Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Pessoas

Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

#353850 | PP | 21 jan 2015 12:32

Caros confrades,

Gostaria de contar com a vossa ajuda para encontrar a inquirição de genere do abade António Barreiros.

O dito abade era da freguesia de São João de Eiriz, Paços de Ferreira, por volta de 1637.

Agradecia alguma dica onde devo procurar.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

#353855 | AntonioGonçalves | 21 jan 2015 15:15 | Em resposta a: #353850

Caro PP

Para essa época, não deve encontrar Inquirição de Génere desse clérigo, pois elas começa a ser assíduas a partir de 167? -168? para a frente, neste caso pode tentar pedido de matricula do mesmo.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

#353868 | PP | 21 jan 2015 18:20 | Em resposta a: #353855

Caro confrade António Gonçalves,

Obrigado pela atenção.

Tem alguma sugestão onde devo procurar o pedido de matrícula? Há algum sítio na «net» para o efeito?

Cumprimentos, PP.



Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

#353903 | AntonioGonçalves | 22 jan 2015 15:49 | Em resposta a: #353868

Prezado PP


Penso, não tenho a certeza, que o AD Braga, já as digitalizou (matriculas), no entanto, não sei se já estão ao dispor dos utentes, talvez contatando com o respectivo arquivo

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

#354136 | roz | 27 jan 2015 00:49 | Em resposta a: #353903

Caro Antonio Goncalves

Primeiro vou pedir desculpa ao participante PP po invadir este topico com um assunto diferente mas 'e a sua participacao mais recente e por isso decidi contacta'-lo por aqui.

Descendo de uns Gonçalves Vilaça de Braga e Louredo que me estao a dar imenso trabalho e sao confusos pelos nomes se repetirem. Ha’ varios padres com exactamente o mesmo nome, todos com descendencia, mas em datas muito diferentes o que mostra serem pessoas distintas.
Tenho tambem um casal fim de linha que, embora existam registos de baptismo, no assento de casamento deles nao diz os nomes dos pais, nem nos dos filhos vem o nome dos avos e por isso nao posso continuar.
Como tem um conhecimento profundo daquela zona pode ser que tenha alguma informacao que me seja util ou sugestoes para contornar este impasse.

Meus 9.os avos:
DOMINGOS GONÇALVES VILAÇA (em 2 assentos tem tambem Vilaça) c/c MARIA DE ARAUJO na freguesia de S. Joao do Souto, Braga, a 30/8/1637 http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1010891 Imagem 20. Ele, tratante/mercador, natural de Sao Paio de Arcos e ela de S. Joao do Souto, Braga, moradores ‘a Fonte de Carcoda.
Calculo que tenham nascido por volta de 1610 mais ou menos.
Ha varios “candidatos” a pai/pais/parentes do Domingos Goncalves mas nao consigo la chegar. A ver:

- - Em S. Joao do Souto aparece um CONEGO DOMINGOS GONCALVES VILACA que ‘e dado por pai de outro Domingos a 7/9/1627 (a mae solteira era Isabel Fernandes). [Poderia ter tido outros filhos de outras pessoas antes deste. ]
A 21/3/1646 ‘e padrinho de um filho do” meu” Domingos Goncalves.
A 25/2/1664 em Nogueira, S. Romao, aparece como Juiz dos casamentos.
Encontro varias referencias a um Dr. Domingos Vilaça que imagino seja o mesmo, em 1643 na Se’ de Braga; em S. Tiago, Priscos 1656; em S. Martinho Rio Mau, Vila Verde, 1661; em St. Eulalia, Crespos, 1659; St. Marinha, Rio Tinto, 1677.
A 27/9/1643, no obito do pai diz que ficou por seu testamenteiro. http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1010932
Este Domingos foi bap. 28/9/1595 em S. Joao do Souto, filho de Antonio Goncalves Vilaça e Maria Antonia de Bouro.
Encontrei um obito de um Dr. Domingos Vilaça em S. Joao do Souto a 8/3/1680. Creio que seja ele. Nao seria velho demais para ser ele?Teria 85 anos...

O casal (pais do conego) ANTONIO GONÇALVES VILAÇA e MARIA ANTONIA de Bouro casou a 30/6/1591, ele filho de Domingos Goncalves e s/ mulher Maria Areas?? (Anes??), de St.a Cecilia de Vilaça e ela filha de Antonio Roiz bouro e s/mulher Catarina Dias, de S. Joao do Souto.
Fora o Conego, tiveram tambem e pelo menos: Maria em 1599; Catarina em 1602; Mariana em 1604 ; Luciano bap. a 12/6/1606 e a mae Maria Antonia morreu de parto deste filho a 15/6/1606. Tiveram ainda Victoria de quem nao encontrei o bap. mas encontrei o casamento.

. D. Vitoria de Vilhena(sera’ erro do padre? E devia ser Vilaça?) que casou a 16/6/1828 em S. Joao do Souto com Garcia de Melo Pereira http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id1010889 (ultimo ‘a direita). O noivo fez procuracao a DIEGO GONÇALVES VILAÇA.
Sera’ que Diego tambem ‘e filho do casal Antonio/Maria Antonia?Tenho duvidas pois encontrei-o a ter filhos pelo menos a partir de 1615 mas nao ‘e impossivel.
Contudo o importante ‘e que parece novo demais para ser pai do meu Domingos.

Para confundir ainda mais, ha um outro Domingos Gonçalves Vilaça tambem padre, que aparece a casar e baptisar sobrinhos (dos Guimaraes Peixoto) por volta de 1710 e que embora nao lhe tenha encontrado o seu baptismo sei que ‘e filho do meu casal original Domingos/Maria de Araujo e irmao do meu 8.o avo P.e Bernardo Gonçalves Vilaça.

Como ve ‘e uma confusao de Domingos e padres (todos marotos ainda por cima!!) e nao consigo recuar. Tenho ainda bastante informacao sobre a descendencia destes ramos que se estiver interessado posso enviar.

Desde ja agradeco qualquer ajuda ou sugestao que me possa dar.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

#354154 | AntonioGonçalves | 27 jan 2015 14:36 | Em resposta a: #354136

Prezada (o) Rosario

É minha intenção a curto prazo, estudar essa freguesia de S. João de Souto, assim sendo, neste preciso momento não terei elementos que a possam ajudar, esteja atenta ao Blog que logo que termine divulgarei esses dados e nessa altura estarei em melhores condições, para dialogar sobre os seus 'Vilaça's'.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

#354169 | roz | 27 jan 2015 18:16 | Em resposta a: #354154

Caro Antonio Goncalves

Muito agradeco a sua resposta e ficarei entao a aguardar os resultados dos seus estudos.

Melhores cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

#354183 | roz | 27 jan 2015 22:41 | Em resposta a: #354154

Caro Antonio Goncalves

Desculpe incomoda-lo outra vez mas poderia dar-me a sua interpretacao sobre os padrinhos no seguinte assento. Nao resolve todas as ligacoes, mas talvez uma delas. http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1010850 Imagem 154, o primeiro 'a esquerda, Manuel.
Diz que os padrinhos foram "o Rev. Conego Domingos Goncalves Vilaca, e sua prima Maria Ferreira donzela filha que ficou de Diogo Goncalves Vilaca".

O que acha, a Maria Ferreira 'e prima do Conego ou do baptisado? Obrigada.

Melhores cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

#354188 | AntonioGonçalves | 27 jan 2015 22:58 | Em resposta a: #354183

Prezada Maria do Rosário

A minha opinião pela leitura do assento, "é que o Reverendo cónego Domingos Gonçalves vilaça é primo de Maria Ferreira, solteira, filha de Diogo Gonçalves vilaça, porta do souto, S. João de Souto, Braga"

Mas ... numa análise curta ... teoricamente o cónego, para ser cónego teria de ter já alguma idade e como tal a prima Maria Ferreira, seria uma donzela, também com uma certa idade, quem seria o pai do cónego algum irmão ou irmã do Diogo Gonçalves vilaça, mas quanto a isto, é exigido 'no terreno' fazer um levantamento bastante exaustivo, trabalho esse que pretendo fazer, como já disse, a curto prazo.

Boa noite

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Inquirição de genere do abade António Barreiros.

#354200 | roz | 28 jan 2015 09:04 | Em resposta a: #354188

Estimado Antonio Goncalves

Muito agradeco a sua opiniao. Como ja conheco os pais e avos do Conego Domingos entao ja sei a ligacao ao Diego mas agora fica por fazer a ligacao ao meu 9.o avo Domingos!
Aguardarei os seus estudos e uma vez mais obrigada.

Os meus cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 22:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen