Encontrar regiao de nascimento somente com nome

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Direito | Famílias | Genética

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#356916 | amandabsdantas | 21 abr 2015 14:08

Boa tarde,

Meu bisavó português veio para o Brasil e aqui formou familia e morreu.

Gostaria de obter os documentos dele. Já solicitei junto ao cartório uma segunda via da certidão de óbito mas não encontraram.

Gostaria de saberse há alguma maneira de saber onde ele nasceu em Portugal somente através do nome e também em que ano ele nasceu, pois gostaria de pedir segunda via da certidao de nascimento dele.

Nome do meu bisavo é Manoel Diniz Dantas
Casado com Eulina Jacone de Lira

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#356920 | mila1001 | 21 abr 2015 15:09 | Em resposta a: #356916

Amanda,
Seria importante voce começar a investigar o filho dele,seu avô ou avó.
Quando e onde o filho nasceu,quando se casou,onde e,com quem.Se faleceu,onde e quando,pois,poderá ter alguma informação.
Mas,se souber a data de falecimento de seu bisavô,local,quem sabe haja livro digitalizado e,possa ser feito uma busca.
Quanto ao cartório dizer que não encontrou,tente novamente,nãodesista na primeira resposta negativa.Fale com algum parente mais idoso,é uma pesquisa familiar,que se faz.
Apenas com o nome,sem saber a região e alguma data,é muito dificil de se obter alguma resposta.
Com mais algum dado,tenho certeza que os confrades auxiliarão.
Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#356922 | AntonioGonçalves | 21 abr 2015 15:23 | Em resposta a: #356920

Prezada Amanda Dantas

Pelo nome!!! .... devem pertencer ao Distrito de Viana do Castelo

Melhores cumprimentos e sucesso ...

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#356923 | amandabsdantas | 21 abr 2015 15:42 | Em resposta a: #356920

Obrigada Mila

Infelizmente ninguém da minha inteira família sabe de muita coisa pois meu avô não ninguém teve contato com meu bisa.
Sei somente que ele veio de Portugal para o Brasil e achei um livro na internet da Relação dos proprietários dos Estabelecimentos Rurais Recenseados realizado em 1920, que diz que meu bisavó tinha uma propriedade em Patú no Estado do Rio Grande do Norte.
Sei somente o nome do meu avô: Bento Diniz Dantas que nasceu em Patú, Rio Grande do Norte em 10 de dezembro de 1914. Sei o CPF, sei que falesceu em Minas, e já consegui pelo cartório online a sgeunda via da certidão de nascimento.

Por favor, poderia me aconselhar como procurar mais.
Já olhei a internet de cabo a rabo, Faily Searach e nada.
Infelizmente os serviços em Patu sao bem atrasados, nao consigo nenhum documento online.

Origada

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#356924 | amandabsdantas | 21 abr 2015 15:44 | Em resposta a: #356922

Obrigada, vou verificar.

Como nasceu há mais de 100 anos será que ainda encontro o registro online?

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#356929 | mila1001 | 21 abr 2015 18:12 | Em resposta a: #356924

Amanda,
Realmente não há nada para consultar em Patu,mas,pode tentar mandar e-mail para a Paroquia de Patu,ou,tentar a Diocese de Mossoro.
Se Bento era o filho mais velho,pode pedir para pesquisar o casamento dos pais de 1916 a 1919,isto se Manuel casou na igreja.Pode tentar o cartorio também.
Vi o www.diocesedemossoro.com e,há um e-mail de assessora da imprensa:valeriabulcao@gmail.com.Tente escrever a ela,perguntar sobre os arquivos de casamento e batismos de Patu,onde estão,e,como pode obter cópia do casamento e batismo de Bento.

Voce disse que Bento faleceu em Minas,sabe a cidade?Tem idéia do ano?Pode ser que tenha livro digitalizado.
Onde Bento se casou?Ano?Esposa?

Muitas vezes nos livros há citação da naturalidade da pessoa.

Se descobrir de onde Manuel era,há possibilidade de encontrar o livro on line,mas,antes há um caminho a percorrer...

Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359017 | amandabsdantas | 30 jun 2015 21:30 | Em resposta a: #356929

Olá Mila

Entrei em contato com o cartório de Patú e eles me informaram que como o sistema não é digitalizado a chance de achar algum documento somente com o nome do meu bisavó é quase impossível e disseram que poderiam tenar se eu fizesse o pagamento sem garantia num valor superior a 1 000 reais.
Não confiei.

Entrei em contato com a diocese e outra igrejas de Patú porém não consegui nenhuma resposta.

Estou em Portugal e posso me locomover a procura.

Saberia me informar como e onde devo iniciar minhas busca???

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359018 | mila1001 | 30 jun 2015 21:49 | Em resposta a: #356916

Amanda,
Nunca vi uma pesquisa custar tão caro,realmente não confie!
Vou dar uma pesquisada,depois,darei noticias.

Sobre seu bisavô,sabe se ele trabalhava com algum fazendeiro,ou,seja,era empregado?

Vou ver como posso ajudá-la.
Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359021 | mila1001 | 30 jun 2015 23:42 | Em resposta a: #356916

Amanda,
Escrevi para o padre da Paróquia em Patu,vamos ver se obtenho alguma resposta.

Pesquisei no Cepese e,encontrei um Manuel Bento Dantas,
33 anos ,
Concelho:Paredes,
ID 85735 (este ID deve ser o passaporte...),que foi para PE,e,como RN é próximo,não custa escrever ao cepese@cepese.pt e,peça para darem maiores informações sobre o ID acima.Eles respondem rapidamente,e,com os dados,voce poderá ver se há alguma ligação com o Diniz...Não custa tentar!

Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359023 | amandabsdantas | 01 jul 2015 00:19 | Em resposta a: #356916

Oi Mila

vc é incrível, muito obrigada pela dedicação e ajuda

Achei essa família no familysearch e eles tem o nome Diniz Dantas e nasceram em Messias Targino, Junco, Rio Grande do Norte, Brasil que fica há 25 min de carro de Patú.

https://familysearch.org/tree/#view=tree&person=LX71-SSQ§ion=pedigree

Mas parece que todos morreram e não sei como me conectar com eles e nem como o site criou essa árvore genelogica.

Mas estao buscando em tudo.

pode deixar, vou contacta los sim

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359024 | amandabsdantas | 01 jul 2015 00:29 | Em resposta a: #359023

Oi Mila
Desculpa, fiquei tão animada que acabei esquecendo de te responder a pergunta.

Sim, era fazendeiro;
Achei esse site que diz que ele possuía uma propriedade em Patú, mas não tem detalhe nenhum.
Usei a lupa para achar Manoel Diniz Dantas

https://archive.org/stream/recenseamento1920rn/RioGrandeDoNorte_djvu.txt

Tenho a cópia de um documento do meu avo em Minas, o documento do Sindicato Rural de Minas mas não consigo anexar aqui.
Já pedi a segunda via da certidão de óbito do meu avó e minha mãe irá me enviar a cópia por email.

beijos

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359025 | mila1001 | 01 jul 2015 01:00 | Em resposta a: #356916

Amanda,

Se puder colocar os dados desse documento do Sindicato MG (data,nº,tipo de propriedade,nome,etc...),eu
faço uma busca.Se houve o registro do documento em algum cartório ou algum outro órgão.
Não prometo nada,mas,amo pesquisar,pena que o Distrito que pesquiso é um porre...,não dá nem tempo de chegar na freguesia que sai do ar,só dá mensagem "ocorreu um erro",e,isso já faz meses.Não sei se é problema deles ou da velocidade do meu pc.

bjks pra vc também!
Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359029 | amandabsdantas | 01 jul 2015 09:59 | Em resposta a: #359025

Que querida!

Vc prefere que eu te passe por e-mail?

Mando a copia do documento.

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359030 | amandabsdantas | 01 jul 2015 10:11 | Em resposta a: #359025

Encontrei tambèem um Manoel Diniz

96220 Manoel Diniz Requeixo Aveiro Serafim Diniz Sem Indicação Lavrador 18 Rio Grande do Sul Solteiro

Acho RS muito longe mas mesmo assim enviei email para solicitar mais info.

Nao encontro em canto nenhum Manoel Diniz Dantas

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359032 | mila1001 | 01 jul 2015 11:06 | Em resposta a: #356916

Amanda,
à respeito da chegada dos imigrantes no Porto,não é o passaporte...
1ª, 2º nomes-se casaram aqui,a idade deverá ser com 40 anos,e,se Bento nasceu em 1914,deve constar a idade do pai no livro do cartório
3º nome-é casado e com muitos filhos.Só poderia ser quem procura se fosse o segundo casamento,e,voce teria que saber se Bento teve todos esses irmãos,por parte de pai.
4º nome-como veio com um filho de 17 anos,o casamento foi em Portugal,aqui só casaria após uma viuvez,ou,então,constituiu nova familia sem se casar.Isso era muito comum!

Pode passar os dados do documento do Sindicato aqui,pois,fica documentado,e,quem sabe,alguma outra pessoa entre no tópico,e,ajude.

Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359092 | amandabsdantas | 03 jul 2015 15:13 | Em resposta a: #356916

Documento do meu avó

Sindicato Rural de São Gonçaço do Abaeté MG
Identidade Social Rural n. 215
Nome Bento Diniz Dantas
Filiação Manoel Diniz Dantas e Eulina Jacone de Lira
Data de Nacimento 10.12.1914
Naturalidade Patú
Estado Civil Casado
Nome da Propriedade Faz: Corrego Lenço
Município da Propriedade São Gonçalo do Ab.
Num de Registro Incra 416 088 004 936
CPF 220 706 216 34

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359093 | amandabsdantas | 03 jul 2015 15:16 | Em resposta a: #359032

OI Mila

A Cepese me respondeu o email com os detalhes dos dois nomes que solicitei


Arquivo

Livro

Passaporte

Datapassaporte

Tipo

Nome

Apelido

Concelho

Naturalidade

Pai

Mae

Sexo

Civil

Destino

Pais

Idade

Profissao

Escreve

Observacoes



Arquivo Distrital de Viana do Castelo

54

528

1903/10/22

Sem Indicação

Manuel Bento Dantas

DANTAS

Paredes

Sem Indicação

Sem Indicação

Sem Indicação

Masculino

Sem Indicação

Pernambuco

Brasil

33

Sem Indicação

Sem Indicação

Sem Indicação




O segundo

Arquivo

Livro

Passaporte

Datapassaporte

Tipo

Nome

Apelido

Concelho

Naturalidade

Pai

Mae

Sexo

Civil

Destino

Pais

Idade

Profissao

Escreve

Observacoes

Arquivo Distrital de Aveiro

13

784

1887/07/17

Sem Indicação

Manoel Diniz

Sem Indicação

Aveiro

Requeixo

Serafim Diniz

Sem Indicação

Masculino

Solteiro

Rio Grande do Sul

Brasil

18

Lavrador

Sem Indicação

Sem Indicação



Acredito que seja o primeiro, faz mais sentido.
Meu bisavó teria como nome de solteiro Manoel Bento Dantas e assim que casou retirou o Bento e pos Diniz da esposa.

O problema será confirmar junto aos servicos que se trata da mesma pessoa, alguma dica?

Vou dar uma olhada no arquivo distrital online e qq coisa vou lá semana q vem

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359094 | amandabsdantas | 03 jul 2015 15:19 | Em resposta a: #356916

No email diz que é do Arquivo Distrital de Viana do Castelo porém o Concelho é de Paredes que fica em Porto (incrivelmente a 5 min da minha casa)

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359098 | mila1001 | 03 jul 2015 16:48 | Em resposta a: #356916

Amanda,
vi o que informou,e,vou verificar,ok?
O padre até agora não respondeu,mas,não me dou por vencida,vou mandar outra msg.
Que sorte o arquivo ficar perto de sua casa,mais sorte ainda é residir na cidade do Porto!Só conheço por fotos,mas,quero conhecer pessoalmente.
Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359108 | amandabsdantas | 03 jul 2015 18:28 | Em resposta a: #359098

Obrigada

Se ainda residir aqui faz questao de te mostrar a cidade e se possivel te hospedar.

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359125 | mila1001 | 04 jul 2015 11:57 | Em resposta a: #356916

Amanda,

1-o documento do Sindicato tem alguma data de emissão,ou,onde foi tirado?Se achar alguma coisa,por favor,escreva,pois,vou ver se consigo alguma coisa no INCRA de MG.

2- resposta dos passaportes que recebeu do Cepese
-há Paredes de Coura (concelho/freguesia) em Viana do Castelo,mas, não há livros para consultar.Consulte o Distrito,e,veja se há processo para emissao de passaporte Manoel Bento Dantas,escreva todos os dados do passaporte
http://tombo.pt/f/pcr16

-o outro passaporte é de Requeixo,freguesia do Concelho de Aveiro.Não estou conseguindo abrir ,pois,queria ver batismos e o passaporte,só fica carregando,e,não aparece nada.
Requeixo/Concelho Aveiro
http://tombo.pt/f/avr09
passaporte Aveiro
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314162


Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359230 | mila1001 | 07 jul 2015 16:41 | Em resposta a: #356916

Amanda,
Escreveu ao arquivo Viana do Castelo sobre o processo de emissão do passaporte de 1903?
Não há livros de 1870 de Peredes de coura,mas,não custa tentar tambem o batismo de Manoel Bento Dantas,pois,em 1903 estava com 33 anos,deve ter seu batismo entre 1869/1870,peça para verificarem na freguesia Paredes de Coura.

Abri o passaporte de 1887 em Aveiro- nr 784

imagem 266.tif idade 18 anos,filho de Serafim Dinis e Maria Marques,natural da freguesia de requeixo/Aveiro passaporte 784

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314162

Escrevi ao cartorio de Patu,pedindo documento nascimentp Bento e casamento dos pais.Qdo vier a resposta,eu escrevo.
A Diocese não respondeu ainda.

Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359257 | mila1001 | 08 jul 2015 15:08 | Em resposta a: #356916

Amanda,
o cartório respondeu que está fazendo as buscas no casamento Manoel e nascimento de Bento,e,que vai enviar as custas dos documentos.

Conforme for,copio a mensagem aqui,e,voce fala com algum parente para fazer pagamento,mandar o comprovante,e,o endereço para onde enviar os documentos,ok?

Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359305 | amandabsdantas | 09 jul 2015 10:58 | Em resposta a: #359230

Olá Mila

Desculpa a demora

Tinha uns problemas pessoais aqui pra lidar mas vou enviar o email agora pro Arquivo de Viana.

Em relação ao documento do Incra somente há os dados que já escrevi aqui.
Entrei no site do Incra para fazer a pesquisa mas não é possível pq como é bem antigo está com um digito a menos.

Ótimo! Sim sim, sem problemas.
Mas eles comentaram se preciso pagar mesmo se eles não localizarem?
Falaram do valor?
Pq quando contactei com eles, na verdade minha amiga contactou por telefone pq eu ja estava aqui e eles cobraram um valor absurdo e sem garantia.
Desculpa incomodar, mas eles disseram algo sobre a certidao de falescimento do meu bisavo, senhor Manoel Diniz Dantas?

Muito obrigada Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359311 | mila1001 | 09 jul 2015 13:24 | Em resposta a: #356916

Amanda,
Uma coisa de cada vez!
Pedi o nascimento do Bento,e,disse que o casamento de manuel deveria ter sido da metade do ano anterior até o ano do nascimento de Bento.Não deve ter muitos casamentos..Não falou em preço para pesquisar,entendo que seja o valor do documento.
Se disserem o valor,vou informá-la,pois,disse que sua mãe é quem lhe envia os documentos,sendo assim,o pagamento deverá ser feito por um familiar seu.Geralmente é depósito bancário,envio comprovante por e-mail,e,endereço para onde deve enviar os documentos.O endereço de sua mãe é o que indico,pois,acredito ser mais seguro.Depois,se tiver pressa dos documentos,há um serviço dos correios onde recebe em 5 dias úteis,o preço é "salgado",mas,compensa,é seguro.
Hoje aqui é feriado em algumas cidades,até o momento não recebi resposta,mas,assim que a tiver,lhe aviso.
O Incra de Minas não respondeu,mas,não lembro se vi e-mail de ouvidoria,pois,é onde temos certeza de que nos respondem.

Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359359 | amandabsdantas | 10 jul 2015 10:07 | Em resposta a: #359311

Oi Mila

Desculpa a afobação.

Já contactei o Arquivo de Viana do Castelo, já encontraram o registro e estou indo segunda de manhã fotocopiar tudo que tiver em nome do meu bisa.

Se estiver tudo certo só fica faltando dos docs do Brasil, to aqui rezando para que o cartório de Patú responda logo.

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359362 | mila1001 | 10 jul 2015 11:40 | Em resposta a: #356916

Amanda,
Fiquei feliz ao ler que encontraram o documento de seu bisavô.

Se for pedir a cidadania,pergunte à Conservatória se os documentos brasileiros precisam ser legalizados pelo Consulado de Portugal,aqui no Brasil,pois,até onde sei,isso é exigido.
Digo isso,pois,tive que legalizar todos os documentos brasileiros quando solicitei a cidadania.

Outra coisa,exigem certidão de nascimento , de casamento em inteiro teor,que é a completa,que contem as averbações.A de óbito também contem averbações(se deixou filhos-nomes,bens,etc...)

São detalhes,mas,que vale a pena perguntar.

Assim que eu receber resposta de Patu,escrevo no seu tópico.

Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#359905 | mila1001 | 24 jul 2015 16:48 | Em resposta a: #359359

Amanda,
O cartório de Patu não responde,mesmo sendo cobrado novamente.Acho um desrespeito,falta de profissionalismo.
Acho que deveria pedir a sua mãe para ligar para lá,e,cobrar o documento.mas,ao mesmo tempo,deveria enviar e-mail para AnoregRN dizendo que não recebe resposta do cartório de Patu,e,que necessita do documento para cidadania,mande aos cuidados de Margares.Garanto que o oficial vai levar uma bela "chamada",entende o que quero dizer?
Aqui está o e-mail que enviei ,e,o que ele respondeu em 8/7,na outra semana cobrei resposta,e,nada.

""Assunto RE: certidão de nascimento e casamento
08/07/2015 10:52
Estamos procedendo a busca do registro, logo que encontrar retorno com o valor das custas
________________________________________
Date: Tue, 7 Jul 2015 12:03:46 -0300
To: nival_lira@hotmail.com
Subject: certidão de nascimento e casamento


Sr Oficial,
Solicito certidão nascimento inteiro teor de:
Nome Bento Diniz Dantas
Filiação Manoel Diniz Dantas e Eulina Jacone de Lira
Data de Nacimento 10.12.1914
Naturalidade Patú

e,certidão inteiro teor de casamento de:Manuel Diniz Dantas e Eulina Jacone de Lira,que deve ter ocorrido entre 1913 e julho 1914,pois,o filho mais velho Bento nasceu em dezembro/1914.

Favor informar valor dos documentos com despesas de correios,e,forma de pagamento.""

Aqui está o endereço do cartório de Patu
Nome Fantasia: Cartório AntenorCNPJ: 08.491.342/0001-63
EndereçoRua Rafael Godeiro, 183Bairro: CentroCEP: 59770-000Patu – RN
Telefone: (0xx84) 3361-2046Fax: (0xx84) 3361-2046
e-mail: nival_lira@hotmail.com

Telefones Anoregrn (são responsaveis,abaixo o nome do diretor)
Anoreg
(84) 3272.2210
(84) 2030.4110
Naide:
(84) 8737.2213
Flávia:
(84) 8737.2212
Assessoria Jurídica:
Dr. Iolando Silva:
(84) 8872.7387

Diretor de Registro Civil:
• Margares Barros de Figueiredo
Envie e-mail aqui para AnoregRN
http://www.anoregrn.org.br/contato


Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar regiao de nascimento somente com nome

#361230 | amandabsdantas | 09 set 2015 09:04 | Em resposta a: #359905

Olá Mila
Peço mil desculpas pela demora em te deixar saber.
Agradeço demais a sua generosidade e altruísmo.
Estive de mudança e estava a estudar muitissimo para um exame que realizei na última quinta.

Já enviei uma mensagem através do contato do Anoreg, umas vez que não há email disponível.
Minha irmã já ligou para cobrar inúmeras vezes mas sempre dizem que a pessoa responsável não está.
A única vez que atenderam foi para falar novamente sobre os custos de 10x a de uma certidão normal sem garantia de ser encontrada.

Quando fui no Arquivo de Viana do Castelo haviam 2 registros de Bento Dantas.
A funcionária me aconselhou somente continuar a procura depois de ter certeza do nome, pois seria tempo e dinheiro jogados fora, uma vez que era um nome super comum.

Vou aguardar alguma notificação da Anoreg e enviar novamente email para o cartório.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen