Precisamos encontrar a história do nosso Bisavô Português Urgente!!! Alberto José Guerra.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Património

Precisamos encontrar a história do nosso Bisavô Português Urgente!!! Alberto José Guerra.

#357060 | LucianoBrito | 27 abr 2015 23:00

Olá bom dia, estamos em busca da história de nosso bisavô Português que se mudou para o Brasil, por volta de 1907 e nunca mais voltou a Portugal, não sabemos de qual freguesia ele era, nem muito menos concelho ou distrito. A única coisa que sabemos é que era Português e mais nada. Seu nome era Alberto José Guerra, filho de Júlio José Guerra e Catarina Rodrigues Guerra. Minha avó, filha do Português, diz que ele tinha uma irmã que se chamava Idalina. Está sendo como procurar agulha em palheiro, mas creio que acharemos os familiares da minha avó, ela mora no Brasil e não sabe nada dos seus primos, nem nada da história de seu Pai, afinal ele não contava nada. Sei também que ele tinha um "A" tatuado no seu braço, ao meu ver é o símbolo dos anarquistas. Minha avó, sua filha, me disse que ele chegou ainda menino lá no Brasil, foi direto para o estado do Mato Grosso do Sul, lugar onde ele faleceu. Infelizmente em nenhum dos atestados dele consta a naturalidade dele, só consta como Português, inclusive na certidão de óbito dele. Existe também a possibilidade dele ter mudado de nome, particularmente não acredito, afinal chegava cartas de Portugal para ele. Diz a minha avó que a família daqui ligava para ele enquanto ele tinha vida. Enfim sei que é muito difícil encontrar algo, mas não perco as esperanças, já estamos nesta busca a mais de 9 anos. Se alguém puder nos ajudar ficamos ricamente agradecidos. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Precisamos encontrar a história do nosso Bisavô Português Urgente!!! Alberto José Guerra.

#357068 | mila1001 | 28 abr 2015 14:47 | Em resposta a: #357060

Luciano,
Em 1930 todo imigrante tinha que se apresentar a Policia Federal,e,se cadastrar,comprovando filiação,local de origem,inclusive apresentar algum documento(passaporte ou certidão de casamento).Como Mato Grosso não estava dividido,o normal seria o imigrante se apresentar em Cuiabá para tirar seu RNE.
Você já verificou isso?
A irmã Idalina também veio para o Brasil?
Sua avó saberia dizer o local onde ele desembarcou?Rio ou SP?
Mila

Resposta

Link directo:

Precisamos encontrar a história do nosso Bisavô Português Urgente!!! Alberto José Guerra.

#357071 | AnaFlaviaBrito | 28 abr 2015 16:55 | Em resposta a: #357068

Mila, boa tarde,

Penso que ele não deve ter ido a Cuiabá não, eles viviam na cidade de Marcaju e Nioaque, foi lá que ele faleceu.

A irmã Idalina não foi para o Brasil, ficou aqui em Portugal.

Quanto a entrada dele, a minha avó não faz nem ideia, a única coisa que ela sabe é que eles foram ainda jovens, vários jovens, acompanhados do Dr. Machado, não sei se esse Dr. Machado era médico ou era uma pessoa de posses.

O meu bisavô não falava nada com ninguém, a única neta que ele dizia algumas coisas era com a minha mãe, ela pensa que ele era de Lisboa, já a minha Tia pensa que era de Coimbra.

Por esses anos tenho feito pesquisas em todos os digitarqs possível de Portugal, procurando folha por folha de Batismos nas diversas freguesias que encontro, pelas minhas contas ele era de 1892 a 1895 no máximo, a data de nascimento dele.

Penso Mila que nem cpf ele deve ter feito aí no Brasil, quem tinha a documentação dele de Portugal era uma Tia Avó minha que faleceu a poucos dias.

Enfim, se puderes nos ajudar, ficamos ricamente agradecidos,

Att,

Luciano A. Brito

Resposta

Link directo:

Precisamos encontrar a história do nosso Bisavô Português Urgente!!! Alberto José Guerra.

#357088 | mila1001 | 28 abr 2015 22:04 | Em resposta a: #357060

Luciano,
Seu bisavo deve ter feito seu registro de estrangeiro,era obrigatório(lei na época de Getulio Vargas),e,se sempre viveu em Mato Grosso,deverá ter ido a Cuiabá ou outra cidade mais importante na época,mas,ainda ficaria com Cuiabá.
Outra coisa,se ele faleceu e,possuia algum bem,poderá ter feito o inventario,é outra possibilidade de procurar algum dado.
Já tentou escrever ao Arquivo Nacional do Rio,pedindo prontuario de imigraçao?Acho que vale a pena tentar,vocè sabe o nome dos pais dele,mencione que veio em 1907.

Mila

Resposta

Link directo:

Precisamos encontrar a história do nosso Bisavô Português Urgente!!! Alberto José Guerra.

#357221 | JFonseca | 03 mai 2015 16:52 | Em resposta a: #357071



Na base de dados do CEPESE encontrei os seguintes indivíduos, que podem ser familiares do vosso avô:

- Carolino José Guerra, filho de Manuel José Guerra e de Maria Inácia, natural de Bruçó, Mogadouro, que emigrou para S. Paulo;
- António José Guerra, filho de José Bernardo Guerra e de Joaquina de Jesus Aires, natural de Ligares, Freixo de Espada à Cinta, que emigrou para Luanda.
- Agostinho José Guerra, que emigrou para o Rio de Janeiro.

Cumprimentos,


JFonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 16:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen