Anel brasão

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Anel brasão

#358194 | catarinavaz | 01 jun 2015 18:21

Boa tarde,

Vinha pedir a vossa ajuda para tentar perceber a origem e o significado de um anel brasão que herdei.
Pensa-se que este anel tenha sido de alguém da minha família de sobrenome Simões, talvez o meu trisavô Manuel Joaquim Simões. Foi-me também dito que existiria alguma informação sobre ele no "Anuário da Nobreza de Portugal", no entanto ainda não consegui ter acesso a este livro pelo que não conseguirei saber em que tomo ou páginas possa estar.

Deixo um link com a fotografia do anel:
http://tinypic.com/view.php?pic=2n8mu8j&s=8#.VWyU_1zBzRY

Agradeço, desde já, a vossa ajuda.
Melhores cumprimentos,

Catarina Vaz

Resposta

Link directo:

Link de imagem incorrecto

#358195 | catarinavaz | 01 jun 2015 18:23 | Em resposta a: #358194

Aqui está o link correcto para a fotografia do anel:

http://tinypic.com/r/2n8mu8j/8

Resposta

Link directo:

Anel brasão

#358196 | catarinavaz | 01 jun 2015 18:31 | Em resposta a: #358194


Peço imensa desculpa pela repetição de mensagens mas por algum motivo o link que publiquei parece não abrir.
Deixo, então um link alternativo:

http://s13.postimg.org/edspfswh3/Anel.jpg

Resposta

Link directo:

Anel brasão

#358203 | ariafdio | 01 jun 2015 21:27 | Em resposta a: #358194

Trata-se da representação de um brasão com o escudo partido em dois.
Sendo o apelido Simões representado por um Leão no cimo de um monte (ou montanha), é possível que quem fez a impressão no anel, tenha tentado aproximar o seu desenho à representação do dito apelido em ambos os quadrantes (partes do escudo); Apesar de ambos os Leões terem por baixo de si "traços" com sentidos diferentes (montes?), isso pode significar que foi representado outro apelido parecido, que sem as cores é difícil de destingir.
Victor Faria

Resposta

Link directo:

Anel brasão

#358206 | catarinavaz | 01 jun 2015 22:59 | Em resposta a: #358203

Caro Victor Faria,

Muito obrigada pela sua resposta.
Conhecendo o brasão do nome Simões, é, de facto, a diferente direcção dos traços, na base do leão, e a presença dos dois quadrantes, assim como o elmo no topo com uma nova repetição do leão que torna para mim difícil compreender este brasão.
Deverá ter sido oferecido mediante algum mérito, talvez relacionado com mar ou barcos (já que a família era de marítimos).
Infelizmente, não tenho qualquer outro registo deste brasão onde se encontrem as cores.
Talvez, com alguma sorte, alguém na posse do 'Anuário da Nobreza de Portugal' consiga encontrar alguma referência.

Atentamente,

Catarina Vaz

Resposta

Link directo:

Anel brasão

#358207 | ariafdio | 02 jun 2015 00:00 | Em resposta a: #358206

Cara Catarina
Em relação ao livro "Anuário da Nobreza de Portugal", não a posso ajudar, pois não o tenho; Esperemos que algum dos Confrades a possa ajudar.
Quanto ao Timbre (Leão sobre o Elmo), seria normal que este fosse o utilizado na composição do Brasão, neste caso atribuído a um individuo e não o que representa o apelido.
Atentamente
Victor Faria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 08:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen