Simão Antunes, Mestre-de -Campo nas Guerras da Flandres

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Heráldica | Hispânia | Pessoas

Simão Antunes, Mestre-de -Campo nas Guerras da Flandres

#358464 | DSS | 10 jun 2015 16:02

Caros Senhores,

Alguém me sabe dizer se este Simão Antunes, de Vila Viçosa, a quem foram concedidas armas novas (campo de vermelho, com uma cidade de prata, murada em roda, aberta de negro e telhada de azul), deixou descendência?

Com os melhores cumprimentos,
DSS

Resposta

Link directo:

Simão Antunes, Mestre-de -Campo nas Guerras da Flandres

#358489 | CAAM | 11 jun 2015 21:34 | Em resposta a: #358464

Boa tarde,

Existe um solar em Souselo, Cinfaes, que creio chamar-se Casa de Vila-Meã, e ser do século dezassete. O portão armoriado, de elevado interesse artístico, ostenta armas plenas dos Antunes, não me recordo se com ou sem diferença.
Ver http://www.jf-souselo.pt/
(a imagem não é clara sobre se há ou não diferença).

Se lhe interessar, pode consultar a "Monografia do Extinto Concelho de Sanfins da Beira" de Manuel de Castro Pinto Bravo, onde surge um desenho a pena assertivo do brasão. Contudo, não estou certo que o autor (que escreve no segundo quartel do século vinte) forneca informaçoes claras sobre os primitivos possuidores do solar. Mesmo que falemos de áreas geográficas distantes, com apenas um afastamento de dois séculos, julgo que existe alguma probabilidade de haver uma relação familiar entre o possuidor deste brasao de armas plenas e o armigerado Simão Antunes.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Miranda

Resposta

Link directo:

Simão Antunes, Mestre-de -Campo nas Guerras da Flandres

#358517 | DSS | 12 jun 2015 22:54 | Em resposta a: #358486

Caro Saintclair,

Agradeço a sua resposta.

Com os melhores cumprimentos,
DSS

Resposta

Link directo:

Simão Antunes, Mestre-de -Campo nas Guerras da Flandres

#358518 | DSS | 12 jun 2015 23:00 | Em resposta a: #358489

Caro Carlos Miranda,

Agradeço as informações que teve a amabilidade de aqui colocar. Observando a imagem da pedra de armas, não creio que a mesma seja anterior ao século XVIII, período a partir do qual foram outorgadas, pelos reis-de-armas, muitas cartas de armas em que o novo armigerado não tinha qualquer relação de parentesco com o armigerado primordial. Contudo, não tenho grandes conhecimentos nessa matéria.

Quanto a Simão Antunes, que morreu em Malines (Mechelen, em flamengo), a 30 de Dezembro de 1623, casado com Christine Van der Noot, o "Nobiliaire des Pays-Bas et du Comté de Bourgogne", disponível para consulta on-line, não lhe indica descendência.

No site abaixo indicado consta que, em 1619, Simão Antunes, Mestre de Campo na Flandres, e a mulher, Cristina Vandernoot, ofereceram uma lâmpada de prata de 4 lumes à Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3867

Com os melhores cumprimentos,
DSS

Resposta

Link directo:

Simão Antunes, Mestre-de -Campo nas Guerras da Flandres

#358520 | CAAM | 13 jun 2015 00:12 | Em resposta a: #358518

Pois nao tenho a certeza da datacao que apresenta (teriamos que ir a fonte que indiquei). Como sabe na pequena nobreza nao era costume assumir armas. Quanto 'a atribuicao de cartas de armas com base apenas no apelido comeca com os ordenamentos da Restauracao, ou mais precisamente 'a margem deles, de facto crescendo expoencialmente no séc. XVIII, mas sobretudo na segunda metade do séc. XIX - o que segue a par com declínio de atribuicao de armas novas (do que me recordo da"Introduccao..." do Marques de Abrantes, o qual diz que a partir da década de 1860, a maior parte dos armigerados nao descendiam da nobreza histórica). Antunes é um apelido patronímico, por isso comum, mas nao é dos mais comuns em pedras de armas.

Foi apenas o facto de ter sido escolhido um pleno que me chamou a atencao (vejo pelo google maps que o brasao apresenta um trifólio por diferenca, indicacao de que deve ter havido carta de armas, mas sem brica - no sistema antigo, indicando armas por via do avo paterno). Habitualmente existia a combinacao de várias armas, em esquartelado ou outras composicoes, sobretudo se o rigor genealógico era um factor irrelevante ou de menor importancia. Bom é só uma pista. Como já viu a wikipedia indica que existe descendencia de Simao Antunes no Brasil, nao sei se a entrada bibligráfica indicada poderá ser útil.

Pelos dados biográficos e ref.a nesse nobiliário flamengo que expoe, é aparentemente diminuta a hipótese de descendencia de S. A..

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Miranda


Resposta

Link directo:

Simão Antunes, Mestre-de -Campo nas Guerras da Flandres

#358547 | DSS | 14 jun 2015 15:22 | Em resposta a: #358520

Caro Carlos Miranda,

Agradeço, mais uma vez, o seu contributo para este tópico.
Concordo consigo. Fui hoje dar uma olhada rápida ao Sanches de Baena e não encontrei nenhuma referência a armas plenas de Antunes (mesmo com diferença). Apenas encontrei referências a escudos esquartelados ou partidos. Contudo, isso não quer dizer que as mesmas não tenham sido atribuídas, até porque muitas cartas de armas não aparecem referidas naquela obra. Creio que a existência de diferença na armas em questão afasta, como o Carlos refere, a hipótese de as mesmas serem assumidas, devendo existir carta de armas.

Pode ser que algum participante deste fórum nos esclareça.

Quanto a Simão Antunes, creio que pode ter havido sucessão na representação das armas em algum ramo colateral (descendentes de irmãos, por exemplo). Julgo que isso era possível.

Deixo aqui a ligação para um artigo muito interessante, no qual são mencionados alguns familiares de Simão Antunes, o armigerado:

http://www.tercios.org/personajes/franco_manoel.html

Com os melhores cumprimentos,
DSS

Resposta

Link directo:

Simão Antunes, Mestre-de -Campo nas Guerras da Flandres

#421072 | RaikaCharlote | 28 jan 2020 01:28 | Em resposta a: #358464

Pelo que sei os descendentes da família Antunes que moram para o Brasil são sefarditas descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha. que então substituíram alguns destes pelo sobrenome de Família Antonio , este é um dos motivos da dificuldade em encontrar mais informações , porém há indícios de que esta mesma linhagem possui uma ligação parentesca ao Marco António ou Marcus Antonius da gens Antônia o mesmo que teve um caso amoroso com a Cleópatra, o fato é que essa linhagem sempre fez parte da historia de forma politica ou militar onde teve grande influencia na Lei das Doze Tábuas

Resposta

Link directo:

Simão Antunes, Mestre-de -Campo nas Guerras da Flandres

#421081 | NISGM | 28 jan 2020 11:50 | Em resposta a: #421072

Mas há algum motivo para se ter de levar aqui com estas ficções anedóticas?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 21:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen