Pedido de ajuda - leitura do ano de assento de baptismo (15...).

Este tópico está classificado nas salas:

Pedido de ajuda - leitura do ano de assento de baptismo (15...).

#352969 | PP | 16 dez 2014 21:07

Caros confrades,

Gostaria de contar com a vossa opinião na leitura do ano deste assento de baptismo (Isabel, f.ª de Adão Gonçalves).

Ver em: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=539986; ficheiro 583.tif, fólio direito, penúltimo assento.

No meu entendimento consta: «Aos vinte dias do mês de março do ano de outeta???».

A data de produção deste livro começa em 1587, segundo o ADP. Posto isto, pela lógica, deverá ser 1590... Mas sinceramente não me parece... Julgo ler «outeta»? (oitenta)...

Agradeço antecipadamente alguma opinião, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura do ano de assento de baptismo (15...).

#352971 | AntonioGonçalves | 16 dez 2014 22:42 | Em resposta a: #352969

Prezado PP

Provavelmente a folha em questão está deslocada, pois diz ano oitenta.

"Assim eu copiaria: aos 20 de Marco de 1580, eu Gaspar Lourenço, cura, baptizei Isabel, filha de Adão Gonçalves de Saa e sua mulher, Padrinho Lançarote Pires, Vila Cham e Catherina de Sedreira?, filha de Antonio Gonçalves e assina Padre Gaspar Lourenço, cura

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura do ano de assento de baptismo (15...).

#352985 | CSSLP | 17 dez 2014 18:48 | Em resposta a: #352969

Os meus cumprimentos
Concordo com a sugestão nº 352971. Olhando a numeração das folhas, temos claramente:2, 3,4, 1, 8 ,9...sendo esta a folha 1...
Sendo a numeração tão disparatada poderia até acontecer que esta folha pertencesse a outro livro, mas em assentos das páginas anteriores podem ver-se outros assentos com data oitenta...o que será sempre anterior a 87, data indicada para o inicio do livro.
Estranho, realmente!
Oxalá encontre solução satisfatória.
Boas festas de Natal!

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura do ano de assento de baptismo (15...).

#352994 | PP | 17 dez 2014 22:30 | Em resposta a: #352971

Caros confrades António Gonçalves e CSSLP,

Grato pela vossa ajuda.

Restam-me ainda algumas dúvidas quanto ao ano da data.

Sendo a data 1580, faltam então cerca de 7 anos de assentos de baptismo. O que não deixa também de ser estranho. Pela lógica, «inclino-me» para 1590 e poderá ter sido erro do pároco, que grafou «outeta»[sic] (oitenta) em vez de noventa.

E há ainda outro dado peculiar: a dita Isabel casou em 1604. Logo, se nasceu em 1590, teria casado com
apenas 14 anos... Parece-nos cedo, mas na verdade só teve filhos cinco anos depois do casamento.

O lugares assinalados deverão ser o Lugar de Sá e o Lugar de/da Sedoura (abreviatura «Sedr.ª»).

Quanto à numeração, não poderá ser antes um 7? 2, 3, 4... 7, 8, 9...

Se fosse um 1, no 1.º fólio existiriam 6/7 anos de assentos de baptismos, o que não me parece crível.

De qualquer forma, muito obrigado pela vossa disponibilidade e gentileza.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura do ano de assento de baptismo (15...).

#352995 | AntonioGonçalves | 17 dez 2014 22:56 | Em resposta a: #352994

Prezado PP

Na época do 'caso' em apreço, os assentos eram feitos numa espécie de cadernos, a prova era a frequente recomendação do Visitador, para que o pároco os cosesse, sob pena de sanções.

Poderia muito bem nesta caso, desaparecer um caderno ou simplesmente folhas, pois é nítido nessa página os assentos (todos eles) serem referidos do ano de oitenta.

Esta é a minha opinião ... aceitando perfeitamente todas as outras sugestões.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura do ano de assento de baptismo (15...).

#353006 | abivar | 18 dez 2014 17:56 | Em resposta a: #352994

Caro confrade,

Também não tenho dúvida de que a data é de 1580; não seria crível que o pároco se enganasse em diversos assentos. É mais provável que o erro seja do ADP; já tenho encontrado casos desses, sobretudo quando há assentos desordenados. Verificou se, percorrendo os livros há de facto um hiato de sete anos? Não haverá outros assentos intermédios em algum local do livro ou mesmo noutro livro?

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura do ano de assento de baptismo (15...).

#353007 | vsuzano | 18 dez 2014 18:03 | Em resposta a: #352969

Eu já encontrei casamentos e baptismos no inicio de livros, e depois a meio passava para anos bem anteriores...

E também encontrei casamentos/baptismos e óbitos misturados em livros só de óbitos, baptismos ou casamentos (vice versa claro).....

E em alguns o padre até aproveitava espaços livres fossem antes ou depois....

cumprimentos

Vitor Suzano

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen