Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359171 | girafa | 05 jul 2015 19:36

Caros confrades,

gostaria de saber se algum dos confrades tem conhecimentos de filhos do casal: António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes) e que queira disponibilizar aqui no Forum.

Tenho estado a pesquisar e não consigo encontrar. Se algum dos confrades tiver conhecimento agradeço, desde já, a respectiva partilha.

cumprimentos,
M.Carvalho

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359201 | otelindafg | 06 jul 2015 18:51 | Em resposta a: #359171








Peço desculpa,não o que se passou acabou de desaparecer a minha mensagem.Neste será preferivel enviar-me o seu E-mail.O meu é "otelindafgomes@gmail.com".

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359413 | girafa | 11 jul 2015 13:38 | Em resposta a: #359171

Caros confrades, renovo pedido
gostaria de saber se algum dos confrades tem conhecimentos de filhos do casal: António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes) e que queira disponibilizar aqui no Forum.

Tenho estado a pesquisar e não consigo encontrar. Se algum dos confrades tiver conhecimento agradeço, desde já, a respectiva partilha.

cumprimentos,
M.Carvalho

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359436 | jmmoreira | 11 jul 2015 20:14 | Em resposta a: #359413

Boa tarde,

No livro "Família Carneiro Leão: com origem em Carvalhosa Paços de Ferreira" consta um casal António Garcia e Beatriz de Leão. Um resumo que que consta nas páginas 28 e 29 desse livro:
António Garcia filho de João Garcia e de Madalena Velho moradores em Carvalhosa, Paços de Ferreira, casou a 24-8-1587 na freguesia de Parada de Todeia, Paredes com Beatriz (Barbosa) de Leão, filha de António Leão (da Fonseca) e de sua mulher Cecília Fernandes, senhores da Quinta da Lágea, nessa freguesia.
Os filhos de António Garcia e de Beatriz de Leão, nascidos no lugar de Real, freguesia de Carvalhosa foram:
- Ana Antónia (n. cerca de 1588-89, cc Gonçalo Francisco. Viveram de Vila Cova, freguesia de Sanfins de Ferreira. Ela faleceu a 10-3-1644 nessa freguesia.
- Anastácia Antónia,n. cerca de 1590 e f. 23-6-1627 em Carvalhosa. Cc Pedro da Maia, natural de Sanguinhais, Carvalhosa onde moraram e teiveram os seus filhos.
- António Garcia de Leão, n. cerca de 1595. Foi herdeiro de sua mãe.
- Catarina, aparece como madrinha a 6-6-1627.
- Isabel de Leão, n. cerca de 1600 e f. a 6-7-1661 em Sanfins de Ferreira. Casou com Pantaleão Afonso morador no lugar do Assento da Igreja da freguesia de Sanfins de Ferreira.
- Domingas Antónia, n. cerca de 1600. Cc a 10-9-1620 com Domingos Machado , filho de Simão Machado e de Senhorinha Gonçalves moradores no lugar de Beitalho - Sanfins de Ferreira.
- Maria de Leão, n. cerca de 1605. Cc a 21-3-1633 com Manuel Coelho filho de Gonçalo Gaspar e de Margarida Coelho.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359446 | NISGM | 12 jul 2015 12:23 | Em resposta a: #359436

Caro jmmoreira,

Embora o tópico não seja meu, agradeço pessoalmente a informação.

Neste momento, salvo melhor opinião. um dos grandes problemas referentes à da descendência deswte casal é identificar-lhe uma outra filha, dada aqui na BD do Genea, uma tal Escolástica Brandão, casada com Vicente Álvares, ascendentes comprovados meus, de M. Carvalho, autor deste tópico, e ainda de Isabel Ferreira.

Ora, Escolástica Brandão vem dada como filha de António Garcia e Beatriz de Leão, mas os esforços de pesquisa documental de M. Carvalho não permitiram ainda dar com esta paternidade.

Para mais informação sobre o nosso ponto da situação, onde eu nada tenho investigado, até por não ter acesso aos paroquiais dessa região, diria, por exemplo, que são relevantes:

http://geneall.net/pt/forum/168199/escolastica-brandao-de-paco-sousa-penafiel-porto/#a356239

http://geneall.net/pt/forum/168199/escolastica-brandao-de-paco-sousa-penafiel-porto/#a356283

http://geneall.net/pt/forum/168541/casamento-de-diogo-barbosa-e-antonia-de-leao-em-penafiel/#a359077

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359452 | girafa | 12 jul 2015 14:42 | Em resposta a: #359436

Caro confrade Jmmoreira
Agradeço toda a informação que envia e peço desculpa pelo ligeiro atraso na resposta à sua mensagem.

No entanto, o meu problema persiste e reside em descobrir se o casal António Garcia e Beatriz de Leão tiveram uma filha chamada Antónia de Leão casada com Diogo Barbosa.

No livro "Família Carneiro Leão" não consta nenhuma Antónia filha de António Garcia e Beatriz de Leão, pelo que é de particular importância, para mim e para alguns confrades, encontrar-se a certidão de nascimento ou em alternativa o casamento de Antónia de Leão casada com Diogo Barbosa.

Obrigada pela colaboração
M. Carvalho

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359467 | camac41 | 13 jul 2015 01:15 | Em resposta a: #359452

Caros Confrades

Nas minha pesquisas para a elaboração do livro Família Carneiro Leão, inicialmente era para começar no casamento de Pedro Carneiro e Maria Antónia de Leão, de onde se dá a junção dos dois apelidos Carneiro Leão, acabei por recuar no apelido Leão e pesquisar alguns "Leão" . Para isso comprei no A. D. Porto alguns microfilmes da zona cujos assentos ainda não estão disponíveis na internet.
Não descarto a hipótese de Antónia de Leão ser filha do casal António Garcia e de Beatriz de Leão mas não tenho provas para afirmar ou negar. Pela minha dedução penso que será de procurar outra ligação aos Leão. Digo isto pelo seguinte:
Os livros da fregª de Carvalhosa onde residia o casal António Garcia e Beatriz de Leão, infelizmente só começam em 1616 e o 1º casamento que aparece é em 1620 da filha Domingas do referido casal.
Os filhos de Diogo Barbosa e de Antónia de Leão que encontrei são os seguntes:

i. Francisco foi baptizado no dia 15 de Abril de 1622 (M1 42v - Fonte Arcada) em Fonte Arcada - Penafiel por Padrinhos: António da Rocha e Inês de Morais de Paço de Sousa.

ii. Escolástica foi baptizada no dia 25 de Junho de 1623 (M1 45v - Fonte Arcada) em Fonte Arcada - Penafiel por Padrinhos: Melchior Pinto e Ursula fª de Lourenço Rebelo.

iii. João Brandão foi baptizado no dia 3 de Janeiro de 1626 (M1 50v - Fonte Arcada) em Fonte Arcada - Penafiel. João Brandão e Maria Rodrigues casaram-se no dia 3 de Março de 1647 (M1 86/86v - Fonte Arcada) em Fonte Arcada - Penafiel.

iv. Francisco Barbosa Brandão foi baptizado no dia 6 de Abril de 1627 (M1 51v - Fonte Arcada) em Fonte Arcada - Penafiel por Padrinhos: Gonçalo Rebelo e Maria Rebelo neta de Margarida Rebelo. Francisco Barbosa Brandão e Helena Dinis casaram-se no dia 25 de Maio de 1665 (M1 61v - Entre-os-Rios) em Entre-os-Rios - Penafiel.

v. Antónia foi baptizada no dia 20 de Janeiro de 1630 (M1 54 - Fonte Arcada) em Fonte Arcada - Penafiel por Padrinhos: Manuel Velho da fregª de Urrô e Paula Ferraz desta fregª..

vi. Antónia foi baptizada no dia 15 de Março de 1634 (M1 64 - Fonte Arcada) em Fonte Arcada - Penafiel por Padrinhos: Baltasar Rebelo e Ana Barbosa, rendeira.

vii. Antónia foi baptizada no dia 9 de Março de 1638 (M1 62v - Fonte Arcada) em Fonte Arcada - Penafiel por Padrinhos: Vitoriano Rebelo e Leonor Rebelo.

viii. Ana foi baptizada no dia 30 de Setembro de 1640 (M1 69v - Fonte Arcada) em Fonte Arcada - Penafiel por Padrinhos: Diogo de Morais e sua filha Jerónima de Morais.

Face ao anterior o casamento de Diogo Barbosa e de Antónia Leão foi anterior a 1622 pelo que, como seria natural, deveria constar no livro da freg.ª de Carvalhosa a partir de 1616. Se o casamento fosse anterior a 1616 estariam sem ter filhos no espaço de 1616 a 1622. Tudo é possível.

Quanto à Escolática, penso não haver dúvidas. Tem um irmão Francisco Barbosa Brandão que casa em Entre-os-Rios. Não sei onde foi buscar o apelido Brandão.

Se me quiserem contactar podem fazê-lo para camac41@gmail.com

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359468 | girafa | 13 jul 2015 01:47 | Em resposta a: #359467

Caro confrade Carlos Leal Machado,

muito agradeço a sua colaboração, obrigada.

Relativamente aos filhos de Diogo Barbosa e Antónia de Leão, que enumera, já os tinha todos identificados. O que está, francamente, difícil de encontrar é o casamento dos pais!!

Nos vários estudos disponíveis ninguém identifica os pais de Diogo Barbosa e Antónia de Leão e parece-me que não vai ser possível por falta de livros paroquiais de casamento na respectiva data.

No entanto, posso salientar, que em Fonte da Arcada, Diogo Barbosa aparece como padrinho antes de 1622 em vários assentos de baptismo (e como sendo natural de Anho Bom-Fonte da Arcada) e depois de casado aparece como padrinho e a mulher (Antónia de Leão) como madrinha e que teoricamente leva a pensar que casaram em Fonte da Arcada.
Mas seria Antónia de Leão de outra freguesia e o casamento tenha lá ocorrido? Também já tentei obter resposta a esta questão mas sem sucesso.
Caso o confrade consiga localizar agradeço a partilha do mesmo, pois da minha parte farei o mesmo.

Relativamente ao apelido Brandão até ao momento também ainda não encontrei correlação.

grata pela sua colaboração.
cumprimentos,
M.Carvalho

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359489 | girafa | 13 jul 2015 20:00 | Em resposta a: #359446

Caro confrade Nuno de M.

queira por favor verificar e corrigir:
Escolástica Brandão é filha de Diogo Barbosa e de Antónia de Leão (nasceu a 25/07/1623 Fonte Arcada-Penafiel-Porto) conforme já anteriormente tinha referenciado e não de António Garcia e Beatriz de Leão.

O que eu procuro é o casamento de António Garcia e Beatriz de Leão para poder confirmar, ou não, se a referida Antónia de Leão é filha do casal.

As buscas continuam... caso tenha novidades partilharei.

cumprimentos,

M.Carvalho

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359494 | camac41 | 14 jul 2015 01:25 | Em resposta a: #359489

Caros confrades

O casamento de António Garcia e Beatriz de Leão realizou-se no dia 24 de Agosto de 1587 (M1 103 - Parada de Todeia) em Parada de Todeia - Paredes.
Se me contactarem para o mail que indiquei posso enviar cópia do assento.

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#359520 | girafa | 14 jul 2015 20:46 | Em resposta a: #359494

Caro confrade Carlos Leal Machado,

muito agradeço a sua colaboração e partilha de informação, obrigada.

Partindo do casamento que teve a amabilidade de me enviar, não encontro nenhuma filha com o nome Antónia. Será que me consegue ajudar a encontrar o casamento de Diogo Barbosa com Antónia de Leão (pais da Escolástica Brandão casada com Vicente Alvares). Talvez assim consiga esclarecer se a minha Antónia de Leão, liga ou não, a Beatriz de Leão.

Todos os filhos que encontrei de Diogo Barbosa com Antónia de Leão nascem em Fonte da Arcada.

Se tiver outra sugestão de pesquisa desde já agradeço.

cumprimentos,
M.Carvalho

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#372758 | GoldenDays | 01 ago 2016 16:56 | Em resposta a: #359467

Caro confrade Carlos Leal Machado,

Não sei se ainda é de utilidade mas aqui vai:

Onde diz:
"Quanto à Escolática, penso não haver dúvidas. Tem um irmão Francisco Barbosa Brandão que casa em Entre-os-Rios. Não sei onde foi buscar o apelido Brandão."


Informo que quer o Francisco Barbosa como a Escolástica vão buscar o "Brandão" ao lado materno (possivelmente Brandão, apelido do avô materno, e Leão, apelido da avó materna, ou vice-versa).

Fundamento da minha afirmação:
Antónia de Leão está declarada como irmã de FRANCISCO BRANDÃO num assento de batismo de 1653-01-06 em Fonte Arcada (Fonte: Assento nº 238 em PT-ADPRT-PRQ-PPNF12-001-0001_m0067_derivada.jpg) em que foram padrinhos.

Lamento nada mais poder informar sobre assunto cuja pesquisa retomei recentemente pois estudo alguns os Morais de Sedielos e julgo haver ligações que procuro esclarecer.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#372783 | girafa | 01 ago 2016 23:29 | Em resposta a: #372758

Caro confrade Ribeiro de Araújo

deve consultar o tópico Escolástica Brandão de Paço Sousa-Penafiel-Porto, com o seguinte endereço:

http://geneall.net/pt/forum/168199/escolastica-brandao-de-paco-sousa-penafiel-porto/

No entanto, nesse tópico, a 04 Mai 2016, por lapso, afirmo que no assento n.º 138 do livro de batismos de Fonte de Arcada (1591 a 1671) Francisco Brandão e Antónia de Leão são irmãos, o que não é verdade e, assim a dedução é essencialmente uma intuição e por isso não tem validade.

Atenciosamente

M. Carvalho

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#372800 | GoldenDays | 02 ago 2016 11:34 | Em resposta a: #372783

Caro confrade M. Carvalho,

Agradeço a sua referência à mensagem que publicou no tópico que indicou.
Assim sendo a informação que me apressei a disponibilizar já tinha sido encontrada e avaliada.

Grato pela sua resposta envio os meus cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Filhos de António Garcia e Beatriz de Leão (Parada de Todeia-Paredes)

#372803 | girafa | 02 ago 2016 12:27 | Em resposta a: #372800

Caro confrade Ribeiro de Araújo

eu é que agradeço.

O importante é a troca de informações já que somos poucos a "trabalhar" e muito há para descobrir dos ascendentes e descentes de Escolástica Brandão.

Atenciosamente
M. Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen