Pedido de ajuda sobre as famílias Gama Lobo (ou Lobo da Gama) / Bocarro em Moura, Beja

Este tópico está classificado nas salas:

Pedido de ajuda sobre as famílias Gama Lobo (ou Lobo da Gama) / Bocarro em Moura, Beja

#353885 | 545teles | 22 jan 2015 09:11

Bom dia,

Ao fazer pesquisa num ramo da minha família cheguei a uma Inês que aparece, conforme os registos, como "da Gama Lobo", "Encerrabodes Bocarro", "de Lacerda". Nos registos de baptismo de netos, filhos e no de casamento (em 1754) está registada como sendo natural da freguesia de S. João Baptista de Moura, filha de Diogo Lopes Bocarro, da mesma freguesia.

Não consigo encontrar os registos de baptismos, nas datas prováveis, nem da filha, nem do pai. Também não parece haver referência, em outros registos, a estes apelidos.

Descobri, entretanto, no Germil do Arquivo Militar, um Diogo Lopes da Gama Lobo Bocarro, nascido em 1829. Por causa da coincidencia de nomes, resolvi seguir esta linha e descobri que o pai (António Gama Lobo Bocarro) nasceu em S. João, Moura, a avó paterna (Isabel Marcelina Bocarro Limpo) também, a bisavó (Josefa Joaquina filha de Brites Antónia) também, e desta última, tal como aconteceu com Inês, descobri o registo de casamento em S. João mas nada do registo de baptismo, nem de Josefa, nem de Brites. Pelas minhas contas, Brites terá uma data de nascimento próxima da de Inês.

Para complicar um pouco mais as coisas, no registo de baptismo de Isabel Marcelina diz:

"Aos treze dias do mês de Dezembro de mil setecentos e oitenta e dois anos, de minha licença baptizou solenemente o Reverendo Beneficiado Frei João Fradilhão Coelho a Isabel, filha de José de Brito Lobo Limpo e de Dona Josefa Joaquina da Gama Lobo e Encerrabodes, naturais desta vila; neta paterna de Francisco de Brito Lobo Limpo e de Dona Isabel Vicência de Almeida Cabral, naturais desta vila; neta materna de Manuel Félix Valente, natural de Beja, e de Dona Brites Antónia da Roxa Bocarra, natural desta vila; foram padrinhos Francisco de Brito de Sampaio Lobo e tocou, com procuração de Dona Francisca Maria Isabel Cabral Limpo de Brito Guerreiro de Aboim, Joaquim de Sampaio Lobo Limpo; Moura, dia, mês e ano ut supra.
Averbamentos:
Declaro que a mãe é Dona Josefa Joaquina Bocarro ___ avó materna é Dona Brites Antónia Lobo da Gama"

E no de casamento de Josefa:
"Aos vinte e oito dias do mês de Abril de mil setecentos e oitenta e um, feitas as diligências do estilo e de minha licença, recebeu o Reverendo Beneficiado Frei João Fradilhão Coelho, in facie ecclesia e com palavras de presente, por marido e mulher, a José de Brito Lobo Limpo, solteiro, natural desta vila, filho de Francisco de Brito Lobo Limpo e de Dona Isabel Vicência de Almeida e Cabral, naturais desta vila, com Dona Josefa Joaquina da Gama lobo Encerrabodes, solteira, natural desta vila, filha de Manuel Félix Valente, natural de Beja, e de Dona Brites da Roxa Bocarro, natural desta vila, e não declararam os nomes dos avós; foram testemunhas o Reverendo Doutor Joaquim José Freire e Manuel Patrício Janeiro; Moura, dia, mês e ano ut supra.
Averbamentos:
Declaro que a dita D. Josefa só é D. Josefa Joaquina Bocarro e D. Brites sua mãe só é D. Brites Antónia Lobo da Gama "

Não terá interesse directo mas, por coincidência, ascendência da mãe de Diogo Lopes Gama Lobo Bocarro cruza-se também com a minha família através dos Macedo de Azevedo, de Olivença.

Peço a alguem, mais experiente ou que saiba alguma coisa sobre estas famílias, ajuda para deslindar este nó e perceber porque é que, seguindo dois ramos distintos da, aparentemente, mesma família, desaparece assim o rasto na mesma freguesia.

Agradeço, desde já, a vossa atenção,

teresa

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda sobre as famílias Gama Lobo (ou Lobo da Gama) / Bocarro em Moura, Beja

#433566 | manuelrpbarroso | 06 mai 2021 17:21 | Em resposta a: #353885

Cara Teresa,

Se me enviar o seu endereço de e-mail, penso ter algumas informações que possam ser do seu interesse.

O meu é manuelrpbarroso@gmail.com

Com os meus cumprimentos,

Manuel Bragança Barroso

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda sobre as famílias Gama Lobo (ou Lobo da Gama) / Bocarro em Moura, Beja

#433593 | JC | 07 mai 2021 16:08 | Em resposta a: #353885

Boa tarde Teresa,

AS minha mulher tem entre os ascendentes os Gama Lobo Bocarro e também Lacerda neste mesmo ramo. Grande parte dos Bocarros vêm de Serpa, Beja tendo passado alguns a Moura, pelo casamento e a Portalegre.
Talvez seja de pesquisar em Serpa.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 00:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen