Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Famílias | Genética | Pessoas

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#356955 | edsonmelao | 23 abr 2015 02:57

Estou tentando encontrar a certidão de nascimento do meu avô nos arquivos distritais de Viseu, entretanto não sei qual freguesia em que ele foi batizado. Tenho procurado nos arquivos, porém considero esta busca árdua e difícil a sua localização.
Alguém poderia me ajudar nesta busca?

O nome do meu avô: Carlos Velloso
Natural de: Viseu, Portugal
Data de Nascimento: 30/11/1906
Nome do meu bisavô: Alexandre Carlos Velloso


Meu bisavô, Alexandre Carlos Velloso, nasceu em Portugal, veio para o Brasil e se casou com uma brasileira, Ernestina R. Chaves, e foram para Portugal, onde tiveram meu avô, Carlos Velloso. Logo depois, meus bisavós retornaram ao Brasil quando meu avô tinha 3 anos de idade e nunca mais retornaram a Portugal.

Não tenho nenhum documento de Portugal de meu avô, apenas a carteira de identidade de estrangeiro, certidão de óbito, carteira de trabalho e CPF. Todos estes documentos citam apenas a data de nascimento, nomes de meus bisavós e a nacionalidade de Portugal. Tenho a informação qeu meu avô é de Viseu de minha mãe e tios, assim como de meu avô quando era vivo, mas não sei qual a sua freguesia, o que tem tornado a busca difícil.

Alguém poderia me ajudar?

Atenciosamente,

Edson Velloso

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#356959 | Ymsantos | 23 abr 2015 04:10 | Em resposta a: #356955

Edson,

neste link o casamento de seus bisavós:

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:KFSH-SHD

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-11085-184708-76?cc=1582573


Segundo o pedido de passaporte, seu bisavô era da freguesia de Parada, concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu:

284053 Alexandre Carlos Veloso Parada Carregal do Sal
Guilherme Carlos Veloso Luisa de Jesus Trabalhador 33 Rio de Janeiro Solteiro


Como os livros de batismo dessa freguesia a partir do ano de 1887 ainda estão na conservatória, envie um e-mail para Carregal do Sal solicitando a certidão de batismo de seu avô.

crcpcom.carregal-sal@dgrn.mj.pt


Sidney Moreira



Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#356970 | silvestre | 23 abr 2015 17:00 | Em resposta a: #356959

Apenas uma correcção: Os livros da data que refere já estão no Arquivo Distrital de Viseu.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#356971 | silvestre | 23 abr 2015 17:03 | Em resposta a: #356970

Desculpe, parece que errei na freguesia. Pensei em Currelos.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#356974 | edsonmelao | 23 abr 2015 19:13 | Em resposta a: #356959

Gostaria muito de agradecer com esta informação preciosa.
Cheguei a pensar em iniciar a busca pelo meu bisavô, no entanto, não tinha muitas informações dele, assim como minha mãe e meus tios.
Inclusive já tinha feito a busca pelo concelho Carregal do Sal e suas freguesias, porém não tinha os arquivos digitalizados no ano 1906.
Já fiz a solicitação de certidão de batismo de meu avô ao concelho Carregal do Sal.
Mai uma vez muitíssimo obrigado.
Espero que consiga uma resposta positiva em breve.
Atenciosamente,

Edson Velloso

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#356998 | edsonmelao | 25 abr 2015 03:35 | Em resposta a: #356955

Ainda não obtive resposta da mensagem enviada para o Concelho Carregal do Sal:

email: crcpcom.carregal-sal@dgrn.mj.pt

Existe um formulário para preenchimento dos dados pessoais e do documento que deseja solicitar, que no caso é a certidão de nascimento de meu avô, que está disponível na página:

http://www.ad-viseu.com/fundos_paroquiais.php

Esta minha solicitação visa adquirir a cidadania portuguesa, que exige a certidão de nascimento original do meu avô.

Este é o melhor caminho para saber, primeiramente, se meu avô foi registrado neste concelho e depois solicitar o documento?

Qual o custo desta solicitação para saber se meu avô foi registrado neste concelho?

Qual o custo da solicitação da certidão de nascimento de meu avô após a confirmação de seu registo?

Conto com a colaboração de todos

Atenciosamente,

Edson Velloso

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#356999 | edsonmelao | 25 abr 2015 03:48 | Em resposta a: #356955

Encontrei o valor de 20 euros + 1 euro por página para as paroquiais, mas preciso saber primeiro a freguesia de meu avô.

Edson Velloso

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#357000 | Ymsantos | 25 abr 2015 03:50 | Em resposta a: #356998

Edson,

como vai pedir a certidão ao Arquivo Distrital, se o livro ainda está na conservatória?

"Como os livros de batismo dessa freguesia a partir do ano de 1887 ainda estão na conservatória, envie um e-mail para Carregal do Sal solicitando a certidão de batismo de seu avô."

Não sei em quanto tempo irão responder, mas uma semana me parece um tempo razoável.


Sidney Moreira




Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#357014 | edsonmelao | 25 abr 2015 23:26 | Em resposta a: #356955

Entendi, Sidney

Pensei que fosse no mesmo local.

Mas caso demore esta resposta, existe alguma forma de obter esta informação com precisão e rapidez por meio de uma prestação de serviço?

Edson Velloso

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#357049 | dilmafb | 27 abr 2015 14:39 | Em resposta a: #357000

Sr. Sidney

Registrei minha solicitação por email para crcpcom.cinfaes@dgrn.mj.pt para obter o registo de baptismo de meu avô que nasceu em Santiago de Piães, concelho de Cinfães desde o dia 13/4 e ainda não obtive resposta.
Peço sua ajuda para conhecer alternativa

Com os meus cordiais cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu avô em Viseu

#357161 | edsonmelao | 01 mai 2015 01:33 | Em resposta a: #356955

Prezado Sidney Moreira

Enviei um email para a Conservatória de Carregal do Sal, no entanto, foram feitos alguns questionamentos acerca do meu bisavô, como a seguir:

1- A freguesia a que se refere, é a freguesia de Parada de onde também era natural o seu bisavô?

2- Já foram feitas as buscas no livro desta freguesia de Parada que ainda se encontra nesta Conservatória e não foi localizado o registo de nascimento do seu avô?

3- Quando o seu bisavô veio a Portugal, para onde vieram?


Quanto aos questionamentos, você me informou que meu bisavô era natural da freguesia de Parada, segundo informações do pedido de passaporte de meu bisavô.
Posso confirmar esta informação perante esta Conservatória?

Quanto ao segundo questionamento, posso afirmar que não foi realizada nenhuma busca no livro da freguesia de Parada.

Por último, posso afirmar que meu bisavô veio ao Brasil, casou-se com uma brasileira, no Brasil, em 13 de dezembro de 1905, depois voltou para Portugal, onde nasceu meu avô, em 30 de novembro de 1906, na cidade de Viseu, freguesia desconhecida, e retornaram ao Brasil quando meu avô tinha 3 anos de idade, no ano de 1909 a 1910.

Poderia me ajudar com estes questionamentos da Conservatória?

Aguardo maiores informações.

Atenciosamente,

Edson Velloso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 13:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen