Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355448 | PP | 08 mar 2015 17:18

Caros confrades,

Para aqueles que se interessam pelos Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada, julgo que poderei ter encontrado o assento de óbito de Águeda Freire, filha do Capitão de Ordenanças de São João de Covas, Domingos de Meireles, e de Leonor Neto.

Em 1728-05-20 consta no assento de casamento do seu filho Domingos de Meireles Freire, que a sua mãe Águeda Freire era «v.ª» (viúva). Tinha então 76 anos de idade.

O dito Domingos de Meireles Freire, depois de casar, foi viver para a freguesia de Ordem, Lousada.

Em 1731-02-12 surge um assento de óbito de Águeda Freire, viúva, na freguesia de Ordem, Lousada, pelo que é muito provável que terá ido viver para junto do seu filho, já que era natural e residente na freguesia de São João de Covas, Lousada.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355470 | aníbal | 09 mar 2015 13:54 | Em resposta a: #355448

Estimado PP

Agradeço-lhe esta contribuição geral, porque é sempre um auxílio !

Um abraço,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355478 | abribas | 09 mar 2015 16:05 | Em resposta a: #355448

Caro PP
A Águeda Freire que refere é a nascida em Covas a 2.4.1652 que casou com Gonçalo Freire em Covas a 29.4.1664, e depois com António Vaz?
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355493 | PP | 09 mar 2015 21:29 | Em resposta a: #355478

Caros confrades,

Grato pelo cumprimento, mas só agora é que vi as vossas mensagens... pois não recebo as devidas notificações.

A Águeda [Neto] Freire é de facto a «baptizada» a 02.04.1652, casada com os supracitados.

Refira-se que não encontrei o assento de óbito na freguesia de Casais, Lousada, e que Águeda Freire, quando faleceu, é dada como do Lugar da Cruz, freguesia de Ordem, Lousada, o que coincide com o lugar de residência do seu filho Domingos de Meireles Freire.

Faleceu numa segunda-feira; tinha cerca de 78 anos de idade; «está sepultada dentro desta igreja»; «seus herdeiros estão obrigados fazer o seu bem dalma[sic] (da alma) conforme o uso e costume desta freguesia». No averbamento do assento de óbito consta: «tem satisfeito o primeiro ofício de dez Padres; o segundo de dez Padres; o terceiro de dez Padres».

(Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Óbito de Ordem - Lousada (1713-11-22 a 1775-09) (Ordem, Lousada, Porto, Portugal, Paróquia de Ordem, 1713-11-22 a 1775-09), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, fólio 238v, assento de 1731-02-12).

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355521 | Al.Cunha | 10 mar 2015 19:18 | Em resposta a: #355448

Caro confrade PP

No Livro de S. João de Covas, óbitos, 23-3-1725, imagem m00484.tif de e-tombo

23-3-1725 faleceu Águeda Freire, viúva, do lugar da Costa desta freguesia de S.João de Covas etc.

A dúvida persiste
Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355524 | PP | 10 mar 2015 20:38 | Em resposta a: #355521

Caro confrade Al.Cunha,

Permita-me discordar, mas essa Águeda Freire não pode ser confundida com a Águeda [Neto] Freire, dado que:

1.º A Águeda Freire que aponta era do Lugar da Costa, e a Águeda [Neto] Freire nunca é dada como do Lugar da Costa, mas sim do Lugar de Casais, e depois, entre 27.03.1674 e 20.05.1728, do Lugar de Rio de Moinhos. Ou seja, habitava no lugar e quinta de seu pai, o capitão Domingos de Meireles, Senhor da Casa de Rio de Moinhos, Lugar de Rio de Moinhos, Covas, Lousada;

2.º A Águeda Freire que aponta faleceu a 23.03.1725, mas a outra ainda era viva nessa altura, dado que esteve no casamento do seu filho Domingos de Meireles Freire. Note que no assento de casamento, de 1728, consta que a mãe do nubente era viúva, logo não pode ter falecido em 1725.

Cordiais cumprimentos, PP.

PS: recordo-me vagamente dessa Águeda Freire, do Lugar da Costa, que julgo ser casada com um tal Manuel Ribeiro....

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355533 | abribas | 11 mar 2015 00:46 | Em resposta a: #355524

Caros confrades
Tenho também nas minhas notas uma Agueda Freire falecida a 23.3.1720 do lugar da Costa, Covas, Lousada, viúva de António Gonçalves com quem casou em Covas a 23.12.1698.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355534 | PP | 11 mar 2015 01:08 | Em resposta a: #355533

Caro confrade António,

Há pelo menos duas Águeda Freire, do Lugar da Costa....

Uma casada com António Gonçalves, que tiveram um filho Domingos Gonçalves, crismado em 1706, na Igreja de São Mamede de Negrelos, e outra que era viúva e que crisma o seu filho Domingos no dito ano e igreja.

A Águeda [Neto] Freire apadrinha algumas crianças do Lugar da Costa, mas é sempre declarado que ela é do Lugar de Rio de Moinhos.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355540 | abribas | 11 mar 2015 10:38 | Em resposta a: #355534

Caro Confrade PP
O Manuel Ribeiro, do lugar da Costa, que refere, penso que seria casado com uma Águeda "do Couto" de quem tenho anotado os filhos:
- Serafina Ribeiro de Sousa
- Padre Manuel José Ribeiro de Sousa
- Águeda Ribeiro de Sousa
- António do Couto Ribeiro
- Maria do Couto Ribeiro
A Serafina casou com um António Coelho de Meireles de quem teve filhos no lugar de Almedinha, Covas.
E a Maria casou com um Manuel de Meireles a 13.2.1735 em Covas.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355541 | Al.Cunha | 11 mar 2015 11:24 | Em resposta a: #355524

Caro confrade PP

Bom dia.
No primeiro ponto tem toda a razão. No assento de casamento de Domingos de Meireles Freire, filho de António Vaz já defunto e de sua mulher Águeda Freire da freguesia de S. João de Covas, realizado em Sousela a 20-5-1728, não resta qualquer dúvida quanto à identificação do contraente e é evidente que a mãe, Águeda Freire, ainda seria viva.

Quanto ao assento de óbito de Águeda Freire, Ordem 12-2-1731, sem excluir que a sua hipótese seja a realidade, há pontos que me deixam na dúvida:
- Não há qualquer identificação da falecida para além do nome.
- Águeda ´(Neto de Meireles) Freire que sempre é referida com natural da freguesia de S.João de Covas aparece neste assento como do lugar de C-------- , freguesia da Ordem Sendo pessoa conhecida nestas freguesias não parece lógico, mesmo que estivesse definitiva ou temporariamente em casa do filho.
- O assento de óbito feito com uma caligrafia perfeita foi elaborado com um nome do lugar começado por C e mais tarde alterado para Cruz. Suponho que esta alteração foi introduzida posteriormente pois custa a crer que quem teve tanto cuidado na caligrafia fizesse uma *borrada*na correcção e não fizesse uma anotação da correcção efectuada.
- Se vir no assento de Manuel Nunes, do lado direito da imagem, também aparece um lugar C------- (que não leio, será Carvalha??) que poderia ser o que estava originalmente no assento de óbito de Águeda.

A sua leitura continua a ser, para mim, uma hipótese válida.

Um abraço
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355542 | PP | 11 mar 2015 11:30 | Em resposta a: #355540

Caro confrade António,

Por acaso não sabe se o dito António Coelho de Meireles é filho de Manuel Coelho e de Anastácia Neto, da freguesia de Sousela, Lousada?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355543 | abribas | 11 mar 2015 11:41 | Em resposta a: #355542

Tenho-o como filho de António Coelho e Maria Coelho, baptizado em Almedinha, Covas, a 5.12.1699 tendo por padrinhos o padre António de Queirós Pereira e Maria Nunes mulher de Manuel Ribeiro do Lugar do Ribeiro, Santa Maria de Sousela, e falecido em Almedinha, Covas, a 12.8.1755.

Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355544 | Gil Campilho | 11 mar 2015 11:50 | Em resposta a: #355448

Meus Caros
Aproveito este tópico relacionado com Meireles de Lousada para perguntar se alguém tem elementos que ajudem a esclarecer um ramo de Meireles de Casais.
Com efeito, José Ferreira Gomes, do lugar do Recanto, em Casais (filho de António Ferreira Gomes, de S. Pedro de Ferreira, e Ana Francisca, de Casais) casou a 19.6.1764 com Brízida Maria de Meireles, de Casais (no casamento de seu neto Estanislao é referida como Brízida Nunes, no de seu filho António como Brizida Maria de Meireles), filha de Francisco Nunes, de Cristelos, e de Josefa Gomes, de Casais.
Brízida era irmã, pelo menos, de Manuel Nunes de Meireles * Casais 29.6.1726; António de Meireles * Casais 4.3.1729; José das Neves de Meireles cc Bernarda Luisa Ferreira; Custódia de Meireles cc António Beça.
Josefa Gomes, mãe de Brízida, morreu antes de 11.11.1765 data em que seu viúvo voltou a casar, e era filha de João Gomes, de S. Vicente de Boim (embora no casamento de seu neto António se refira que é neto de "João Gomes natural da dita freguesia de Cristelos e sua mulher, digo e de Catherina de Meirelles natural desta freguesia de S. Payo") e de Catarina de Meireles, natural de Casais.
João Gomes e Catarina de Meireles tiveram ainda outro filho, de seu nome João Gomes, da Aldeia do Bairro, em Casais, baptizado em 19.8.1708.
Ora, é precisamente sobre esta Catarina de Meireles, de Casais, que eu muito agardecia qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355546 | PP | 11 mar 2015 12:22 | Em resposta a: #355541

Caro confrade AL.Cunha,

Compreendo a sua hesitação, mas repare que nem sempre a Águeda [Neto] Freire é referida como "natural" da freguesia de São João de Covas, Lousada.

Por exemplo, repare que após o casamento com Gonçalo Freire, ela é sempre dada como «da freguesia de Casais», Lousada, ou até mais especificamente como da «aldea de Casaes»[sic] (aldeia de Casais).

No meu entendimento, os párocos referia-se na maior parte das vezes ao local de residência e não à sua naturalidade. Note que, pelo menos da minha parte, não tenho um único assento onde esteja declaradamente expresso «natural de».

Do que investiguei, note, por exemplo, que entre 1668 e 1674, Águeda [Neto] Freire é dada como do lugar e freguesia de Casais, Lousada, embora saibamos que foi «baptizada» em São João de Covas, Lousada.

O lugar no assento de óbito é claramente «Crus»[sic] (Cruz), local de residência do seu filho.

Não lhe parece também ilógico que, a uma pessoa tão conhecida, filha e, depois, irmã, do capitão de ordenanças de São João de Covas, se esquecessem de assentar o seu óbito na sua própria freguesia?

No meu entendimento, são demasiados os indícios, e o motivo pelo qual aparece como sendo do Lugar da Cruz, é que deve ter ido viver com filho e, se foi logo no casamento, já lá estava há mais de 3 anos. Por isso acho aceitável que o pároco assim o ditasse.

Finalmente, outro dado curioso: para onde poderia ela ter ido viver no final de sua vida? Os filhos do 1.º casamento já tinha falecido... Do Gonçalo, último filho, nada sei. Do segundo casamento, nada sei da filha Maria, e só resta de facto este Domingos, residente no dito Lugar da Cruz, freguesia de Ordem.

Bom... fica, como disse, esta hipótese.

Um abraço, PP.

PS: Contento-me com o regresso do meu caro confrade e «em forma»! :)

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#355554 | PP | 11 mar 2015 16:08 | Em resposta a: #355544

Caro confrade,

Algumas questões:

António Ferreira Gomes, c.c. Ana Francisca, julgo que será natural da freguesia e concelho de Paços de Ferreira, e não da freguesia de São Pedro [de Ferreira], Paços de Ferreira.

Por acaso esta Brízida Maria de Meireles não será sobrinha de Brízida Nunes c.c. José Pinto? Ou melhor, Francisco Nunes e Brízida Nunes, não serão irmãos...? Parece-me que sim...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357326 | Gil Campilho | 07 mai 2015 00:57 | Em resposta a: #355554

Caro Confrade
Agradeço a resposta supra que não me foi notificada pelo que só agora a vi.
Sucede que não conheço o casal Brizida Nunes e José Pinto!
Peço pois o favor de me dar mais algum elemento para poder analisar.
Desde já o meu agradecimento e os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357338 | PP | 07 mai 2015 19:16 | Em resposta a: #357326

Caro confrade,

Brígida Nunes e José Pinto casaram a 14.09.1693, na Igreja de São Vicente, Boim, Lousada.

Casaram numa sexta-feira, tendo a cerimónia sido celebrada pelo «P.e» (padre) José Vaz de Pinho; foram testemunhas: Manuel [Gomes] Pinto «do Corgo» (Lugar do Corgo), freguesia de Boim, Lousada, e Manuel Pinto [de Mag.es] (de Magalhães) «de Sedoura» (Lugar de Sedoura) freguesia de Boim, Lousada.

Brígida Nunes tinha 26 anos de idade quando casou.

Ela é filha de António Pinto Gaspar e de Maria Nunes.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357749 | Gil Campilho | 19 mai 2015 11:20 | Em resposta a: #357338

Caro Confrade,
Muito agradeço a sua resposta. Sucede que não me parece que Francisco Nunes e Brízida (casada com José Pinto) sejam irmãos. Com efeito o meu Francisco Nunes é filho de Domingos Duarte e Justina Teixeira, ambos de Cristelos, neto paterno de Manuel da Costa e Maria Nunes, ambos de Silvares, e neto materno de José Nunes e Catarina Fernandes, de Cristelos.
Este Francisco Nunes casou 2ª vez em 11.11.1775, em Casais, com Maria da Silva, filha de Custódio Duarte e Catarina da Silva.
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357750 | Gil Campilho | 19 mai 2015 11:35 | Em resposta a: #355554

Caro Confrade,
Relativamente a António Ferreira Gomes, de facto no casamento de seu filho José aparece como natural de Santa Eulália de Passos (Paços de Ferreira).
No casamento de José Ferreira Gomes com Brizida Maria de Meirelles, em 19 de Junho de 1764, na Igreja de Casais, esta conta como filha de Francisco Nunes, de Cristelos, e Josepha Gomes, de Casais, neta paterna de Domingos Duarte e Justina Teixeira, ambos de Cristelos, neta materna de João Gomes, de S. Vicente de Boim, e Catherina de Meyrelles, solteira, de Casais, que eu ainda não consegui entroncar nos Meireles do Bairro.
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357779 | PP | 19 mai 2015 19:09 | Em resposta a: #357749

Caro confrade Gil Campilho,

Podia, por gentileza, partilhar algumas datas sobre Brízida Maria de Meireles e seus ascendentes, a saber: data de nascimento da dita; data de casamento de Francisco Nunes com Josefa Gomes; data de casamento de Domingos Duarte com Justina Teixeira.

Pode ser que não sejam de facto irmãos, mas é muita coincidência os pais de Brízida Nunes se chamarem Domingos Duarte e Justina Teixeira, e também serem de Cristelos, Lousada.

Confira por favor que Francisco Nunes casou com Maria da Silva em 1765 e não 1775; no dito assento está «Secenta»[sic] (sessenta).

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357803 | Gil Campilho | 20 mai 2015 11:05 | Em resposta a: #357779

Meu Caro Confrade,
Muito obrigado pela disponibilidade que mais uma vez demonstra para auxiliar no conhecimento destes Lousadenses de outros tempos.
Infelizmente, não tenho o nascimento de Brízida, mas apenas dos seus irmãos que refiro na minha mensagem de 11 de Março, supra, e a indicação de que seria natural de Casais.
Também não possuo dados sobre o casamento de Francisco Nunes e Josefa Gomes, sendo que confirmo que o segundo casamento daquele foi em 1765, pelo que Josefa morreu antes dessa data.
Também nada tenho quanto ao casamento de Domingos Duarte e Justina.
Infelizmente deste ramo pouco mais tenho pelo que qualquer dado que me possa transmitir seria muito bem vindo.
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357807 | PP | 20 mai 2015 14:14 | Em resposta a: #357803

Caro confrade Gil Campilho,

De momento apenas tenho o assento de óbito de Josefa Gomes: f. a 12.06.1764 e foi s. a 13.06.1764, na Igreja de Santo António, Casais, Lousada.

Tenho ainda o assento de casamento do casal Domingos Duarte e Justina Teixeira, mas não coincide com os ascendentes que apontou anteriormente; casaram a 28.10.1686, na Igreja de Santo André de Cristelos, Lousada.

Poderá então haver de facto dois casais com os mesmos nomes ou...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

José Pinto (ou José Pinto da Silva) c.c. Mónica Ribeira.

#357810 | PP | 20 mai 2015 18:26 | Em resposta a: #357803

Caro confrade Gil Campilho,

Tenho alguns dados que lhe poderão interessar, a saber:

José Pinto (ou José Pinto da Silva) c.c. Mónica Ribeira a 04.07.1725, na Igreja de Santa Maria, frg.ª de Sousela, Lousada.

Segundo se depreende do assento de casamento de José Pinto da Silva, José Pinto Ribeiro, pai do nubente, era viúvo e residente no «Lugar da aldeia[sic] (Aldeia)», freguesia de «S.» (São) Miguel de Silvares, Lousada; e, portanto, Maria de Meireles, já tinha falecido na data do supracitado enlace.

Cordiais cumprimentos, PP.


Resposta

Link directo:

João Gomes e Catarina de Meireles.

#357817 | PP | 20 mai 2015 21:23 | Em resposta a: #355544

Caro confrade Gil Campilho,

Gostaria de lhe perguntar se esta indicação está efectivamente correcta: "João Gomes e Catarina de Meireles tiveram ainda outro filho, de seu nome João Gomes, da Aldeia do Bairro, em Casais, baptizado em 19.8.1708."

No dito assento de batismo consta que João é filho de João Gonçalves e de Catarina de Meireles.

Em suma, João Gomes e João Gonçalves serão a mesma pessoa?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357821 | PP | 20 mai 2015 22:50 | Em resposta a: #355544

Caro confrade Gil Campilho,

Há mais um filho de Francisco Nunes e Josefa Gomes - Bernardo, n. a 15.08.1724, em Casais (fólio 151v).
Veja este assento, dado que foi padrinho de baptismo o marido de Luísa de Meireles, f.ª de Domingos de Meireles e de Leonor Neta.

Curiosamente foi o celebrante o P.e Manuel Freire Pedrosa, bisneto de Domingos de Meireles e de Leonor Neta.

Deve haver alguma ligação entre Catarina de Meireles, Luísa Meireles e Domingos de Meireles...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357865 | Gil Campilho | 22 mai 2015 18:18 | Em resposta a: #357817

Caro Confrade
Mais uma vez muito obrigado pela preciosa ajuda.
Antes de mais, julgo que terá toda a razão quando refere que talvez joão Gomes n. 1708 não seja filho de João Gomes e Catarina Meireles. Com efeito, não apenas o assento de facto parece referir João Gonçalves (e não Gomes), como este e Catarina Meireles aparecem como casados. Assim, deveremos estar pernte duas Catarina Meireles, ums solteira que teve filha de João Gomes, e um casada com João Gonçalves.
Entretanto peço desculpa mas não conheço a ligação da Maria de Meireles que refere supra, na intervenção de dia 20, com estes Meireles.
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357867 | PP | 22 mai 2015 20:49 | Em resposta a: #357865

Caro confrade Gil Campilho,

Julgo que ainda não terá nada sobre a ascendência de Catarina de Meireles, da aldeia do Bairro, Casais, Lousada, mulher solteira, e que será sua ascendente, correcto?

E é disto que anda à procura, certo? Desculpe, se estou equivocado.

Assim, eu acho que o supracitado assento pode lançar pistas sobre a dita Catarina de Meireles. Não sabemos quem é ela, mas o seu neto Bernardo, n. a 15.08.1724, em Casais, filho de Francisco Nunes Teixeira e Josefa Gomes, tem como padrinho outro Bernardo que é filho de António de Bairros e de Luísa de Meireles.

(Na mensagem anterior eu disse erradamente que o padrinho foi "o marido de Luísa de Meireles", mas rectifico que foi o filho.)

Ora a dita Luísa de Meireles é filha do capitão Domingos de Meireles e de Leonor Neta. Como o dito capitão teve, pelo menos, seis mulheres, pode ser que sejam parentes: Catarina de Meireles e Luísa de Meireles.

Cordiais cumprimentos, PP.

PS: o que mais me intriga é este dado: «Domingos Duarte ser filho de Manuel da Costa e de Maria Nunes, e Justina Teixeira ser filha de José Nunes e de Catarina Fernandes». Eu, acho que há aqui qualquer coisa que não bate certo... Mas posso estar errado. Se me pudesse facultar todos os assentos em que tal está declarado, ficava-lhe grato.
É que eu já tenho um assento de Domingos Duarte e Justina Teixeira e já estudei os assentos de baptismo dos filhos deles.... e acho que há aqui qualquer equívoco... Até os apelidos dos pais não batem certo em nenhum... Fica esta desconfiança, para meditar.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#357868 | PP | 22 mai 2015 21:00 | Em resposta a: #357867

Caro confrade Gil Campilho,

A Catarina de Meireles deve ter nascido no Séc. XVII (III - IV quartel). Mas não pode ser a filha de Manuel de Meireles e de Catarina Ribeira, nascida em 1678, pois esta faleceu com 2 dias de idade.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#358021 | Gil Campilho | 27 mai 2015 17:31 | Em resposta a: #357867

Caro Confrade,
Os meus objectivos são exactamente os que referiu, ir sabendo mais destes Meireles de Casais e entroncar esta Catarina nos mesmos.
Quanto ao nome dos Pais de Domingos Duarte e Justina Teixeira, obtive os mesmos do assento do segundo casamento de Francisco Nunes, com Maria da Silva, casamento este que também conhece. Infelizmente não tenho o nascimento de Francisco Nunes, que nos podia ajudar.
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Assento de óbito de Águeda Freire (Freire/Meireles de São João de Covas, Lousada).

#358041 | PP | 27 mai 2015 22:05 | Em resposta a: #358021

Caro confrade Gil Campilho,

Francisco Nunes nasceu a 06.08.1703, na freguesia de Cristelos, Lousada. No assento não consta os avós do baptizado.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 21:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen