Pais do Amaral, Beira Alta

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pais do Amaral, Beira Alta

#16780 | Alvoco | 05 fev 2002 21:26

Sou descendente duns Amaral de Nogueirinha, Freguesia de Meruje, Concelho de Oliveira do Hospital, que descendem duns outros Pais do Amaral de Vila Ruiva, Nela, Canas de Senhorim,etc. Alguem tem informaçãoes acerca dessa gente, ou alguma genealogia elaborada?
Muito Obrigado
V. Campos

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#16783 | silvestre | 05 fev 2002 22:57 | Em resposta a: #16780

Nessa região o(s) ramo(s) Amaral é muito vasto. Eu própria sou um desses casos cujos antepassados se espalham por Carregal, Olivª do Conde e Mangualde. Porém, nesse ramo não consegui prosseguir p. além do séc. xviii.
Se mesmo assim desejar ver as minhas buscas, diga. O dr. Abranches Soveral tem estudos sobre eles e outras famílias da zona.
Vera
silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#18334 | RAAL | 10 mar 2002 16:29 | Em resposta a: #16780

Para Alvoco
Haverá censura no forum?
Vou tentar pela 3ª vez.
Sou descendente de Amarais de Vila Ruiva.
Sugiro-lhe que contacte D. Maria do Ceu , funcionária exemplaríssima do A. D. deViseu. Só que o Governo que nos desgoverna fez uma lei de ladroagem , contando com a incompetência dos outros partidos na A. R.
Assim a pesquiza vai ficar-lhe carota.
Cumprimentos
R.do A. Leitão

Resposta

Link directo:

Pais do Amaral, Beira Alta

#18436 | Alvoco | 12 mar 2002 21:15 | Em resposta a: #18334

Caro Sr. Leitão:
Muito Obrigado.
VC

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#22469 | cabraldeoliveira | 07 jun 2002 01:00 | Em resposta a: #18436

Exmo Senhor Alvoco

Nao me posso deixar de perguntar se Va Exa é da Família do 2o Barao de Alvoco da Serra , cuja sobrinha mais velha casou com um Paes do Amaral de Canas.

Com os meus cumprimentos,

Cabral d'Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#22471 | Vasco Campos | 07 jun 2002 01:59 | Em resposta a: #22469

Senhor Cabral d' Oliveira:
Não. Não sou da Família do Barão de Alvoco da Serra. Eu sou de Alvoco das Várzeas, 15 ou 20 km mais abaixo.
Cumprimentos.
VC

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#22472 | FJCSAC | 07 jun 2002 02:11 | Em resposta a: #16780

Caro V. Campos

Para pegar na deixa de Alvoco da Serra,tem algum conhecimento de Carvalhos dessa freguesia?

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#22607 | Vasco Campos | 09 jun 2002 12:28 | Em resposta a: #22472

Caro Francisco A. Carvalho:
Não, não tenho.
Cumprimentos.
VC

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#42667 | A.Godinho | 30 mai 2003 23:18 | Em resposta a: #16783

Cara Vera

Por acaso saberá algo destes meus ascendentes ( pelo menos dos da Cunha Baixa-Mangualde)?
António Francisco era natural de Canas de Senhorim e filho de António Francisco, de Senhorim, e de Ana Nunes, e casou em Castelo Novo a 8.10.1721 com a Maria de Figueiredo, filha de Marcos de Figueiredo, de Canas de Senhorim, e de Maria de Figueiredo, de Cunha Baixa, neta paterna de Manuel de Figueiredo e de Ana Fernandes ( que têm filhos a nascer em Castelo Novo) e materna de João de Almeida e de Ana Pais.
Grato pela atenção que queira dispensar.
Com os melhores cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#42676 | silvestre | 31 mai 2003 10:46 | Em resposta a: #42667

CaroAntónio
Os meus ascendentes são de Sto. André, Mangualde. Desconheço os nomes que citou.
Com os melhores cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#42715 | jliberato | 01 jun 2003 12:09 | Em resposta a: #16780

Caro V. Campos,
Interessou-me a sua menção de Nogueirinha, Meruge. Tenho um antepassado dessa aldeia.
Manuel Francisco, que casou com Francisca de Andrade filha de Domingos (?) Rodrigues em Travancinha, Seia, em 04-02-1681. Estes nomes idzem-lhe algo?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#42727 | Vasco Campos | 01 jun 2003 16:02 | Em resposta a: #42715

Caro JLiberato

Lamento, mas esses nomes nada me dizem.
A minha ascendência Pais do Amaral, não foi estudada por mim e mal a conheço.

Cpts.

VC

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#42753 | neena | 01 jun 2003 21:30 | Em resposta a: #42676

Cara Vera,
Desculpe intrometer-me neste tópico mas chamou-me à atenção quando disse que os seus ascendêntes são de Sto André. Esses mesmos são Pais Amaral?
Melhores Cumprimentos,
Cláudia Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#42797 | silvestre | 02 jun 2003 13:50 | Em resposta a: #42753

Cláudia
Tenho tido dificuldade em prosseguir com este ramo pelo que não sei se haverá alguma ligação. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=145576
Porém, noutro ramo, tenho um antepassado, Diogo Afonso casado em 2as nupcias c. 1503 com Isabel Fernandes do Amaral (ainda não está na base de dados do GP mas noutra) A descendencia desta senhora é Paes do Amaral.
Melhores cumprimentos
Vera

silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#42845 | RAAL | 02 jun 2003 23:26 | Em resposta a: #42727

Caro Vasco Campos
Quando nos encontramos no solar de Almeidinha, prometi-lhe dados sobre os Amarais de Vila Ruiva. Até hoje não me foi possível. Mea culpa.
Vendo agora este "site" verifico que já haviamos dialogado. Não me lembrava de todo.
Parece-me mais fácil que me diga os nomes dos seus antepassados Amaral. Eu verei se tenho alguma coisa sobre eles. Isto porque tenho uma árvore ascendente que obviamente não apanha os colaterais.
Um abraço
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#42990 | António Forjó | 05 jun 2003 11:49 | Em resposta a: #16780

Caros Colegas

Ao pesquisar, na Torre do Tombo, documentação do Ministério do Reino encontrei por acaso informação referente aos Pais do Amaral. Por me parecer muito curiosa transcrevo-a parcialmente:

Senhor

Diz Simão Pais do Amaral, Fidalgo Cavaleiro da Casa de V.A.R., Filho legítimo, e Primogénito de Miguel Pais do Amaral, também Fidalgo Cavaleiro, e Senhor Donatário da Abrunhosa, e Vila Mendo, e de sua mulher D. Joaquina Teodora de Sá, e Menezes, que ele Suplicante pretende, que V.A.R. lhe faça mercê e Graça do Título de Senhoria, e para consegui-la representa ser pelos ditos seus Pais legítimo Descendente das Ilustres Famílias dos Pais, e Amarais da casa de Mangualde, e dos Sás de Condeixa segundo consta das Memórias Genealógicas, e Arvore de Gerações que vão inclusas.
Pois que delas se vê, e mostra que o mesmo Suplicante é Neto pela Parte Paterna de Miguel Pais do Amaral, Fidalgo da Casa Real, e Mestre de Campo da Infantaria Auxiliar da Comarca de Viseu: Bisneto de Simão Pais do Amaral, Fidalgo da Dita Casa, e Governador da dita Comarca de Viseu no tempo da guerra contra Castela: Terceiro Neto de Miguel Pais do Amaral, Fidalgo da Mesma Casa Real, e a quem o Senhor Rei D. Afonso 6º Restituiria, e facultaria o Foro, que por seus Ascendentes lhe pertencia: Quarto Neto de Miguel Pais do Amaral: Quinto Neto de Domingos Roiz de Macedo, Fidalgo da Dita Casa, e de sua mulher Ana Pais do Amaral: Sexto Neto de Brás Duarte do Amaral Senhor da Casa de Mangualde a quem o Suplicante é Imediato Sucessor: Sétimo Neto de Diogo Afonso do Amaral também Senhor da dita Casa: Oitavo Neto de Duarte Afonso, Fidalgo da Casa Real, e de sua mulher D. Ana Pais do Amaral Senhora da Referida de Mangualde: Nono Neto de Vasco Martins Castelo Branco, Fidalgo da Casa do Senhor Rei D. Manuel, e de sua mulher Leonor(?) Vaz do Amaral: E Décimo Neto de Gonçalo Anes, Fidalgo da Casa do Senhor Rei D. João 2º, e de sua mulher Messia(?) Vaz do Amaral, o qual era irmão legítimo de Pedro Roiz do Amaral, porque ambos filhos também legítimos de Brites Anes do Amaral, e de seu marido Vasco Pais Cardoso, Alcaide Mor de Trancoso, e Senhor de Moreira, Ervilhão, e outros lugares: e ao dito Pedro Roiz do Amaral foi feita em atenção dos seus muitos e mui distintos Serviços a Graça e Mercê de Fidalguia, e Nobreza para ele, e para o dº, e mais seus Irmãos, Filhos, e Descendentes in perpetuum pelo Senhor Rei D. Manuel, e o seu Régio Alvará Registado na Torre do Tombo no Lº 4 dos Místicos a folhas cento, e trinta, e sete de que se lhe passou a Carta constante do seu traslado junto Nº1 datada de 30 de Agosto de 1503 com a qual assim a justificou seu Sétimo Neto e Terceiro Avô do mesmo Suplicante Miguel Pais do Amaral............

O documento não está datado mas pelas referências nele feitas terá sido escrito nos finais do reinado de D. José.


Documentos anexos:
Nº1 Traslado da "Carta de El-Rei Dom Manuel, da Torre do Tombo, da Fidalguia que concede aos Amarais".
Nº2 Certidão de Justificação de Miguel Pais do Amaral, da qualidade.
Nº3 Memória Genealógica – Ascendência Paterna, e Materna de Simão Pais do Amara.
Nº4 Arvore de Gerações

A cota do documento: Ministério do Reino, Petições, Mº 280. O processo respectivo não está numerado.

Cumprimentos

AF

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#43033 | Vasco Campos | 06 jun 2003 02:54 | Em resposta a: #42990

Caro Rui do Amaral Leitão

É verdade! Tambem não me lembrava que já tinhamos falado... por escrito.

Agradeço a sua disponibilidade.

Nos próximos dias envio-lhe o que tenho. Que é pouco.

Vou enviar através do Fórum, pois pode ser que se apanhe por aí algum parente.

A tarde em Almeidinha foi muito agradável e em especial a conversa que tivemos.

Cpts.

VC

Vou-l

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#45541 | neena | 24 jul 2003 00:30 | Em resposta a: #42797

Vera,

De Santo André, Mangualde, conheço António José Pais Amaral n. +/- 1948 filho de Pedro Pais do Amaral e de Palmira de Jesus, ambos de Santo André. Ainda não tenho os nomes dos pais do Pedro mas conto de os ter amanhã ou depois.

M. Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#46372 | neena | 26 ago 2003 01:07 | Em resposta a: #42797

Cara Vera,

Peço desculpa pelo atraso. Pedro Pais DE (e não do) Amaral era filho de Joaquim Pais de Amaral e de Maria dos Anjos Amaral.

M. Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#78294 | Eduardo Osório | 30 nov 2004 08:59 | Em resposta a: #16780

Caro José Vasco:

Pedindo desculpa aos restantes confrades, preciso do seu e-mail, que perdi.

Obrigado.
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#78385 | Vasco Campos | 30 nov 2004 21:04 | Em resposta a: #78294

Caro Eduardo Osório

O meu mail é jvcamposarrobamail.pt

Aproveito para lhe enviar os parabéns pela descoberta relativa a Duarte Madeira Arrais.

Tenho um livro dele, edição dos anos 90, que comprei por causa do nome do autor, que julguei ter a ver com os nossos Madeira. E tinha!

Cpts

VC

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#79151 | ffarrajota | 11 dez 2004 00:35 | Em resposta a: #42715

Caro Senhor Liberato,
Tenho um avô Manuel Francisco cc.Luísa Ferreira, de Travancinha. O filho também de nome Manuel Francisco cc.Ana Luísa 19 fev. 1727, de Travancinha terão alguma ligação com o seu Manuel Francisco cc.Francisca Andrade?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#79224 | jliberato | 12 dez 2004 04:28 | Em resposta a: #79151

Cara Fernanda,
Manuel Francisco é, como sabe, um nome muito vulgar.
O meu casou em 1681. O filho chamava-se António Francisco, era de Travancinha, mas nunca encontrei o baptismo. Foi casar a Seixo da Beira, Oliveira do Hospital, em 1735 com Maria Rodrigues.
Quando tiver tempo, hei-de abordar estas pessoas de forma sistemática e aguardarei a sua contribuição.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#79400 | manuelr | 14 dez 2004 13:58 | Em resposta a: #42667

Caro António Godinho de Carvalho

Manuel de Figueiredo e Ana Fernandes não terão casado em Vilar Seco, Viseu (já que de lá era Ana Fernandes)?.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#79420 | A.Godinho | 14 dez 2004 16:39 | Em resposta a: #79400

Caro Manuel Rolão

Grato pela "dica". Para mim é dado novo a naturalidade ( Vilar Seco) de Ana Fernandes.

Os melhores cumprimentos,
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#111367 | qcrasto2 | 05 fev 2006 22:12 | Em resposta a: #78385

Caros confrades

Temos em nossa casa diversa correspondência trocada entre um tal de Arthur Adelino Paes do Amaral de Canas de Senhorim e o meu bisavô - Liz Teixeira Pereira de Figueiredo, em que se tratam por primos.
Contudo desconheço a ligação..
Estas cartas datam de 1886 a 1922.

Cordiais Saudações

Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#117889 | qcrasto2b | 02 mai 2006 22:28 | Em resposta a: #111367

Caros Confrades
Renovo o meu pedido

Possuo algumas cartas provenientes de um Arthur Adelino Paes do Amaral de Canas de Senhorim. Este chamava primo ao meu bisavô Liz Teixiera Pereira de Figueiredo (*27/02/1842 e +16/02/1923), no entanto não encontro a ligação entre os dois.
Esta troca de correspondência abrange o período de 1896 a 1922.

Se alguém já tiver tropeçado num destes nomes, fico agradecido pela informação.

Cordiais Saudações

Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#140971 | Rosa M Amaral | 20 jan 2007 23:20 | Em resposta a: #16780

Olhei sua mensagens, e verifiquei proximidades regionais com a minha busca.
Meus avós são de Sezures, Penalva do Castelo. Sei que meu avó é caçula de 12 irmãos, e que se espalharam por Portugal e Brasil. Há nas suas buscas pessoas dessa região. Consegui saber até meu tataravô.
Atenciosamente, ROSA

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#141045 | ffarrajota | 21 jan 2007 18:47 | Em resposta a: #117889

Caro Nuno teixeita:
Não sei se esta informação que vou fornecer o irá ajudar no parentesco que pretende descobrir.
O Arthur Adelino Paes do Amaral nasc. 24/10/1866, Canas de Senhorim era filho de Joaquim Adelino Marques de Figueiredo, do Lobão-Tondela e de Maria Ascenção Paes do Amaral, de Canas de Senhorim. Foi casado com Amélia do Céu Monteiro Pina nasc. 25/7/1875, Loriga e casaram-se a 12/4/1893.
Tiveram 3 filhos Mário, Eduarda e João Carlos. Eduarda e João Carlos com descendência.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#141047 | ffarrajota | 21 jan 2007 18:53 | Em resposta a: #22469

Caro Sr. Cabral d'Oliveira
Sobre este casamento de Paes do Amaral e a sobrinha mais velha do 2º. barão de Alvoco pode ler a informação que passei ao senhor Nuno Teixeira.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#141250 | qcrasto2b | 23 jan 2007 02:05 | Em resposta a: #141045

Cara Fernanda Farrajota

Muito obrigado pela sua atenção.
A sua informação interessa-me bastante. Nomeadamente o nome Joaquim Adelino Marques de Figueiredo, que parece ser a hipótese mais plausível para um eventual parentesco com o meu bisavô.
Nas cartas este senhora colocava um carimbo (timbre) só com Joaquim Adelino Marques, e tratava o bisavô por primo.
São seus familiares?
Tem mais informações sobre este Joaquim Adelino?

Antecipadamente grato.

Melhores cumprimentos
Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#141993 | ffarrajota | 27 jan 2007 22:48 | Em resposta a: #141250

Caro Nuno Teixeira:
Posso só acrescentar as datas de nascimento dos filhos deste casal o Mário só o ano 1894, não tenho mais informação talvez tenha morrido em criança. A Eduarda nasc.24/2/1897 cc. Carlos Luís Mendes, de Loriga a 22 nov. 1923 e tiveram Fernando nasc. 14 dez 1925 e Maria Amélia a 26 nov. 1929.
O João Carlos nasc.12 abri 1899 cc. Maria da Luz-professora, de Alvoco em dez 1933.
Esta informação foi-me cedida por um sobrinho neto de Amélia do Céu Monteiro Pina. O avô deste senhor era casado com a irmã da Amélia do Céu e foi ele que fez um apanhado da família Pina. Sou descendente da família Aragão Pina e sabendo que já havia algum trabalho feito liguei os descendentes ao meu trabalho de pesquisa. A filha mais nova da irmã da Amélia foi criada pelos tios em Canas de Senhorim, ainda é viva e contacto com ela diversas vezes, não sei se poderá ser útil em alguma informação mais.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#142605 | qcrasto2b | 01 fev 2007 12:41 | Em resposta a: #141993

Cara Fernanda Farrajota

O que eu pretendo descobrir, é a ligação de parentesco dos nome citados anteriormente, com o meu bisavô, especialmente a ligação do Joaquim Adelino Marques de Figueiredo com os meus ascendentes “Teixeira de Figueiredo” e /ou os “Pereira de Figueiredo”.
Posso lhe enviar as cartas que este Joaquim e o seu filho Arthur trocavam com o meu bisavô, para isso peço-lhe que me envie o seu email, para o meu : sigyn@aligator.com.pt.
Estou convencido que estas cartas poderão ajudar a senhora, que a confrade conhece, eventualmente a recordar-se do meu bisavô ou pelo menos ter ouvido falar nestes "primos de Anadia".

Agradecido por toda a sua atenção.

Melhores cumprimentos
Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#144499 | ffarrajota | 17 fev 2007 21:05 | Em resposta a: #142605

Caro Nuno,
espero que tenha recebido a minha mensagem enviada em correio particular.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#144528 | qcrasto2b | 18 fev 2007 00:06 | Em resposta a: #16780

Cara Fernanda

Muito obrigado pelo seu email. Só agora lhe respondo, pois estou sem computador em casa, e tem sido complicado despender tempo durante o dia para os assuntos do Genea.
Acabo de lhe enviar em PDF as cartas enviadas pelo "primo" Arthur e pelo "primo" Adelino ao meu bisavô Liz.

Espero que possam ser úteis para relembrar algo.

Cordiais cumprimentos
Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#152517 | Pean | 16 abr 2007 10:20 | Em resposta a: #79151

Cara Fernanda,

O seu Manuel Francisco, filho de Manuel Francisco e de Ana Domingues, de Travancinha, casou com Luísa Ferreira em Tourais em 8.6.1699, onde ela foi baptizada em 3.1.1673, filha de Simão Fernandes e de Maria Ferreira, penso que de Paranhos da Beira.
O Manuel Francisco casado com Francisca de Andrade era de Nogueirinha, Meruge e penso que filho de Bartolomeu Francisco.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#152535 | Pean | 16 abr 2007 13:22 | Em resposta a: #79224

Caro José Manuel,

O "seu" António Francisco pode ter sido baptizado em Meruge, tal como foi o "meu" Manuel Francisco, filho dos "nossos" Manuel Francisco e Francisca de Andrade.
Encontrei ainda em Meruge o casamento de um Manuel Francisco com uma Francisca de Andrade mas, facto estranho, realizado em 3 de Outubro (ou Novembro) de 1689, enquanto os nossos casaram seguramente em 1681 em Travancinha (os filhos aparecem a partir de 1682). Diz o seguinte:
"Em 3 de 8.bro (ou 9bro.) de 1689 se receberam Manuel Francisco filho de Bartolomeu Francisco e Francisca de Andrade todos desta Igreja."
Encontrei ainda referência a Domingos de Andrade, Manuel Rodrigues, Isabel de Andrade e Maria, moça solteira, todos irmãos de Francisca de Andrade e ainda referência a Domingos Rodrigues e Isabel de Andrade da Vila do Casal (freguesia de Travancinha), que penso serem os pais de Francisca.
O que pensa de tudo isto?

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#153150 | ffarrajota | 20 abr 2007 21:05 | Em resposta a: #152517

Agradeço a sua informação, assim poderei continuar com a minha pesquisa.
Tem alguma ligação a esta família?
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#155498 | jliberato | 09 mai 2007 00:46 | Em resposta a: #152517

Caro Pean,
Muito interessante o que me diz.
Não tem meios de me pesquisar o baptismo de António filho de Manuel Francisco e Francisca de Andrade em Meruge a partir de 1681 até 1700?
O casal Domingos Rodrigues e Isabel de Andrade devem ser realmente os pais de Francisca de Andrade, pois eu tenho como pai Domingos Rodrigues e a povoação do Casal é dada como a naturalidade do neto António Francisco.
Descende do Manuel Francisco que menciona? Não quer trocar em privado as nossas descendências até ao presente?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Amarais de Vila Ruiva Senhorim/Nelas

#226992 | jpro | 20 abr 2009 23:39 | Em resposta a: #78385

Caro Vasco Campos
Ao entrar neste forum, descobri uma mensagem sua, já com alguns anos, em que mencionava ser descendente de Amarais de Vila Ruiva.
Sou descendente de Manuel de Amaral de Vila ruiva/Senhorim/Nelas (filho de José do Amaral e de Maria Henriques) e de Josefa Rita Ribeiro Pinto (filha de António Ribeiro Pinto e de Inácia Maria Mendes), recebidos em Meruge a 21.06.1803.
O confrade Pedro França localizou no AUC, os seguintes filhos desde 1803, em Meruge:
1) - Manuel, baptº a 20.04.1804/f. 80, nº 262, *12.04;
2) - Maria, baptª a 08.09.1806/f. 90, nº 298; *27.08;
3) - Francisco (1º deste nome), baptº a 19.04.1809/f. 105v., nº 359; *08.04;
4) - Ana, baptª a 19.05.1811/f. 116v., nº 400; *08.05;
5) - Francisco (2º deste nome), baptº 07.11.1813/f. 131v., nº 466; *28.10; -meu 4º avô, que veio a casar em Meruge, a 03.05.1840, com Maria Leopoldina da Costa Freire Castelo Branco, filha de Maria Teresa de Miranda e de António da Costa Freire Castelo Branco
6) - Joaquim, baptº a 18.01.1816/f. 5v., nº 17; *10.01;
7) - António, baptº a 09.06.1818/f. 20, nº 71; *29.05;
8) - Joaquina, baptª a 20.02.1821/f. 35v., nº 3; *03.02.
Se tiver mais alguma informação referente a estes Amarais, que queira partilhar, ficaria agradecido.
Os meus cumprimentos,
José Amaral Rocha de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Amarais de Vila Ruiva Senhorim/Nelas

#227054 | SC | 21 abr 2009 16:41 | Em resposta a: #226992

Caro José Amaral Rocha de Oliveira,

Para a eventualidade de ter interesse, localizei o assento de casamento de Joaquina Rosa do Amaral filha legitima de Manuel do Amaral (de Vila Ruiva freguesia de Senhorim do Bispado de Viseu) e de Josefa Ribeiro (de Nogueirinha) casou em Meruge a 28/11/1849 com Manuel José Cabral (n. em Meruge a 01.05.1804 e f. em Meruge a 03.09.1874) filho de Venâncio João Gonçalves e de Ana Maria de Almeida Cabral.

http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=3132&NodeID=_266300

Com os melhores cumprimentos,
José Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Amarais de Vila Ruiva Senhorim/Nelas

#227098 | jpro | 21 abr 2009 22:47 | Em resposta a: #227054

Caro José Cabral
Muito obrigado pela informação. A Joaquina Rosa do Amaral, que menciona, era tia de Joaquina Rosa Ribeiro do Amaral e é mencionada como madrinha no seu assento da baptismo (Meruge 29.04.1841/f45v.)
Joaquina Rosa Ribeiro do Amaral casou (ainda não consegui descobrir o assento de casamento) com Manuel Tavares de Campos e foram pais do meu bisavô Joaquim Manuel de Campos Amaral.
Com os melhores cumprimentos,
José Amaral Rocha de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Amarais de Vila Ruiva Senhorim/Nelas

#227109 | jpro | 22 abr 2009 00:15 | Em resposta a: #227098

Caro José Cabral
Mais uma questão.
Sabe se existem outros livros de registo digitalizados?
Como posso aceder a eles?
Com os melores cumprimentos,
José

Resposta

Link directo:

RE: Amarais de Vila Ruiva Senhorim/Nelas

#227167 | SC | 22 abr 2009 14:01 | Em resposta a: #227109

Caro José Amaral Rocha de Oliveira,

Agradeço-lhe também a informação que prestou.

Relativamente à paróquia de Meruge estão digitalizados os seguintes livros:
- até 1879 nos registos de baptismos; e
- até 1883 nos registos de casamentos e óbitos.

Poderá pesquisar através do site do AUC, no entanto, sugiro a pesquisa através deste link.

http://etombo.com/paroquia/meruge.html

Cumprimentos,
José Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Amarais de Vila Ruiva Senhorim/Nelas

#227355 | jpro | 24 abr 2009 11:06 | Em resposta a: #227167

Caro José Cabral
Mais uma vez muito obrigado pela informação.
A pesquisa nos assentos de Meruge, embora nem sempre fácil, tem sido preciosa.
Descobri uma outra filha de Manuel do Amaral e Josefa Ribeiro Pinto, que casou aos 39 anos (terá nascido por cerca de 1823) com Agostinho de Campos Gouveia, de 27 anos, a 25.11.1862/f13v
http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=3134&NodeID=_266361
Cumprimentos,
José

Resposta

Link directo:

RE: Amarais de Vila Ruiva Senhorim/Nelas

#227506 | coviantiga | 25 abr 2009 20:57 | Em resposta a: #227355

Caros confrades
Tenho seguido atentamente "esta conversa"esperançada em encontrar o meu elo de ligação.
Por acaso nehum tem nenhum antepassado, directo ou colateral que tenha ido para a Beira Baixa?
É que os meus antepassados até minha mãe(que não sei porque não me pôs o nome todo dela PAES DO AMARAL) e me pôs só o CAMPOS,são todos da Beira-Alpedrinha,Soalheira, Castelejo e o último que já encontrei (semdatas) 17?? Chama-se PEDRO PAES DO AMARAL E ERA CASADO COM RITA MARIA e tinha 4 filhos
Padre António Pedro Paes do Amaral, Ana Rita P.A. , Maria Rita P.A.e Joana Rita, tendo o Padre nascido em 1792.
Alguém sabe alguma coisa deste ramo ?
Agradeço imenso qualquer dado.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#227665 | coviantiga | 27 abr 2009 02:29 | Em resposta a: #140971

Cara Rosa
Se me conseguir dizer, daqueles que eu mencionei qual é o que liga com seus parentes agradeço-lhe imenso.
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#227914 | Rosa M Amaral | 29 abr 2009 03:37 | Em resposta a: #227665

Sra. Maria Alice
Tenho 1861 Maria filha Joaquim Pay Amaral de Mesquitella.
e procuro saber a respeito de um padre Antonio do Amaral, que assina documentos em Penalva do Castelo em 1662.
Se puder me ajudar agradeço.
Peça meu email para os responsaveis do forum
atenciosamente,
Rosa.

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#228062 | coviantiga | 30 abr 2009 16:10 | Em resposta a: #227914

Cara Rosa Maria
Não sei nada sobre nenhum dos Senhores.até porque por enquanto eu ainda não encontrei parentes fora de Alpedrinha.Até porque os Paes do Amaral que encontro fora, não sei ligá-los ainda com os de Alpedrinha.Não sei nada se há parentes para Penalva do Castelo.
Se com o adiantado da pesquisa encontrar alguma coisa, depois digo-lhe.
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#228073 | Rosa M Amaral | 30 abr 2009 21:07 | Em resposta a: #228062

O mesmo farei eu, caso encontre algo.
Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#228855 | coviantiga | 10 mai 2009 01:41 | Em resposta a: #228073

Cara Rosa
Ainda sobre a pesquisa de familiares que se calhar são os mesmdos seus ????
Peço-lhe que leia aqui no forum o item "Famílias Mendes de Matos de Vale de Prazeres, onde tem 1 pouco do que eu já descobri desse ramo, que pode ser que tenha a ver com algum r seu.
Cumprimentos.
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#228860 | Rosa M Amaral | 10 mai 2009 02:39 | Em resposta a: #228855

Sra. Maria Alice:
Li atentamente o item que me indicou. Por agora não achei ligação. Está guardado
para o futuro. Agradeço-lhe a indicação. A sra. Maria que mencionei anteriormente, acheia-a por acaso, quando pesquisava Fonseca e Lopes no arquivo da Guarda. Tenho a xerox do assento, se quiser lhe envio.
atenciosamente, Rosa Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#228861 | coviantiga | 10 mai 2009 02:42 | Em resposta a: #228860

Caro Rosa.
Basta que me diga de quem é filha e onde nasceu ou faleceu, ou casou, conforme o que achou
cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#228862 | Rosa M Amaral | 10 mai 2009 02:56 | Em resposta a: #228861

MARIA - Baraçal - Celorico da Beira - bispado da Guarda nasceu 28/11/1861 filha legitima de Joaquim Pay do Amaral natural de Mesquitella e Maria Candida natural do Baraçal primeiro matrimonio neta materna de Joaquim Ferreira e Anna Julia -Baraçal e paterna de Jose Pay e Maria de Jesus -Mequistella. Foram padrinhos Dona Maria Lodovina e seu sobrinho Cristovão Ferreira do Amaral Pay.
Assento baptismo: 20 -ano 1861 freguesia Baraçal concelho Celorico da Beira fls 9v.
Atenciosamente, Rosa Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#245691 | coviantiga | 06 dez 2009 22:55 | Em resposta a: #228862

Cara Rosa maria
Acabei por me perder deste tópico e tenho novidades que não sei se darão com os seus anseios.Dos parentes que lhe tinha falado já descobri bastante mais:
logo a seguir (para trás) do José´Pedro que lhe falara encontrei (com grande ajuda de 1 confrade) que ele era filho de Leonardo Paes do Amaral nascido 1730 em Fundões c/ c/ Maria Jacinta natural de Alpedrinha, nascida em 16/7/1737 de onde sai 1 filho também que é o que dá origem ao tal ramo que vai para Vale de Prazeres de que já falamos.
Soube ainda que os pais do Leonardo eram Luisa Paes do Amaral nasc 1705 nos Fundões c/c/ José Rodrigues nascido por volta de 1700.Daí só tenho mais ramos colaterais.
Dá alguma ligação?
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#246078 | Rosa M Amaral | 16 dez 2009 00:19 | Em resposta a: #245691

Cara sra. M. Alice:
Não, por agora não vejo ligação. Mas já guardei as informações, que poderão ser de valia mais adiante. De qualquer forma agradeço-lhe imenso o interesse e a ajuda. Rosa Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#246957 | coviantiga | 02 jan 2010 23:08 | Em resposta a: #246078

Cara Rosa Maria
Creio ter descoberto 1 Joaquim que é capaz de ter ligação para esses lados das suas descobertas.Fique com o meu mail para nos comunicarmos pois este tema já esta a "desaparecer"e podemos ter algo em comum.Estou a investigar o casamento dele porque há ligações com Mesquitela .
o meu mail é alice ponto peixeiro arroba netvisão ponto pt (tudo pegado)
cumprimentos e Bom Ano
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#253119 | coviantiga | 14 abr 2010 00:29 | Em resposta a: #46372

Cara Cláudia
É certo que já fez 7 anos que respondeu a este tema.Porém agora que as minhas pesquisas estão "enormes", já sei de quem era filho 1 JOAQUIM PAES DO AMARAL, nascido EM aLPEDRINHA EM 16/3/1798, Era filho de meu 5ºº Avô, José Pedro Paes do Amaral e de Maria Jacinta, ambos naturais de Alpedrinha (creio que família) Ora este Joaquim não consigo encontrá-lo, pois não casou em Alpedrinha.Esse seu Joaquim, tem alguma coisa a ver com este?
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Pais do Amaral, Beira Alta

#262084 | Tilinha | 13 set 2010 15:16 | Em resposta a: #42990

Boa Tarde

Sou bisneta de Glória Pais dos Santos de Abrunhosa, Mangualde, filha de Armando Pais dos Santos também conhecido não sei porquê (talvez por ser filho de pai incógnito)por Armando Rodrigues da Silva, neta de Utilia da Assunção Rodrigues dos Santos. O meu pai nunca soube quem era o pai logo eu não conheci o meu avô. O meu pai nasceu em 01-09- 1916 na maternidade Alfredo da Costa mas por mero acidente.
Será ainda possível saber quem era o meu avô ou mesmo a sua descendência?
Grata pela disponibilidade

Resposta

Link directo:

António Francisco de Andrade

#445147 | jliberato | 07 jan 2023 16:42 | Em resposta a: #152535

Caro Pean,
Quinze anos depois, procurei o baptizado de António Francisco de Andrade (como aparece no seu casamento em 10.1.1716 em Travancinha) em Meruge, sem sucesso.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 08:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen