Ajuda com uma palavra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Eventos | Pessoas | Regiões

Ajuda com uma palavra

#355785 | rxavierflima | 17 mar 2015 11:39

Confrades,

Ando aqui às voltas com uma palavra que não consigo decifrar e agradecia a vossa ajuda.

http://goo.gl/h1icU5

Isto são dois fragmentos dos registos de óbito de Antonio José Pereira e Anna Fernandes, em 1848, na freguesia de Alvelos em Barcelos.

A palavra que não consigo decifrar é a que vem a seguir ao nome Antonio José Pereira, quer no registo de óbito do próprio, quer no da esposa. Não será apelido porque nos registos dos descendentes não lhe é atribuido mais nenhum apelido além de Pereira. Parece-me qualquer coisa como "caçador", mas não me faz grande sentido. Pelos vistos o senhor morreu na cadeia de Barcelos. Terá essa palavra alguma coisa a ver com isso?

Muito obrigado desde já

XavierLima

Resposta

Link directo:

Ajuda com uma palavra

#355786 | ppb | 17 mar 2015 11:49 | Em resposta a: #355785

Bom dia,

Aquilo que leio é:

- o caçador -

Será uma designação, talvez derivada da atividade da caça ou alcunha.

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Ajuda com uma palavra

#355788 | rxavierflima | 17 mar 2015 12:06 | Em resposta a: #355786

Caro Pedro Bandola,

Obrigado pela resposta. É o que me parece também. Mas o "o" antes de "caçador" intriga-me. Nunca encontrei nenhum registo com "o carpinteiro" ou "o moleiro".

Enfim, vou esperar por mais opiniões.

Resposta

Link directo:

Ajuda com uma palavra

#355789 | rxavierflima | 17 mar 2015 12:12 | Em resposta a: #355785

Encontrei este link http://goo.gl/mfqYVy com a lista dos oficiais do exército português mortos durante da Guerra Peninsular e aparece um Antonio José Pereira na categoria caçadores. É claro que não pode ser a mesma pessoa uma vez que a dita guerra acabou décadas antes de 1848. De qualquer forma, pergunto-me se esse "caçador" não terá a ver com o posto militar.

Resposta

Link directo:

Ajuda com uma palavra

#355792 | ppb | 17 mar 2015 12:32 | Em resposta a: #355789

Nos assentos que tenho encontrado o artigo definido ajuda a compreender o sentido dos nomes, que por vezes passaram a apelido.
Desse modo, e recuando no tempo, vi que alguns apelidos eram derivados de alcunhas, profissões ou características físicas:
Encontrei o russo, o guitarra, o trombeta.
Também 'a ribeirinha' que não tinha nada nos nomes dela que o indicasse, mas vim a encontrar mais tarde que o pai tinha apelido Ribeiro.

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 07:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen