Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Direito | Famílias | Genética

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358114 | Cintiaevora | 29 mai 2015 19:01

Boa tarde,

Agradeço muito ajuda de todos para localização dos dados do meu avô paterno, mas também estou a procura de informações da minha avó materna, não possuo muitas informações sobre ela..., nem passaporte temos. A história dela é um pouco triste, sabemos que foi trazida ao Brasil pelos tios quando era moça e largaram ela aqui e voltaram para Portugal, aqui ela casou-se com um brasileiro e teve 09 filhos. Estou encaminhando as informações que possuímos através da certidão de casamento.

Nome: CARMEN DE JESUS FERREIRA
Data de nascimento: 24-05-1898
Nome dos pais: Antônia Ferreira e Manoel de Souza
Local de nascimento: Ilha da Madeira

Com meus cumprimentos,

Cintia

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358115 | Jorge Resende | 29 mai 2015 21:16 | Em resposta a: #358114

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?id=285391

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?filho=Carmen&pai=&mae=&paroquia=&data=&livro=

No banco de dados do Arquivo Regional da Madeira existe um registo de nascimento de uma Carmen, filha de Antónia Ferreira e de pai incógnito, da freguesia de S. Vicente, com data de 8.4.1897, que pode muito bem ser a pessoa do vosso interesse.

Para obterem esse assento de batismo, devem através de email endereçar solicitação ao Arquivo, com indicação dos dados referidos no link acima por mim enviado, dados além do nome de Carmen, da mãe, data, fregeusia, nº do livro e folha do mesmo

Contato do Arq.
Director: Luis Miguel Teixeira de Sousa Jardim

Morada:
Caminho dos Álamos n.º 35, Santo António
9020-064 Funchal

Telefone: 291 708 400/409 – Telefax: 291 708 402

E-Mail: arm@arquivo-madeira.org

Cpts Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358116 | Jorge Resende | 29 mai 2015 21:25 | Em resposta a: #358115

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-39022-12150-15?cc=2140223

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-39022-12045-93?cc=2140223
Deve ter sido batizada em Maio de 1897, penso que condiz com o registo do Arquivo


Carmen voltou ao Brasil, viúva em 1962


J. Resende

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358124 | Cintiaevora | 30 mai 2015 01:20 | Em resposta a: #358114

Caro J. Resende

Obrigado, pela ajuda! Realmente a Carmen que procuro é essa que consta no registro de estrangeiros, minha avó nunca mais voltou à Portugal. Foi trazida ao Brasil pelos tios, casou-se aqui e nunca mais retornou.., é verdade que em 1962 , meu avô faleceu.
Eu só não entendi uma coisa, esse registro que consta no arquivo de Madeira, que consta a data de 8.4.1897,, essa data não é a do batismo? E por que consta pai incógnito, se ela declara o nome do pai Manoel, além dela ter informado que nasceu em 15/05/1987?



Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358127 | Jorge Resende | 30 mai 2015 11:35 | Em resposta a: #358124

Repare que só em 1962 ao voltar ao Brasil ela informa a data de nascimento ou de batismo, e o nome do pai, Manuel Sousa. Pode bem ter sucedido o pai não ter em 1897 assumido a paternidade e sim mais tarde, daí Carmen ter ficado a saber e talvez a conhecer o seu pai biológico. Quanto às datas, são muito próximas, por vezes quando se registavam os filhos nem sempre as datas eram exatas.
Cpts
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358128 | Jorge Resende | 30 mai 2015 11:45 | Em resposta a: #358127

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?filho=&pai=&mae=Ant%F3nia+Ferreira&paroquia=45&data=&livro=

Voltando ao banco de dados do Arquivo Regional da Madeira, pesquisei nos batismos, apenas pelo nome de Antónia Ferreira e surgem vários filho de uma senhora de nome Antónia Ferreira, de S. Vicente, com vários filhos todos com o nome do pai desconhecido. Acaso Carmen teve algum irmão ou irmã igual ao da lista acima? O facto de Carmen ter sido levada dessa forma trágica para o Brasil, pode ter sido por desespero da mãe ao querer salvá-la da miséria que sempre houve na Madeira e levou para a emigração milhares de seres madeirenses (para Venezuela, América, África do Sul, enfim...).

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358129 | Jorge Resende | 30 mai 2015 12:00 | Em resposta a: #358128

Só mais uma nota: repare que Carmen era Ferreira e não Carmen Ferreira de Sousa.

Cpts
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358166 | Cintiaevora | 31 mai 2015 18:59 | Em resposta a: #358114

Obrigada pela ajuda, Jorge Resende


Se a minha vó não tinha o sobrenome Souza, isso pode significar que o pai realmente era incógnito.
Eu só não entendi por que ela só adquiriu o cartão de estrangeiro em 1962, que foi o ano em que meu avô morreu..., é possível ela não ter requirido o cartão quando chegou ao Brasil? O que é certo.., é que em 1962, minha avó estava com 65 anos, teve 09 filhos e depois que a trouxeram para cá, nunca mais voltou para Portugal...

Com meios cumprimentos

Cintia Évora

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358170 | mila1001 | 31 mai 2015 20:27 | Em resposta a: #358166

Cintia,
se o seu avô faleceu em 1962,e,este é o ano que sua avó fez o cartão de estrangeiro,veja que consta a data de emissão do registro,ou seja,a RNE.
peça o prontuario dela no atendimento a distancia do Arquivo Nacional do RJ,mas, se morar RJ,pode pedir o prontuario,informe os dados,terá todos os xerox do que ela forneceu.
já pensou que ela teve que tirar RNE para o inventário?talvez não tivesse nenhum documento.

sabe se ela tinha irmãs com estes nomes:Antonia,Maria e Alegria?

na Ilha da Madeira:batismo

• Data: 08-04-1897
• Paróquia / Conservatória: São Vicente

• FILHO: Carmen
• Pai: Incógnito
• Mãe: Antónia Ferreira

• Livro: 8201
• Folha: 22


Mila

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358188 | Cintiaevora | 01 jun 2015 14:41 | Em resposta a: #358170

Olá Mila!

Obrigada pelas informações.., sabemos sim que uma das irmãs chamava Alegria..

Cintia Évora

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358189 | Cintiaevora | 01 jun 2015 14:43 | Em resposta a: #358114

Mila,

Esse cartão de estrangeiro é o mesmo que o atual cartão cidadão??

Cintia

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358192 | mila1001 | 01 jun 2015 15:16 | Em resposta a: #358189

Cintia,

Na Paroquia S.Vicente constam batismos de 5 crianças,e,com mãe Antonia Ferreira.
Veja:
http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?filho=&pai=&mae=antonia+ferreira&paroquia=45&data=&livro=


O cartão de imigração a partir de 1930,era obrigatório ao estrangeiro que vivesse no Brasil,portanto,não é o mesmo que cartão cidadão de Portugal.
Com os dados que você possui no cartão,escreva ao Arquivo Nacional RJ,atendimento à distancia,peça o prontuário do imigrante.Informe tudo,inclusive a data de 1962.Eles enviam fotocópias de tudo que consta no prontuário,que muitas vezes contem informações da chegada,navio,casamento,onde o estrangeiro nasceu.O valor que eles cobram é muito pouco,acho que vale a pena.Se residir no RJ,vá pessoalmente fazer o pedido,em menos de uma semana terá tudo isso.

Mila

Resposta

Link directo:

Necessito de ajuda para conseguir informações sobre minha avó materna

#358198 | Cintiaevora | 01 jun 2015 18:40 | Em resposta a: #358114

Obrigada, Mila!

Pela ajuda

Cintia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 18:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen