Familia Mello/Melo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Direito | Eventos

Familia Mello/Melo

#359043 | rui.am84 | 01 jul 2015 15:38

Boa tarde,

O meu nome é Rui Alberto Carvalho dos Santos de Almeida e Mello ou Melo.... sempre ouvi falar muito da minha família paterna, mas sempre do lado Avó, ou seja famílias Sarmento e Costa principalmente....

Do lado Almeida e Mello, nunca consegui saber muito, pois o meu Avô, pese embora nos dissesse que o brasão a que tínhamos direito de usar era o que estava na sala dos brasões no Palácio Nacional de Sintra, nunca lá o fui ver.

Gostava, por várias questões, de saber qual o brasão de família tenho direito a usar, pois do lado Sarmento Costa, sei qual é, mas deste lado não sei e gostava muito de saber.

Sabem alguém que eu possa falar/contactar que me possa fazer este levantamento?

Havia um anel de brasão deste lado da família, mas que infelizmente se perdeu.

Agradecia ajuda neste campo.

Obrigado.

Cumprimentos

Rui Mello

Resposta

Link directo:

Familia Mello/Melo

#359044 | roz | 01 jul 2015 17:33 | Em resposta a: #359043

Caro Rui Melo

Nao vale abrir mais de um topico para o mesmo assunto! http://geneall.net/pt/forum/168647/familia-mello/#a358824

Se quer trazer o topico outra vez 'a primeira pagina 'e so' por uma mensagem no mesmo dizendo "renovo o pedido" (ou similar) e o topico ficara' novamente 'a vista.

http://geneall.net/pt/forum/ajuda-forum/ "Quais as regras que devo observar enquanto utilizador do Fórum?
Por forma a que o Fórum mantenha a qualidade e utilidade desejáveis, é necessário o cumprimento de certas regras elementares:

Antes de inicarmos um novo tópico, devemos procurar se não existe já um tópico semelhante de modo a evitar discussões paralelas, ou até pode ser que a nossa questão já tenha sido respondida. Para tal devemos utilizar a funcionalidade da pesquisa.
Para tornar mais fácil a todos as pesquisas, devemos ser o mais objectivos possível na definição dos tópicos e escolher o tema adequado." etc. etc.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Familia Mello/Melo

#359046 | RCCORREIA | 01 jul 2015 18:48 | Em resposta a: #359043

Caro Rui Melo

O direito ao uso de brasão está tratado em vários tópicos deste fórum.

Ainda assim vou-lhe tentar explicar de forma sucinta

As armas ou brasão são um símbolo pessoal e não de família e são sempre únicas, atribuidas a título individual ou herdadas quando a atribuição inicial o admitir.

No contexto actual são símbolos de identificação pessoal que por isso devem manter-se únicos podendo a sua criação ser feita apenas pela vontade pessoal (armas assumidas) e que para serem reservadas devem ser registadas como marca. Alguns heraldistas, como por exemplo o "Rei d'Armas" que colabora com este site, podem ajudar no processo, nomeadamente na criação.

Mantém-se no entanto o uso de armas existentes pelos descendentes de títulos através do reconhecimento por organismos nobiliarquicos.

Na sala de Sintra estão representadas as armas de 72 apelidos (principais famílias nobres ao tempo de D. Manuel I) na sua forma plena e que são de uso exclusivo pela pessoa que nobiliarquicamente é reconhecida como representante (chefe) da família, e que as deve utilizar nessa forma.
Por exemplo estão lá as seguintes
12 - Melo 16 - Almeida 43 - Carvalho 45 - Costa

Assim, apenas poderia utilizar as armas Almeida ou Melo (e em principio não ambas) no caso de ser o representante reconhecido (chefe de família) de pelo menos uma delas.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Familia Mello/Melo

#359057 | rui.am84 | 02 jul 2015 10:42 | Em resposta a: #359046

Obrigado pela resposta.

No entanto, gostaria de saber a quem me dirijo, para obter essa informação. Eu sei, que do lado Mello, pelo menos de que eu tenha conhecimento, sou o único rapaz que tem este apelido como ultimo nome. Sei que existem ligações aos Souza e Mello do Porto, pois tenho um livro desses em minha casa. Mais não sei, e aqui no geneall o que aparece sobre a minha família é muito mais sobre o lado Almeida do que Melo. No entanto, irei continuar a investigar, pois gostava mesmo de ter mais informações sobre a minha família.

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

Rui Melo

Resposta

Link directo:

Familia Mello/Melo

#359063 | RCCORREIA | 02 jul 2015 15:10 | Em resposta a: #359057

Caro Rui

Será seguramente o que segue a linha Mello do seu bisavô Leovegildo, contudo isso só lhe daria a representação dos Mellos se esse bisavô tivesse sido o chefe da família Mello (que julgo estar nos descendentes dos Condes de Vila Real)

Sabe qual a filiação desse seu bisavô?

Se pretender informação adicional, ou de índole privada, solicite o meu endereço ao moderador.

RCC

Resposta

Link directo:

Familia Mello/Melo

#359757 | rui.am84 | 21 jul 2015 17:20 | Em resposta a: #359063

Boa tarde,

Gostaria de ter mais informação sobre este assunto, nomeadamente sobre o meu bisavô Leovogildo.

Para onde e com quem posso contactar e que informações necessita?

Cumprimentos
Rui Almeida e Melo

Resposta

Link directo:

Familia Mello/Melo

#359776 | rui.am84 | 22 jul 2015 10:06 | Em resposta a: #359043

Boa tarde,

Gostaria de ter mais informação sobre este assunto, nomeadamente sobre o meu bisavô Leovogildo.

Para onde e com quem posso contactar e que informações necessita?

Cumprimentos
Rui Almeida e Melo

Resposta

Link directo:

Familia Mello/Melo

#359839 | RCCORREIA | 23 jul 2015 10:56 | Em resposta a: #359776

Caro Rui

Pela base de dados do Geneall é possível ver os seus costados até ao seu bisavô Leovegildo Baptista de Mello mas não para trás deste.

Assim para progredir qualquer investigação será preciso saber mais dados deste como seja filiação, local de nascimento, etc.

Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Familia Mello/Melo

#359842 | RCCORREIA | 23 jul 2015 11:46 | Em resposta a: #359839

Caro Rui Melo

O seu bisavô foi ainda estudante do colégio militar e alferes miliciano no exército - processo PT/AHM/G/LM/A-02/37/0578 do Arquivo Histórico Militar que possivelmente terá mais informações.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 04:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen