Certidão de Nascimento de Cristiano Pires de Andrade

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas

Certidão de Nascimento de Cristiano Pires de Andrade

#359306 | irlanda_debrito | 09 jul 2015 11:49

Boa Jornada,

Procuro pela certidão de nascimento do meu bisavô Cristiano Pires de Andrade, falecido em Cabo Verde ilha do Fogo à 9 de Novembro de 1916. O único documento que temos dele é a certião de óbito. O meu avô, filho dele, Sebastião Pires de Andrade, natural de Fogo também já é falecido desde 1999. A minha avó, que ainda está em vida, nora de Cristiano, diz que o meu avô dizia que a família do pai dele vinha de Odivelas, não tenho a certeza se foi lá onde terá nascido o meu bisavô. Procuramos este documento a fim de eu e os meus irmãos tratarmos nacionalidade portuguesa. Já estamos nisto há alguns anos, espero conseguir alguma coisa aqui.

Eu sou natural de angola, filha de pais caboverdianos.

Muito obrigada,
Irlanda Andrade de Brito

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento de Cristiano Pires de Andrade

#359309 | irlanda_debrito | 09 jul 2015 12:12 | Em resposta a: #359306

Para adicionar mais informações:

O meu avô faleceu em Novembro de 1916 quando tinha 62, o que fazendo as contas ele terá nascido em 1853 ou 1854. Ele é filho de Estevão Pires de Andrade e de Maria Livramento de Andrade.

Já agora, a minha bisavó, mulher de Cristiano, Maria Barbosa Amado que também pensa-se ser portuguesa é filha de Emília Rodrigues e pai não sabemos. Ela teria 43 anos em Março de 1915, ano em que registou-se o meu avô Sebastião de Andrade. O ano de nascimento dela poderá ser entre 1871 e 1872.

Muito agradecida,
Irlanda Andrade de Brito

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento de Cristiano Pires de Andrade

#359310 | mila1001 | 09 jul 2015 12:51 | Em resposta a: #359306

Irlanda,

Sua bisavó Maria também é natural de Fogo?

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento de Cristiano Pires de Andrade

#359314 | roz | 09 jul 2015 14:49 | Em resposta a: #359309

Cara Irlanda

Pode por favor transcrever o registo de obito de seu bisavo? Pode ter alguma outra pequena informacao que me ajude a encontra-lo. Tenho 2 livros sobre familias do Fogo e irei ver o que por la' diz mas talvez so aqui volte amanha~.

Os seus bisavos tivessem nascido em Odivelas ou em Cabo Verde eram sempre portugueses pois naquela altura nao havia diferenca. Problema so podera' haver se o seu avo abandonou a nacionalidade portuguesa mas isso logo se vera'.

Assim que tiver informacoes voltarei.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento de Cristiano Pires de Andrade

#359316 | irlanda_debrito | 09 jul 2015 15:14 | Em resposta a: #359310

Olá Mila,

Não temos nenhum documento que mostre de onde ela é. É o mesmo caso que o meu bisavô, por tanto não temos a certeza se ela nasceu em Portugal ou no Fogo mesmo.

No documento de registo do meu avô diz que eles, Cristiano e Maria Barbosa, são naturais de Fogo, mas na ilha de Fogo não se encontram nenhum registo em nome deles, o que nos leva a crer que eles eram Portugueses. Assim como a insistência da minha avó em dizer que eles eram...

Obrigada,
Irlanda

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento de Cristiano Pires de Andrade

#359317 | irlanda_debrito | 09 jul 2015 15:16 | Em resposta a: #359314

Cara Rosario,

Muito obrigada. Sou nova neste site, como faço para poder enviar-lhe o registo de óbito do meu bisavô?

Muito obrigada,
Irlanda

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento de Cristiano Pires de Andrade

#359323 | roz | 09 jul 2015 16:18 | Em resposta a: #359317

Cara Irlanda

Nao precisa enviar mas somente transcrever aqui o que diz tal e qual o que esta' escrito no registo. Ja agora, ha algum averbamento na margem do registo?

Tem o registo de nascimento do seu avo Sebastiao? Sabe em que freguesia do Fogo ele nasceu? 'E que ha 4 freguesias e o assentos mais antigos ja estao todos acessiveis on line mas sem saber a freguesia leva muito tempo a pesquisar. Envio-lhe aqui o link para os registos no caso de querer dar uma espreitadela. https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2FSFVJ-SP8%3A1396421303%3Fcc%3D2246703

Como disse, voltarei aqui depois de acabar de ver os livros mas se me puder responder ao que pergunto sera' mais facil de la chegarmos.

Rosario

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento de Cristiano Pires de Andrade

#359363 | irlanda_debrito | 10 jul 2015 11:51 | Em resposta a: #359323

Cara Rosário,

Abaixo informação do registo de óbito do meu bisavô Cristiano Pires de Andrade:

Registo de óbito nº 188 / 10-11-1916

As onze horas do dia dez do mês de Novembro de mil novecentos e dezasseis, nesta Repartição do Registo Civil perate mim Guilherme ... Cardoso oficial compareceu Pedro de Barros estado solteiro, profissão trabalhador, morador em Pico Si..., que declarou, na presença das testemunhas António Manuel Pires estado casado, profissão sapateiro, morador "nesta Nila (?)" e ... José Araujo, estado solteiro, profissão proprietatio, morador "nesta Nila (?)", haver falecido de doença indeterminada no dia nove do mês de Novembro pelas treze horas, no sítio de "Ilheu(?)", Cristiano Pires de Andrade idade sessenta e dois anos, profissão proprietario, natural de ilha do Fogo, morador em "Ilheu(?)", filho de Estevão Pires de Andrade, natural de Ilha de Fogo (.....)
Vai ser sepultado no cemitério de S. Filipe. E depois de lido e conferido este registo, perante o declarante, vai ser por mim e pelas testemunhas assinado. A importância do emolumentos é de trinta centavos e vão colados no duplicado os selos devidos.

Nota: onde pus ... é porque não compreendo a letra, e onde (...) porque tem mais espaços no registos que não foram preenchidos.

Na margem esquerda do registo de óbito diz: Averbamentos, Regito nº188, Pires Andrade (Cristiano), Não há documento

Tenho sim o registo de nascimento do meu avô Sebastião Pires d'Andrade. Registo de nascimento nº 413 / 20-03-1915, e diz o seguinte: "nasceu em Ilheu da freguesia de Nª Sª da Conceição deste Concelho".

Espero que esta informação ajude.

Vou dar uma olhada no link que me enviou.


Desde já muito agradecida!

Irlanda

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento de Cristiano Pires de Andrade

#359367 | roz | 10 jul 2015 14:48 | Em resposta a: #359363

Cara Irlanda

Pouco a pouco havemos de la chegar. Agora ja temos uma pista por onde comecar: freguesia de N. Sr.a da Conceicao!

Encontrei um Cristiano mas nao posso garantir que seja o seu bisavo. Por favor veja https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-45166-2002-1?cc=2246703&wc=SFVK-GPD:1396421303,1396427201,1396427802
Diz: "Aos 14/9/1851 nesta vila de S. Filipe da Ilha do Fogo em casas da nossa residencia compareceu Maria do Livramento do sitio do ....., filha legitima de Domingos de Andrade e Antonia Correia(??) ambos naturais desta ilha e no mesmo sitio residentes e declarou que no dia 20 de Julho ultimo nasceu dela declarante um menino que tem de receber a agua do baptismo com o nome de Cristiano e aceita sua declaracao, assinou .... cruz e testemunhas abaixo assinadas e eu Severino Correia d'Afonseca vigario da freguesia de N. Sr.a da Conceicao o fiz escrever e o subscrevi."

Como ve falta o pai. Pode ser que nao fossem casados e so mais tarde o pai o tenha perfilhado. Seria tambem mais velho do que pensa mas era comum dizerem a idade aproximada so. Sabe se o seu bisavo tinha irmaos? Se souber diga se eram mais velhos ou mais novos. Pode ser que num desses registos ja tivesse o nome do pai para confirmarmos que se trata da mesma Maria do Livramento.

O seu avo Sebastiao mudou de nacionalidade? 'E que talvez fosse mais facil conseguir o nascimento dele na conservatoria por ser mais recente. Desculpe se lhe vou fazendo muitas perguntas mas 'e para ver se consigo encontrar algum documento. O seu avo Sebastiao teve irmaos? mais velhos ou mais novos? Se teve mais velhos diga os nomes.

Agora sobre a sua bisavo Maria Barbosa Amado. Sabe se ela era casada com o bisavo? So ha casamentos ate 1908 mas 'e uma hipotese para conseguir mais dados.
Nos livros de que falei encontrei um Andre Monteiro de Macedo Barbosa Amado que teve mais de 10 filhos sem ser casado mas todos perfilhados so que nao diz o nome da senhora/s, contudo das filhas que estao na lista nao ha nenhuma Maria (so' Luisa, Ana, Eufemia, Catarina e Cecilia). Pode ser que tivesse tido mais mas que nao foram nomeadas.

Aguardo resposta sua e depois veremos que caminho seguir.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 15:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen