Dúvida - pesquisa no Arquivo Distrital de Viseu e certidões de batismo/casamento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Genética | Património | Pessoas

Dúvida - pesquisa no Arquivo Distrital de Viseu e certidões de batismo/casamento

#358624 | Chérie | 18 jun 2015 00:46

Olá,
Estive procurando por certidões de batismo e de casamento de meu bisavô e trisavô, e encontrei os arquivos digitalizados no site do Arquivo Distrital de Viseu. Mandei um e-mail a eles ontem com algumas dúvidas porém ainda não obtive resposta. Minha estadia em Portugal está no fim e gostaria que alguém me ajudasse com as dúvidas abaixo:

- As certidões paroquiais de batismo anteriores a 1900 correspondem ao registro oficial de nascimento? (Li em alguns sites que antes de 1911 os registros eram feitos apenas nas igrejas. Se for verdade, as certidões de batismo de meus familiares que encontrei no AD, nascidos em 1853 e 1897, correspondem às certidões de nascimento). Caso alguém tenha a informação oficial e puder esclarecer, agradeço.

- A mesma dúvida é referente à certidão de casamento. Meu trisavô casou-se em 1889 e encontrei o respectivo registro de casamento feito pela paróquia. Esse documento corresponderia à certidão de casamento original na época?

- Alguém já fez pesquisa pessoalmente no AD-Viseu? Se sim, caso eu deseje ter acesso aos livros e solicitar a reprodução de certidões originais, elas ficam prontas na hora? (Vi que há um formulário no site deles, mas se eu tiver que aguardar pela reprodução talvez não tenha tempo hábil).

Grata a quem puder me esclarecer esses pontos!

Luciana

Resposta

Link directo:

Dúvida - pesquisa no Arquivo Distrital de Viseu e certidões de batismo/casamento

#358628 | roz | 18 jun 2015 09:02 | Em resposta a: #358624

Cara Luciana

'E correcto que os registos de baptismo e casamento feito pelas igrejas ate 1911 sao os "oficiais". Nao ha outros.

Quanto ao tempo que o arquivo podera' levar para lhe dar as copias, nao lhe posso confirmar mas o numero de telefone deles 'e 232 003 200 e eles lhe esclarecerao.
Se so necessita de copia nao autenticada nao precisa de pedir ao arquivo. 'E so fazer o download do registo que encontrou on line e imprimir. Se o fim para que necessita requer mesmo uma certidao entao tera' de ser emitido pelo Arquivo e custa cerca de 20Euros se nao estou em erro.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 14:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen