Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Famílias | Pessoas

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358478 | zarapat23 | 11 jun 2015 03:00

Boa noite pessoal,

Estou tentando conseguir a cidadania portuguesa para minha esposa Patricia, porém, não tenho em mãos a certidão de nascimento dos avós dela, que já são falecidos. Minha sogra já procurou em todos os documentos do meu falecido sogro, mas nada encontrou.

a) O avô nasceu em 11/07/1901 em Portugal.

Segue um pequeno resumo de algumas informações que consegui encontrar:

Data Nascimento em Portugal: 11/07/1901
Local: Ainda não sabemos
Nome em Portugal: Álvaro de Freitas Carvalho
Filiação: Antônio de Freitas Carvalho e Emília de Oliveira Novaes

b) O avó nasceu em 18/11/1886 em Portugal.

Segue um pequeno resumo de algumas informações que consegui encontrar:

Data Nascimento em Portugal: 18/11/1886
Local: Ainda não sabemos
Nome em Portugal: Ricardina dos Santos
Filiação: José Francisco dos Santos e Maria dos Santos

c) Se casaram no Brasil em 18/12/1930
Nome de casada no Brasil: Ricardina dos Santos Carvalho
Desse casamento nasceu meu sogro: Antônio dos Santos Carvalho em 02 de junho de 1932, e que veio a falecer em 25/08/1999

Como poderia encontrar a certidão de nascimento deles?

Desde já, agradeço a ajuda de todos!

Tenham uma ótima semana.

Att,
Claudio Csura

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358479 | mila1001 | 11 jun 2015 10:39 | Em resposta a: #358478

Claudio,
O ideal seria começar pelo óbito dos avós,ver se consta onde nasceram.
Sabe se eles casaram mo Brasil?Quando?Onde?
Veja quem é o filho mais velho,pois,poderá ter noçao de quando se casaram.Muitos registros de casamento constam de onde o estrangeiro era.
Quanto mais dados,melhor para os confrades lhe ajudarem.
Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358480 | MCNN | 11 jun 2015 11:35 | Em resposta a: #358478

Bom dia Cláudio


A base de dados do Cepese tem a indicação do pedido de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro) de um Álvaro de Freitas Carvalho, de 22 anos de idade, agricultor, filho de António de Freitas Cardoso e de Emília Novais, e natural de Fafe, concelho de Penafiel.

Este pedido de passaporte tem o ID de 137998.

Salvo melhor opinião, deve tratar-se de uma das pessoas que procura, em que o nome do pai deve ter sido incorrectamente transcrito para a base de dados.

O facto de dizer que era natural de Fafe, concelho de Penafiel introduz alguma dificuldade na busca, pois Fafe não fica (e creio que nunca ficou) no concelho de Penafiel. Aliás, Fafe fica no distrito de Braga e Penafiel no distrito do Porto.

Claro está que pode procurer nas 35 freguesias de Fafe, mas mesmo assim é arriscado pois muitas vezes a data de nascimento não é a correcta e pode-se estar a procurar no ano errado.

Eu aconselhava-o a:

1) Enviar um mail para cepese@cepese.pt e pedia-lhes a informação que eles têm para o ID 137998;

2) A resposta contém não só a data do pedido de passaporte mas também a cota no livro de registo de pedidos de passaporte, e com base nessa informação eventualmente poderá aceder online e consultar o próprio registo do pedido, ficando a saber o número do processo de passaporte;

3) Sabendo o número de processo de passaporte, solicitar ao Arquivo Distrital respectivo a cópia desse processo de passaporte, a qual deve conter a transcrição do baptismo do Álvaro, ficando pois a saber quando e onde ele foi baptizado.

4) Com base nessa informação, solicitar ao Arquivo Distrital cópia ou certidão do assento de baptismo.


Desconfio que ele terá pedido o passaporte no Porto, o que facilitará a sua busca posterior.

Quando receber a resposta do Cepese, coloque aqui os dados que alguém o ajudará a procurar o registo de passaporte.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358485 | zarapat23 | 11 jun 2015 16:52 | Em resposta a: #358478

Prezados Sr. Mário César Navarro e Sra. Mila,

Boa Tarde.

Sou filho de húngaros que imigraram para o Brasil após a 2a guerra-mundial. Estou obtendo a cidadania para mim e para meu filho Ricardo. Mas a minha esposa Patrícia somente poderia por naturalização, que é mais complicado.

Infelizmente, a família de minha esposa perdeu muitos documentos, mas a Certidão de Casamento Brasileira dos avós (conheceram-se no Brasil) possui apenas essas informações.

Muito obrigado pelas informações.

Vou continuar as buscas e fazer as pesquisas junto ao cepese, conforme orientado.

Desde já agradeço muito,

Atenciosamente,

Claudio Csura

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358494 | Monica Pedreira | 12 jun 2015 00:32 | Em resposta a: #358478

Por favor,
Preciso de ajuda para localizar a certidão de nascimento do meu avô,
Ele chama-se Ventura Ferreira
Data de nascimento 22/12/1891
Pai José Joaquim Ferreira
Mae Ana Maria Gonçalves
Nascido em Vila do Conde

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358498 | Luis K. W. | 12 jun 2015 08:41 | Em resposta a: #358494

Monica Pedreira,
Vila do Conde tem mais de 30 freguesias.
Pode tentar procurar em todas, mas teria 30 vezes menos trabalho se souber em que freguesia ele nasceu (/foi baptizado).
http://tombo.pt/f/vcd28

Na certidão de nascimento (talvez até na certidão de casamento) dos filhos do seu avô (seu pai ou mãe) deverá estar escrito de que freguesia o seu avô é natural.
Boa sorte
Luís
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358515 | Monica Pedreira | 12 jun 2015 21:26 | Em resposta a: #358498

E que no registro do meu avô estava escrito Beira do Barão e a minha tia disse que a cidade dele era Vila do Conde, será que vocês poderiam me passar estas freguesias para poder procurar?
Grata
Monica

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358527 | mila1001 | 13 jun 2015 14:49 | Em resposta a: #358515

Monica,
O ideal seria você iniciar um tópico seu,pois,assim,as chances de ser vista e obter ajuda são maiores.
Pegar carona em outro tópico dificulta a ajuda para o dono e,também para você.
Dei uma olhada nas freguesias de Vila do Conde,e,não encontrei nada com o nome de Ventura,será que não é Boaventura?
Se souber quando ele veio para o Brasil,só ou com os pais.Onde se casou,quando,com quem,bem como dados sobre o óbito.Quem sabe haja livro digitalizado para consulta,e,conste a naturalidade dele.
Faça tudo isso no seu próprio tópico.
Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358556 | Monica Pedreira | 15 jun 2015 00:10 | Em resposta a: #358527

Mila
Desculpe por utilizar este tópico! Na verdade, como sou nova , segui as orientações que apareciam!
Fique bem é muito obrigada pela ajuda
Monica

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358600 | MCNN | 16 jun 2015 21:55 | Em resposta a: #358478

Olá Mónica

O caso do seu avô é mais um dos típicos casos em que a data de nascimento conhecida não está correcta. Ele nasceu um ano antes do que indicou.

Mas vamos por partes. No link seguinte pode ver o pedido de passaporte do seu bisavô em 1895:

http://pesquisa.adporto.pt/ViewerForm.aspx?id=411750

(Tem de seleccionar a imagem 49.tif, e o registo é o 279)

O seu bisavô afirmou que ia viajar com a sua bisavó e com 4 filhos, a saber Bernardo, Ventura Joaquim e Agostinho. Seu avô Ventura teria então 4 anos de idade.

Assim, de acordo com a idade indicada para o seu avô no pedido de passaporte e à data do pedido, a data de nascimento que a Mónica indicou não estaria correcta.

E qual a paróquia em que nasceu ? Os nomes que indicou (Beira do Barão) não correspondem a nenhuma paróquia de Vila do Conde.

Em face disso, resolvi procurar na paróquia que, do ponto de vista fonético, mais se aproximava. Essa paróquia era a paróquia de Vairão.

E foi nos baptismos de 1890 de Vairão que encontrei o baptismo do seu avô, que de facto nasceu em 20/12/1890.

http://pesquisa.adporto.pt/ViewerForm.aspx?id=784599

(tem de seleccionar a imagem 20.tif)

Há horas de sorte ...

Cumprimentos.

Mário César Navarro



Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358603 | mila1001 | 16 jun 2015 22:22 | Em resposta a: #358600

Confrade Mario Cesar,

Como se diz por aqui:"Tiro o chapéu para você!".
Penso que alem de horas de sorte,há muita sabedoria.
Quisera eu encontrar o registo da bisavó de um amigo em S.Pedro de Vila Real,pesquisa que já faço há 1 ano,mas, nada da Joaquina...Vou ter que aprender muuuiiiito com os confrades.

Cumprimentos.
Mila


Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#358604 | Ymsantos | 16 jun 2015 22:26 | Em resposta a: #358600

Parabéns à Mônica que encontrou o que procurava e


PARABÉNS ao Mário pela brilhante pesquisa.


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar as Certidões de Nascimento dos avós de minha esposa.

#361143 | marcia gomes | 07 set 2015 16:56 | Em resposta a: #358478

ola, Cláudio sou neta de português e já tenho minha cidadania, sou tmb bisneta e esta semana consegui localizar as certidões dos meus bisavós para q meus primos possam adquirir tmb, e difícil localizar se não tiver o máximo de informações, a minha opinião e q vc deve primeiro pedir 2 vias dos documentos , como casamento no Brasil, óbito e etc. Normalmente tem pelo menos a cidade em portugal e pesquise com familiares as vezes ajuda tmb, se vc tiver mais alguns dados posso tentar te ajudar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 06:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen