Ajuda com os assentos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda com os assentos

#353021 | Anair | 19 dez 2014 23:35

Boa noite!
Nos assentos, quando diz "fulano tal do lugar de X", quer dizer que essa pessoa nasceu nesse lugar ou que morava nesse lugar? Por exemplo no caso da minha pesquisa encontrei: "Manuel António Semião, filho de Semião Rodrigues de Carrazedo, neto pela parte do pai de Luiza Pires do lugar de Martim e avô incognito", ora este Semião Rodrigues que supostamente era de Carrazedo não terá antes nascido em Martim dado que a mãe era de lá? Não sei se procure o registo de nascimento em Carrazedo ou em Martim. E já agora aproveito para tirar também outra duvida... Os filhos de pais incógnitos ficavam sempre só com os apelidos da mãe, ou por vezes eram registados também com o nome do pai? Pergunto porque por exemplo no caso que descrevi acima, sendo este Semião Rodrigues filho de pai incognito e sendo a sua mãe de apelido "Pires" será que o apelido "Rodrigues" era do pai, ou será que a mãe se chamava Luiza Pires Rodrigues? A quem me puder ajudar desde já agradeço,!
Anair

Resposta

Link directo:

Ajuda com os assentos

#353040 | ppb | 20 dez 2014 22:04 | Em resposta a: #353021

Boa noite,

Parece-me que não há uma resposta clara à sua pergunta, porque existem muitas situações diversas.
Normalmente, ao dizer que é de determinado lugar, quer dizer que nasceu lá, porque quando é de fora e morador nesse lugar, isso é dito.
Em relação à atribuição de apelido do pai ou da mãe, isso já dependia do nome de família que se pretendia passar, ou até esconder, e uma determinada hierarquia de famílias. Portanto, não pode pensar nos mesmos moldes de hoje e associar o apelido ao pai, ou mesmo à mãe.
Sendo filho de pai incógnito até pode ter o apelido do padrinho, de uma pessoa importante de zona ou de algum avô.
Às vezes dizem ser filho de pai incógnito e depois escrevem o nome do pai.

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Ajuda com os assentos

#353066 | Anair | 22 dez 2014 00:13 | Em resposta a: #353021

Obrigada, Pedro. Já vi que estas pesquisas não são tão fáceis como pensei.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 13:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen