Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Famílias | Pessoas

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356587 | Eliana Pavan | 09 abr 2015 00:19

Bom noite! Gostaria de saber se existe algum canal de informação para eu conseguir encontrar a certidão de nascimento ou baptismo de minha avó, nascida em Portugal. Ela chegou ao Brasil por volta de 1912 (nascida em 1902). Infelizmente, em sua certidão de casamento e em seu documento RNE constam apenas sua data de nascimento, 15/05/1902, o nome dos pais - Francisco Xavier Pereira e Angelina Maria e, no local de nascimento, apenas Portugal. Sei que ela nasceu na região de Trás-Os-Montes, enviei os dados para os dois arquivos distritais mais importantes da região, mas eles me devolveram dizendo que é impossível a busca sem o local de nascimento (distrito ou freguesia). Preciso urgente da cidadania portuguesa e agradeço muito sua ajuda nesta busca.

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356600 | mila1001 | 09 abr 2015 13:39 | Em resposta a: #356587

Eliana,
Em primeiro lugar,qual o nome de sua avó?
Já procurou saber se consta a naturalidade na certidão de casamento ou no óbito?
Veja também no registro de nascimento do filho(a) .
Fale com algum parente mais velho.
Saiba que voce tem um documento importante,que é o RNE,e,para fazer tal documento,ela pode ter apresentado o passaporte ou outro documento,quem sabe o proprio batismo.Veja em que Estado foi feito o RNE,qual a Secretaria,SP,RJ,e,depois,escreva para o Arquivo Nacional do RJ,informe todos os dados,inclusive RNE e o seu numero.Aguarde a resposta,eles respondem,pois,devem ter o cartão de imigracao arquivado.
Se morar no Rio,poderá tratar disso pessoalmente,é mais rápido.
Entre www.arquivonacional.gov.br/consultas/acervo estrangeiro,no final da página há o atendimento a distancia,entre,preencha seus dados e os de quem procura.Envie e-mail(marque que é para genealogia)

Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356601 | Eliana Pavan | 09 abr 2015 13:53 | Em resposta a: #356600

Mila, primeiramente, obrigada pelas dicas e pela resposta. Nas certidões brasileiras (casamento civil, nascimento dos filhos e RNE) apenas está grafado que ela veio de Portugal. Hoje, temos apenas duas filhas dela viva (uma delas minha mãe), velhinhas com memórias difusas. Mas sua dica da RNE é fantástica, acredito que ela tirou este documento depois de seu casamento com meu avô (com a certidão de casamento, pois no Brasil ela substitui a certidão de nascimento), pois ali seu nome já é o de casada. Vou mandar sem falta o email para o Arquivo Nacional, da maneira como você sugere. Muito obrigada, é mais um caminho! Assim que tiver notícias, eu aviso! Abraços

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356603 | Eliana Pavan | 09 abr 2015 14:30 | Em resposta a: #356587

Mil desculpas, esqueci de escrever o nome de minha avó: Maria dos Prazeres Pereira, nascida em 15/05/1902, em Tras-Os-Montes, filha de Francisco Xavier Pereira e Angelina Maria. Obrigada.

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356604 | mila1001 | 09 abr 2015 14:55 | Em resposta a: #356603

Eliana,
Também esqueci de dizer que se houve casamento na igreja católica,sua avó deve ter apresentado uma certidão de batismo,mas,se isso não aconteceu,deve ter dito ao padre onde e quando foi seu batismo.Para dar credibililidade ao que dizia,deve ter apresentado 2 testemunhas.Esse documento fica arquivado na igreja ou,quem sabe na curia a que pertence a igreja.Já lhe digo que a primeira coisa que farão será negar que não tem o documento,mas,insista,pois,para uma amiga tive que ligar,enviar e-mail,falar na Curia,mas,acabei por conseguir o documento.
Mesmo que as idéias das pessoas estejam difusas,saiba que contar coisas do passado é o que elas fazem de melhor,tenha paciencia,saiba ouvir e,perguntar,sem esquecer de anotar.Eu descobri o casamento de minha bisavò só depois de ouvir uma frase, dita pela minha mãe, sobre o relacionamento de minha avó com a sogra.Dá trabalho,mas,no final é gratificante.
Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356605 | mila1001 | 09 abr 2015 15:40 | Em resposta a: #356587

Eliana,
encontrei uma Angelina Maria que veio com a filha Maria dos Prazeres de 10 anos.Saberia dizer se o Francisco já se encontrava no Brasil?
Fale com sua mãe sobre isso,pois,no documento de chegada diz que Angelina nasceu em Bumposto,mas,acredito que seja freguesia de Bemposta.Pergunte também se ela se lembra de Bemposta...Há mais freguesias com esse nome,resta saber se encontrei a Angelina certa,pois,pode ser mera coincidencia,uma homõnima.
Na lista de chegada há mais pessoas dessa freguesia,quem sabe alguma seja familiar pelo nome.
Veja o que encontrei:

http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=05A&pagina=091&familia=42610
angelina maria e filha maria dos prazeres,não há nome do pai
chegou em 31/03/1912 navio são paulo
desembarcou em santos local de nascimento BUMPOSTO,seria Bemposta?

lista do navio
http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L05A_091.pdf
veja o nome das duas numero 9041 e 9042 final da página
com o nome da cidade onde nasceram,tem mais nomes,veja se conhece mais alguém

Bumposto pode ser Bemposta/ Abrantes, ou, Peredo da Bemposta/ Mogadouro,ou, Pinheiro da Bemposta,e,se não me falha há memória há alguma em Penacor(?).



Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356608 | MCNN | 09 abr 2015 16:08 | Em resposta a: #356605

Olá Mila

Acho que acertou na mouche, e a freguesia é Bemposta do Douro, concelho de Mogadouro.

Assim, no livro de bordo:

http://museudaimigracao.com/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_004878.pdf

(página 1, números 14 e 15)

está como origem "Posta do Doro", é Bemposta do Douro.

O pedido de passaporte está aqui, a mãe chamava-se Maria Angelina:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/viewer?id=1236666

(seleccionar a imagem 309.tif, é o primeiro pedido)

O livro de baptismos não está disponível para consulta online, o pedido terá de ser feito ao Arquivo Distrital de Bragança.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356609 | mila1001 | 09 abr 2015 16:20 | Em resposta a: #356608

Mario Cesar,
Obrigada mais uma vez pela ajuda!
Quem ficará contente será Eliana,acho que ela encontrou sua angelina.
Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356618 | Eliana Pavan | 09 abr 2015 18:45 | Em resposta a: #356587

Amigos!!!! Pode bem ser a mãe de minha avó, pois aqui ela está como Angelina Maria, mas deve ser Maria Angelina! E sua filha. Nunca perguntei se meu avô tinha vindo sozinho. Vou atrás da documentação no arquivo distrital.

Obrigada, mesmo a todos!

Mário, só uma dúvida: quando peço uma pesquisa para o arquivo distrital (principalmente o de Bragança), eles pedem que envie a data de nascimento, o nome inteiro e o local de nascimento. Como você acha que devo pedir, ou seja, quais os documentos devo citar? Para que não haja devoluções de email. Agradeço mais uma vez, abraços

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356619 | Eliana Pavan | 09 abr 2015 18:57 | Em resposta a: #356587

Mais uma coisa, Mario e Mila: que trabalho fantástico vocês fazem! Parabéns! Torçam para que seja a minha Angelina.
Tenho notícias tb que meu bisavô, Francisco Xavier Pereira, supostamente poderia ser este (mas achei incerto, pois ele tirou o passaporte em 1900 e minha avó ainda nem tinha nascido) Será que isso ajudaria na pesquisa para ver se os dados batem?
Passaporte de Francisco Xavier Pereira
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/ADBGC/AC/GCBGC/PAS/077/01147/000389
Tipo de título
Atribuído
Datas de produção
1900-08-10 A data é certa a 1900-08-10 A data é certa
Dimensão e suporte
1 f.
Âmbito e conteúdo
Registo n.º113 - f.196v.
Filho de: Manoel Pereira e de Maria José;
Natural de: Vila de Ala-Vila de Ala-Mogadouro;
Idade: 40 anos;

Literacia: não sabe escrever;

Estado Civil: Casado(a);

Profissão: Jornaleiro;

Destino: São Paulo - Brasil.
Cota atual
Cx. 233

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356633 | MCNN | 09 abr 2015 23:49 | Em resposta a: #356619

Boa noite Eliana


Relativamente ao pedido ao Arquivo Distrital de Bragança, peça-lhes para procurarem o baptismo de Maria dos Prazeres (trata-se de um baptismo, e as crianças eram baptizadas apenas com os nomes próprios)., que nasceu previsivelmente em 15/05/1902.

Peça-lhes para procurarem primeiro na paróquia de Bemposta. Caso nada encontrem lá, peça-lhes para procurarem na paróquia de Vila de Alva. Ambas as paróquias são no concelho de Mogadouro.

Diga-lhes que o nome da mãe é Maria Angelina, mas que poderá ser igualmente Angelina Maria.

Diga-lhes também que muito provavelmente a criança terá sido baptizada como filha de pai incógnito, mas que o pai caso tenha sido indicado deve ser Francisco Xavier Pereira ou Francisco Xavier Ferreira (já lhe explico isto mais à frente).

E creio que estas indicações são suficientes.

Agora, quanto ao nome do pai, e sobre a hipótese que eu coloco que também podia ser Francisco Xavier Ferreira, prende-se com a questão que colocou sobre os passaportes em nome do pai.

Aquele passaporte que aqui colocou eu já tinha visto, e também reparei que era anterior`ao nascimento da sua avó.

Agora veja por favor este pedido de passaporte de 1913:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/details?id=1296599

Os nomes dos pais são compatíveis com os do passaporte que aqui colocou. E a idade e a naturalidade batem certo.

Caso fossem a mesma pessoa, isso quer dizer que ela umas vezes usava o Ferreira e outras o Pereira, que eram os apelidos (sobrenomes) do pai e da mãe. Isso não era nada fora do comum naquela época. Relembro que as pessoas eram baptizadas apenas com os nomes próprios, o que lhes dava alguma "liberdade" para, em adultos, irem fazendo variações com o seu nome.

Agora, caso este Ferreira seja a mesma pessoa que o Pereira, isso tem uma implicação, veja por favor o original do registo do pedido de passaporte:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/viewer?id=1289827

(seleccione a imagem 235.tif, e é o número 2092)

Este Francisco Xavier Ferreira viajou em 1913 na companhia de um filho de nome António Joaquim, de 13 anos de idade.

Sabe se sua avó teve algum irmão mais velho com este nome ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356635 | Eliana Pavan | 10 abr 2015 01:14 | Em resposta a: #356587

Olá, Mario, faz todo sentido não ser o primeiro Francisco Xavier, posto que ele veio ao Brasil em 1900. Este segundo bem o pode ser, e sei que minha avó Maria dos Prazeres tinha dois irmãos, um homem e uma mulher, mas a família pouco soube situar sobre eles, se eram mais velhos ou mais novos que ela. Uma se chamava Isabel, com certeza, e o outro alguns dizem que era Antonio ou Manoel (mas não há certeza). Vou tentar o contato em Bragança exatamente como você solicitou, acho muitíssimo coerente. Só gostaria de saber onde estaria o registro de Tia Isabel (não sei o sobrenome). Mas se não forem homônimos, temos aí uma enorme chance de você ter acertado. Agora, estou impressionada com o registro da lista de passageiros da embarcação. Incrível! abraços e assim que tiver novidades envio com certeza. Qualquer outra pista, agradeço.

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356640 | MCNN | 10 abr 2015 09:00 | Em resposta a: #356635

Bom dia Eliana

Esses dois Francisco Xavier são a mesma pessoa. Seu bisavô foi mais do que uma vez ao Brasil.

Aliás, ele foi pelo menos 3 vezes ao Brasil.

Veja por favor este link:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/results?p0=UnitTitle&o0=3&v0=francisco+xavier&p1=ScopeContent&o1=1&v1=mogadouro+vila+ala

Todas estas viagens são do seu bisavô, só que ele usou nomes diferentes para pedir o passaporte.

Agora veja o primeiro pedido de passaporte, feito em 31/12/1894.

É ditto:

"Acompanhantes: sua mulher, Maria Angelina de 32 anos e seus filhos: José Francisco de 11 anos; Isabel Maria de 3 anos e António Joaquim de 3 meses de idade"

A imagem do livro está aqui:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/viewer?id=1228238

(tem de seleccionar a imagem 224)

O que se passa é que esta família foi várias vezes ao Brasil.

Quanto à Isabel, ela voltou a ir, mais tarde, e sozinha:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/details?id=1235179

Apesar de aqui estar dito que a mãe era Maria Rufina, isso é um lapso de quem não conseguiu ler bem o nome da mãe a partir do livro:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/viewer?id=1232401

(tem de seleccionar a imagem 50.tif)

Abraços

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356648 | Eliana Pavan | 10 abr 2015 15:36 | Em resposta a: #356587

Caro, Mário!

Sua pesquisa é fantástica! Creio que acabo de encontrar toda a minha família portuguesa. Impressionante, como os dados se entrelaçam e tudo faz sentido. Estão ali os nomes dos irmãos de minha avó, dela própria e as datas. E que surpresa meu bisavô ter ido e vindo tantas vezes.

Acabo de enviar para o arquivo distrital de Bragança solicitação de busca de sua certidão de baptismo para o local de nascimento em BEMPOSTA ou VILA DE ALA. Enviei exatamente como você me indicou. Aguardo ansiosa esperando que encontrem a certidão de baptismo dela.

Muitíssimo obrigada. Meu agradecimento se estende a toda a minha família por você e todos os companheiros deste fórum que me ajudaram nesta busca.

Assim que obtiver a resposta (e que ela seja positiva!), enviarei notícias por aqui.

Mais uma vez obrigada! Abraços

Eliana Pavan

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356965 | Eliana Pavan | 23 abr 2015 14:03 | Em resposta a: #356587

Caros, Mário e Mila!

Escrevo esta mensagem para dizer que acharam a certidão de baptismo de minha avó Maria dos Prazeres em Bemposta, Mongadouro, no Arquivo Distrital de Bragança, conforme você apontou em todos as mensagens acima. Quero reafirmar meu agradecimento por sua ajuda, pois sem ela jamais encontraria o local de nascimento dela. E, mais do que isso, quero agradecer por nos ajudar a conhecer um pouco mais de nossas raízes portuguesas, as idas e vindas na história de imigração Brasil/Portugal, o que sensibilizou demais a todos os parentes e nos norteou no conhecimento de nossa árvore genealógica. Obrigada, mais uma vez e parabéns por seu trabalho. Abraços, Eliana Pavan

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento ou de baptismo de minha avó

#356967 | mila1001 | 23 abr 2015 14:42 | Em resposta a: #356965

Eliana,

Que excelente noticia!
Fiquei feliz em saber que encontrou o batismo.
Um abraço
Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 00:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen