Cónego ? João da Penha Coutinho

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Cónego ? João da Penha Coutinho

#359721 | fhlpc | 20 jul 2015 17:20

Estimados Confrades:
Peço e agradeço a vossa estimada ajuda para confirmar - ou não - a tradição oral de que João da Penha Coutinho, meu sétimo avô, exerceu o cargo de cónego na Sé de Lamego, cidade de onde os assentos o afirmam natural. Sobre a sua ascendência ou paróquia também nada de fidedigno encontrei.
O investigado casou com Mariana dos Serafins, natural de Panoyas,aos 26 de Junho de 1715 e ao tempo era Alferes de Cavalos. Faleceu c. g. tendo sepultura eclesiástica aos 21 de Dezembro de 1742, na Igreja Matriz de Panoyas.
Questionei também o Arquivo Diocesano de Lamego.
Grato por qualquer notícia, estou ao dispor,
fhlpc Fernando da Penha Coutinho

Resposta

Link directo:

Cónego ? João da Penha Coutinho

#362281 | macsl | 10 out 2015 16:06 | Em resposta a: #359721

Boa tarde
Sou também descendente de João da Penha Coutinho. Tenho muitos dados até hoje. Quer entrar em contacto comigo?
manuelopes@gmail.com
Manuel Silva Lopes

Resposta

Link directo:

Cónego ? João da Penha Coutinho

#363230 | fhlpc | 07 nov 2015 17:21 | Em resposta a: #362281

Caro confrade Silva Lopes:
Só hoje me foi possível retomar este assunto. Agradeço o seu interesse.
Este João da Penha Coutinho de quem falo terá nascido após 1680, na cidade de Lamego, e foi pai de Narcisa Valentina da Penha, ou da Penha Coutinho, casada com Estevam da Lança de Vasconcelos, gerando o ramo da família que investigo.
A dúvida sobre se tal pessoa foi cónego na Sé de Lamego, resulta de o facto ter sido noticiado no jornal " A Opinião ", de 6 de Novembro de 1906, e ter ocorrido após o dito ter enviuvado, segundo o tal jornal.
Ora, João da Penha Coutinho morreu antes de Mariana dos Serafins, sua mulher, como referi na anterior mensagem.
Onde estará o erro ?

Cumprimentos.
Fernando da Penha Coutinho ( fhlpc)

Resposta

Link directo:

Cónego ? João da Penha Coutinho

#363231 | fhlpc | 07 nov 2015 17:22 | Em resposta a: #362281

Caro confrade Silva Lopes:
Só hoje me foi possível retomar este assunto. Agradeço o seu interesse.
Este João da Penha Coutinho de quem falo terá nascido após 1680, na cidade de Lamego, e foi pai de Narcisa Valentina da Penha, ou da Penha Coutinho, casada com Estevam da Lança de Vasconcelos, gerando o ramo da família que investigo.
A dúvida sobre se tal pessoa foi cónego na Sé de Lamego, resulta de o facto ter sido noticiado no jornal " A Opinião ", de 6 de Novembro de 1906, e ter ocorrido após o dito ter enviuvado, segundo o tal jornal.
Ora, João da Penha Coutinho morreu antes de Mariana dos Serafins, sua mulher, como referi na anterior mensagem.
Onde estará o erro ?

Cumprimentos.
Fernando da Penha Coutinho ( fhlpc)

Resposta

Link directo:

Cónego ? João da Penha Coutinho

#374864 | macsl | 02 nov 2016 18:38 | Em resposta a: #363231

Caro Fernando da Penha Coutinho
João da Penha Coutinho é tambem meu 7.o avô! Além de um avô em comum, temos também o mesmo problema...não consigo encontrar o assento de baptismo dele em Lamego.
Em contrapartida, tenho 2 e não 1 assentos de casamento em terras diferentes, ambos em 1715! E ambos com explicação!
Por outro lado o meu amigo faz uma confusão: Narcisa Valentina não casou com Estêvão Lança de Vasconcelos, mas com seu filho Manuel Lança de Vasconcelos, n. Em Ourique. De ambos, nasceu outro João da Penha Coutinho, em Panoias.
Gostaria imenso de trocar dados consigo e ver onde se separaram os nossos ramos.
Como não recebo alerta de mensagens por aqui, a nossa conversa tem atraso de um ano! Peço que me contacte por mail para manuelopes@gmail.com
Um abraço
Manuel Alfredo Cortez da Silva Lopes

Resposta

Link directo:

Cónego ? João da Penha Coutinho

#446586 | josemariaferreira | 18 mar 2023 21:55 | Em resposta a: #359721

Caro Fernando da Penha Coutinho

Os Penha Coutinho da vila de Panoias são criados da Casa dos Conde de S. Miguel. Têm o seu mais antigo descendente em Diogo Bocarro casado com Catarina Cavaleiro. Diogo Bocarro além de criado do conde S. Miguel era também mordomo do comendador de Panoias, Jorge de Brito.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Cónego ? João da Penha Coutinho

#446588 | josemariaferreira | 18 mar 2023 22:15 | Em resposta a: #446586

Rectificação.

Resposta

Link directo:

Cónego ? João da Penha Coutinho

#446589 | josemariaferreira | 18 mar 2023 22:17 | Em resposta a: #446588

*Rectificação: Os Penha Coutinho da vila de Panoias tem o seu mais antigo ascendente em Diogo Bocarro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen