Granado - Rabarrabos- Penela

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Granado - Rabarrabos- Penela

#356335 | nduarte | 31 mar 2015 14:50

Caríssimos,

Solicito a vossa ajuda para encontrar alguns elementos genealógicos sobre os meus antepassados Manoel Duarte Granado casado com Carmina da Conceição, residentes em Rabarrabos - Penela cujo casamento ocorreu em 30.01.1878. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Granado - Rabarrabos- Penela

#356353 | PAIVAMANSO | 01 abr 2015 00:48 | Em resposta a: #356335

Caro Duarte
Sugiro que seja mais explícito e informe quais as elementos genealógicos que procura. Diga se quer receber um Livro grátis, publicado no século XIX com o título "Notícias de Penela". É um Livro importante com 540 páginas cheias de informações relevantes sobre esse Concelho.
Aproveito para mostrar, não apenas por curiosidade, que Rabarrabos, era antigamente chamada de Lavarrabos.
PT/AHMC/PA/nº4 do Catálogo da Coleção Pergaminhos Avulsos 1266-1883 no Arquivo Histórico Municipal de Coimbra
Ano de 1299, Maio, 20, Coimbra. Instrumento de composição amigável feito entre o concelho de Coimbra, representado pelos seus procuradores, Domingues Esteves e Martim Anes, mercadores, e o concelho de Penela, pelo procurador António Anes, sobre a jurisdição e direitos a cobrar nos lugares de Pousafoleso-Velho, Pousafoles-o-Novo (conc. Miranda do Corvo); Pereiro (conc. De Penela); Cabeça de Boi e Lavarrabos (actual Rabarrabos, conc. de Penela). O acordo alcançado referia que os moradores dos lugares pagariam
“irmãmente a metade” de todos os serviços e tributos que aí fossem lançados,
quer pelo concelho de Coimbra, quer pelo de Penela.
Texto em Português, carta partida por ABC, pergaminho, com vestígios de selos pendentes de
que restam apenas as suspensões de trancelim de seda de cor castanha. 560 mm x 415 mm.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Rabarrabos

#384455 | jliberato | 14 set 2017 12:14 | Em resposta a: #356335

Caros confrades,
Venho chamar a atenção para o tópico que lancei "Árvore de costados de Bernardo Fernandes Casanova, da Póvoa de Varzim" em
http://geneall.net/pt/forum/172129/arvore-de-costados-de-bernardo-fernandes-casanova-da-povoa-de-varzim/#a384302
Contém elementos de Rabarrabos, São Miguel de Penela.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Granado - Rabarrabos- Penela

#391215 | cvazmarques | 18 abr 2018 11:56 | Em resposta a: #356353

Bom dia.
Como posso obter o "Livro grátis, publicado no século XIX com o título Notícias de Penela" referido na resposta.
Procuro informação sobre antepassados meus de Rabarrabos e tudo o que me puder ser facultado como pista para essa investigação me será útil.
Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Granado - Rabarrabos- Penela

#391219 | PAIVAMANSO | 18 abr 2018 14:27 | Em resposta a: #391215

Para lhe enviar esse Livro preciso saber o seu endereço de e-mail. Depois pedirei ao meu Amigo o Dr. Francisco P. Almeida, que por favor envie pelo Wetransfer para si, porque eu não sei fazer isso. Atenção que quando receber esse Livro, tem um prazo de poucos dias para abrir e guardar. Se deixar passar esse prazo o e-mail desaparece. Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Granado - Rabarrabos- Penela

#391220 | cvazmarques | 18 abr 2018 14:38 | Em resposta a: #391215

Muito obrigado pela resposta pronta.
O meu endereço de email é o seguinte: carlosvazmarques@gmail.com
Fico muito grato e havendo outro tipo de fontes que me possa indicar também lho agradeço penhoradamente.
Cumprimentos,
Carlos Vaz Marques

Resposta

Link directo:

Granado - Rabarrabos- Penela

#391228 | PAIVAMANSO | 18 abr 2018 18:42 | Em resposta a: #391220

Vou fazer um e-mail a pedir ao Dr. Francisco Pinto de Almeida que por favor lhe envie a digitalização desse Livro. Foi Ele quem enviou todos os exemplares que várias pessoas receberam. Peço que quando receber esse Livro, coloque aqui uma mensagem a confirmar, e não me agradeça a mim, mas sim ao Amigo Dr. Francisco Pinto de Almeida. De outras fontes falarei noutra mensagem, ainda hoje.
Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Granado - Rabarrabos- Penela

#391233 | PAIVAMANSO | 19 abr 2018 00:31 | Em resposta a: #391228

Caro Vaz Marques
O antigo Lugar de Lavarrabos, mais tarde passou a chamar-se de Rabarrabos, e há algumas décadas mudou a designação para; Lugar de São Sebastião, da Freguesia de São Miguel, agora faz parte dos Lugares englobados na União de Freguesias de Rabaçal, São Miguel, e Santa Eufémia do Concelho de Penela, Distrito de Coimbra.
Existem outros Livros sobre a História e as Gentes do Concelho de Penela e mais os Livros Paroquiais dos Assentos de Baptismo, Casamento e Óbitos….. O Senhor está longe, em Lisboa, e eu aqui perto a cerca de 20 quilómetros do antigo Lugar de Rabarrabos / São Sebastião.
Desconheço o seu grau de experiência na prática das pesquisas genealógicas, mas caso o Senhor precise e queira as minhas humildes tentativas de ajuda, fico ao seu dispor.
Sugiro que informe o que sabe sobre os seus parentes de Rabarrabos. Conhece alguns nomes Deles, algumas datas, algum grau de parentesco, uma pista que me permita dar-lhe uma ajuda, caso o Senhor necessite ?
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Granado - Rabarrabos- Penela

#391256 | jliberato | 19 abr 2018 16:06 | Em resposta a: #391233

http://geneall.net/pt/forum/172129/arvore-de-costados-de-bernardo-fernandes-casanova-da-povoa-de-varzim/#a384302

Caro Jorge Santos,
Viu esta minha mensagem?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Granado - Rabarrabos- Penela

#391281 | PAIVAMANSO | 20 abr 2018 13:57 | Em resposta a: #391256

Caro J Liberato
Voltei a ler agora a sua mensagem porque já não me lembrava do conteúdo. Não sendo um pedido de ajuda, ficou como divulgação de uma Árvore de Costados que interessará a quem nela encontrar algum parente directo ou colateral. Não é o meu caso, mas peguei numa folha de Árvore de Costados, preenchi os 31 rectângulos com os dados por si disponibilizados e guardei. Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 20:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen