Família Noronha de Alvarenga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Noronha de Alvarenga

#355096 | luciachavescardoso | 27 fev 2015 14:47

Sempre me disseram que o meu bisavô paterno era um padre de Alvarenga. Claro que é muito difícil chegar a essa pessoa. No entanto, dizem -me também que era da Casa da Chieira. A minha bisavó chamava-se Anna Silva e era serviçal. Entretanto veio para o Porto talvez fugida da "desgraça". Ela nasceu em 1862 em S. Martinho de Recezinhos e o seu filho, meu avô, em 1883 no Porto. Se por acaso esta história for verdadeira, o tal Padre que poderia ser "Soares Correia de Noronha" ou não, teria que ter nascido antes de 1862. Será que alguém poderá dar uma ideia?

Resposta

Link directo:

Família Noronha de Alvarenga

#355099 | saintclair | 27 fev 2015 15:09 | Em resposta a: #355096

-
Será isto.
o Padre José Soares Correia de Noronha, é natural de Alvarenga - Arouca, da Casa da Chieira.
Foi durante muitos anos abade de Fornos, no concelho de Castelo de Paiva, e - a exemplo do que muitas vezes sucedia nesses tempos - andou nos meandros da política: em 1933 foi integrado como vogal na Comissão Concelhia de Castelo de Paiva da União Nacional, em 1937 foi nomeado presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Castelo de Paiva. Em 1940, foi um dos secretários da sessão de inauguração do Cruzeiro da Independência, também em Castelo de Paiva.
Ainda em plena II Grande Guerra, corria o ano de 1942, foi nomeado para integrar a Comissão Reguladora do Milho em Castelo de Paiva e, no mesmo ano, foi nomeado vogal do Grémio da Lavoura da mesma localidade.
Em 1950, prestou-se sentida homenagem ao padre José Soares Correia de Noronha, pelas suas bodas de ouro sacerdotais e pelas bodas de prata como pároco de Fornos.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Família Noronha de Alvarenga

#355123 | Jorge Resende | 27 fev 2015 23:26 | Em resposta a: #355096

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reinaldo_Soares_Correia_de_Noronha

Seria da família?



Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Família Noronha de Alvarenga

#355158 | luciachavescardoso | 28 fev 2015 21:29 | Em resposta a: #355124

Obrigada. Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

Família Noronha de Alvarenga

#355160 | luciachavescardoso | 28 fev 2015 22:04 | Em resposta a: #355123

Penso que nunca vou saber se os Noronhas de Alvarenga são meus familiares, visto que só com testes de DNA seria possível descobrir. Tenho pena que haja um corte no conhecimento desse lado das minhas origens. Apenas sei que esse bisavô era padre, que era da Chieira e segundo me contaram morreu cedo. A serviçal tinha 21 anos quando teve o menino Eduardo em 1883, logo o pai, padre, tem que ter nascido pelos menos antes de 1860. Descobri certidões de batismo de duas Marias em 1874 que têm como padrinho um presbítero chamado António Soares Correa de Noronha. Não sei se poderia ser esse. Ainda vou tentar encontrar as certidões de batismo desse senhor no site tombo.pt. Só a título de curiosidade, o menino nascido, ficou com o nome só da mãe Eduardo Silva. Esse, teve três mulheres. eu sou neta da terceira. Por isso só tenho o nome da minha avó que era Chaves. O meu pai não pôde ser Eduardo Silva, mas sim Eduardo Chaves. Coisas da vida. !!! Obrigada pela atenção. Lúcia Chaves Cardoso

Resposta

Link directo:

Família Noronha de Alvarenga

#355635 | luciachavescardoso | 13 mar 2015 11:07 | Em resposta a: #355123

Sim. Já ouvi falar desse senhor. Aliás, existe ainda um médico que é ou era dono da casa da Chieira e vive em Braga que me parece ter esse nome. Fui lá um dia para descobrir mais alguma coisa mas não me atenderam pois pensaram que andava a vender produtos. Claro que eu só gostava de conhecer as pessoas, mais nada.

Resposta

Link directo:

Família Noronha de Alvarenga

#388625 | g. teles | 20 jan 2018 14:04 | Em resposta a: #355096

O padre José Soares Correia de Noronha, acima referido, abade de Fornos e presidente da Câmara de Castelo de Paiva, nasceu no lugar de Miudal, Alvarenga, em 1878, filho de Joaquim Soares Correia de Noronha e de D. Ana Cândida Soares Peixoto. Era irmão de Reinaldo Soares Correia de Noronha, também acima mencionado, este nascido em Magrelos, concelho de Marco de Canavezes, para onde a família se mudou entretanto. Este Reinaldo Soares Correia de Noronha, que foi presidente da Câmara de Arouca, casou duas vezes, com duas primas direitas e viveu na Casa da Chieira, Alvarenga: a primeira, com D. Olinda Peres de Noronha Galvão, nascida na Casa de Miudal, Alvarenga; a segunda com D. Joaquina de Lacerda de Noronha, da Casa da Vila ou do Alferes, também Alvarenga, de onde este ramo de Noronhas era proveniente.
Cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

Família Noronha de Alvarenga

#388648 | Conde | 21 jan 2018 16:34 | Em resposta a: #388625

A referida D.Candida Soares Peixoto não seria por acaso do Marco? De Sande, ou São Lourenço do Douro?

Resposta

Link directo:

Família Noronha de Alvarenga

#436674 | Carla Noronha | 29 set 2021 19:06 | Em resposta a: #388648

A D. Ana Candida Peixoto de Noronha, minha bisavó, nasceu na Casa da Quinta da Boavista , na freguesia de Magrelos, em Marco de Canaveses.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 21:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen