Documentação

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Documentação

#358491 | alaecj@gmail.com | 11 jun 2015 22:22

Boa noite procuro, por dados de meu pai,( Alcides Laranjeira de Matos) ate onde sei veio de Portugal em 1935/36/37: com 42 anos de idade nasceu em 1892 , casou se 1937,Com Joaquina David de Oliveira, morou em uma fazenda que -se chamava fazenda bittencurt, hoje chama fazenda CPC PERTENCE A FACULDADE DE VIÇOSA MG. não encontrei o registro de casamento nem no cartório nem na igreja das regiões onde ele morou ficou viúvo com 56 anos de idade, e faleceu em 1961. Aquem puder me ajudar por favor fico aguradando
Grata Evanilde

Resposta

Link directo:

Documentação

#358492 | mila1001 | 11 jun 2015 22:53 | Em resposta a: #358491

Evanilde,

Não há livro digitalizado de Viçosa-MG,entao,vamos por parte...
Você não encontrou certidão de casamento de seu pai,mas,deve saber o ano em que nasceu o primeiro filho e,a cidade,sendo assim,seria importante que colocasse os dados dele,pois,se foi em Viçosa,poderá pedir a certidão de nascimento de seu irmão em inteiro teor nos cartórios.O documento é mais caro,mas,vem com todos os dados.Porém,se foi em outra cidade,pode-se ver se há livro,o,terá que solicitar documento ao cartório também.
Pode também buscar o casamento religioso nas igrejas,ou,na Diocese a que pertença a igreja.

Seu avô deve ter sido funcionário do Barão Aristides Bittencourt,proprietário da fazenda a que se refere.Já tentou enviar e-mail à faculdade?Quem sabe eles tenham livros antigos da fazenda.

Mila

Resposta

Link directo:

Documentação

#358582 | mila1001 | 16 jun 2015 11:58 | Em resposta a: #358491

Evanilde,
Se tiver mais alguma informação que possa fornecer,facilitaria a pesquisa.
Local do casamento,data e nome da esposa.
Quando veio para o Brasil (só / pais) - Santos ou RJ
Onde e quando faleceu
Nome do filho mais velho,data e local de nascimento.

Mila

Resposta

Link directo:

Documentação

#358593 | alaecj@gmail.com | 16 jun 2015 18:24 | Em resposta a: #358582

Boa tarde Mila, meu pai Alcides Laranjeira de Matos, filho de João Laranjeira de Matos e Maria Rosa de Jesus: nasceu em 1892 País Portugal, veio para o Brasil com 42 anos de idade casou-se aqui no Brasil com Joaquina David de Oliveira.Teve 8 filhos sendo o mais velho nascido em Guiricema M/G no ano de 1938 . Morou em uma fazenda por nome Bittencort na cidade de São Geraldo M/G, hoje essa fazenda pertence a faculdade de Viçosa M/G com o nome de fazenda CPC.Meu pai saindo dessa localidade foi morar em uma cidade por nome Manhuaçu M/G, onde faleceu em 1961.Já fui em todas as cidades que ele morou procurei em arquivos na igreja, em cartórios mas sem sucesso. Penso encontrar no País que ele nasceu.Inclusive procurei em um site de busca aqui
http://www.ape.es.gov.br/imigrantes/ mas ate agora nada
Grata Evanilde

Resposta

Link directo:

Documentação

#358602 | mila1001 | 16 jun 2015 22:11 | Em resposta a: #358593

Evanilde,
Como lhe escrevi antes,em primeiro lugar,mande e-mail para a Cpt Viçosa,e,procure saber se eles possuem em seus arquivos(biblioteca)os documentos do antigo proprietário da Fazenda Bittencourt,pois,se existir alguma coisa,poderá fazer parte do acervo historico deles.

Fui ver sobre Guiricema (tinha os seguintes distritosdistritos: Guiricema, Tuiutinga e Vilas Boas,Visconde de Rio Branco) e Manhuaçu Santo Antonio de manhuaçu, Santana de manhuaçu,Ponte nova,),pois,o documento de casamento poderá estar em algum deles.
Fui ver os cartórios:
Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas
Município: Guiricema
Distrito: Tuiutinga
Endereço: Rua Getúlio Vargas,
Bairro: Centro
Complemento: s/nº
Comarca: Visconde do Rio Branco
CEP: 36528000
Telefone: (32)3553-9110
Email: marciagonalves1@yahoo.com.br
Nome Oficial: Marcia Aparecida Gonçalves Arruda

Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas
Município: Guiricema
Distrito: Guiricema
Endereço: Praça Coronel Luiz Coutinho, 06
Bairro: Centro
Complemento: sala 09
Comarca: Visconde do Rio Branco
CEP: 36525000
Telefone: (32) 3553-1131
Email: jorgela@uai.com.br
Nome Oficial: Jorge Ludovico Arruda

Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas
Município: Guiricema
Distrito: Vilas Boas
Endereço: CARTORIO FECHADO LIVROS TRANSFERIDOS A SEDE DO MUNICIPIO, 180
Bairro:
Complemento:
Comarca: Visconde do Rio Branco
CEP: 36526000
Telefone: 32-3553-7110
Email: gracinhafidelis@hotmail.com.br
Nome Oficial: Jorge Ludovico Arruda


Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais
Município: Manhuaçu
Distrito: Manhuaçu
Endereço: Rua Lafaiete Vasconcelos Sabido, 86
Bairro: Centro
Complemento: A
Comarca: Manhuaçu
CEP: 36900-000
Telefone: 33-33314607
Email: cartoriorcpnmanhuacu@gmail.com
Nome Oficial: Cassiano Moraes Gomes

Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas
Município: Manhuaçu
Distrito: São Pedro do Avaí
Endereço: Praça Gonçalves Dutra, 28
Bairro:
Complemento:
Comarca: Manhuaçu
CEP: 36906000
Telefone: (33) 3378-5190 8408-9739
Email: cartoriosaopedrodoavai@bol.com.br
Nome Oficial: Sidiney da Rocha Junior

Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas
Município: Manhuaçu
Distrito: São Sebastião do Sacramento
Endereço: Rua São Sebastião, 277
Bairro:
Complemento:
Comarca: Manhuaçu
CEP: 36908000
Telefone: (33) 3378-1091 33-84111585
Email: mablehenriques@hotmail.com
Nome Oficial: Mable Ross Henriques Vieira


Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas
Município: Santana do Manhuaçu
Distrito: Santa Filomena
Endereço: Rua José Evangelista da Costa,
Bairro: Centro
Complemento: s/nº
Comarca: Manhuaçu
CEP: 36945000
Telefone: (33) 3336-1234
Email: bruno_ferraz@globo.com
Nome Oficial: Sebastião Alves Ferraz

Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas
Município: Santana do Manhuaçu
Distrito: Santana do Manhuaçu
Endereço: Rua Lopes Abelha, 98
Bairro: Centro
Complemento:
Comarca: Manhuaçu
CEP: 36940-000
Telefone: (33) 3373-1505
Email: cartoriosantanamg@bol.com.br
Nome Oficial: Andrea Aparecida Valeriana Temer


Ofício do 1º Registro Civil das Pessoas Naturais
Município: Ponte Nova
Distrito: Ponte Nova
Endereço: Rua Benedito Valadares, 21
Bairro: Centro
Complemento: Loja-06 cx postal 131
Comarca: Ponte Nova
CEP: 35430012
Telefone: (31) 38173162 / (31)85561278 3817-1278
Email: cart1rc@gmail.com
Nome Oficial: Maura Maria da Silveira Salgado Martins

Sei que irá dizer que já foi nos cartórios,mas,não custa nada voce solicitar,via e-mail,uma busca na certidão de casamento e na do nascimento do filho mais velho a todos esses endereços acima.
O fato de Guiricema ser composta por distritos,talvez tenha dificultado sua busca.

Peca busca da certidão de casamento em inteiro teor de :
nome fulano e fulana....
entre 1936 e 1938

registro de nascimento de :nome
filiação:
nascimento;1938 (se souber o mes ...)



Ponha em quanto fica o documento e despesas de correio,pois,se eles acharem que não tem interesse ,podem dizer que não acharam.Insista.

Mila.

Resposta

Link directo:

Documentação

#358657 | alaecj@gmail.com | 18 jun 2015 19:17 | Em resposta a: #358602

Olá Mila estou muito agradecida pelo seu esforço em ajudar-me. Parabéns pela competência!
É verdade sim , que já estive em algumas dessas cidades. Não vou desistir, já enviei e-mail para todos os endereço que você passou.Levantei também a certidão de óbito de minha mãe,e consta que ela e meu pai se casaram eclesiasticamente, em uma capela onde se conheceram sendo que essa não tinha o costume de registrar os matrimônio celebrados ali .era como se fosse uma benção do padre e eles já se consideravam casados.Da vontade de sorrir quando parece que vou conseguir vem eles com uma dessa.
Vou agora procurar os certificados de batismo de meus irmãos mais velho, para ver se encontro alguma coisa, disseram que existe um documento que pode constar informações. Chama batistelo e feito palas igreja quando batiza os bebes.
Grande abraço Mila
Evanilde

Resposta

Link directo:

Documentação

#358658 | alaecj@gmail.com | 18 jun 2015 19:34 | Em resposta a: #358492

Olá Mila é isso mesmo meu pai trabalhou para o Barão Aristides Bittencourt,ele falava muito dos filhos do barão Aristides Bittencourt, Enéis Bittencourt,Cristiano Bittencourt, e um outro que é reitor na faculdade de viçosa . Estive lá encontrei um senhor por nome de Jair Boiadeiro mas não conseguiu me dar nenhuma informação sobre meu pai disse ele que a fazenda tinha mais de 100 funcionários e depois ele tem bastante idade ele nasceu em 1919 fiquei impressionada nunca tinha falado com alguém dessa idade . Mas vou agora mesmo enviar e-mail a faculdade de viçosa.
Abraço fraterno
Evanilde

Resposta

Link directo:

Documentação

#358659 | alaecj@gmail.com | 18 jun 2015 19:38 | Em resposta a: #358492

Mila meu irmão nasceu na cidade de Guiricema, aos 20 de março de 1938.
Hoje mesmo enviei e-mail para lá solicitando a certidão de inteiro teor caso eles encontrem
Abraço Evanilde

Resposta

Link directo:

Documentação

#358671 | mila1001 | 18 jun 2015 22:24 | Em resposta a: #358491

Evanilde,
Na década de 30 a igreja emitia uma certidão de batismo da criança,digo isso,pois,tenho a do meu pai de 1930.
E,mesmo que eles tenham se casado na igreja,deve constar alguma coisa anotada no livro de casamentos.O problema é que muitas igrejas dizem que não possuem nenhum arquivo,mas,se não insistir...
Veja a que Diocese pertence as cidades,e,escreva,pergunte onde pode encontrar o casamente,ou seja,investigue.
Outra coisa,havia um código( letras) que identificavam se os pais da criança eram casados ou não,e,isso era anotado no livro de batismo.
Se um dos filhos do barão é o reitor de Viçosa,mande e-mail para a reitoria,conte sua história,veja se eles possuem os livros de empregados da fazenda,os registros,pois,talvez Alcides tenha sido colono e,morasse em alguma casa na fazenda.

Mila

Resposta

Link directo:

Documentação

#358697 | alaecj@gmail.com | 19 jun 2015 17:40 | Em resposta a: #358671

Boa tarde Mila, sim Alcides entregava leite em uma cidade por nome de São Geraldo, estive lá e meu pai Alcides morava na fazenda bittencourt o leite era da fazenda onde ele morava e trabalhava . Vou sim Mila investigar, insistir até conseguir. Obrigado por ajudar-me pois cada informação, dica esta sendo de extrema importância. Já enviei um e-mail para faculdade de Viçosa, estou aguardando retorno.
Muito grata Mila
Abraço Evanilde

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 12:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen