Gaspar dos Reis Silva - 1º Visconde de Vieira

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Eventos | Pessoas | Títulos

Gaspar dos Reis Silva - 1º Visconde de Vieira

#358574 | jpm2353 | 16 jun 2015 03:53

Caros/as confrades,

Procuro mais informações sobre a pessoa em assunto, nomeadamente as datas e locais de casamento e de óbito, bem como eventuais notícias publicadas em jornais ou revistas da época.
Tenho conhecimento do seguinte:
Gaspar dos Reis Silva, nasceu em 10/01/1822 e foi baptizado a 12 em Santo Estevão de Cantelães (Vieira do Minho).
Tenho a referência obtida do livro «Vieira do Minho - Notícia Histórica e Descriptiva» datado de 1923 sobre o referido concelho, que terá falecido com perto de 100 anos, mas não sei onde, nem a respectiva data do óbito.
Sei que casou primeiro (mas não sei a data nem o local) com D. Cecília Angélica de Moraes Costa, natural possivelmente do Rio de Janeiro, parente do Barão de Piraí (Título do Império do Brasil) e que talvez tenha nascido em Agosto de 1836, tendo falecido no Porto (Cedofeita) a 20/12/1866, e de quem o Visconde de Vieira teve descendência.
Segundo o mesmo livro, Gaspar dos Reis Silva terá sido proprietário da Fazenda de Santa Angélica (e de outras) no Brasil, cuja localização desconheço, e espero que os nossos irmãos brasileiros possam ajudar a localizar.
Casou segunda vez (de acordo com o referido livro sobre Vieira do Minho) com uma senhora francesa, de seu nome, Celestine Christine Auguste Jeanne de Bar (informação a confirmar) S.G., que talvez possa ser da região de Bordéus, pois uma filha do 1º casamento do Visconde, casa com Robert de Lobel que era filho do antigo Vice-Cônsul de Inglaterra em Bordéus, informação obtida no mencionado livro que carece de confirmação (os nomes destes franceses poderão não estar correctamente grafados, pois podem ter sido adulterados inadvertidamente pelo autor do livro).
Gaspar dos Reis Silva, foi agraciado por El-Rei D. Luis I, com o título de Comendador da Ordem Militar de Cristo, em 08/06/1869, e posteriormente com o título de Visconde de Vieira, em sua vida, título criado por decreto datado de 29/07/1886, e cuja carta foi passada a 02/09/1886.
Agradeço que caso tenham mais informações sobre o visconde e dos seus familiares, possam partilhar e notificar-me através deste tópico.
Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
João de MAgalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 00:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen