Concelho de Tomar - Registos Paroquiais existentes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Património | Regiões

Concelho de Tomar - Registos Paroquiais existentes

#353760 | NunoCAlves | 19 jan 2015 10:39

Caros confrades,

Respeitante às paróquias do concelho de Tomar, existem livros paroquiais que se encontram na Torre do Tombo, bastante mais antigos dos que os mencionados nas páginas digitarq do Arquivo Distrital de Santarém.
A referência à sua existência esteve já nas páginas da digitarq da Torre do Tombo/AD Lisboa, mas por algum motivo foram retirados. Apenas se encontram referência a três paróquias com o total de 5 livros digitalizados, Alviobeira, Asseiceira e Madalena.
http://digitarq.arquivos.pt/details?id=5812222 , (dou este exemplo, Madalena) .

Assim sendo:

- Asseiceira (a paróquia é mencionada na página da digitarq, mas não fazem menção aos livros de óbito que iniciam em 1790)

- Beselga (não fazem menção aos livros, nomeadamente nos baptismos que iniciam em 1843. A página de Santarém menciona só 1857 para baptismos, mas existem anteriores)

- Carregueiros (nenhuma menção é feita a esta paróquia cujos livros iniciam em 1578, pelo menos)

- Casais (nenhuma menção é feita a esta paróquia cujos livros iniciam em 1577, pelo menos)

- Junceira (nenhuma menção é feita a esta paróquia cujos livros iniciam em 1559, pelo menos)

- Olalhas (nenhuma menção é feita a esta paróquia cujos livros iniciam em 1818, pelo menos)

- Paialvo (nenhuma menção é feita a esta paróquia)

- Sabacheira (nenhuma menção é feita a esta paróquia cujos livros iniciam em 1706, pelo menos)

- Serra (nenhuma menção é feita a esta paróquia cujos livros iniciam em 1803, pelo menos)

- São Pedro de Tomar - Beberriqueira (nenhuma menção é feita a esta paróquia cujos livros iniciam em 1676, pelo menos), Nota: a informação que a IJCSUD - Family Search tem, não está correcta: os livros de baptismo não iniciam a 1708, existe sim um livro entre 1676-1708 e que está na posse da Torre do Tombo.

- Sta Maria dos Olivais (Tomar) - (nenhuma menção é feita à paróquia matriz de Tomar cujos livros iniciam em 1554, pelo menos). Existência de dois microfilmes (637 e 637A ANTT) que têm registos desta paróquia entre 1554-1613.

- São João Baptista (Tomar) - (nenhuma menção é feita a esta paróquia cujos livros iniciam em 1779, pelo menos).

Bastantes destes livros encontram-se digitalizados em Rolos na Torre do Tombo: … SGU. No entanto existem bastantes falhas nas digitalizações de livros mais antigos.

Consultar também: Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, vol. I – Centro e Sul, na Torre do Tombo – Sala de Referência.

Espero que esta informação possa vir a ser útil a investigadores de famílias do Concelho de Tomar.

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

Concelho de Tomar - Registos Paroquiais existentes

#353817 | Filipe Prista | 20 jan 2015 14:38 | Em resposta a: #353760

Caro Nuno Alves,

Para além de falhas na sua classificação, entre as paróquias de São João Baptista e de Santa Maria dos Olivais, o principal problema dos registos paroquiais da cidade de Tomar é, infelizmente, a perda dos livros de registo de casamentos para grande parte do século XVIII.

Para ultrapassar esta falha, tenho tentado localizar os processos de casamento e as dispensas matrimoniais da prelazia de Tomar, infelizmente, e até ao momento, sem qualquer sucesso.

Cumprimentos,
Filipe Prista Lucas


Resposta

Link directo:

Concelho de Tomar - Registos Paroquiais existentes

#353824 | NunoCAlves | 20 jan 2015 19:55 | Em resposta a: #353817

Caro Filipe Prista Lucas,

Tem razão. Nos livros mais antigos que conheço da cidade de Tomar há algumas confusões entre assentos que reportam a S. João Baptista mas que estão em livros de Sta. Maria dos Olivais.

Respeitante à situação que reporta, deparo com o mesmo problema. Desconheço onde estejam as dispensas matrimonias (ou sumários matrimoniais), respeitantes à prelazia de Tomar.

Descobrir-se onde param tais documentos seria muitissimo importante para podermos recuar mais algumas gerações.

Há já muito tempo, tinham-me dado a possibilidade de estarem em Coimbra... Mas não cheguei a investigar se assim é.

Calculo que grande parte desta documentação se encontre arquivadas talvez (ainda) nas dioceses (?).

Posso lhe transmitir que tenho antepassados de Asseiceira, umas das actuais freguesias de Tomar, cuja paróquia estava sim sob jurisdição do Arcebispado de Lisboa.

Na Torre do Tombo encontrei várias dessas dispensas matrimoniais. Existe na Sala de Referência da TT uma estante com cadernetas, que estão ordenadas por local. Foi aí que encontrei a referência aos documentos de dispensa.

Cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

Concelho de Tomar - Registos Paroquiais existentes

#358558 | roz | 15 jun 2015 10:32 | Em resposta a: #353824

Caro Nuno Alves

Por acaso nao tem mais noticias sobre os assentos de Tomar (S. Joao Baptista principalmente)?

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Concelho de Tomar - Registos Paroquiais existentes

#358572 | lmgp | 15 jun 2015 21:51 | Em resposta a: #353760

Boa noite Caro Sr. Nuno Alves,

Podia-me informar em que arquivo estão os livros da freguesia de Casais que começam em 1577, s.f.f.?

Obrigado.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

Concelho de Tomar - Registos Paroquiais existentes

#358972 | mimita | 28 jun 2015 21:08 | Em resposta a: #353760

Boa Tarde caros Confrades,

Dirijo-me ao confrade que pesquisa a freguesia dos Casais, e a todos os outros naturalmente, porque estou também bastante interessada, neste tema visto a minha família materna ser, toda dessa zona, Casais, Nossa Senhora dos Reclamados, Igreja Nova, os nossos apelidos de família são; Graça, Ribeiro da Graça, Antunes, Nunes, Nunes Perna, Henriques, Lopes e Dias entre outros.
A pesar de estar registada e com as cotas em dia, não consegui aceder ao site directo.
Cordialmente
Emília Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 03:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen