Pina's da Beira Baixa (Belmonte)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Pina's da Beira Baixa (Belmonte)

#353091 | pina_ | 23 dez 2014 10:03

Bom dia,

Caros amigos, tenho vindo desde algum tempo a seguir este fórum e tenho utilizado os registos paroquiais que estão disponíveis online para formar uma árvore genealógica.
Até ao momento já utilizei tudo o que se encontra disponível online e gostaria de chegar mais atrás, por isso peço aqui a vossa ajuda.
Se alguém tiver informação, ou algo que se possa ser relevante para mim agradecia.
Até ao momento a minha família encontra-se situada no concelho de Castelo Branco, concelho de Belmonte, de onde se tem sempre mantido os registos paroquiais até aos que consegui ler. Tenho esta certeza até ao ano aproximado de 1780.
Acredito que a minha família descenda dos Pina's da Guarda devido à proximidade, mas não passa de suposições. Se alguém tiver informação posso fornecer a árvore que já tenho elaborada, ou mais dados.

Desde já o meu obrigado
Tiago Pina

Resposta

Link directo:

Pina's da Beira Baixa (Belmonte)

#353180 | dtavares | 27 dez 2014 11:43 | Em resposta a: #353091

Bom dia Sr. Tiago Pina, é sempre uma agradável surpresa verificar que outros confrades pesquisam no Concelho de Belmonte, grande parte dos meus antepassados são de Maçaínhas de Belmonte, tenho vários Pina, a ligação faz-se através da Ramela (Guarda), estou ainda de férias, quando voltar terei todo o prazer em enviar-lhe um ficheiro com os dados dos meus antepassados, tenho igualmente na minha árvore os seguintes nomes: Siqueira (Malpique) e Souza - Rodrigues (Belmonte), enviarei o ficheiro completo pois pode haver antepassados comuns, abraço.
Daniel Tavares

Resposta

Link directo:

Pina's da Beira Baixa (Belmonte)

#353250 | LFGONCALVES72 | 29 dez 2014 17:23 | Em resposta a: #353180

Caro Daniel,

Tenho tambem varios antepassados na zona de Belmonte (Malpique, Caria, Inguias, ...). Tendo algums Rodrigues (Rodrigues Crasto) em Malpique por volta do seculo 19 e 18. Tambem algums "Dos Reis" (ligados os Rodrigues Crasto).

Cumprimentos

Luis Filipe Gonçalves, França.

Resposta

Link directo:

Pina's da Beira Baixa (Belmonte)

#353253 | Vimpério | 29 dez 2014 18:15 | Em resposta a: #353250

Caros confrades,

Estou também com os meus Pinas, de Vila Cova do Covelo e Castelo de Penalva, parado em Simão de Pina, nascido cerca de 1575 e casado em Castelo de Penalva com Francisca de Matos, com descendência em Castelo de Penalva, Vila Cova, Chãs de Tavares, Matança e outras, contando, entre os seus descendentes, o insigne latinista Manuel de Pina Cabral.

Avento a possibilidade de Simão vir desses lados de Belmonte.

Qualquer informação, fico desde já agradecido.

Cpts,

Marcos Levy.

Resposta

Link directo:

Pina's da Beira Baixa (Belmonte)

#353440 | António Pina | 07 jan 2015 17:15 | Em resposta a: #353091

Boa tarde,

Cumprimento, antes de mais, os participantes neste tópico "Pina's da Beira Baixa (Belmonte)", desejo a todos um Bom Ano Novo e faço votos para que a colaboração neste tópico traga a todos muitas alegrias, resultantes da partilha da informação que cada um possa disponibilizar.
Estou particularmente interessado neste tópico de criação recente tendo em conta que descendo diretamente dos Pina de Belmonte, por intermédio do meu avô materno, António da Fonseca Pina, natural daquela vila e nascido no final do século 19. Apesar dos vários tópicos relativos a "Pina" existentes no Geneall, não participei, até agora, em nenhum deles, uma vez que, apesar de me fornecerem alguma informação interessante, não se centravam no objeto mais imediato das minhas pesquisas, precisamente os Pina de Belmonte.
Até agora, o pouco tempo que posso dedicar a este meu interesse pela genealogia tem sido utilizado para procurar conhecer um pouco da geografia dos Pina na Beira Interior e, no caso concreto da família da minha mãe, a recolher dados nos registos paroquiais de baptismo, casamento e óbito de Belmonte que o Arquivo Distrital de Castelo Branco digitalizou e disponibiliza na Internet no respetivo site. Por enquanto, principalmente nos registos de batismo, faltando ainda fazer muito trabalho nos registos de casamento e de óbito. Depois disso e quando a disponibilidade de tempo mo permitir, passarei à Torre do Tombo, para prosseguir para os registo paroquiais de Belmonte anteriores á década de 30 do século 19.
Estou, pois, disponível para disponibilizar alguma informação que já possuo e também muito desejoso de receber outra que os caros confrades possuam e que queiram partilhar.
Espero que possamos ir longe nas nossas pesquisas!

António Pina

Resposta

Link directo:

Pina's da Beira Baixa (Belmonte)

#353444 | António Pina | 07 jan 2015 17:34 | Em resposta a: #353091

Boa tarde,

Na mensagem anterior, esqueci-me de referir que também eu estou convencido que os Pina de Belmonte têm relação com os Pina da Guarda, como certamente todos os outros que se espalharam pela Beira Interior. Mas, há que prová-lo e verificar se a documentação nos faculta os elementos indispensáveis para o efeito. Esperemos que sim!

António Pina

Resposta

Link directo:

Pina's da Beira Baixa (Belmonte)

#436501 | Cmgaa | 24 set 2021 01:21 | Em resposta a: #353253

Caro Marcos,

Existe a possibilidade de enviar o sua arvore genealógica?
O meu bisavo Pina viveu numa pequena aldeia chamada Curvaceira, mas sei que a familia veio de Vila Cova do Covelo, mas toda a informação perdeu-se...

Cumprimentos

Carla alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 03:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen