Sobretâmega - Marco de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#354943 | heinrich_ | 21 fev 2015 21:46

Boa noite!
Tenho uma linha que me vem de GASPAR CAMELO cc MARIA FIGUEIRA, em 19Ago1658, mres. em Agrochão, Sobretâmega. No assento não é feita qq referência à filiação do Gaspar.
Uma sua fa. tem por padrinhos “SALVADOR CAMELO e sua fa. MARIA de S. Martinho de Recezinhos”.
Um neto do Gaspar, JOÃO MANUEL, fo. de DOMINGOS TEIXEIRA CAMELO cc MARIA DOS REIS, irmã do Pe. de Constance ALEXANDRE LEITÃO DE VASCONCELOS, tem como padrinho MANUEL CAMELO, Pe. da Várzea, fo. do Salvador, e como assistente o Pe. de Abragão JOÃO MOREIRA CAMELO, neto do mesmo.
Pelas datas de casamento do Gaspar e do Salvador, respectivamente, 1658 e 1637, dá ideia do Gaspar ser seu sobrinho. Até agora, no entanto, não consegui entroncá-los pelo que qq ajuda nesse sentido seria muito bem-vinda.
Obrigado.

Henrique Ribeiro


Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses e Recezinhos

#356612 | silvestre | 09 abr 2015 17:04 | Em resposta a: #354943

Boa tarde,

Estou a pesquisar os antepassados de uma amiga e cheguei ontem a este casal, cuja filha "emigrou" para Porto, Santo Ildefonso e cujo neto nasceu em Bomfim, 1857. São eles: José António da Cunha de Sta Cristina de Sobretâmega cc Eugénia Maria de Sousa de Penafiel, S. Mamede de Receinhos.

Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#356620 | heinrich_ | 09 abr 2015 19:04 | Em resposta a: #356612

Boa tarde,
Deve haver engano pois há um lapso de 200 anos. Aquele casal consorcia-se em 1658.
Melhores cumprimentos,
Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#356626 | silvestre | 09 abr 2015 20:26 | Em resposta a: #356620

Desculpe ter-me "colado" ao seu tópico.
Apenas quis, por um lado, evitar a proliferação de tópicos com o mesmo nome e por outro, tive a esperança que tivesse pesquisado nestas freguesias noutros séculos, podendo, assim, ter-se cruzado com estas pessoas.
Com os melhores cumprimentos
Vera Amaral

Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#356630 | heinrich_ | 09 abr 2015 23:14 | Em resposta a: #356626

Boa noite!
Fez muito bem.
Infelizmente, não me cruzei com esse casal, mas tenho investigado em Sobretâmega (Sta. Maria) e Recezinhos (S. Martinho e S. Mamede).
Caso encontre qq referência, comunico-a via este tópico.

Melhores cumprimentos,
Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#365692 | heinrich_ | 03 fev 2016 18:56 | Em resposta a: #354943

A quem possa interessar.

GASPAR CAMELO era fo. de GASPAR CAMELO & MARGARIDA, b. a 7Jun1624, em S. Paio de Oliveira, Amarante (cortesia do Confrade Vasconcelos).
A ligação de Gaspar a SALVADOR CAMELO DE SOUSA, de S. Martinho de Recezinhos, indiciava parentesco próximo mas difícil de provar. Era seu meio-irmão.

Um filho seu, DOMINGOS TEIXEIRA CAMELO, c em Constance c MARIA DOS REIS, fa. de MANUEL DOS REIS DE VASCONCELOS, nat. de Paços de Gaiolo, cirurgião, fo. ou neto de GASPAR DOS REIS LEITÃO, avô de D. LÁZARO LEITÃO ARANHA, Lente da UC, Desembargador da Relação do Porto, Deputado do SO, da Colegiada de S. Tomé, o Apóstolo, do Conselho de SMF, Principal da Sé Patriarcal de Lisboa e Secretário da Embaixada enviada por D. João V ao Papa Clemente XI, em 1712, de cujo evento passam agora os 300 anos.
Lázaro mandou edificar, no sítio da Junqueira, em Lisboa, uma residência, conhecida por Casa-Nobre de Lázaro Leitão Aranha, onde funcionam, presentemente, as instalações da Universidade Lusíada.

Uma linha destes REIS vive actualmente em Fornos, MC.

Heinrich

Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#365710 | Conde | 04 fev 2016 08:01 | Em resposta a: #365692

Então pelos Teixeiras entroncam nos tratados pelo Jose Antonio Reis e pelos Carneiros são dos Carneiros de Benviver descritos no final das Linhagens de Portugal.

Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#365733 | heinrich_ | 04 fev 2016 16:08 | Em resposta a: #354943

Boa tarde!

A ligação aos Teixeiras da Qta. do Vimieiro já a conhecia. Relativamente aos Carneiros não conheço a obra em questão.

Melhores cumprimentos,
Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#365739 | Conde | 04 fev 2016 16:42 | Em resposta a: #365733

É dos anos setenta. Mas creio que o Luis Carneiro Pinto tem o mesmo nos 2 volumes que publicou, aliás no primeiro.

Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#418718 | capaman | 14 out 2019 16:06 | Em resposta a: #356612

Boa tarde!

José António da Cunha e Eugénia Maria de Sousa são meus sétimos avós. Se quiser trocar informações, avise p.f.

Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#419941 | C4RN3IRO | 11 dez 2019 23:39 | Em resposta a: #365739

Recentemente descobri que meu bisavô veio de Sobretâmega, Marco de Canaveses, Portugal para o vale do Paraíba, São Paulo, Brasil.

Me chamo Sergio Eduardo de Almeida Carneiro.

Agradeço qualquer informação sobre os Carneiros dessa região.

Sou filho de Miguel Ângelo de Almeida Carneiro e de Jurema Ubirajara de Almeida Carneiro.

Os pais de meu pai eram Miguel Carneiro Júnior e Julieta de Almeida.

Meu avô Miguel Carneiro Júnior, era filho de Miguel Carneiro (alguns dizem que ele era Carneiro da Silva) que veio de Sobretâmega.

Resposta

Link directo:

Sobretâmega - Marco de Canaveses

#419944 | C4RN3IRO | 12 dez 2019 00:25 | Em resposta a: #419941

Encontrei meu antepassado.

Manoel da Silva Carneiro nasceu em 13 de Fevereiro de 1805 em St. Maria sobre o Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. Casou -se com Joaquina Maria de Jesus de Babo em 23 de Abril de 1826 em St. Maria sobre o Tâmega.

Obrigado

Sergio Eduardo de Almeida Carneiro

sergioeacarneiro@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 14:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen