhas...

Ao som da charanga,
Manel Neves de Almacave

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#46629 | vbriteiros | 01 set 2003 00:31 | Em resposta a: #46596

Caro Senhor de Almacave
Não era do Alípio o slogan que o Senhor Visconde citou, mas sim do concorrente da Rua de Dom Manuel II. Pelo menos a Rua tem outro nível
Estive lá e a festa foi óptima , até havia colonáveis!!
Então fiz bem em não trazer nenhuma fruta, até porque não se podia guardar para o próximo dia 20, ainda ficávamos mal perante a Moirama.

Segurando na Saca do Mordomo
Vasco Semelhe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#46639 | zamot | 01 set 2003 08:56 | Em resposta a: #46629

Com toda a razão, a Moirama gosta da fruta fresquinha.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#46651 | magalp | 01 set 2003 12:41 | Em resposta a: #46629

Dom Vasco

Qual senhorio qual senhor de Almacave?
Por aí fui um pobre geireiro q. só teve direito à paternidade da mui ilustre filha "que não era fidalga nem castelã, mas senhora da Quintã..."

Manuel Nebes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#46652 | magalp | 01 set 2003 12:46 | Em resposta a: #46639

Dom Thomaz, Nobre Mordomo e Trinchante Mor!

E assim será, sDq, do Douro, a melhor do mundo!

Nebes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#183998 | kajju23 | 07 fev 2008 14:21 | Em resposta a: #16772

Ontem á tarde estive com a minha Mãe a arquivar fotos e uma delas era do meu tetravô Hermenegildo dos Quadros Cyrne e a minha bisavó.Tenho tambem fotos do Tio Fernando que faleceu no Porto com Tifo.
A minha Mãe Eugénia Gomes Teixeira de Sousa nasceu no Porto mas meu avô Leonardo é de Matos S.Cipriano Resende.Temos casa em S Cipriano na Quinta das Laranjeiras.Minha Mãe ainda fala num Baú na casa de Matos que teria as iniciais de seu avô HQC...
Fica o meu contacto no registo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#200694 | Rmontalvao1 | 17 jun 2008 14:35 | Em resposta a: #183998

Caro Kajju,

Finalmente encontrei alguém que me vai saber responder a todas as minhas questões. Falamos das mesmas pessoas e da mesma família. Hermenegildo de Quadros Cyrne teve pelo menos dois filhos, o meu bisavô Francisco e uma filha, cujo nome desconheço. Todos do Lugar de Mattos, S. Cipriano Resende. O meu avô Manuel e seu irmão Eduardo Leonardo nasceram no Porto.

Gostaria de entrar em contacto consigo o mais depressa possível.

O meu e-mail é rita_montalvao@hotmail.com e o meu telemóvel é 963012346

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#201024 | Suomi | 20 jun 2008 11:00 | Em resposta a: #200694

Cara Rita,

Pesquisando os Cirne na base de dados da Cepese (pessoas de norte - e registos de passaportes p/ Brasil) encontrei este informação:

160288 Hermenigildo de Quadros Cirne S. Cipriano

O nr. é nr. de registo da Cepese. O link é:
http://cepese.up.pt/passaportes_titulares.php?nome=Cirne&naturalidade=&Submit=Pesquisar

Espero ser útil para si.

Cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cyrne e Quadros

#201035 | Rmontalvao1 | 20 jun 2008 13:03 | Em resposta a: #201024

Caro Maarit,

Antes de mais muito obrigada pelo interesse e pela informação enviada. A informação é um tanto ou quanto estranha, dado que até à data sempre soube que o Hermenegildo de Quadros Cirne, tinha nascido, vivido e morrido em Portugal.

Existe sim uma filha deste, que dava pelo nome de Justina, salvo erro, que essa sim emigrou para o Brasil.

Mas o próprio... é que me causou estranheza.

De todo o modo contactei a CEPESE de forma a que me informassem sobre o assunto.

Se calhar foi lá passar umas férias prolongadas. LOL

Cumprimentos,

Rita Montalvão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 08:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen