Anel brasão/sinete

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Títulos

Anel brasão/sinete

#358222 | catarinavaz | 02 jun 2015 16:41

Boa tarde,

Vinha pedir a vossa ajuda para tentar perceber a origem e o significado de um anel brasão que herdei.
Pensa-se que este anel tenha sido de alguém da minha família de sobrenome Simões, talvez o meu trisavô Manuel Joaquim Simões, tendo sido, portanto, atribuído a um indivíduo e não sendo um brasão de família.

Foi-me também dito que existiria alguma informação sobre ele no "Anuário da Nobreza de Portugal", no entanto ainda não consegui ter acesso a este livro pelo que não conseguirei saber em que tomo ou páginas possa estar.

Como me esclareceu o Confrade Victor Faria, uma das representações dos quadrantes do brasão será a do apelido Simões, ficando por desvendar a representação do outro quadrante e do leão sobre o elmo.

Deixo um link com a fotografia do anel:
http://s13.postimg.org/edspfswh3/Anel.jpg

Agradeço, desde já, a vossa ajuda.
Melhores cumprimentos,

Catarina Vaz

Resposta

Link directo:

BRAZÃO

#358273 | saintclair | 04 jun 2015 10:46 | Em resposta a: #358222

-
Olhando com atenção, parece que o anel tem como
pano de fundo o mar, barco com vela, e as três iniciais
MJS.
Algum Confrade entendido na matéria, poderá dar uma
boa ajuda.
http://s13.postimg.org/edspfswh3/Anel.jpg

Resposta

Link directo:

Anel brasão/sinete

#358274 | RCCORREIA | 04 jun 2015 11:26 | Em resposta a: #358222

Cara Catarina

Apesar de surgirem frequentemente referidos brasões como símbolos de família/apelidos na verdade todos os escudos de armas são atribuídos a pessoas e não às famílias.

Ocorre porém que aquele que for considerado nobiliarquicamente como o representante dum apelido/família (CHEFE), e apenas esse, terá mercê do uso das armas plenas desse apelido que não juntará a outras.

Assim o anel que apresenta terá sido escudo de armas dum indivíduo (que suponho o usaria como sinete pela inversão do desenho heráldico no anel), podendo eventualmente ser herdado pelos seus sucessivos descendentes. Durante a vigência do regime Monárquico era considerado ilícito o uso dos símbolos pessoais sem a eles ter direito.

Pelo que diz usariam o apelido Simões (patronímico de Simão) o que coincidiria e seria coerente com a parte I do escudo e o timbre (o leão sobre o elmo). São armas plenas deste apelido "De prata, um leão de negro, gotado e lampassado de vermelho, sobre um monte de verde. Timbre: o leão do escudo." - geneall

Na parte II seria representado possivelmente um outro apelido curiosamente com armas muito semelhantes e que sem cores ou conhecimento de outros apelidos familiares se torna mais difícil saber até porque armas com leões rompantes são muitas. Pelos traços horizontais este leão estaria sobre uma representação em azure /azul ou seja água.

Espero ter ajudado alguma coisa.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

Anel brasão/sinete

#358342 | catarinavaz | 05 jun 2015 20:21 | Em resposta a: #358274

Caro RCC,

Muito obrigada pela sua resposta e pelas informações sobre o brasão de apelido Simões.

Foi exactamente por se tratar de um escudo de armas de um indivíduo que tive interesse em compreender do que se tratava, para poder completar o relatório de genealogia que estou a desenvolver.

Tentei apurar mais algum detalhe sobre o anel, em documentos na Torre do Tombo (Anuário da Nobreza e Justificações) sem sucesso.

Talvez o primeiro apelido (dos dois) a que se refere este brasão não seja Simões, pelo que se torna difícil a procura. Também não sei se aquilo que aparenta água, sob um dos leões terá relação com a prática marítima da pessoa que o adquiriu.

Permanecerá, este anel, um mistério por desvendar.

Atentamente,

Catarina Vaz

Resposta

Link directo:

Anel brasão/sinete

#358344 | RCCORREIA | 05 jun 2015 21:29 | Em resposta a: #358342

Cara Catarina

É sempre um prazer poder ser útil e ajudar.

O primeiro apelido (que no anel é representado à direita pois está invertido para funcionar como sinete) é Simões. No 2º (esquerda) reside a dúvida.

Talvez vendo os outros apelidos utilizados pelos pais e avós do seu antepassado se consiga lá chegar. Ou então pela mercê. Ainda é muito cedo para desistir e ficar com isto por desvendar. No que puder ajudar diga-me.
Se quiser não partilhar dados aqui pode pedir ao moderador o meu e-mail pessoal.

Cumprimentos
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Anel brasão/sinete

#358426 | catarinavaz | 08 jun 2015 20:00 | Em resposta a: #358344

Caro Rui Correia,

Agradeço a ajuda e disponibilidade, entrarei em contacto.

Atentamente,

Catarina Vaz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 07:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen