Familia Pessoa de Andrade

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Familia Pessoa de Andrade

#356118 | InesBarata | 25 mar 2015 12:54

Bom dia. Procuro informações sobre a familia Pessoa de Andrade. Tenho antepassados com este apelido em Santa Marta de Penaguião desde 1666, mas antes desse ano não encontrei mais registos, pelo que deduzo que vieram de outras localidades. Gostaria de saber se alguém no forum terá informações destes apelidos.

Obrigada!

Inês Barata

Resposta

Link directo:

Concílio de Trento

#356119 | saintclair | 25 mar 2015 13:46 | Em resposta a: #356118

-
Depois de Concilio de Trento- http://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_de_Trento
ficou deliberado que a partir de 1563, a Igreja Católica nas suas Paróquias iniciava
pela mão dos Priores das respectivas Freguesias os registos de Baptismo, Casamento,
Óbitos, etc.
Claro que foi preciso decorrer bastante tempo, ....[cerca de 100 anos] até que os Priores
das freguesias começassem a fazer os respectivos registos. Houve assim, grande resistência
por parte dos Vigários/Abades/Priores em aceitar tal norma.
Entre outros motivos, este caso é uma boa explicação para a sua dificuldade.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#356155 | InesBarata | 26 mar 2015 11:48 | Em resposta a: #356119

Bom dia! De facto, quanto mais antigo o registo mais difícil se torna a continuação do estudo. No entanto, sei que há ramos de familias com o mesmo apelido na zona centro do país; Coimbra, Viseu...e a minha esperança seria que alguém no forúm tivesse informações sobre os mesmos, e então eu poderia tentar relacionar com o meu...Se alguém tiver informações, agradecia que mas disponibilizasse.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372386 | PP | 23 jul 2016 16:31 | Em resposta a: #356118

Cara confreira Inês Barata,

Também estou interessado no apelido Pessoa de Andrade, pois procuro distinguir alguns indivíduos (4) com o mesmo nome na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião.

Agradeço, caso tenha, a partilha de dados sobre Maria Pessoa de Andrade (séc. XVIII).

Grato e cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372412 | saintclair | 24 jul 2016 14:42 | Em resposta a: #372386

-
Natércia;
...Encontrei mais literatura do Teatro Exp. Porto.
Amanhã procederei ao seu envio.
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372413 | InesBarata | 24 jul 2016 15:25 | Em resposta a: #372386

Boa tarde! Finalmente parece que mais alguém aqui no fórum pode ter ligação a este apelido, agradeço desde já pela sua participação neste tópico. Os dados que lhe posso facultar são os seguintes :
Maria Pessoa de Andrade nascida em 14/03/1666 na Freguesia de Fontes e falecida em 24/12/1702, filha de António Ribeiro e sua mulher (da qual desconheço o nome), casou com Manuel Rodrigues em 25/01/1680 (estou um pouco insegura sobre esta data devido ao estado do registo) na freguesia de Fontes. Deste casamento resultaram os seguintes filhos (os que consegui encontrar):
Manuel Pessoa de Andrade (que mais tarde se tornou padre e membro da ordem de Malta) nascido em 26/04/1696,
Joana Pessoa de Andrade nascida em 16/05/1702.
Esta pessoa tem relação com alguma das suas pesquisas?
Grata pela atenção,
Inês Barata

Resposta

Link directo:

Apelido «Pessoa de Andrade».

#372418 | PP | 24 jul 2016 17:35 | Em resposta a: #372413

Cara confreira Inês Barata,

Grato pela partilha de dados.

De facto todos aqueles que estudam a freguesia de Fontes deviam unir-se... tal é a dificuldade de, por vezes, sabermos quem é quem.

A dita Maria Pessoa [de Andrade?] casou com Manuel Rodrigues em 25 de Janeiro de 1688 e não em 1680 (repare que os assentos anteriores são de 1687).

E é aqui que começam as minhas dúvidas: uma filha de um casal com estes nomes - Maria Pessoa de Andrade casou com Manuel da Fonseca; e uma outra (ou não!) Maria Pessoa de Andrade casou com Manuel de Mesquita de Barros. Até pode ser um segundo casamento.... Estou à procura dos assentos de casamento. Por acaso sabe alguma coisa que queira partilhar?

O que é certo é que o casal Manuel Rodrigues e Maria Pessoa são dados de lugares diferentes, mas podem até ser os mesmos, pois já vi que há alterações significativas de residência nesta freguesia face às mesmas pessoas; por exemplo: em 06.04.1773 são dados como do Lugar de Fontes, mas em 24.11.1766 são dados como do Lugar/Bairro das Ramadas. Em suma, ainda não sei se de facto serão as mesmíssimas pessoas.

De momento ainda não consigo estabelecer ainda ligação de parentesco.

Se necessitar de algum dado, esteja à vontade, pois presumo que vou acabar por fazer o levantamento de quase todos os casamentos da freguesia em causa.

Grato uma vez mais pela sua atenção.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372419 | natercia7 | 24 jul 2016 17:39 | Em resposta a: #372412

Desde jà fico-lhe muito obrigada. Claro que sabe que a participação da Natércia PIMENTEL so concerne os anos 1953, 1954 e um pouco de 1955. Estou curiosa de ver isso. Amitiés N.

Resposta

Link directo:

TEP

#372420 | saintclair | 24 jul 2016 18:02 | Em resposta a: #372419

-
Natércia;
T.E.P.-- António Pedro, como sabe foi quem iniciou ensaios.....pois pode ver e ouvir...
https://www.youtube.com/watch?v=VA31YhTJ4CM
http://marioviegasparaquasetodos.blogspot.pt/2012/07/o-tep-rovisco-e-beckett-no-politeama.html
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372421 | natercia7 | 24 jul 2016 19:46 | Em resposta a: #372420

Acabo de passar uma hora maravilhosa. Ouvir de novo a voz do "Mestre", como eu lhe chamava...
Fiz-lhe uma ofensa terrivel, que ele nunca me perdoou, mas não podia ser de outra maneira. Era o teatro como profissional ou uma vida de famillia, com o homem que me esperava em França de braços abertos... Foram dias de grandes dores, daquelas que matam ou reforçam. Felizmente resisti, e duas filhas vieram completar o quadro : quatro filhos, oito netos e duas bisnetas ! Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372434 | InesBarata | 24 jul 2016 23:18 | Em resposta a: #372418

Caro confrade,
De facto, pela pesquisa que efetuei, apenas encontrei dois filhos deste casal, cujos nomes já referi. Uma forma de ter a certeza se se trata do mesmo casal é verificar a data de nascimento da suposta filha que está a pesquisar, visto que a Maria Pessoa (mãe) faleceu em 1702, logo qualquer filho seria nascido entre 1688 (grata pela correcção da data de casamento) e 1702. O ramo desta família permanece em Fontes por mais duas gerações e depois parte para Candemil, em Amarante. Este ramo dos meus antepassados tem um interesse muito especial para mim, e tem sido um verdadeiro desafio conseguir escrutinar este assunto, devido à antiguidade dos registos, o que torna a situação muito frustrante. Se puder indicar mais algum dado ou informação sobre outros membros com este apelido com os quais pesquisa, talvez seja mais fácil cruzarmos dados. Não acredito que existisse duas famílias distintas com este apelido na freguesia de Fontes, é muito provável que estejamos a falar da mesma família embora talvez de ramos diferentes.
Muito grata pela atenção,
Inês Barata

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372436 | PP | 25 jul 2016 00:58 | Em resposta a: #372434

Cara confreira Inês Barata,

Já dei com o gato, permita-me a expressão.

De facto há, aparentemente, dois casais com o mesmo nome, a saber:

Manuel Rodrigues c.c. Maria Pessoa em 25.01.1688 e tiveram uma filha, Maria Pessoa de Andrade, que deverá ser a Maria nascida a 20.11.1688. Esta dita Maria Pessoa de Andrade c.c. Manuel de Mesquita de Barros em 17.04.1708.

E poderá haver outro casal Manuel Rodrigues c.c. Maria Pessoa, que tiveram uma filha, Teresa de Andrade, que casou com Manuel da Fonseca em 16.07.1731. É precisamente esta Teresa de Andrade que aparece também com o nome Teresa Pessoa de Andrade.

Atendendo à emenda/borrão do pároco, eu li Maria[sic] Pessoa de Andrade, mas é seguramente «Thereza» Pessoa de Andrade.

Nos fólios 59v e 60, em 24.11.1766, no assento de casamento de António Borges e de Maria Pessoa de Andrade (filha de Manuel da Fonseca e de Teresa Pessoa de Andrade e neta materna de Manuel Rodrigues e de Maria Pessoa), poderá ser vista a emenda/borrão ao nome e que me induziu em erro.

Brevemente envio-lhe uma listagem de indivíduos com o apelido «Pessoa de Andrade» que lhe poderá interessar para as suas investigações.

Grato pela sua atenção.

Cordiais cumprimentos, PP.

PS: não sei se lhe interessará saber que existem indivíduos de apelidos Azevedo e Gonçalves, do Lugar de Morgido, freguesia de Candemil, Amarante, na freguesia de Fontes.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372438 | natercia7 | 25 jul 2016 08:17 | Em resposta a: #372420

Caro SAINTCLAIR,

Se não vê inconveniente a isso, proponho-lhe de criar, eu, um topico.Seria qualquer coisa como "Questoes diverses a SAINTCLAIR". Tenho pejo de continuar a parasitar os topicos que têm um objecto mais caracterisado. Confrades, como o Pedro França e o Stamaro puderam assim generosamente ajudar muitos de nos. Diga-me o que pensa da proposta. Cordialmente N.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372440 | saintclair | 25 jul 2016 10:27 | Em resposta a: #372438

-
Natércia;
...Vamos deixar passar esta "onde de
calor",depois logo se vê.
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372443 | natercia7 | 25 jul 2016 11:20 | Em resposta a: #372440

Bien compris, mon Général ! N.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372444 | InesBarata | 25 jul 2016 11:22 | Em resposta a: #372436

Caro confrade,
Grata pela resposta. Não tinha conhecimento dessa filha (certamente a primogênita) deste casal. Estagnei na pesquisa sobre este casal, não consegui avançar mais por falta dos dados maternos de Maria Pessoa de Andrade. Se verificar nas suas pesquisas algum dado que me possa ajudar a continuar a árvore, fico-lhe muito agradecida. Suspeito que a ascendência desta senhora venha fora de Fontes, o que torna as coisas ainda mais difíceis.
Muito grata pela atenção,
Inês Barata

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372457 | saintclair | 25 jul 2016 15:02 | Em resposta a: #372444

-
Ok, Natércia.
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372533 | PP | 26 jul 2016 23:29 | Em resposta a: #372444

Cara confreira Inês Barata,

Conforme prometi, aqui fica o que tenho sobre Pessoa/Andrade, a saber:

Teresa Pessoa de Andrade c.c. Manuel da Fonseca (16.07.1731);
Rosa Maria de Andrade c.c. António Correia da Fonseca (25.04.1757);
Perpétua Maria Pinto de Andrade c.c. José Pinto da Conceição (2[?].11.1757);
Maria Pessoa de Andrade c.c. Manuel da Fonseca Álvares;
Maria Pessoa de Andrade c.c. António Pinto Borges (21.11.1776);
Maria Pessoa de Andrade c.c. Manuel Mesquita de Barros (17.04.1708);
Maria de Barros de Andrade c.c. Francisco Rodrigues Alves;
Maria de Andrade c.c. João de Mesquita (15.10.1719);
Maria Clara de Andrade c.c. João Martins Correia (03.12.1757);
Margarida de Andrade c.c. Manuel da Fonseca (29.05.1698);
Joana de Andrade c.c. Basílio Camelo (04.12.1756).

A única ligação de parentesco que tenho é com Bernarda Maria Mesquita de Andrade c.c. António Correia Rebelo.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#372537 | InesBarata | 27 jul 2016 00:20 | Em resposta a: #372533

Muito obrigada pela listagem. Vou verificar se existe alguma correspondência com esses nomes na minha pesquisa.
Grata pela atenção,
Inês Barata

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#427751 | tosousa | 06 out 2020 09:28 | Em resposta a: #356118

Bom dia.

Tenho ancestrais pessoa de Andrade na região de viseu ( zonas de tonda e Oliveira do Conde)

Manuel Pessoa de Andrade N 30/10/1692 em coal-Tonda, casado com Rosária de Andrade N 03/11/1693 - F 08/12/1765 em oliveira do conde, a qual corresponde o segundo marido pois ficará viúva em 1713 de Domingos Marques. Os pais de Manuel pessoa chamavam se Manuel pessoa de Andrade e Maria Ferros.

Tiveram como filhos

José Pessoa de Andrade (1719) CC Josefa Maria Gomes

Serafim (1721)

Manuel Pessoa teve mais irmãos, nomeadamente D. Victorina Pessoa de Andrade (1695), Mónica (1694) e António (1701)

Resposta

Link directo:

Familia Pessoa de Andrade

#427752 | tosousa | 06 out 2020 09:29 | Em resposta a: #427751

*Maria Ferroa, lapso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 13:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen