Registos de S. António de Sá da Vila de Macacú, Rio de janeiro, Brasil

Este tópico está classificado nas salas:

Registos de S. António de Sá da Vila de Macacú, Rio de janeiro, Brasil

#353359 | 545teles | 03 jan 2015 15:54

Boa tarde,

Graças à ajuda de alguns confrades consegui seguir o rasto de um antepassado até à Paróquia de Santo António de Sá da Vila de Macacú, no estado do Rio de Janeiro.
Esta paróquia já não existe e não consegui descobrir onde estarão os livros de registo paroquiais.
Encontrei alguns digitalizados, dos quais deixo aqui o link, e que, espero, possam ajudar nas vossas pesquisas:

http://diglib.library.vanderbilt.edu/esss-brazil.pl

"The National Endowment for the Humanities awarded Jane Landers of Vanderbilt University, Mariza de Carvalho Soares, of the Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, Brazil), and Paul E. Lovejoy, of York University (Toronto, Canada), a two-year Collaborative Research Grant of $150,000 to fund the project entitled "Ecclesiastical Sources and Historical Research on the African Diaspora in Brazil and Cuba."

Neste site podem encontrar imagens digitalizadas dos livros de registo de baptismo, casamento, óbito e testamentos de escravos e livres. Também se podem encontrar algumas imagens dos livros de baptismos "comuns", mas apenas aquelas páginas onde havia registo de baptismos de escravos, forros ou livres.

Continuo à procura dos livros de Santo António de Sá de Macacú. Agradeço a me ajudou na leitura do assento de baptismo e se prestou a procurar mais informações e abro este tópico para alargar aos restantes confrades o pedido de ajuda sobre esta paróquia e a informação que for conseguindo obter.

teresa queiroga



Resposta

Link directo:

jerónimo francisco ribeiro braga

#354267 | evieira | 30 jan 2015 10:40 | Em resposta a: #353359

Cara Teresa Queiroga,

Por acaso descobriu onde no Brasil casou o seu antepassado Jerónimo Francisco Ribeiro Braga? Suspeito que seja natural de S.Martinho de Parada (Monção), e se for esta freguesia pelo nome quase de certeza será meu "tio". tenho muito interesse em confirmar o nome dos pais para entronca-lo neste grupo familiar.

obg,
evieira

Resposta

Link directo:

Registos de S. António de Sá da Vila de Macacú, Rio de janeiro, Brasil

#354268 | 545teles | 30 jan 2015 11:58 | Em resposta a: #354267

Caro evieira,

Infelizmente não tenho informação sobre este casamento. Mas espero ter alguma coisa que lhe seja útil.
O meu antepassado Jerónimo Francisco Ribeiro Braga, meu tetravô, é identificado, nos registos que encontrei, como natural de São Martinho de Parada do Arcebispado de Braga. Segundo a Torre do Tombo - digitarq:

"Na lista das igrejas do território de Enter Lima e Minho, elaborada em 1258 por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, Parada é citada como uma das igrejas pertencentes oa bispado de Tui.
Em 1546 figura no Memorial feito pelo vigário Rui Fagundes, durante o arcebispado de D. Manuel de Sousa, sendo ao tempo anexa a São Pedro de Riba de Mouro.
Na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo figura como anexa "in perpetuum" da igreja de Santa Maria de Lordelo.
Américo Costa descreve-a como abadia da apresentação dos Abreus da Casa de Regalados, no termo de Monção.
Pertence à Diocese de Viana do Castelo desde 3 de Novembro de 1977."

Hoje, esta freguesia está listada nas do concelho de Monção. No site tombo.pt não há, ainda, nada disponível para consulta e eu tenho estado ocupada a procurar dados no Brasil.
As informações que tenho sobre Jerónimo são muito poucas. Tenho os registos de nascimento de três filhos que passo a transcrever:

leite_3.02_BB_ Ana fª de Jerónimo Francisco Ribeiro Braga e Maria Soares de Proença
Livro de Assento de Baptismos Santíssimo Sacramento, Rio de Janeiro 1828 – 1830 tiff 118
"Aos vinte e seis dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e vinte e nove, nesta freguesia do Sacramento da Sé, baptizei, sub conditione, e pus os Santos Óleos, à inocente Ana, filha legítima de Jerónimo Francisco Ribeiro Braga, natural e baptizado na freguesia de São Martinho de Parada, Arcebispado de Braga, e de sua mulher Maria Soares de Proença, natural e baptizada na freguesia de Santo António de Sá da Vila de Macacú; foram padrinhos Caetano José de Fontes (?) e M____ Joaquina; nasceu aos vinte e quatro do mês passado, de que fiz este assento, que assinei."

leite_3.02_XB_ António fº de Jerónimo Francisco Ribeiro Braga e Maria Soares de Proença
Livro de Assento de Baptismos Santíssimo Sacramento, Rio de Janeiro 1833 – 1837 fl 56vs tiff 059
"Aos nove dias do mês de Outubro de mil oitocentos e vinte e oito, nesta freguesia do Sacramento da Sé, baptizei e pus os Santos Óleos, ao inocente António, filho legítimo de Jerónimo Ribeiro Braga, natural e baptizado em Braga, e de Maria Soares de Proença, natural e baptizada na freguesia de Santo António de Sá da Vila de Macacú; foi padrinho Guilherme Pedra (?) e protectora Nossa Senhora; de que fiz este assento, que assinei."

leite_3.02_XB_ Manuel fº de Jerónimo Francisco Ribeiro Braga e Maria Soares de Proença
Livro de Assento de Baptismos Santíssimo Sacramento, Rio de Janeiro 1833 – 1837 fl 56vs tiff 059
"Aos vinte dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos e trinta e quatro, nesta freguesia do Sacramento da Sé, baptizei e pus os Santos Óleos, ao inocente Manuel, filho legítimo de Jerónimo Francisco Ribeiro Braga, natural e baptizado na freguesia de São Martinho de Parada, Arcebispado de Braga, e de sua mulher Maria Soares de Proença, natural e baptizada na freguesia de Santo António de Sá da Vila de Macacú; foi padrinho José Lourenço Proença (?), protectora Nossa Senhora; nasceu ao primeiro de Janeiro deste ano, de que fiz este assento, que assinei."

Encontrei o registo de Ana - minha trisavó - graças aos registos dos seus netos, onde vem referida a freguesia de nascimento da avó.
Com a ajuda dos compadres do Geneall pude identificar a freguesia de nascimento da mãe, Maria Soares de Proença, casada com Jerónimo, como Santo António de Sá da Vila de Macacú. Será esta, a freguesia de baptismo da noiva, a mais provável como sede do casamento de Maria e Jerónimo.
Os registos desta freguesia, como já foi referido neste forum, são difíceis de localizar pois a freguesia original foi-se desmembrando até ser extinta. Tudo o que consegui encontrar, como já informei, está digitalizado num site sobre a diáspora africana e o esclavagismo da Universidade Vanderbilt:

http://diglib.library.vanderbilt.edu/esss-brazil.pl

Os livros que lá se encontral estão incompletos e mal classificados. Encontrei registos de casamento em livros de baptismo e datas anteriores às que vêm referidas. Existem, também, grandes hiatos de datas dentro das classificações dos vários conjuntos e, como muitas vezes acontece, entre o mau estado e a caligrafia impossível de alguns padres, até agora não encontrei o registo de casamento ou baptismo de Maria Soares de Proença. Por outro lado, ainda não consultei organismo nenhum que me possa informar se estes são todos os livros que existem.

Em pesquisa sobre esta freguesia e a área onde se insere, encontrei muitas referências à família Soares de Proença, nomeadamente a Bernardo Soares de Proença, que terá sido o responsável pela abertura da variante ao Caminho Novo, e que era filho de Félix Proença de Magalhães - da Guarda ou Covilhã, Portugal - e Águeda Domes de Perada - de Santo António de Sá. Consultei, também, algumas genealogias desta família publicadas online e encontrei, em Santo António de Sá, Suruí e Santíssimo Sacramento, registos de alguns descendentes, inclusivamente o que julgo ser o registo de nascimento de Bernardo Soares de Proença.

Quanto a Maria Soares de Proença, o apelido e a freguesia coincidentes leva-me a acreditar que será desta família. Encontrei referências, em Santo António de Sá, a uma Maria Soares de Proença, casada com António Ferreira de Oliveira, mãe de nubentes em registos de casamentos. Mas esta terá nascido cerca de 1720 - 1730, enquanto que a minha é de 1790 - 1810.

Continuo à procura!
Espero ter ajudado em alguma coisa. Se puder dar-lhe mais alguma informação terei todo o gosto em partilhá-la consigo e com os outros compadres.

teresa queiroga





Resposta

Link directo:

Registos de S. António de Sá da Vila de Macacú, Rio de janeiro, Brasil

#354282 | lobosco | 30 jan 2015 20:38 | Em resposta a: #354268

Olá, acho que esta paróquia não existe mais, a vila foi abandonada. Ficava na região das atuais cidades de Itaboraí e Cachoeiras de Macacu, no interior do Estado do Rio de Janeiro. (http://www.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_hist.gif&Cod=1636)
A UFF fez essas digitalizações e transcrições em parceria com essa outra universidade. Além desse site americano, existe também o http://www.uff.br/curias/. Nesse site eles listam essa paróquia como parte do acervo da Arquidiocese de Niterói.
Tentou entrar em contato com eles? (http://www.arqnit.org.br/arqnit/)

Resposta

Link directo:

Registos de S. António de Sá da Vila de Macacú, Rio de janeiro, Brasil

#354285 | mila1001 | 30 jan 2015 21:01 | Em resposta a: #353359

Confrade,
pesquisando no site ,os arquivos da diocese niteroi ,chega-se aos arquivos vanderbilt -entre no antonio de sá
http://diglib.library.vanderbilt.edu/esss-brazil.pl.

Mila

no familysearch,na cidade Niteroi,há arquivos de 1600 igreja s frco xavier,e,s, joão batista

Resposta

Link directo:

S.Martinho de Parada

#354291 | evieira | 31 jan 2015 01:07 | Em resposta a: #354268

Cara Teresa Queiroga,

Jerónimo Francisco Ribeiro será quase de certeza um neto do casal Manuel Francisco Ribeiro (1719-1796) - Maria Alves Pedreira (1717-1807), lavradores do lugar do Rio na freguesia de Parada,Monção. Só não adianto de qual dos dois filhos deste casal é filho pois desconheço se o mais novo, também chamado Jerónimo Francisco (n.4.5.1758), e que casou depois de 1781 com sua prima em 2º Maria Josefa Esteves, no lugar da Porta fregª de Lordelo, teve filhos.
Se for filho do irmão mais velho deste, Manuel Francisco Ribeiro, casado com também sua prima Maria Rosa Esteves (1754-1844) e irmã mais velha daquela Maria Josefa, será o Jerónimo bp.23.9.1781 sendo seu padrinho seu tio ainda solteiro o já mencionado Jerónimo Ribeiro. A ser o caso teria 53 anos aquando do nascimento do seu filho mais novo no Brasil o que não é impossível.

O Jerónimo nascido em 1781 era o terceiro de dez irmãos (dois deles Padres com habilitação em Braga, o Pe Joaquim António (n.1786) e o Pe Francisco José Ribeiro (n.1791), pelo que o natural seria que deixasse a freguesia para tentar noutro lugar (Brasil?). Aliás, as migrações sazonais em busca de trabalho para Lisboa e outras cidades eram correntes, e a prova de que a família vivia em dificuldades é o facto do pai (Manuel Francisco Ribeiro (II)) ter falecido pobre no hospital desta cidade em 12.11.1826. Deste tenho informação de que era lavrador e sabia pelo menos assinar o nome, ao contrário do avô Manuel Francisco Ribeiro (I) que morreu analfabeto mas muito bem afazendado, como demonstra o seu extenso e interessantíssimo testamento. É curioso que este Manuel Francisco Ribeiro (I) teve um irmão licenciado,o Dr.João Francisco (n.9.4.1726 na Porta, Lordelo, Monção), sendo ambos filhos de António Francisco e Maria Vaz, e irmãos entre outros de José Francisco e Jerónimo Ribeiro (outro! este nasc.1730), tudo gente que assina de cruz..ou seja, um doutor licenciado filho e irmão de analfabetos.

Por descender de uma filha de Manuel Francisco Ribeiro (II) e de Maria Rosa Esteves tenho os costados desta gente recuados até ao início dos paroquiais, a se confirmar o parentesco, agradeço que me informe. Somos, por curiosidade, neste ramo, descendentes do Rev.Abade de S.Martinho de Parada João Pedreira (nat. do lugar de Lordelo da freguesia de Boivão,Valença, abade de s.martinho a partir de 1660 e falecido em 23.12.1696), bisavô da Maria Alves Pedreira a que faço referência atrás, e do Rev.Padre António de Magalhães (1605-1680), cura de tortoreos na galiza, abade de lordelo (1654-1665) e reitor da igreja de pias (1670-1680), natural do lugar de Vila Nova da freguesia de Troviscoso, e que tal como o seu colega de S.Martinho deixou vasta prole (é trisavô das Esteves). Este Ant.de Magalhães era filho casal Francisco de Magalhães-Maria Esteves, da mencionada freguesia. Não consegui recuar mais neste ramo mas sabemos que Francisco de Magalhães ficou por herdeiro em 31.3.1613 de um tal Padre Diego de Magalhães..

Espero ter aguçado a sua curiosidade. Se tiver alguma dúvida, disponha.
Cps,
Evieira

Resposta

Link directo:

Registos de S. António de Sá da Vila de Macacú, Rio de janeiro, Brasil

#354369 | 545teles | 02 fev 2015 23:01 | Em resposta a: #354291

Boa noite evieira,

Muito obrigada pela sua resposta e pela informação que facultou.
Continuo em busca do registo de casamento de Jerónimo mas, até agora, não encontrei nenhuma referência a este casal.
Não tenho, neste computador, acesso aos meus registos mas deixo aqui o link que já havia publicado do baptismo da filha de Jerónimo Francisco Ribeiro Braga:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14261-37487-81?cc=1719212&wc=M6ZT-3MS:131775101,139024701,140247601

Quando encontrar mais informações poderemos ter a certeza se temos antepassados comuns.
Mais uma vez obrigada e até breve,

teresa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 14:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen