Pedido de ajuda aos pesquisadores do Arquivo da Guarda - Vasco Esteves de Cima

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Pedido de ajuda aos pesquisadores do Arquivo da Guarda - Vasco Esteves de Cima

#357057 | CAPICUA | 27 abr 2015 20:43

Caros confrades,

Necessito da vossa ajuda para os ascendentes de Maria Celeste Santos Marques, nascida a 14.07.1896 em Vasco Esteves de Cima.
Num excerto da Monografia de Alvoco da Serra, vem uma referência a esta família Santos Marques. Sei apenas que a mãe de Maria Celeste se chamava Maria dos Anjos, irmã do Padre Alfredo, tão conhecido nessa região, devido à sua ligação com a "Penteadora". Mas não encontro nada sobre um possível estudo destas ascendências.
Agradeço qualquer informação que me possam fornecer.
Antecipadamente grata,

Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda aos pesquisadores do Arquivo da Guarda - Vasco Esteves de Cima

#357175 | flordeacacia1 | 01 mai 2015 18:12 | Em resposta a: #357057

Cara Confrade,

Poderei enviar-lhe o registo de nascimento de Maria Celeste. Poderá enviar email para mfsadr@gmail. com e terei todo o gosto em ajudar.

Cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda aos pesquisadores do Arquivo da Guarda - Vasco Esteves de Cima

#358470 | GoldenDays | 10 jun 2015 22:46 | Em resposta a: #357057

Prezada Confreira,

Mesmo correndo risco de repetir informação que já é do seu conhecimento através da Monografia sobe Alvoco da Serra permito-me - com algum atrevimento por meter a foice em seara alheia que peço me releve - transcrever alegadamente desse documento o seguinte:

A família Santos Marques, à qual estão ligadas a maior parte das famílias da povoação, é a família mais numerosa e importante da localidade.

Do tronco desta família descende António Marques Rei, casado com Ana Margarida que tiveram os seguintes filhos: Ana Margarida, Maria Margarida, José Mendes Rei, Jerónimo Marques e António Marques Rei, que casou com Máxima Rosa dos Santos, filha de João dos Santos Gonçalves e Rosa dos Santos, natural dos Trigais e irmã de Carolina Rosa dos Santos, João Gonçalves dos Santos, Jerónimo dos Santos, Maximino dos Santos Gonçalves e José dos Santos. António Marques Rei e Máxima Rosa dos Santos foram pais de Maria dos Anjos dos Santos Marques, Padre Alfredo dos Santos Marques, João dos Santos Marques, Maria da Anunciação dos Santos e Joaquim dos Santos Marques.

Maria dos Anjos Santos Marques casou e viveu em Vasco Esteves de Cima até 1949, data em que os filhos a levaram para a Covilhã.

Portanto, em resumo, do texto acima infiro que:

- Maria dos Anjos dos Santos Marques, é filha de António Marques Rei e de Máxima Rosa dos Santos, sendo, assim, neta materna de João dos Santos Gonçalves e Rosa dos Santos, natural dos Trigais
- António Marques Rei é filho de outro António Marques Rei, este casado com Ana Margarida.
Fonte: http://www.vascoestevesdecima.com/caracterizacao/familiamarques.html

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda aos pesquisadores do Arquivo da Guarda - Vasco Esteves de Cima

#358953 | CAPICUA | 28 jun 2015 01:28 | Em resposta a: #358470

Caro Ribeiro de Araújo,

Realmente já tinha conhecimento deste resumo da Monografia de Alvoco da Serra.
Registo no entanto, com muita satisfação, que continua a haver sempre gente disposta a ajudar neste site.
Muito obrigada,
Ana

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda aos pesquisadores do Arquivo da Guarda - Vasco Esteves de Cima

#359244 | natrix | 07 jul 2015 23:37 | Em resposta a: #357057

Caros Senhores,

Pedia o favor a alguém que, de alguma forma, possa aceder aos assentos paroquiais de S. Pedro de Gouveia, informações sobre dois batismos: o de António, nascido em 1852/1853, filho de José Pires de Sousa e Maria Rita, e o de Maria Emília, nascida em 1856/1857, filha de Bento Alves e Joaquina Rosa.

Os anos que refiro prendem-se com o facto do assento de casamento do António e da Maria Emília, realizado em outubro de 1878, referir que estes tinham 25 e 21 anos, respetivamente.

Antecipadamente grato,

apresento os meus melhores cumprimentos.

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda aos pesquisadores do Arquivo da Guarda - Vasco Esteves de Cima

#359284 | natrix | 08 jul 2015 20:45 | Em resposta a: #359244

Caros Senhores,

Peço desculpa porque só hoje dei conta que entrei num tópico muito específico (pensei que era de ajuda, em geral, no arquivo da Guarda, pois tomei o nome do lugar da freguesia como o nome de uma pessoa dado o facto de não ser dessa região e, naturalmente, por falta de atenção).

De qualquer forma, e desculpando-me novamente, se me puderem ajudar agradecia, já que com esses dados poderia seguir a ascendência do António e da Emília (os assentos de batismo a "partir daí" estão digitalizados).

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda aos pesquisadores do Arquivo da Guarda - Vasco Esteves de Cima

#359300 | flordeacacia1 | 09 jul 2015 07:56 | Em resposta a: #359284

Caro Pedro Sousa,

António, nasce em 15 Março 1853 é batizado 26 Março 1853, filho de José Pires de Sousa, natural de S. Pedro de Gouveia e Maria Rita, natural da Freguesia de Chãs de Tavares, Mangualde, Viseu; neto paterno de António Pires e Guiomar da Conceição da vila de S. Pedro de Gouveia, neto materno de Bernardo Lucas e Teresa Maria da referida freguesia de Chãs.
Registo nº 6 na folha 41.

Maria Emilia, nasce a 16 Março 1857 é batizada a 25 Março 1857, filha de Bento Alves, natural de Vinhó, Gouveia, e Joaquina Rosa, natural de S. Pedro de Gouveia; neta paterna de Bernardo Alves e Maria Joana, de Vinhó; e materna de António de Almeida Crespo e Tomasia Marta, de S. Pedro de Gouveia.
Registo nº 14 folha 108 verso.

Se pretender cópia dos registos, envie-me um email.

Boas pesquisas.

Maria

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda aos pesquisadores do Arquivo da Guarda - Vasco Esteves de Cima

#359385 | natrix | 10 jul 2015 20:00 | Em resposta a: #359300

Cara Maria,

Peço desculpa, mas só agora vi a sua resposta (não me foi enviada comunicação para o meu mail).

Muito obrigado pela sua disponibilidade e pelas informações.

Sim, gostaria de ter uma cópia.

Suponho que tenho de contactar o moderador para aceder ao seu e-mail.

Posso solicitar ?

Mais uma vez, o meu agradecimento.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen